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Nova ala do Hospital Regional de Sorriso será destinada à especialidades diversas

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A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), em concordância com os gestores que integram o Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires, decidiu que a nova ala do Hospital Regional de Sorriso será destinada para o atendimento de especialidades diversas.

A decisão foi tomada com base na análise da ocupação dos leitos Covid-19 na região e visando à retomada das cirurgias eletivas.  São estimadas 100 cirurgias eletivas por mês no Hospital Regional.

Após reunião entre os gestores de 15 municípios – incluindo o gestor de Sorriso – e o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, ficou acordado que o Estado analisará as necessidades da região para futuramente ampliar 10 leitos convencionais de UTI.

“Alinhamos uma decisão com toda a região, porque buscamos a convergência com as gestões municipais da Saúde. A região concordou que seria incoerente abrir mais leitos para Covid-19 e, portanto, a área ampliada do Hospital Regional auxiliará no avanço das cirurgias eletivas e possibilitará mais agilidade à modernização de toda a estrutura. Teremos um hospital reformado por inteiro”, garantiu o secretário Gilberto Figueiredo.

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Com a mudança de estratégia, a área recém ampliada no Hospital Regional de Sorriso irá comportar outras alas da unidade, para que seja possível a modernização e reforma de todos os setores do hospital. O novo planejamento prevê o funcionamento de um total de 20 leitos convencionais de UTI no hospital.

“Tivemos uma reunião muito produtiva e parabenizo o secretário Gilberto Figueiredo. O diálogo é necessário e a decisão foi conjunta. Assim decidimos o melhor resultado futuro para a nossa região. Acredito que quem ganha é a população”, avaliou o prefeito do município de Santa Carmem e presidente do consórcio Vale do Teles Pires, Rodrigo Audrey Frantz.

A previsão é de que a ala ampliada do Hospital Regional de Sorriso seja inaugurada já na próxima semana.

Fonte: GOV MT

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Ação com simulador de colisão e capotamento encerra Semana Nacional de Trânsito em Sorriso

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A 37ª Ciretran de Sorriso em parceria com a Guarda Municipal da cidade realizaram, no sábado (25.09), uma ação utilizando um simulador de capotamento e de impacto para sensibilizar a população de Sorriso quanto aos riscos da direção imprudente. A ação educativa marcou o encerramento da Semana Nacional de Trânsito no município.

O equipamento foi instalado na Praça das Fontes e, populares que passavam pelo local, puderam fazer a simulação de acidente veicular, com as mesmas sensações de um capotamento e impacto.

“A ação ocorreu de forma integrada contando com os agentes do Detran, através da 37ª Ciretran, e da Guarda Municipal de Sorriso, que estiveram orientando as pessoas sobre os riscos da direção imprudente e irresponsável. Na oportunidade também distribuímos alguns brindes aos participantes”, explicou o chefe da 37ª Ciretran de Sorriso, Edson Carlos de Carvalho.

O simulador de colisão e capotamento foi disponibilizado de forma gratuita pela empresa Triper Segurança e Saúde no Trabalho para fins educativos e de conscientização no trânsito.

Fonte: GOV MT

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Livro com metodologia que promove interação de crianças com patrimônio histórico e cultural será lançado nesta quarta-feira (29)

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A relação das crianças com o patrimônio material e imaterial é tema do livro “Cribiás 300+: por uma educação patrimonial toda nossa”. Diversas atividades realizadas com estudantes da rede pública e privada de ensino em mais de dez anos, ajudaram a compor o conteúdo da obra que propõe uma metodologia pautada pela interação das crianças com a cidade em que vivem.

O lançamento ocorre no dia 29 de setembro, às 19h, no Sesc Arsenal. O acesso é livre, mas para participar é preciso seguir os principais protocolos de segurança: máscara e distanciamento social.

A organizadora do livro, a professora Daniela Freire, que é coordenadora do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância da Universidade Federal de Mato Grosso (GPPIN/UFMT), explica que cada capítulo foi desenvolvido por especialistas da área da Educação, tanto do grupo acadêmico quanto do coletivo Cribiás. A estes, somam a professora doutora Larissa Freire Spinelli (Casa Silva Freire) e a artista visual Regina Pouchain.   

O livro – que relata três etapas do trabalho– apresenta os resultados de pesquisas realizadas desde 2010. Na primeira delas, estudiosos se dedicaram a debater os princípios sobre o desenvolvimento infantil como processo cultural, articulado com os estudos sobre memória social e produção de identidades sociais.

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As experiências do projeto Cribiás, crianças sabidas, que foi realizado em unidades educacionais, e que também é definido como um projeto cultural para a infância de Cuiabá, é tema da obra lançada pela editora Entrelinhas.

Por fim, a última parte narra a experiência da oficina-piloto, realizada com um grupo de crianças. Elas percorreram um roteiro poético pensado pelos pesquisadores para propor uma metodologia participativa de Educação Patrimonial.

“Questões sobre Patrimônio, memória e processos identitários, em diálogo com as infâncias são o foco desta publicação. Todas as experiências narradas, assim como relatos dos pequenos, fotografias e registros da oficina-piloto ajudam a compor suas páginas”, indica Daniela. 

Ao transitar a pé pela cidade, elas foram estimuladas a reconstituir os passos de crianças que vivenciaram uma Cuiabá de outrora e assim, enxergá-la de uma perspectiva jamais imaginada, considerando o tensionamento entre tradição e modernidade .

O projeto do roteiro e do livro receberam incentivo da Lei Aldir Blanc, via edital MT Nascentes. Este, foi realizado pelo Governo de Mato Grosso via Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer em parceria com o Governo Federal, via Secretaria Nacional da Cultura do Ministério do Turismo.

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Ao certo que o livro será excelente fonte para estudos acadêmicos,  profissionais da Educação e gestores culturais. Ele revela que quando a criança é anunciada como sujeito partícipe do processo educacional, ela também produz suas proprias narrativas contribui do para que adultos pensem a realidade considerando diferentes perspectivas. Ao vivenciar a cidade e conhecer sua história, a criança passa a encará-la de um outro jeito, valorizando ainda mais suas raízes, sua cultura e se implicando em sua construção.

Equipe

Integram a equipe do projeto, Daniela Barros da Silva Freire Andrade, Larissa Silva Freire Spinelli, Regina Pouchain, Jeysson Ricardo Fernandes da Cunha, Paula Figueiredo Poubel, Naiana Marinho Gonçalves, Natália Salomé Poubel, Ângela Cristina Lisboa Costa, Clécia Lino Silva, Pâmella Fernandes, Heitor Silva Freire Andrade, Mateus Elias Cruz Antunes e Fred Gustavo da Sillva. A historiadora Leila Borges Lacerda também auxiliou a equipe com a pesquisa historiográfica.

Fonte: GOV MT

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