conecte-se conosco


Mato Grosso

Poder Judiciário de Mato Grosso

Publicados

em


O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo de Mato Grosso (GMF) está desenvolvendo o projeto Apodere-se Mulher, destinado as mulheres privadas de liberdade das seis unidades presionais femininas de Mato Grosso. O projeto atua para o desenvolvemento humano e emocional das reeducandas, levando também conhecimento sobre o papel e atuação da mulher na sociedade atual.
 
O trabalho é focado em quatro eixos: Atenção Básica, Formação Humana, Jurídico e Saúde. Os temas são desenvolvidos através de diferentes atividades, que incluem palestras, debates, oficinas, yoga e contação de histórias, todas desenvolvidas por mulheres voluntárias.
 
“O objetivo do projeto é construir um elo a partir da sororidade, conectando as voluntárias, todas mulheres, bem como as gestoras dessa ideia, às mulheres em situação de cárcere a partir dos eixos formação humana, saúde e jurídico. Contemplando a máxima de que não há nada mais empoderador do que apoderar-se do conhecimento”, explica a responsável pelo setor de projetos do GMF, Alianna Cardoso Vançan.
 
Desde julho já foram ministradas quatro palestras, todas de forma on-line, transmitidas pelo YouTube, e disponibilizadas nas seis unidades prisionais femininas. Os temas já desenvolvidos foram: Oficina de Yoga e Escrita Criativa, “Trajetória de Vida – Repensar o crime e o que de fato as levou a cometer o crime”, “Resgate Histórico da Mulher na Sociedade e a Singularidade na História de Vida” e “Feminismo e Empoderamento Feminino – Como alcançar a igualdade entre homens e mulheres hoje”.
 
Nos próximos encontros, serão abordados tópicos como: saúde mental; autoestima, gordofobia, pressão estética, patologização do corpo; resiliência: sobrevivência/resistir; práticas Judiciais: direitos afetos à execução penal.
 
O projeto será desenvolvido até dezembro, com um total de 50 horas, com certificação para as participantes. Essas horas serão contadas como remissão para as participantes, isto é, poderão ser descontadas no total da pena de cada uma delas.
 
O sistema prisional de Mato Grosso tem aproximadamente 500 mulheres privadas de liberdade, em seis unidades por todo estado, sendo que pouco mais de metade delas ficam na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May em Cuiabá.
 
 
Angela Jordão
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 
 

Veja Também:  Confira quantas doses de vacina cada município deve receber para combate à Covid-19

Comentários Facebook
Propaganda

Mato Grosso

Secel e prefeitura de Sorriso abrem oficialmente as disputas de futsal dos Jogos Estudantis Mato-grossenses

Publicados

em


Com disputas de futsal sediadas no município de Sorriso, teve início, na noite desta quinta-feira (21.10), mais uma etapa dos Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses. Em uma noite marcada por envolvimento, valorização e incentivo ao esporte, autoridades e as seleções, que fizeram as primeiras partidas da rodada, se reuniram no Ginásio Firmino Maleski para a abertura oficial da competição estadual promovida pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).  

O evento contou com a presença de representantes do município-sede e da Secel, dentre os quais o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, o secretário Municipal de Esporte e Lazer, Júnior Brandão, o secretário de Estado, Beto Dois a Um, e o adjunto de Esporte e Lazer, Jefferson Carvalho Neves. 

“O esporte mato-grossense deve muito a Sorriso, pela confiança e coragem em acreditar na retomada com responsabilidade das competições escolares. Agradecemos a gestão do município pelo importante apoio na realização desses Jogos. E a todas as delegações participantes, nossa mensagem é de agradecimento e também de incentivo, estaremos sempre de portas abertas para ouvir e buscar atender suas necessidades para que juntos continuemos levar o esporte a todos os cantos de Mato Grosso”, enalteceu Beto Dois a Um.

Veja Também:  Prefeitura de Vila Rica (MT) abre processo seletivo com 207 vagas e salário de até R$ 10,4 mil

Ao declarar os Jogos Estudantis oficialmente abertos, o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, parabenizou a organização do evento e falou da importância de sediar novamente a competição estadual. 

“Agradecemos o Governo do Estado e a Secel pela realização dos Jogos. Como sede, vamos oferecer a melhor recepção, vamos buscar atender a todos da melhor forma possível, que as delegações participantes possam se sentir em casa. Boa sorte a todos, que vençam os melhores!”, destacou o prefeito.

A competição 

Os Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses realizados em Sorriso reúnem equipes municipais compostas por estudantes de 15 a 17 anos. As disputas serão realizadas até domingo (24.10) nos ginásios Firmino Maleski, Flor do Cerrado e Domingão e nas quadras da AABB e da Escola Municipal Aureliano Pereira da Silva. 

Além de Sorriso, sede do evento, mais 36 municípios mato-grossenses enviaram delegações com pelo menos uma equipe para participar da competição. Ao todo, 32 seleções masculinas e 24 femininas competem pelos títulos de campeãs estaduais no futsal.

O evento encerra as disputas estaduais de competições escolares promovidas pela Secel em 2021. Em setembro, os estudantes de 12 a 14 anos participaram dos Jogos Escolares Mato-grossenses e, em outubro, os alunos da faixa etária de 15 a 17 anos disputam os Jogos Estudantis de Seleções Mato-Grossenses.

Veja Também:  Ex-comandante geral da PM assume regional da Polícia Militar de Nova Mutum

Em função da diminuição do número de casos de covid-19 e do avanço da vacinação, está sendo permitida a presença de público durante os jogos, com limite de 50% da capacidade dos locais. Para isso, serão seguidos os protocolos de biossegurança necessários, como uso obrigatório de máscaras, distanciamento, aferição de temperatura corporal e disponibilização de álcool 70%. 

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Desenvolve MT mantém espaço de assessoria sobre acesso a crédito na Feira do Empreendedor 2021

Publicados

em


A Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (Desenvolve MT) é parceria na maior feira do empreendedor 2021. A partir deste sábado (23.10) até o dia 27 de outubro, de forma online e gratuita, o Sebrae realiza a feira considerado o maior evento de empreendedorismo do País.

A estrutura da feira foi montada em uma plataforma virtual que permite ao participante uma experiência inovadora e tecnológica. O ambiente virtual de realidade 3D, conta com cinco arenas digitais: Conhecimento, Negócios, Expositores, Retomada e Atendimento Sebrae. 

A Desenvolve MT participa durante os cinco dias no estande virtual denominado Arena da Retomada, um espaço onde o empresário vai encontrar diversos conteúdos e soluções voltadas ao tema, como acesso ao crédito consciente e renegociação de dívidas bem como outros serviços financeiros.

A agência terá um canal direto com os empresários participantes do evento que poderão tirar dúvidas e conhecer o portfólio das linhas de crédito disponíveis para os empreendedores de Mato Grosso para investimento e retomada da economia.

O tema este ano é “ Empreender é para Todos “, a edição trará uma programação marcada pela diversidade e inclusão para mostrar que o empreendedorismo é possível para todos os perfis de pessoas que desejam atuar nos diversos setores e segmentos de mercado. 

Veja Também:  Ex-comandante geral da PM assume regional da Polícia Militar de Nova Mutum

A Feira do Empreendedor 2021 acontece entre os dias 23 e 27 de outubro das 10 às 20h. As inscrições podem ser realizadas no endereço eletrônico:  www.feiradoempreendedor21.com.br

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA ATÉ O MOMENTO A GESTÃO DR. DIVINO PREFEITO DE BARRA DO BUGRES ESTÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana