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O melhor carro elétrico para você

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O carro perfeito para você é aquele que atende às necessidades que você tem
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O carro perfeito para você é aquele que atende às necessidades que você tem

Fala galera, beleza? Sempre que faço um vídeo demonstrando algum carro elétrico recebo pelo menos um comentário dizendo “não compensa”. Realmente, pode ser verdade em casos muito específicos. Mas na maioria das vezes é simples desconhecimento do potencial e das mudanças de hábito que a transição para mobilidade elétrica exigirá do novo convertido.

Em pouquíssimos casos alguém que adquiriu um carro elétrico (comprando ou alugando) se arrependeu da mudança, mas existem. Muito provavelmente porque escolheu errado. Não existe o melhor carro do mundo, existe o melhor carro para você. Essa analogia pode ser usada para carros à combustão também, mas esse não é meu foco.

No texto de hoje, quero trazer alguns detalhes que precisam ser avaliados antes de escolher o primeiro, ou mesmo o próximo, carro elétrico. Pontos que passam despercebidos quando quando estamos fechando uma compra. Quando falamos de carro elétrico, são poucas as marcas que te darão mais de uma opção de modelo. Então você deverá pesquisar muito antes de comprar, pois não terá como comparar um carro ao lado do outro.

Primeiramente, considere que você precisará de um local para carregar o novo carro. Melhor que seja em casa e com energia solar. Mas se não tiver, ok. Há mais de dois anos uso veículos elétricos sem um carregador em casa, mas você precisa saber onde possui carregador, horário de funcionamento, se há fila para usar e se o local não implicaria com carregamentos constantes (sim, há lugares que implicam).

Ainda em relação ao carregamento, você precisa saber se o carro que você almeja é compatível com o carregador, o tempo de carregamento que o carro demoraria e, se for um Renault Zoe, se o carregador tem infraestrutura para permitir o carregamento (isso é tema para outra hora).

Muitas pessoas comentam que demora muito para carregar um carro elétrico . Isso pode ser verdade se você precisar carregar em alguma emergência que a autonomia atual não te atenda. Sendo assim, avalie quanto tempo você precisaria para carregar e em qual momento do seu dia você faria isso. Cada carro tem uma potência máxima, desde 6,6 kW nos casos de carros da JAC e Nissan Leaf , até 22 kW para o Audi e-Tron (opcional) e o Renault Zoe .

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Ainda ligado ao tempo de carregamento, você precisa avaliar a autonomia necessária. Uma coisa é a autonomia diária, outra coisa é a autonomia esporádica. A maioria das pessoas não roda mais que 30 ou 40 km por dia e uma hora de carregamento já garantiria essa autonomia na maioria dos carros usando um carregador 7,4 kW.

Pode não ser sua rotina diária, mas se sabe que é uma rotina viajar para determinados lugares, avalie a autonomia rodoviária do carro, se há carregadores na sua rota e o tempo que você precisaria a mais para carregar no caminho. Não se esqueça de garantir a autonomia da volta para não precisar voltar de guincho… Sim, isso acontece com quem não se prepara.

Tamanho é documento: Avalie a capacidade de carga e espaço para os passageiros. Não adianta comprar um carro menor que sua necessidade ou maior que sua vaga de garagem. Em geral, carros maiores também consomem mais energia, logo isso influencia na autonomia do carro e o tempo de carregamento. Tem carro para todos os gostos e tamanhos, desde o estreante Chery iCar de duas portas até o gigante BYD Tan .

Se falamos de carros elétricos, não podemos deixar de lado a tecnologia embarcada. Aperte cada botão do carro, conheça cada parafuso, leia cada linha dos manuais (se você tiver paciência). Você descobrirá muitas funções escondidas e omitidas. Cada pessoa dá valor a uma parte diferente do carro, uns valorizam as caixas de som, outros valorizam o conforto do banco de trás e há os que valorizem um bom Assistente de Condução, que o diga os Tesla Lovers e o famoso AutoPilot . Eu valorizo a eficiência energética, silêncio interno e uma boa posição de dirigir.

