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O que é a taxa de amostragem de toque do celular?

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Entenda o que é a taxa de amostragem de toque
Unsplash/Gilles Lambert

Entenda o que é a taxa de amostragem de toque

Antes de comprar um smartphone,  é importante analisar as especificações para saber se o conjunto oferecido pela fabricante atenderá suas necessidades. Na ficha técnica de modelos intermediários e topos de linha, vem se tornando comum a presença de telas com alta taxa de amostragem de toque. Mas, afinal, o que é essa tecnologia e qual a diferença para taxa de atualização?

Assim como na taxa de atualização, a medição da taxa de amostragem também é feita em hertz com um cálculo matemático. É possível descobrir o tempo exato que o display verifica um novo toque dividindo essa taxa por um segundo (1.000 ms). Por exemplo, se a tela tem um valor de resposta de 120 Hz, então 1.000 dividido por 120 = 8,3 milissegundos.

Isso significa que, a cada 8,3 milissegundos, o smartphone poderá registrar e executar uma nova entrada de toque. Os números ficam ainda menores em modelos que oferecem 240, 360 e 480 Hz, somando 4,16, 2,77 e 2,08 milissegundos, respectivamente. Ou seja, quanto maior a taxa, mais rápido será o tempo de resposta.

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Qual a importância da taxa de amostragem de toque?

No dia a dia, uma alta taxa de amostragem de toque não faz muita diferença. Em aplicativos comuns, como redes sociais e plataformas de streaming, é pouco provável que você note alguma mudança.

Por outro lado, quanto o assunto é jogos, especialmente os de FPS, essa taxa faz com que os comandos do jogador tenham um tempo de resposta mais curto ou imediato, permitindo que o usuário derrote os adversários com mais facilidade e, consequentemente, ganhe partidas.

É por essa razão que taxas de amostragem de toque mais altas costumam ser implementadas em celulares voltados para o público gamer, como os modelos da linha ROG Phone da Asus, ou em intermediários premium, como o Xiaomi Poco F3.

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Qual a diferença para taxa de atualização?

Talvez seja um pouco confuso entender a diferença entre essas duas taxas. Em termos simples, a de atualização serve para criar uma sensação de suavidade ao navegar pelo smartphone, enquanto a de amostragem ajuda a aumentar a velocidade de resposta de toque.

Por mais que os objetivos sejam diferentes, ambas tem um papel importante para melhorar a experiência do usuário.

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WhatsApp será usado por Defesa Civil para enviar alertas de desastres

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WhatsApp receberá alertas de desastres
Unsplash/Mourizal Zativa

WhatsApp receberá alertas de desastres

O governo federal vai recorrer à tecnologia para tentar proteger vidas durante desastres. Em uma parceria anunciada nesta quarta-feira (29), o Ministério do Desenvolvimento Regional se juntou ao WhatsApp e à empresa de atendimento Robbu para criar um sistema de alertas de desastres por meio do mensageiro. A iniciativa estará disponível em todo o Brasil.

Daniel Ferreira, ministro do Desenvolvimento Regional, assinou o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para dar continuidade ao desenvolvimento do projeto. A ferramenta deve estar disponível em no máximo 60 dias.

O cidadão precisará se cadastrar usando um número, link ou código. As demais etapas serão guiadas por um chatbot. Depois, o usuário poderá compartilhar sua localização ou fornecer outra de seu interesse.

Assim, ele receberá alertas para aquela região, dicas para se proteger e como sair do local caso haja um desastre. Até mesmo avisos de outros estados poderão ser enviados.

As informações serão fornecidas por municípios e estados, que ficam responsáveis por avaliar e transmitir os alertas de risco. A ideia é que situações como deslizamentos de terra, alagamentos e chuvas de granizo sejam avisadas aos moradores.

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Defesa Civil usa SMS, Google e Telegram

O WhatsApp é um dos apps mais utilizados e presentes nos smartphones dos brasileiros. Faz todo o sentido recorrer a ele para alertas.

Atualmente, a Defesa Civil envia este tipo de mensagem por outros meios. O órgão conta com a Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap), que se conecta a vários canais.

Um deles é o SMS, presente há décadas nos celulares. Para se cadastrar, é preciso enviar uma mensagem com o CEP da sua residência (ou do local de seu interesse) para o número 40199.

O governo também conta com um  bot no Telegram para enviar os alertas. Basta compartilhar a localização para receber a situação atual e se cadastrar para anúncios futuros.

A parceria mais recente foi firmada com o Google, no começo de junho de 2022. Com ela, buscas com palavras-chave relacionadas a desastres retornam alertas da Defesa Civil. O Google Maps também passou a apresentar essas informações ao navegar por uma região afetada.

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Até mesmo as TVs por assinatura estão ligadas ao Idap. Desde 2019, elas podem transmitir alertas através de uma mensagem pop-up na tela.

Fonte: IG TECNOLOGIA

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Gmail adota como padrão novo visual com Meet e Espaços integrados

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Gmail começa a adotar novo visual como padrão
Unsplash/Solen Feyissa

Gmail começa a adotar novo visual como padrão

O visual do Gmail vai mudar para todos os usuários em breve. Desde a última terça-feira (28), o Google começou a liberar como padrão o novo design da plataforma de e-mails. Com foco na integração entre Mail, Chat, Espaços e Meet, a interface atualizada deve entrar em vigor de forma definitiva até o final de julho.

Em fevereiro, o  Google lançou o novo visual do Gmail para contas pessoais, porém o layout estava em fase de testes e precisava ser ativado pelos usuários. Quem não quisesse experimentar a interface integrada podia escolher continuar no design antigo.

Agora, o Google está se preparando para reformular o Gmail de maneira definitiva. No blog oficial do Google Workspace, a empresa anunciou que uma parcela de usuários vai passar a ver a nova interface da plataforma como padrão. Entretanto, ainda haverá uma opção para reverter o layout a qualquer momento.

A implementação começou em 28 de junho e deve durar por mais de 15 dias. Após esse período, a empresa pretende aposentar de vez o visual atual do Gmail, dando espaço às novas funções do serviço.

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Novo Gmail integra apps do Google Workspace

A ideia do novo layout do Gmail é oferecer uma visualização integrada de aplicativos do Google Workspace, como Mail, Chat, Espaços e Meet. Nele, os serviços ficam localizados em uma barra lateral no canto esquerdo da tela.

Com isso, não é preciso mudar de aba ou janela para acessar outras plataformas do Google Workspace. As bolhas de notificação também irão ficar visíveis em cima dos seus respectivos aplicativos, mantendo as informações concentradas em uma única aba no navegador.

No futuro, o Google ainda pretende unificar a ferramenta de busca para mostrar resultados em todos os aplicativos ao mesmo tempo. Caso o usuário não queira utilizar as demais plataformas do Google Workspace, será possível remover todos os serviços e manter somente o Gmail.

Por enquanto, o novo layout do Gmail está disponível para usuários de contas Google pessoais, assim como do Google Workspace, com exceção do plano Google Workspace Essentials.

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O Google prometeu lançar o redesign até o final de junho. Porém, como as novidades ainda estão em fase de testes, a estreia deve ser adiada por mais algum tempo.

Fonte: IG TECNOLOGIA

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