O boom da beleza na Geração Z: Preocupações com rugas e os riscos associados
As últimas décadas têm mostrado uma mudança significativa nas preocupações estéticas dos jovens, especialmente entre as mulheres que fazem parte da chamada Geração Z.
Tanto é que pesquisas, como uma, realizada em 2012, mostram que apenas uma pequena parcela das mulheres norte-americanas entre 18 e 24 anos considerava importante adotar cuidados antienvelhecimento para a pele e, anos mais tarde, em 2018, uma outra, realizada pela empresa de estudos de mercado NPD Group revelou uma transformação surpreendente nesse cenário. Nela, mais de 50% desses jovens já demonstravam interesse em produtos que desafiassem os sinais do envelhecimento.
Esse aumento no interesse por cuidados excessivos com a pele entre os jovens está intrinsecamente ligado à era digital em que vivemos. Redes sociais como Instagram e TikTok tornaram-se plataformas poderosas, moldando percepções de beleza e estabelecendo padrões cada vez mais altos. Influenciadores e celebridades unem suas rotinas de cuidados com a pele, incentivando seus seguidores, especialmente os adolescentes, a adotarem hábitos de beleza e começarem a considerar produtos antienvelhecimento em idades mais jovens.
De acordo com o biomédico mineiro e mestre em Medicina Estética, Thiago Martins, apesar de toda a positividade em torno do autocuidado, essa obsessão com as rugas na juventude não está isenta de riscos.
“A pressão para alcançar padrões de beleza irreais pode levar a sérios resultados na saúde mental e física e gerar, devido à preocupação exagerada com a aparência, distúrbios alimentares, ansiedade e depressão, afetando profundamente a autoestima e o bem-estar emocional.”
Além disso, Thiago explica que o uso excessivo e prematuro de produtos antienvelhecimento traz consequências adversas, já que, produtos para peles maduras e mais velhas podem prejudicar o equilíbrio natural, causando alergias e irritações na epiderme daquelas que ainda não precisam dessas composições.
Outro ponto que merece destaque é o número alarmante de mulheres, cada vez mais novas, recorrendo a procedimentos estéticos como botox e preenchimento. Em busca da perfeição, o especialista enfatiza que muitas dessas adolescentes se submetem a procedimentos que, apesar de temporários, não são recomendados para essa faixa etária.
“É importante que profissionais e responsáveis por esses jovens analisem se há necessidade real em realizar tal aplicação ou se é apenas uma vontade passageira e superdimensionada do paciente.”
É fundamental, segundo o profissional, que, ao mesmo tempo que celebramos a diversidade e a individualidade, também eduquemos os jovens sobre a importância do autocuidado equilibrado. “Tudo em excesso acaba trazendo mais malefícios do que benefícios”, finaliza.
Barbara Evans reclama da síndrome do segundo filho
A influencer Barbara Evans desabafou na manhã deste sábado (2) em suas redes sociais, dizendo que está passando pela crise do segundo filho e contou como está sendo difícil dividir a atenção entre os três filhos. Ela se questionou se está dando mais atenção a um do que ao outro. A influencer acaba chorando dizendo que está difícil.
Segundo Telma Abrahão, viomédica e especialista em Neurociência do Desenvolvimento Infantil, a chegada de um bebê em casa é sempre muito especial para toda a família, mas o início é desafiador, pois demanda tempo e bastante energia dos pais, porém quando se tem um filho mais velho, esse tempo pode ficar escasso, podendo gerar ciúmes e medo, fazendo com que a criança ache que pode perder o lugar no coração do papai e da mamãe.
“É importante que os pais procurem administrar o tempo da melhor forma, se dividindo e trabalhando em equipe, como por exemplo, enquanto a mãe está com o bebê, o pai tire um tempo para brincar com o mais velho ou até mesmo fique com o bebê para que a mãe consiga aproveitar um tempo com o outro. Caso tenha uma boa rede de apoio, tentar deixar o mais novo(a) por um tempinho com alguém e levar o mais novo para brincar em um parque, até mesmo em casa, além disso, incluir ele dentro da rotina com o irmão mais novo, sempre usando palavras positivas como, “vem ver como ele é pequeno” “nossa, como você está crescendo rápido. Que incrível” “vem aqui, vamos dar banho no bebê””, recomenda.
A atriz Bruna Linzmeyer está entre as famosas que já rasparam o cabelo
Seja para um novo trabalho, ou até por livre e espontânea vontade, algumas celebridades radicalizaram o visual, ao aderirem ao cabelo raspado. Nomes como Bruna Linzmeyer, Agatha Moreira, Demi Lovato e Lupita Nyong’o estão entre as artistas que decidiram dar esse passo corajoso. Além de toda a praticidade, passar a máquina nos fios também se tornou um símbolo de estilo e empoderamento. Abaixo, nós listamos 12 famosas que já rasparam a cabeça e que podem servir de inspiração para quem deseja fazer o mesmo. Confira: