conecte-se conosco


Mato Grosso

PM faz campanha ‘Não, é Não’ e orienta sobre dicas de segurança

Publicados

em

Já estão sendo divulgados, no site oficial, nas redes sociais e nos grupos de whatsApp, vídeos de campanhas educativas, dicas de segurança, alerta e outros serviços oferecidos pela Polícia Militar de Mato Grosso, especialmente para o período de carnaval. Essas mídias podem ser acessadas no site  www.pm.mt.gov.br (no canal TVPMMT), no Instagram e no Facebook – Polícia Militar do Estado de Mato Grosso.

A PM está chamando a atenção tanto de quem vai curtir a folia momesca, quanto daqueles que preferem o descanso longe da cidade para cuidados que vão além daqueles tradicionais, como carregar a bolsa junto ao corpo, não exibir de dinheiro em local público, nem deixar objetos visíveis dentro do carro ou ligar o sistema de segurança e avisar o vizinho se for deixar a casa por mais de uma noite sem morador.

Neste ano houve o lançamento da campanha “Não, é Não”, em que a PM traz em um vídeo em que a tenente Denise Valadão, que atua no projeto ‘Patrulha Maria da Penha’, alerta os homens sobre as implicações legais da insistência e do toque não consentido ao corpo da mulher.

São 48 segundos do vídeo, produzido pela Coordenadoria de Comunicação e Marketing Institucional da PM, em que a policial destaca que a importunação sexual é crime, previsto na lei 13.718/2018, pelo qual o homem pode ser punido com pena que varia de um a cinco anos de reclusão.

Veja Também:  Deputado cria projeto na AL, de olho em combater golpes financeiros contra idosos

“Então, respeite os limites, quando a mulher disser Não, é Não”, diz a tenente. A PM ainda informa que a denúncia da importunação pode ser feita pelo 190 ou ao policial que estiver mais próximo.

Um outro serviço, também viabilizado pela PM, é a carteirinha de identificação infantil. Criada especialmente para o período do Carnaval, vem na forma de um formulário simples para ser impresso e preenchido com nome da criança, do seu responsável e o telefone.  

A parte da frente traz o texto ‘Carteira de Identificação Infantil’, seguido da frase ‘Carnaval com Segurança – Polícia Militar’. Já no verso ficam os espaços para os nomes da criança e do responsável, e número de telefone.

A finalidade é aumentar a segurança dos pequenos foliões e seus familiares nos ambientes festivos com grande aglomeração. E, especialmente, evitar que se percam e, se isso ocorrer, que sejam localizados com mais facilidade e rapidez.

Em parceria com a Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Tribunal de Justiça, neste carnaval a PM também está trabalhando na prevenção e combate à exploração sexual de crianças e adolescestes. Um panfleto “Sexo com crianças e adolescentes não é Carnaval é crime, denuncie disque 100”, está sendo entregue nas barreiras, blitz e outros locais de policiamento.

Veja Também:  Magistradas celebram o feminino em círculo de paz promovido pela Escola Superior da Magistratura

Nos pontos de festa, os policiais também estão orientados a permanecerem atentos à presença de crianças e adolescentes menores de idade desacompanhados, consumindo bebida alcoólicas ou situações que caracterizam crime, abandono, negligência, entre outros.

O coordenador de Comunicação e Marketing, tenente-coronel Luiz Fernando Oliveira Dias, destaca que as campanhas, dicas e serviços visam a melhoria da segurança da população. No caso do Carnaval, que as pessoas saiam de casa para festejar e retornem em condições seguras. Dias pede que as pessoas contribuam com a PM repassando os vídeos e dicas de orientação e alertas aos familiares e amigos.

Ele lembra que a partir desta sexta-feira (01) até quarta-feira (06) pela manhã, a PM estará nas ruas com um reforço de 1.273 policiais e 472 viaturas para a ‘Operação Carnaval 2019’. As ações incluem blitz da Lei Seca em rodovias e avenidas, bloqueios parciais de vias para abordagem e checagem de motoristas, motociclistas e seus veículos, entre outras modalidades de policiamento.    

Comentários Facebook
Propaganda

Mato Grosso

Hospital Metropolitano atende 58 homens com consultas urológicas neste sábado (2)

Publicados

em

O Hospital Metropolitano, unidade mantida pelo Governo de Mato Grosso em Várzea Grande, realizou 58 consultas em urologia neste sábado (02.12). O mutirão possibilitou o atendimento de pacientes que aguardavam por uma consulta com especialista via Sistema de Regulação e de trabalhadores da própria unidade.

Além das consultas, também foram disponibilizados exames de análises clínicas e ultrassonografia.

Durante a ação, foi ministrada uma palestra sobre saúde do homem com o médico urologista Carlos Evaristo Metello.

“Os hospitais administrados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) estão cada vez mais empenhados na realização de mutirões para suprir a necessidade da população que precisa dos atendimentos. O objetivo é atender cada vez mais as demandas e expectativas da população de Mato Grosso”, disse o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

De acordo com a diretora do Hospital Metropolitano, Cristiane Oliveira, os pacientes que tiverem indicação cirúrgica já serão regulados para realizarem o procedimento na própria unidade.

“Foram ofertadas e agendadas 105 consultas com urologista no Hospital Metropolitano, contudo, 58 pacientes compareceram à unidade neste sábado. Os pacientes que não compareceram serão reagendados para consultas durante o mês de dezembro. Estamos fazendo a nossa parte no âmbito da Saúde do Homem e ofertamos exames e até cirurgias, caso necessário”, avaliou a gestora.

Veja Também:  Democracia inabalada: STF cria campanha em resposta a atos de vandalismo no país

Para a secretária adjunta de Gestão Hospitalar da SES-MT, a ação é resultado do comprometimento e dedicação das equipes técnicas do hospital.

“A necessidade de se fazer uma abordagem com o público masculino é tão importante quanto qualquer outro evento do calendário de saúde. O Hospital Metropolitano tem o serviço de urologia e se planejou para ofertar esse serviço ambulatorial e diminuir a demanda da rede. Essa ação contribui para a humanização do Sistema Único de Saúde (SUS) e atendimento das demandas reprimidas”, concluiu.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Mulheres ocuparam 82% das novas vagas de emprego geradas em MT em outubro, aponta Caged

Publicados

em

Mato Grosso gerou 1.887 novas vagas de trabalho no mês de outubro de 2023, sendo que 82% delas foram ocupadas por mulheres. As informações são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, referentes aos resultados do mês de outubro.

Ao todo, foram contratadas 50.197 pessoas e demitidas 48.310, naquele mês, gerando saldo positivo de 1.887 vagas. Deste total, 1.561 foram ocupadas por mulheres e 326 por homens.

O perfil das mulheres contratadas é formado por jovens de até 24 anos, com ensino médio completo. Cerca de 73% das trabalhadoras foram contratadas para vendas no comércio e as demais para serviços administrativos.

“As contratações das mulheres se devem às vagas para as vendas de fim de ano. Muitas lojas abrem a oportunidade para pessoas sem experiência e, por isso, abre mais oportunidades para pessoas mais jovens. Mas, no acumulado do ano, Mato Grosso contratou mais homens do que mulheres. O que houve em outubro é uma questão sazonal”, comentou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda.

No acumulado de janeiro a outubro de 2023, foram geradas 57.497 novas vagas de emprego no Estado, sendo que 39.818 resultaram em contratações de homens e 17.679 em mulheres. Em 10 meses, o setor de Serviços (21.834) e agropecuária (10.811) foram os que mais empregaram pessoas.

Se comparar o saldo de empregos gerados em outubro deste ano em relação ao mesmo mês de 2022, houve um salto de 136% em novas vagas de trabalho, passando de 800 para 1.887. O setor de comércio foi o maior contratante, seguido por serviços (842) e a indústria (409).

Por outro lado, a agropecuária e a construção civil tiveram saldo negativo com fechamento de 305 e 139 vagas, respectivamente.

“Nos últimos meses do ano, experimentamos uma considerável queda nas contratações no setor do agronegócio. Essa tendência pode ser atribuída à sazonalidade agrícola, pois esse período coincide com o final do plantio da soja, resultando em menor atividade agrícola e, consequentemente, menos contratações temporárias. Além disso, a interligação com os ciclos econômicos desempenha um papel crucial, já que em momentos de desaceleração econômica, as empresas ajustam suas contratações para se adaptarem a uma demanda mais fraca por produtos agrícolas”, afirmou o coordenador do Centro de Dados Econômicos de Mato Grosso (DataHub MT), Vinicius Hideki.

Ele ponderou ainda que os eventos climáticos extremos, como a seca e as ondas de calor, podem impactar adversamente a produção agrícola, contribuindo para a redução da necessidade de mão de obra no setor durante esse período.

Fonte: Governo MT – MT

Veja Também:  Justiça anula decisões de Selma Arruda em desfavor de ex-secretário em processo que apura desvio de dinheiro público em MT

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA A GESTÃO AZENILDA PEREIRA SERÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana