Peugeot 408 tem estilo bastante arrojado com apelo esportivo, seguindo o novo padrão de design da marca
A Peugeot apresenta o crossover 408. O lançamento terá versões híbridas e a combustão inicialmente, mas uma variante completamente elétrica está programada para o futuro.
O modelo irá enfrentar Renault Arkana e Citroen C5X , que representam o mesmo segmento, mas também estão voltados para os hatches Skoda Octavia e Ford Focus , modelos que não são de entrada, mas também não são “Premium” no mercado europeu.
Em termos de tamanho, o novo 408 ficará entre o hatch 308 e o sedã 508, e a mídia européia estima que será vendido a partir de €32,000 (R$ 174,600) com a motorização 1.2 Puretech híbrida.
O Peugeot 408 é um dos últimos modelos a ser construídos na plataforma EMP, que deverá ser substituída pela STLA após 2024, e 4,690 mm de comprimento com 2,787 mm de entre-eixos e abaixo dos 1,500 mm de altura, fazendo do 408 mais baixo que um SUV.
O visual do novo 408 é bem arrojado e conversa com outros modelos da fabricante francesa. Na dianteira a “grade” é composta por diversas partes coloridas na cor da carroceria e complementam o ar de agressividade, acentuado pelos faróis finos e pelo LED imitando um dente de sabre.
Na lateral o elemento mais notável são os apliques em plástico preto nos arcos de roda, que passam pelas bases das portas e se estendem até o para choque traseiro. Chama a atenção também o logotipo da Peugeot abaixo da base do retrovisor e um elemento que parece ser vidro, posicionado na coluna traseira do veículo que amplia a percepção de comprimento do carro.
Na traseira, o desenho de SUV é mais notável pelo vidro pequeno e o para choque pintado em preto e posição bem alta das lanternas, vindas do 308. Além do para choque, os apliques aerodinâmicos no caimento do teto chamam atenção e são chamados pela Peugeot de “orelhas de gato”.
O interior é bastante estiloso e parece ser de veículos até mais caros. Apresenta o tradicional i-Cockpit que consiste no painel de instrumentos digital e com tecnologia 3D aliado à um volante pequeno e ainda conta com uma central multimídia de 10 polegadas sensível ao toque.
O modelo ainda oferece bancos de couro napa com massagem, teto panorâmico, sistema de áudio de alta fidelidade assinado pela Focal. O 408 ainda conta com assistente de estacionamento 360°, controle de cruzeiro adaptativo com função “stop and go” e terá ainda mudança de faixa semi automática, que funcionará assim que o motorista ligar a seta.
Divulgação
Interior segue o mesmo estilo arrojado visto por fora, com mostradores digitais e posição de dirigir esportiva
O modelo será equipado com o motor 1.2 PureTech, de três cilindros, de 129 cv que traciona as rodas dianteiras e é acoplado ao câmbio automático de 8 marchas. Esse conjunto é capaz de ir de 0 a 100 km/h em cerca de 10.4 segundos no “irmão” Citroën C5 X .
As versões híbridas plug-in serão equipadas com um motor PureTech 1.6, de quatro cilindros (Na verdade, o motor é um THP rebatizado) e um motor elétrico de 81 kW, conectados ao câmbio automático de 8 marchas e também com tração dianteira.
A versão intermediária entrega 178 cv no somatório dos dois motores, enquanto na versão de topo de linha a cavalaria aumenta para 225 cv.
O tempo de 0 a 100 km/h também não foi divulgado, assim como a autonomia elétrica do 408, porém, por ser construído na mesma plataforma e apresentar similaridades mecânicas com o Citroën C5X , podemos utilizá-lo como parâmetro. O “irmão” do 408 vai de 0 a 100 km/h em 7.9 segundos e alcança cerca de 40 km de autonomia apenas utilizando energia elétrica. As baterias de 12.4 kWh carregam em 3 horas e 50 minutos utilizando o carregador portátil que é disponibilizado com o veículo.
O novo 408 será vendido a partir do início de 2023 na Europa e na China, e terá uma versão elétrica sendo lançado em algum momento. Neste mês, a Peugeot já havia anunciado que o modelo será um veículo global. Se chegar ao Brasil, deverá ser mais caro que o SUV 3008 , disponível hoje a partir de R$234.490.
Divulgação
Parte de segurança também foi bem estudada na nova geração do Peugeot 408, com airbags por todos os lados
O novo Peugeot 408 será equipado com comando de voz e reconhecimento de voz, permitindo o condutor saber informações a partir do comando “Ok, Peugeot”, e terá tutoriais integrados à central multimídia para auxiliar os usuários a aproveitarem melhor tudo o que o carro tem a oferecer.
Além do grande espaço entre-eixos do novo 408 , os passageiros terão diversos nichos para guardar objetos (33 litros), copos, apoio de braço, e entradas USB C, tudo isso foi pensado para proporcionar a melhor experiência possível para os passageiros.
O porta-malas tem 536 litros de capacidade e quando os bancos traseiros bipartidos são rebatidos (o que acontece de forma elétrica) a capacidade aumenta para 1.611 litros, e pode transportar objetos de até 1.89m de comprimento.
Na versão do novo Peugeot 408 combustão ainda há 36 litros extras, disponíveis abaixo do tapete do porta-malas, pela localização, deve ser a posição onde o carregador é guardado nas versões híbridas.
Toyota mostra SUV Urban Cruiser Hyryder por completo
Publicados
1 hora atrás
em
4 de julho de 2022 - 16:05
Por
Divulgação
Toyota Urban Cruiser Hyryder é SUV compacto com motor 1.5 a combustão que funciona com outro elétrico
A Toyota está se movimenta para oferecer mais opções no mercado de SUVs, e lança na Índia o Urban Cruiser Hyryder, sua mais nova alternativa para o segmento que vem muito aquecido nos últimos anos em todo o mundo.
No mercado indiano, o Toyota Urban Cruiser Hyryder irá enfrentar Hyundai Creta , Volkswagen T-Cross (onde é conhecido como Taigun) e Kia Seltos .
O novo Toyota terá 4.365 metros de comprimento, 1.795 de largura e 2.600 de entre eixos, números bem próximos aos seus concorrentes e foi desenvolvido com a Maruti Suzuki , filial indiana da Suzuki , que já é parceira da Toyota em alguns projetos.
O modelo segue tendências do segmento de SUVs compactos e apresenta faróis divididos em dois elementos, com luzes de DRL e na parte superior com os faróis de LED abaixo.
O para-choque é bem grande e possui dois elementos também, na parte de cima, o logotipo da Toyota é envolto por uma peça plástica que imita fibra de carbono, enquanto abaixo está a grade com espaço para o ar refrigerar o motor. O SUV traz caixas de rodas altas e com plástico preto ao redor para passar uma perspectiva de veículo com capacidades fora de estrada, o modelo ainda contará com teto em cor contrastante, seguindo outra tendência no mercado.
Na traseira a grande tampa do bagageiro chama a atenção, assim como as lanternas afinadas,e possuem um elemento cromado que as conecta. O local da placa é bem no meio da traseira do veículo e as luzes auxiliares como ré e setas ficam em posição vertical na lateral do para-choque.
Na cabine do novo SUV compacto da Toyota haverá bastante plástico, mas com um acabamento que lembra couro no centro do painel, e itens de conforto como head-up display , carregadore de celular por indução e teto solar panorâmico
O modelo também oferece partida por botão , ar condicionado digital, cluster com uma tela de LCD e central multimídia de 9 polegadas, que assim como outros acabamentos, podem ser vistos em outros modelos da Suzuki .
O Hyryder será oferecido apenas em motorizações híbridas, mas com diferentes calibrações. Além disso, as versões de entrada terão uma configuração híbrida-leve com um pequeno motor de partida elétrico que somado ao motor 1.5 entrega 101 cv e 13,77 kgfm de torque, e poderá ser equipado com câmbio automático ou manual de 5 marchas.
As versões mais caras do Toyota terão um motor 1.5 de 92 cv que trabalhará em conjunto com um motor elétrico para gerar até 116 cv de potência e 14,4 kgfm de torque, conectado a um câmbio automático do tipo CVT, e somente com energia elétrica, será capaz de rodar 25 km.
No Brasil, a Toyota também vai vender um SUV compacto para brigar com os mesmos rivais do Urban Cruiser Hyryder , mas o carro deverá ser outro, baseado no Yaris Cross . Também haverá versão híbrida, inclusise flex, seguindo a mesma estratégia adotada no Corolla Cross .
Nova geração do Kia Sportage já aparece no site da marca no Brasil
Publicados
2 horas atrás
em
4 de julho de 2022 - 15:10
Por
Divulgação
Kia Sportage terá no desenho arrojado um dos principais trunfos na briga com os principais rivais
Após a Kia revelar há quase uma semana um vídeo teaser da nova geração do Sportage no qual é mostrado a frente do SUV, agora o modelo já consta no site da montadora sul-coreana no Brasil, ainda que esteja coberto.
Apesar de tanto mistério, os teasers indicam que o novo Kia Sportage vai ser estreado em breve no mercado brasileiro e a julgar pelo design do modelo europeu que será exatamente o mesmo do lançado por aqui, este será um dos maiores atrativos do novo carro.
Além do estilo esportivo fugindo do conceito de ‘SUV’ e ganho um ar mais de hatch esportivo, o novo Sportage contará, como novidade, com motorização eletrificada do tipo híbrido-leve de 48 V , conforme a marca já adiantou em outra ocasião.
A unidade é uma de 1.6 litro turbinada a gasolina com 180 cv de potência e 27 kgfm de torque associado a uma caixa de câmbio automatizada de dupla embreagem e sete velocidades, com tração dianteira.
Assim como acontece com o Stonic, o pequeno motor elétrico instalado no lugar do motor de arranque otimiza os níveis de emissões e consumo de combustível.
Concorrente direto de modelos como Toyota Corolla Cross, Jeep Compass, Volkswagen Taos e Caoa Chery Tiggo 7 PRO , o novo KiaSportage está previsto para ser lançado ainda neste mês de julho e seus preços devem ficar entre R$ 219.990 e R$ 254.990 , dependendo da versão escolhida.