Mesmo com todas as informações, continua com dúvida qual carro comprar? Você é como a maioria dos brasileiros. Não compra carro com cérebro nem com o coração, mas com o traseiro. Sim, falei, tá falado. Você precisa sentar no carro e experimentar.

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Na minha opinião é a melhor forma de comprar. E não tenha vergonha de pedir para o vendedor liberar mais que uma simples volta no quarteirão. Não há como conhecer um carro em apenas 1 km de percurso, ainda mais um carro elétrico, que é “na média” que você conhecerá o potencial do carro. É necessário avaliar na subida, descida, asfalto liso, esburacado, altas e baixas velocidades.

Agora chegamos na hora mais importante: pagar. O valor do bem deve ser a última coisa para se pensar, pois é só depois de entender a necessidade que deverá pensar em quanto “precisará”.

Parece incoerente, mas se você é como 99% das pessoas, que precisam avaliar seu orçamento, primeiro precisa saber qual é seu alvo para definir a estratégia para alcançar.

Não sinta vergonha de mudar de ideia porque seu carro dos sonhos não cabe no bolso, busque aquele que melhor te atende dentro do seu orçamento e construa sua estratégia para alcançar o objetivo, minha primeira dica é se livrar do custo com combustível.

Pense que suas despesas não acabam após comprar o carro, elas começarão. Sendo assim, nada melhor do que se livrar de um carro beberrão, que só terá manutenções cada vez mais caras. O carro elétrico te permitirá uma liberdade do posto de combustível e visitas mais prazerosas ao mecânico. Suas visitas à concessionária serão mais para trocar experiências do que para trocar peças.  Lógico que problemas existem, mas menos peças de desgaste significa menos peças quebrando.

Falando em manutenção, saber que o modelo elétrico possui um irmão fumante pode garantir mais ofertas de peças no mercado. Projetos de veículos elétricos originados de veículos à combustão podem ter uma eficiência energética menor que projetos que nasceram elétricos, mas você agradecerá caso precise de uma porta ou parabrisa.

Existe apenas mais uma coisa para levar em consideração que é o seguro do carro elétrico, mas deixarei para outro texto, pois trata-se de um assunto bem delicado.

Então, meu caro leitor, me despeço com um desejo de ter contribuído para sua decisão.

Até mais.

Fonte: IG CARROS

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Avaliamos o aplicador de selantes da Alcance Profissional

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Aplicador de microfibra Alcance Profissional é bom para dar acabamento em pequenas áreas
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Aplicador de microfibra Alcance Profissional é bom para dar acabamento em pequenas áreas

Cuidar da aparência do carro, principalmente a lataria do carro exige ferramentas com boa qualidade, fáceis de trabalhar e o mais importante, que não risque a pintura. É aí que entra a microfibra, material superresistente e que não agride o verniz.

Pra aplicação de selante de pintura , por exemplo, o material cai como uma luva. A partir dessa ideia, resolvemos testar um aplicador da marca Alcance Profissional, considerada uma empresa referência quando o assunto é detalhamento de automóveis.

O Aplicador de Microfibra Alcance é recomendado para utilização na aplicação de selantes, vitrificadores, ceras, polidores, renovadores de plásticos, limpadores, silicones e demais produtos.

Como os sites de compra e venda fazem questão de frisar, o “produto é altamente resistente e macio, não provocando riscos no automóvel ”. Compramos o nosso pelo site do Mercado Livre por apenas R$ 15 (exceto o frete) e resolvemos testá-lo com um selante na pintura.

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O formato retangular (10 cm x 7 cm) tem um tamanho razoável, mas poderia ser maior, sobretudo para aplicação na pintura que acaba cansando um pouco. Por isso, é mais indicado para acabamentos de portas, áreas que são mais planas e fáceis de aplicar. A maciez é um ponto forte.

Na embalagem, eles sugerem o uso com ceras e polidores, mas por ser muito pequena , o trabalho fica mais cansativo. No caso de selante de pintura que aplicamos, o trabalho não foi tão exaustivo, e de brinde deixou um belo acabamento, graças à boa densidade da microfibra .

Após a aplicação do selante na pintura, resolvemos lavar a esponja e deixar limpinha para a outra etapa do teste que consistiu em aplicar um renovador de painel. Fizemos a passagem do aplicador sobre portas, painel, console etc. Em algumas partes, a microfibra não alcançou exigindo o uso de um pincel , mas até aí nada sério.

De um modo geral, o produto tem um excelente custo-benefício para quem pretende usá-la como uma ferramenta para pequenas áreas com a certeza de que vai proporcionar um ótimo acabamento e sem soltar fiapos ou pelos iguais a outros tipos de aplicadores.

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APLICADOR DE MICROFIBRA AZUL  ALCANCE PROFISSIONAL

PREÇO MÉDIO: R$ 15

MAIS INFORMAÇÃOES: www.alcanceprofissional.com.br

Fonte: IG CARROS

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Arrecadação pública está nas alturas, mas crateras nas ruas continuam

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Roda amassada por buraco: Quem nunca sofreu com isso, ou nunca dirigiu no Brasil, ou não é motorista
Guilherme Menezes /iG Carros

Roda amassada por buraco: Quem nunca sofreu com isso, ou nunca dirigiu no Brasil, ou não é motorista

A princípio, a habilidade de conduzir o próprio carro, compreender e respeitar as sinalizações de trânsito e saber gerir o espaço entre você e outros da via, são o que fazem o bom motorista. E isso deveria ser o suficiente para você andar nas ruas com paz e tranquilidade.

Entretanto, o condutor no Brasil , por mais prudente que seja, não passará impune por boletos de multas e buracos nas vias públicas .

Ambos tão traiçoeiros que podem pegar qualquer um de surpresa. No caso mais recente, de quem vos escreve, perdi uma roda (quase foi rasgada no meio) e o respectivo pneu, em um buraco na divisa do bairro do Campo Belo com Moema (Zona Sul de SP).

Detalhe: isso para lá das 22h, em um local sem iluminação . Não é preciso nem dizer que, na ocasião, eu poderia ter sido alvo fácil de assaltantes. Por sorte, fui visto por moradores da rua onde eu estava, e me ajudaram com uma pequena luminária de mesa. Veja partes do drama na galeria de imagens abaixo.

Ironicamente falando, pelo jeito, as 1,5 milhão de multas aplicadas em 2021 pelo Detran-SP — fora as tantas outras em anos anteriores — não são dinheiro o bastante para tapar buracos, ainda que o CTB e a Lei Municipal 14.488/2007 prevejam o uso do dinheiro para fins como este.

O custo do dano foi de R$ 600 pela roda (15 polegadas), mais R$ 500 pelo pneu e R$ 200 de alinhamento+balanceamento.

Além da sorte de não ter sido vítima de um roubo — o que me custaria o celular e o que tivesse na minha carteira — nenhum dos componentes da suspensão foi danificado. Imagina se fosse um carro mais frágil e/ou mais caro do que o meu Peugeot 207 — ou alguém menos sortudo do que eu…

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Infelizmente, a situação é ainda mais complicada, quando nos deparamos com a própria Constituição Federal. Conforme o artigo 167, IV, parágrafo 4º, é proibida a vinculação de receita de impostos a uma despesa específica, com excessão da saúde e da educação.

Ou seja, o que deve ser feito é a utilização do dinheiro arrecadado com as multas para a manutenção. Vocês verão mais detalhes, ainda no texto, sobre a promessa da prefeitura de destinar R$ 1 bilhão em recapeamento de vias.

A situação é pior ainda para os profissionais

Anwar utiliza o carro diariamente para transporte de passageiros
Acervo pessoal

Anwar utiliza o carro diariamente para transporte de passageiros

Tivemos a oportunidade de conversar com Anwar Hioni , que é motorista executivo e proprietário da empresa de transportes Taxi4Vip, desde 2016.

Representante de uma das profissões que mais vivenciam a situação (precária) das vias, ele já teve várias experiências negativas com buracos. Muitas delas, mais graves e mais caras do que a minha. Veja o depoimento completo a seguir.

“Meu carro é um Nissan Sentra 2015. Tenho vários exemplos desagradáveis, e toda a vez que eu encaro algo que represente perigo aos condutores, ligo para a Prefeitura”.

“Indo para Alphaville algumas vezes, eu tive que passar por dentro das cidades de Barueri, e acabei passando por um trecho que ela tem buracos gigantescos. Parece uma zona de guerra e que explodiu uma bomba no lugar. Em um mesmo buraco, dois pneus ficaram com bolha , dianteiro e traseiro do lado direito. Gastei R$ 800 com cada pneu”.

Bolhas nos pneus: Se encontrar uma, troque-o imediatamente. Ela pode estourar e causar acidente ao volante
Divulgação

Bolhas nos pneus: Se encontrar uma, troque-o imediatamente. Ela pode estourar e causar acidente ao volante

“Na saída do túnel Papa João Paulo Segundo, no Vale do Anhangabaú, tem desníveis para escoamento de água . Aquilo ali, na prática, é danoso como buraco. Já reclamei sobre isso com a prefeitura e ninguém nunca fez nada. Na ocasião em que fui afetado naquele local, também tive os meus pneus cortados”.

“Em rodovias, eu vi até um capotamento ocorrido por conta de buraco. No alto da Serra, indo de Curitiba para SP, um Chevrolet Classic passou por mim. Já é um trecho que é fácil de perder aderência , porque é uma descida à esquerda. E para “ajudar”, tinha o buraco. O carro capotou três vezes e, por sorte, ninguém daquele carro se machucou”.

“Teve outro caso que tive que trocar os dois amortecedores dianteiros por causa de buraco. Dependendo do tamanho do buraco , pode até ser que não danifique o pneu, mas depois de algum tempo, você constata avaria na suspensão. Cada amortecedor me custou R$ 2.500, um total de R$ 5 mil”.

“Tive que diminuir o aro da roda para poder aumentar o tamanho do pneu, para deixá-lo mais resiliente aos buracos. De fábrica vem com rodas aro 17 205/55. Hoje uso aro 16 com pneu mais alto (205/60). Pelo menos a diferença de preço entre os pneus é grande. No aro 16, são quase a metade do preço”.

“Hoje em dia, até dá para ver algumas vias sendo recapeadas . Mas, para mim, o serviço deveria ser refeito completamente, em absolutamente todas as vias, mas com material adequado e planejamento”.

“Mesmo eu, que utilizo o carro para o meu trabalho como motorista, preferiria não ir trabalhar por um período, para que a cidade fosse refeita. Para mim, o que está cada vez melhor é a confiabilidade dos sistemas de suspensão . Já os buracos, cada vez aparecem mais”.

Será que vão cumprir o prometido?

Como ficará a situação no futuro? Tanto se promete, e tão pouco se cumpre...
Divulgação Detran.SP

Como ficará a situação no futuro? Tanto se promete, e tão pouco se cumpre…

Em nota publicada pela Prefeitura de São Paulo  — por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), no Diário Oficial da Cidade de SP, em 4 de junho — foi anunciado o Decreto nº 61.417. Ele estabelece o início do programa de recapeamento de vias na capital, no valor de aproximadamente R$ 1 bilhão.

É prometido que, até 2024, mais de 20 milhões de m² serão recuperados com recapeamento , micro pavimentação e manutenção de pavimento rígido.

“Entre os critérios considerados para a escolha das vias prioritárias, estão o volume de tráfego e a deterioração do pavimento existente, demanda de transporte coletivo sobre pneus, histórico de operação de conservação de pavimentos viários, além de outras demandas da própria comunidade”, afirma a prefeitura de SP.

“Todas as regiões da cidade serão contempladas, como a Avenida Jacu Pêssego, Avenida Sapopemba, Avenida Ipiranga, Avenida 23 de Maio, Avenida Cangaíba, assim como as Marginais Pinheiros e Tietê. Além destes cerca de 70 outros endereços serão contemplados”, complementa.

Aos motoristas, só resta aguardar que o novo projeto da Prefeitura resolva o problema, pois, enquanto isso, a população amarga os prejuízos decorrentes das más condições das vias da cidade .

Fonte: IG CARROS

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