conecte-se conosco


Mato Grosso

Operação ‘Sinergia Piracema’ fiscaliza rios com foco na prevenção da pesca ilegal

Publicados

em


O Governo do Estado lançou a Operação Sinergia Piracema na manhã desta sexta-feira (1°), que integra órgãos da Segurança Pública e Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) para intensificar a fiscalização nos rios de Mato Grosso. O objetivo central é evitar a retirada de peixes dos rios no período em que a pesca é proibida, entre 1º de outubro e 31 de janeiro de 2022.

Após a solenidade, equipes já foram direto para o patrulhamento fluvial coibir a prática de pesca ilegal. As instituições que cooperam com a iniciativa são: a Polícia Militar (PM), por meio do Batalhão de Proteção Ambiental, Delegacia Especializada de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros Militar, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e Juizado Volante Ambiental (Juvam).

“Com a Operação Sinergia Piracema, nos próximos quatro meses, todo o efetivo intensifica a fiscalização nos rios das três Bacias Hidrográficas do Estado. A principal ação é o patrulhamento fluvial, para evitar que o peixe seja retirado dos rios”, explica o superintendente de Fiscalização da Sema-MT, Bruno Saturnino.

O mais importante, conforme o superintendente, é conscientizar a população para que saibam da necessidade de respeitar esse período reprodutivo. “Na prática desse crime, ele terá seu equipamento e seu veículo apreendidos e será conduzido para a delegacia”, ressalta o superintendente, informando que as multas vão de R$ 1 mil a R$ 100 mil reais. “O crime não compensa. Nós empregaremos nossos esforços, mas o principal é a conscientização da população”.

Veja Também:  Judiciário concederá Menção a magistrados e magistradas das unidades mais produtivas em acordos

O comandante do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental, tenente-coronel Fagner Augusto, conta que a presença da Polícia Ambiental inibe a atividade ilícita, atuando na prevenção e repressão. “Vamos fazer patrulhamentos volantes nas ruas que dão acesso aos pontos sensíveis à atividade de pesca, e também em empreendimentos de produtos pesqueiros. Checamos também estoques de restaurantes e hotéis que tenham produtos pesqueiros em estoque antes da piracema”.

A população pode esperar a presença do Estado para a fiscalização nas localidades mais remotas, por meio do apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas do Estado (Ciopaer), afirma o TC Ernesto Xavier de Lima Júnior, comandante do Ciopaer. “Através dessa parceria, o Ciopaer vai atender aos chamados para a fiscalização da pesca predatória nas regiões de difícil acesso, para acesso rápido ao local, e poder oferecer uma resposta rápida às denúncias de crimes ambientais”.

Defeso da Piracema

Começou nesta sexta-feira (1º de outubro) o período de quatro meses de defeso da piracema, no qual fica proibida a pesca tanto amadora como profissional nos rios de Mato Grosso. O objetivo é garantir a proteção do período reprodutivo dos peixes das Bacias Hidrográficas do Paraguai, Amazonas e Araguaia – Tocantins que banham o Estado.

Piracema é a migração dos peixes rio acima para a reprodução. Neste período é permitida apenas a pesca de subsistência, desembarcada, que é aquela praticada artesanalmente por populações ribeirinhas ou tradicionais para garantir a alimentação familiar, sem fins comerciais.

Veja Também:  Dono De Bar É Preso Por Vender Bebida Alcoólica Para Menores De Idade Em Campo Novo Do Parecis

A pesca de subsistência possui algumas regras: fica proibido o transporte e comercialização proveniente da pesca de subsistência. Para os ribeirinhos é permitida a cota diária de três quilos ou um exemplar de qualquer peso por pescador, respeitando os tamanhos mínimos de captura, estabelecidos pela legislação para cada espécie.

Em Mato Grosso, 17 rios se encaixam na característica de rio de divisa, que segue com a pesca permitida até o final de outubro. Neste caso, a proibição inicia em novembro de 2021 e vai até fevereiro de 2022. Entre os mais conhecidos estão o rio Piquiri, na bacia do Paraguai, que uma margem está em Mato Grosso e outra em Mato Grosso do Sul, o rio Araguaia, na bacia Araguaia-Tocantins, que faz divisa com Goiás e, na bacia Amazônica, o trecho do rio Teles Pires que faz divisa com o Pará.

Denúncias
A pesca predatória e outros crimes ambientais devem ser denunciadas por meio da Ouvidoria Setorial da Sema: 0800-065-3838, no site da Sema, por meio de formulário, nas unidades regionais do órgão ambiental ou ainda pelo aplicativo MT Cidadão.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Propaganda

Mato Grosso

Secel e prefeitura de Sorriso abrem oficialmente as disputas de futsal dos Jogos Estudantis Mato-grossenses

Publicados

em


Com disputas de futsal sediadas no município de Sorriso, teve início, na noite desta quinta-feira (21.10), mais uma etapa dos Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses. Em uma noite marcada por envolvimento, valorização e incentivo ao esporte, autoridades e as seleções, que fizeram as primeiras partidas da rodada, se reuniram no Ginásio Firmino Maleski para a abertura oficial da competição estadual promovida pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).  

O evento contou com a presença de representantes do município-sede e da Secel, dentre os quais o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, o secretário Municipal de Esporte e Lazer, Júnior Brandão, o secretário de Estado, Beto Dois a Um, e o adjunto de Esporte e Lazer, Jefferson Carvalho Neves. 

“O esporte mato-grossense deve muito a Sorriso, pela confiança e coragem em acreditar na retomada com responsabilidade das competições escolares. Agradecemos a gestão do município pelo importante apoio na realização desses Jogos. E a todas as delegações participantes, nossa mensagem é de agradecimento e também de incentivo, estaremos sempre de portas abertas para ouvir e buscar atender suas necessidades para que juntos continuemos levar o esporte a todos os cantos de Mato Grosso”, enalteceu Beto Dois a Um.

Veja Também:  Sábado (14): Mato Grosso registra 505.031 casos e 13.156 óbitos por Covid-19

Ao declarar os Jogos Estudantis oficialmente abertos, o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, parabenizou a organização do evento e falou da importância de sediar novamente a competição estadual. 

“Agradecemos o Governo do Estado e a Secel pela realização dos Jogos. Como sede, vamos oferecer a melhor recepção, vamos buscar atender a todos da melhor forma possível, que as delegações participantes possam se sentir em casa. Boa sorte a todos, que vençam os melhores!”, destacou o prefeito.

A competição 

Os Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses realizados em Sorriso reúnem equipes municipais compostas por estudantes de 15 a 17 anos. As disputas serão realizadas até domingo (24.10) nos ginásios Firmino Maleski, Flor do Cerrado e Domingão e nas quadras da AABB e da Escola Municipal Aureliano Pereira da Silva. 

Além de Sorriso, sede do evento, mais 36 municípios mato-grossenses enviaram delegações com pelo menos uma equipe para participar da competição. Ao todo, 32 seleções masculinas e 24 femininas competem pelos títulos de campeãs estaduais no futsal.

O evento encerra as disputas estaduais de competições escolares promovidas pela Secel em 2021. Em setembro, os estudantes de 12 a 14 anos participaram dos Jogos Escolares Mato-grossenses e, em outubro, os alunos da faixa etária de 15 a 17 anos disputam os Jogos Estudantis de Seleções Mato-Grossenses.

Veja Também:  Governador: "Ferrovia Estadual e Ferrogrão, juntas, elevam patamar de MT na logística mundial"

Em função da diminuição do número de casos de covid-19 e do avanço da vacinação, está sendo permitida a presença de público durante os jogos, com limite de 50% da capacidade dos locais. Para isso, serão seguidos os protocolos de biossegurança necessários, como uso obrigatório de máscaras, distanciamento, aferição de temperatura corporal e disponibilização de álcool 70%. 

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Desenvolve MT mantém espaço de assessoria sobre acesso a crédito na Feira do Empreendedor 2021

Publicados

em


A Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (Desenvolve MT) é parceria na maior feira do empreendedor 2021. A partir deste sábado (23.10) até o dia 27 de outubro, de forma online e gratuita, o Sebrae realiza a feira considerado o maior evento de empreendedorismo do País.

A estrutura da feira foi montada em uma plataforma virtual que permite ao participante uma experiência inovadora e tecnológica. O ambiente virtual de realidade 3D, conta com cinco arenas digitais: Conhecimento, Negócios, Expositores, Retomada e Atendimento Sebrae. 

A Desenvolve MT participa durante os cinco dias no estande virtual denominado Arena da Retomada, um espaço onde o empresário vai encontrar diversos conteúdos e soluções voltadas ao tema, como acesso ao crédito consciente e renegociação de dívidas bem como outros serviços financeiros.

A agência terá um canal direto com os empresários participantes do evento que poderão tirar dúvidas e conhecer o portfólio das linhas de crédito disponíveis para os empreendedores de Mato Grosso para investimento e retomada da economia.

O tema este ano é “ Empreender é para Todos “, a edição trará uma programação marcada pela diversidade e inclusão para mostrar que o empreendedorismo é possível para todos os perfis de pessoas que desejam atuar nos diversos setores e segmentos de mercado. 

Veja Também:  Max Russi propõe bonificação a agentes de saúde no período de pandemia

A Feira do Empreendedor 2021 acontece entre os dias 23 e 27 de outubro das 10 às 20h. As inscrições podem ser realizadas no endereço eletrônico:  www.feiradoempreendedor21.com.br

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA ATÉ O MOMENTO A GESTÃO DR. DIVINO PREFEITO DE BARRA DO BUGRES ESTÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana