O grande para-brisa do Honda SH 300i protege bem na chuva, um dos os principais destaques do modelo
Além do Honda SH 300i, das nove novidades mostradas no fim do ano passado pela Honda para 2019, a maior delas era mesmo o scooter Elite 125, importante por ser acessível e porta de entrada da marca no segmento. Continuando com aquela sensação de “quero pilotar”, a CB 1000R Neo Sports Café e a toda nova GL 1800 Gold Wing ainda permanecem distantes de nós, e a nova CRF 250F e a XRE 300 renovada já foram devidamente apresentadas, experimentadas e aqui mostradas. E mais: o todo novo scooter PCX 150, nas vesões básica, DLX e Sport, assim como a guerreira Pop 110i, que ganhou freio CBS, estão, neste exato momento, sendo avaliados na pista de teste da Honda, em Manaus.
Ficamos aqui, então, com a nova versão do scooter Honda SH 300i
, a Sport, que se diferencia pela pintura branco perolizada com apliques pretos no escudo frontal e na carenagem de farol, além do garfo, rodas e bagageiros escurecidos. Uma boa oportunidade de continuar a análise comparativa entre os scooteres da marca, principalmente frente ao novo Honda Elite 125
. Só o SH 150i não teve ainda uma versão diferenciada para 2019.
Divulgação
A cor branca perolizada é única e exclusiva da nova versão Sport do Honda SH 300i
Não se pode negar que o scooter Honda SH 300i é o mais forte deles, logicamente devido ao motor de 279,1 cm3 de cilindrada, com potência de 25,9 cv e torque de 2,7 kgfm. Acelera de forma vigorosa e atinge velocidades acima dos 80 km/h em três piscadas de olhos. Nada melhor para enfrentar a concorrência desleal dos brutamontes de quatro ou mais rodas no transito das grandes cidades.
É o único deles, também, que se pode recomendar uma viagem por auto-estradas, uma vez que tem fôlego para se safar da maioria das armadilhas que se apresentam a todo momento em vias de trânsito rápido.
Em uma fria comparação, a maior força do SH 300i não é muita vantagem no trânsito pesado, devido à altura do banco. Há situações de puro malabarismo que a menor altura do SH 150i, mesmo com menos potência, oferece mais equilíbrio. As suspensões são bastante firmes, mas que oferecem ótimas estabilidade e aderência em pisos irregulares.
Todas essas boas características, no entanto, têm um preço. No caso do Honda SH 300i Sport, ele é de R$ 24.090, aproximadamente o dobro do valor do SH 150i e o triplo do valor do Elite 125. A versão básica do SH 300i, que não tem novidades em relação à versão anterior, custa um pouco menos, R$ 23.590. As diferenças são apenas visuais, o Sport tem pintura exclusiva branco perolizada, apliques pretos no escudo frontal e carenagem de farol, e bengalas da suspensão dianteira, rodas e bagageiro escurecidos.
A altura de 805 mm do assento do Honda SH 300i às vezes atrapalha o equilíbrio em baixa velocidade
O que mais se destaca no Honda SH 300i, tanto no visual quanto na dirigibilidade, é o enorme para-brisa frontal. Item polêmico, já que às vezes joga a favor, às vezes contra quem o pilota.
Na chuva forte ele é um excelente anteparo, principalmente se a água estiver muito fria. Na garoa, porém, as bolhas d’água atrapalham a visão. Com a viseira aberta, é fácil batê-la no para-brisa, em especial quando o piloto se movimenta (ao passar por um obstáculo, por exemplo) ou quando leva garupa (nesse a tendência é sentar um pouco mais à frente). Eu prefiro com o para-brisa do que sem ele.
O que falta no Honda SH 300i
é o sistema Idling Stop, presente no Honda SH 150i
, que desliga o motor em paradas rápidas, quando está em marcha lenta por três segundos, religando automaticamente ao ser acelerado. No entanto, um sistema bastante prático é o smart-key, sem chave: o piloto leva um sensor no bolso que, com sua proximidade, libera a ignição, a trava do guidão e a abertura do banco, sob o qual cabe um capacete de dimensões não muito encorpadas. Nada mais prático para um veículo essencialmente urbano.
Toyota Corolla GR-S : para-choques e rodas com apelo esportivo, além de suspensão com acerto mais firme
A Toyota promove pela segunda semana consecutiva o corte no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) nas variantes sedã e SUV do Corolla. No caso de carros 0 km, o abatimento alcançou 24,75%, contra os 18,5% anteriores.
Apesar do novo desconto, os valores praticados não terão uma grande redução. O preço dos modelos varia entre R$ 200 e R$ 1.200, apenas nas versões a combustão. Os interessados nos modelos híbridos, pagarão mais caro.
Quem apresentou o maior desconto foi a versão esportivada do Corolla sedã , a GR-S, que ficou R$ 1.200 mais em conta, e agora parte de R$ 175.390. Nas outras versões com motor 2.0 do sedã, a redução foi de R$ 300.
Todas as versões do Corolla sedã equipadas a combustão são equipadas com um propulsor 2.0 flex de 177 cv e 21,4 kgfm de torque, quando abastecido com etanol, e sempre aliado a um câmbio automático do tipo CVT.
Os híbridos ficaram mais caros, o Altis Hybrid agora parte de R$ 180.790, R$ 1.400 a mais que o valor praticado no último mês. Veja abaixo as versões e as suas respectivas reduções.
GLi 2.0 Flex 2023: de R$ 147.090 para R$ 146.790 (- R$ 300)
XEi 2.0 Flex 2023: de R$ 153.490 para R$ 153.190 (- R$ 300)
Altis Premium 2.0 Flex 2023: de R$ 176.290 para R$ 175.990 (- R$ 300)
GR-S 2.0 Flex 2023: de R$ 176.590 para R$ 175.390 (- R$ 1.200)
Altis Hybrid 2023: de R$ 179.390 para R$ 180.790 (+ R$ 1.400)
Altis Hybrid Premium 2023: de R$ 188.990 para R$ 190.490 (+ R$ 1.500)
Corolla Cross
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Toyota Corolla Cross é a variante SUV do modelo. Veja os preços e as variações, a seguir
No Corolla Cross , as reduções foram menores. A versão de entrada XR, teve uma redução de R$ 1.090, e parte de R$ 157.690. Nas versões XRE e GR-Sport, o desconto fica na casa dos R$ 200 por versão.
Assim como no sedã, o Corolla Cross também ficou mais caro nas versões híbridas. A primeira com motorização eletrificada, agora parte de R$ 198.89, R$ 600 mais caro que anteriormente. Veja os preços das versões.
XR 2.0 Flex 2023: de R$ 158.780 para R$ 157.690 (- R$ 1.090)
XRE 2.0 Flex 2023: de R$ 172.190 para R$ 171.990 (- R$ 200)
GR-S 2.0 Flex 2023: de R$ 190.590 para R$ 190.390 (- R$ 200)
XRV Hybrid Flex 2023: de R$ 198.290 para R$ 198.890 (+ R$ 600)
XRX Hybrid Flex 2023: de R$ 206.190 para R$ 206.890 (+ R$ 700)
As versões híbridas são equipadas com motor a combustão de 1,8 litro flex, que gera 101 cv. Ele conta com o auxílio de um motor elétrico para proporcionar maior economia de combustível.
O Toyota Yaris também apresenta novos valores, porém, os descontos são bem mais modestos, e chegam a R$ 800.
Toyota Corolla 2023 traz descontos nas versões a combustão. Veja as variações de preço na matéria
A Toyota promove pela segunda semana consecutiva o corte no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) nas variantes sedã e SUV do Corolla. No caso de carros 0 km, o abatimento alcançou 24,75%, contra os 18,5% anteriores.
Apesar do novo desconto, os valores praticados não terão uma grande redução. O preço dos modelos varia entre R$ 200 e R$ 1.200, apenas nas versões a combustão. Os interessados nos modelos híbridos, pagarão mais caro.
Quem apresentou o maior desconto foi a versão esportivada do Corolla sedã, a GR-S, que ficou R$ 1.200 mais em conta, e agora parte de R$ 175.390. Nas outras versões com motor 2.0 do sedã, a redução foi de R$ 300.
Todas as versões do Corolla sedã equipadas a combustão são equipadas com um propulsor 2.0 flex de 177 cv e 21,4 kgfm de torque, quando abastecido com etanol, e sempre aliado a um câmbio automático do tipo CVT.
Os híbridos ficaram mais caros, o Altis Hybrid agora parte de R$ 180.790, R$ 1.400 a mais que o valor praticado no último mês. Veja abaixo as versões e as suas respectivas reduções.
GLi 2.0 Flex 2023: de R$ 147.090 para R$ 146.790 (- R$ 300)
XEi 2.0 Flex 2023: de R$ 153.490 para R$ 153.190 (- R$ 300)
Altis Premium 2.0 Flex 2023: de R$ 176.290 para R$ 175.990 (- R$ 300)
GR-S 2.0 Flex 2023: de R$ 176.590 para R$ 175.390 (- R$ 1.200)
Altis Hybrid 2023: de R$ 179.390 para R$ 180.790 (+ R$ 1.400)
Altis Hybrid Premium 2023: de R$ 188.990 para R$ 190.490 (+ R$ 1.500)
Corolla Cross
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Toyota Corolla Cross é a variante SUV do modelo. Veja os preços e as variações, a seguir
No Corolla Cross , as reduções foram menores. A versão de entrada XR, teve uma redução de R$ 1.090, e parte de R$ 157.690. Nas versões XRE e GR-Sport, o desconto fica na casa dos R$ 200 por versão.
Assim como no sedã, o Corolla Cross também ficou mais caro nas versões híbridas. A primeira com motorização eletrificada, agora parte de R$ 198.89, R$ 600 mais caro que anteriormente. Veja os preços das versões.
XR 2.0 Flex 2023: de R$ 158.780 para R$ 157.690 (- R$ 1.090)
XRE 2.0 Flex 2023: de R$ 172.190 para R$ 171.990 (- R$ 200)
GR-S 2.0 Flex 2023: de R$ 190.590 para R$ 190.390 (- R$ 200)
XRV Hybrid Flex 2023: de R$ 198.290 para R$ 198.890 (+ R$ 600)
XRX Hybrid Flex 2023: de R$ 206.190 para R$ 206.890 (+ R$ 700)
As variantes com o motor híbrido são equipadas com um combustão de 1,8 litro flex, que gera 101 cv. Ele conta com o auxílio de um motor elétrico para proporcionar maior economia de combustível.
O Toyota Yaris também apresenta novos valores, porém, os descontos são bem mais modestos, e chegam a no máximo R$ 800.