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Nova geração do Lexus RX deverá chegar ao Brasil no início de 2023

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Lexus RX da nova geração terá uma série de novidades, o que inclui sistema de comando de voz
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Lexus RX da nova geração terá uma série de novidades, o que inclui sistema de comando de voz

Lançado pela primeira vez em 1998, o utilitário esportivo RX da Lexus já está em sua quinta geração e passa a ter várias novidades que vão desde o design ainda mais esportivo até pelo pacote de itens tecnológicos.

Por fora, o novo desenho da carroceria do Lexus RX mantém o DNA, mas sem deixar de fora as exigentes mudanças e melhorias para manter a competitividade. Os para-choques, faróis de LED e grade são novos e estão ligeiramente maiores e na traseira. Além disso, a marca optou por lanternas interligadas com o nome ‘Lexus’ ao centro.

De acordo com a marca japonesa, a nova geração do SUV ficou 90 kg mais leve com melhor distribuição de peso. Em contrapartida, as dimensões são praticamente as mesmas: 4,89 metros de comprimento e 1,92 m de largura (2,5 cm a mais) e entre-eixos de 2,85 m (6 cm a mais). Com 15 mm à frente e 50 mm atrás nas bitolas, a robustez fica realçada com a com a combinação do jogo de rodas de 21”.

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Feito sobre a plataforma GA-K do grupo Toyota , o utilitário de luxo passa a contar com o novo assistente virtual que obedece aos comandos de voz do motorista como, por exemplo ligar o ar-condicionado, destrancar e trancar as portas, entre outras ordens.

Uma expressão da hospitalidade Lexus ‘Omotenashi’, o recurso ‘Lexus Mood Selector’ permite que os ocupantes personalizem a iluminação ambiente do RX a partir de uma paleta de 64 cores e 14 temas personalizados.

No interior, fontes de informação como tela do sistema multimídia de 9,8” ou 14” (opcional), tela multi-informação, medidor de discagem única, medidores centralizados e head-up display estão agrupados mais ergonomicamente garantindo o mínimo de movimento dos olhos e da cabeça.

A direção semiautônoma também estará disponível, além do Lexus Safety System+ 3.0 com controlador de velocidade adaptativo, controle da velocidade em curvas, e alerta de colisão com frenagem autônoma.

Outra atualização ficou por conta do reconhecimento de pedestres que ficou mais sensível contribuindo ainda mais na prevenção de acidentes. O novo RX está disponível com um sistema Advanced Park que ajuda a estacionar usando o controle automatizado da operação de mudança de direção e frenagem.

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O sistema funciona com ajuda de quatro câmeras do carro e 12 sensores ultrassônicos para obter uma imagem completa dos arredores do carro. Ele também reconhecerá até três vagas de estacionamento usadas regularmente.

Na motorização, são três opções. Na versão de entrada RX 350, o motor é um turbo (a combustão) 2.4 de 279 cv e 43,8 kgfm – em substituição ao V6 de 3,5 litros – associado a um câmbio automático de 8 marchas. Há opções de tração dianteira ou integral. De 0 a 100 km/h são feitos em 7,1 segundos (4×4). Em termos de consumo, a média de 10,2 km/l.

Já o RX 350h há o 2.5 aspirado, que combina a um sistema híbrido leve com média de consumo de 14 km/l, diz a fabricante. São  249 cv e 32,2 kgfm, e de 0 a 100 km/h em 8 segundos. Este tem câmbio CVT e tração integral.

Por fim, a RX 500h F Sport Performance , o conjunto híbrido plug-in com tração integral Direct4, combinando o 2.4 turbo da configuração 350 , com um elétrico no eixo traseiro que somam 372 cv e torque de 55 kgfm. O câmbio automático tem 6 marchas. O 0 a 100 km/h é feito em 6 segundos.

De acordo com a fabricante, seu lançamento está previsto para o fim deste ano com as primeiras entregas feitas ao mercado norte-americano, seguida de Ásia e no brasileiro, a previsão é que seja apresentado só no início da segunda quinzena de 2023.

Fonte: IG CARROS

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Nova geração do Honda Civic Type R terá cinco cores nos EUA

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Honda Civic Type R vai competir com VV Golf GTI, Renault Megane RS, Hyundai Elantra N  e Toyota Corolla GR
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Honda Civic Type R vai competir com VV Golf GTI, Renault Megane RS, Hyundai Elantra N e Toyota Corolla GR

A próxima geração do Honda Civic Type R está chegando e, embora ainda não há informações técnicas confirmadas, por meio de um membro do Forum Civic 11 que tem acesso a informações de concessionárias nos EUA descobriu que o esportivo terá cinco opções de pintura.

Entre elas, o mercado norte-americano receberá  as cores Crystal Black Pearl (preto), Boost Blue Pearl (azul), Sonic Grey Pearl (cinza), Rallye Red (vermelho) e Championship White (branco), sem dúvida as mais famosa de todas as cores do Honda Civic Type R.

Segundo informações da concessionária local da Honda , as cinco opções de cores serão contrastadas com detalhes pretos e vermelhos, assim como o antigo modelo da geração FK8. De fato, todas as cores do novo Civic Type R também estavam disponíveis com o FK8.

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Também foi confirmado que o código do chassi do novo carro será FL5 e se destacará com uma série de modificações de estilo e aerodinâmica , sendo a mais óbvia a instalação de uma grande asa traseira.

Ainda não há detalhes oficiais sobre o conjunto mecânico do esportivo, mas sabe-se que o carro terá motor Honda 2.0 VTEC , de quatro cilindros.

Na especificação européia, este motor produzia 306 cv de potência e torque de 40,8 kgfm, enquanto em mercados como Japão e Austrália, ele foi aumentado para 316 cv . Assim, espera-se que a nova geração entregue mais de 320 cv.

Parece provável que a Honda comemore o lançamento do novo carro, confirmando-o como tendo estabelecido um novo recorde de carro de produção de tração dianteira em Nurburgring. Para isso, será necessário superar o tempo de volta de 7:40.10 estabelecido pelo Renault Megane R.S. Troféu-R em 2019.

Fonte: IG CARROS

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Citroën lança novo SUV elétrico ë-C4 X e C4 X a combustão na Europa

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Citroën ë-C4 X carrega de 0 a 80% das  baterias em 30 minutos, de acordo com dados da fabricante
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Citroën ë-C4 X carrega de 0 a 80% das baterias em 30 minutos, de acordo com dados da fabricante

A Citroën lança o C4X e sua variante elétrica, ë-C4 X no mercado europeu. O carro é uma evolução do C4 atualmente vendido na Europa, trazendo uma carroceria SUV coupé mais alongada que o C4 tradicional.

“Estamos entusiasmados com a oportunidade apresentada pelos novos modelos ë-C4 X e C4 X , pois eles contribuem significativamente para a nossa presença de marca e objetivos de expansão de vendas, especialmente para mercados internacionais, bem como a Europa”, disse Vincent Cobée, CEO da Citroën.

O C4 X e sua variante elétrica possuem o mesmo visual dianteiro do modelo “tradicional” com os faróis em dois elementos, sendo um deles um fino LED que funciona como DRL e se conecta com o Duplo Chevron da Citroën.

O novo Citroën é envolvido por plásticos acinzentados nas caixas de rodas, base dos para-choques e nas portas possui os airbumps , que dão proteção adicional contra pequenas colisões  por conta de sua abertura em estacionamentos, por exemplo, e reforçam o visual SUV do C4 X .

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A diferença para o C4 aparece a partir da coluna central, com o X tendo um entre eixos 9 cm maior, totalizando 2,76 metros  e nas dimensões totais, seus 4,6  metros de comprimento, o dão tamanho similar ao C4 Lounge sedã vendido no Brasil até 2020, com a maior diferença estando na altura.

A maior diferença para o C4 europeu é a traseira, que agora além de ter sido alongada, conta com novas lanternas, que ajudam a aumentar ainda mais a percepção de se tratar de um carro sedã.

Citroen ë-C4 X conta com central multimídia conectada à internet e boa habitabilidade entre os destaques
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Citroen ë-C4 X conta com central multimídia conectada à internet e boa habitabilidade entre os destaques

O carro comporta cinco adultos com conforto, é equipado com teto panorâmico nas versões topo de linha e possui um amplo porta-malas, de até 510 litros de capacidade e  que pode ser expandido ao rebater os bancos. No interior há materiais de alta qualidade, com um desenho moderno , a central multimídia “My Citroën Drive Plus” possui tela de  10 polegadas e conectividade sem fio com Android Auto e Apple CarPlay.

O painel também é digital e pode ser customizável e pode ser complementado com um sistema de Head-up-Display que projeta informações no para-brisa do veículo, para que o condutor do veículo tenha dados de velocidade, por exemplo, sem  tirar os olhos da via.

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Os modelos ainda contam com controle de cruzeiro adaptativo , frenagem automática de emergência que detecta pedestres e ciclistas até à noite, assistente de manutenção em faixa, alerta de ponto cego, câmera 360° de estacionamento. O modelo elétrico ë-C4  X trará um conjunto de alta eficiência, com motor de 100 kW (136 cv) e 26 Kgfm de torque disponíveis instantaneamente podem levar o ë-C4 X de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e as baterias de 50 kWh permitem 360 km de autonomia no ciclo WLTP.

A Citroën informa que o modelo é compatível com recargas rápidas de até 100 kW, o que significa que o modelo consegue 10 km de autonomia por minuto carregado nessas condições, e uma carga de 0 a 80% ocorre em apenas 30 minutos.

O C4X com motor térmico será equipado com propulsores da família PureTech, que são turbo alimentados e contam com injeção direta e irão oferecer 102 ou 130 cv e o câmbio pode ser manual de seis velocidades, ou automático de oito marchas.

A versão Blue HDi é equipada com um motor 1.5 turbodiesel de também 130 cv e câmbio de oito marchas. Os novos Citroën C4 X serão fabricados na Espanha, no Polo Automotivo da Stellantis em Madri, e começará a ser vendido nos principais mercados europeus, asiáticos e no Oriente Médio a partir de outubro.

Não há previsão para o novo C4 X ou até mesmo sua versão elétrica chegarem ao Brasil, mesmo a Citroën tendo expandido sua rede de concessionários autorizados a vender e reparar seus modelos elétricos.

Fonte: IG CARROS

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