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Mato Grosso

Polícia Civil indicia associação criminosa responsável por furtos de mais de R$ 350 mil em produtos de empresa

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Uma associação criminosa responsável por vários furtos qualificados em comércios de Várzea Grande foi identificada em investigações da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos do município (Derf-VG). O inquérito policial, coordenado pelo delegado Afonso Monteiro da Silva Júnior, concluído na última sexta-feira (08), identificou oito pessoas envolvidas nos crimes, que resultaram no prejuízo de mais de R$ 350 mil somente a empresa Ricardo Eletro.

De acordo com o delegado da Derf-VG, o grupo criminoso possivelmente é responsável por furtos a outros estabelecimentos comerciais de Várzea Grande e Cuiabá e é investigado em outros procedimentos instaurados na Derf-VG. Na conclusão do inquérito, todos os suspeitos foram indiciados pelos crimes de furto qualificado, associação criminosa e receptação.

Três dos identificados, Eduardo Gonçalo dos Santos, o “Gonçalo”, Vinícius Alexandre de Queiroz, conhecido como “Mussum” e Evandro Fernando de França Dias, o “Vandinho”, tiveram mandados de prisão cumpridos, na operação “Maktub”, deflagrada pela Def-VG, no dia 27 de fevereiro . Entre os outros cinco indiciados, três estão com ordens de prisão preventiva decretadas pela Justiça com base nas investigações. 

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O trabalho investigativo que desarticulou a associação criminosa iniciou para apurar três ocorrências de furtos contra a empresa Ricardo Eletro, localizadas no Centro e no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande. Os furtos ocorridos entre os meses de setembro e outubro de 2018, eram realizados durante a madrugada, ocasião em que os criminosos faziam buracos nas paredes para entrar nos estabelecimentos. Nas ações criminosas, foram subtraídos vários aparelhos eletrônicos, entre eles, centenas de celulares, televisores e eletrodomésticos, avaliados em mais de R$ 350 mil.

“O inquérito policial foi instaurado e através de minuciosas diligências foi possível verificar que os furtos eram cometidos sempre da mesma forma. Com a análise de imagens, checagens de veículos, oitivas formalizadas, relatórios policiais e demais elementos contidos nos autos, chegamos aos indícios que comprovam o envolvimento dos sete suspeitos identificados”, destacou Afonso.

Diante das evidências, o delegado representou pelos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra  os integrantes da associação criminosa, sendo deferidas 12 ordens judicias (6 mandados de prisão e 6 de buscas) pela 4ª Vara Criminal de Várzea Grande, que foram cumpridas na operação da Derf-VG.

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Na ação, além  do cumprimento as ordens de prisão contra os suspeitos,Eduardo Gonçalo dos Santos, Alexandre de Queiroz e Evandro Fernando de França Dias, foram apreendidos diversos aparelhos celulares, possivelmente produto dos roubos, que passarão por perícia.

“É de suma importância as prisões, bem como a identificação das autorias dos suspeitos, os quais possuem diversas passagens policiais, deram grandes prejuízos a estabelecimentos comerciais de Várzea Grande e tinham como meio de vida a prática de todo tipo de ilícitos”, destacou o delegado.

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Seplag implanta novos processos administrativos no Sigadoc

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A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) implanta a partir desta sexta-feira (23) seis novos processos administrativos no Sistema Integrado da Gestão Administrativa Documental (Sigadoc).

A medida tem como objetivo ampliar o uso do Sigadoc na administração pública, dar celeridade aos processos administrativos recebidos de órgãos externos, permitindo resposta em tempo hábil e contribuir para melhoria da transparência.

A partir de agora os processos de comunicação de renúncia de recurso, encaminhamento de pedido, informação ou indicação legislativa; comunicação, informação ou envio de documento sem pedido de providências; solicitação de providências, informações ou documentos de órgãos externos; solicitação de cessão de bem ou patrimônio público; encaminhamento de notificação judicial ou do Ministério Público; e convite, convocação ou comunicação de evento (não legislativo) serão feitos exclusivamente através do sistema.

Para efetivar a utilização da ferramenta, a Secretaria Adjunta de Patrimônio e Serviços, realizou um treinamento online nesta quinta-feira (22) com os servidores integrantes das unidades de direção e assessoramento superior para mostrar os principais documentos e seus fluxos que estarão ligados diretamente aos gabinetes das secretarias. Também serão disponibilizados no site da Seplag vídeos orientativos sobre o cadastramento e fluxo desses novos documentos e processos.

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Conforme a secretária adjunta de Patrimônio e Serviços, Karollyne Martimiano, a implementação de novos documentos no Sigadoc garantirá maior celeridade aos processos administrativos e reduzirá o uso de papel. “Um dos nossos principais objetivos é ser eficiente em todas as áreas de atuação. Com a implementação desses novos procedimentos minimizaremos custos com impressões e contribuiremos diretamente com a sustentabilidade do meio ambiente”.

A ferramenta Sigadoc faz parte dos eixos Simplifica MT e Transparência Pública do programa Mais MT. Ela visa eliminar o uso de papel, otimizar recursos e digitalizar processos na administração pública.

Com a ferramenta é possível fazer a produção, gestão, tramitação, armazenamento, preservação, segurança e acesso a documentos e informações arquivísticas em ambiente digital de gestão documental, ou seja, é o sistema oficial do governo para gestão de documentos digitais.

Auditoria e controle

Desde o último dia 15 a Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) passou a receber processos e documentos relacionados às atividades de auditoria e controle exclusivamente pelo Sigadoc.

Desde então os processos previdenciários, de admissão e contratação temporária de pessoal e de tomada de contas especiais deixaram de ser recebidos no protocolo físico.

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Os processos e documentos relativos às atividades de ouvidoria e transparência também já estão em tramitação pelo sistema, tanto entre os setores da Controladoria quanto entre a CGE e os órgãos estaduais.   

O envio de processos relativos a denúncias registradas na Rede de Ouvidorias do Estado aos secretários de estado, por exemplo, para conhecimento e providências, está sendo feito somente pelo sistema eletrônico.

Para a inserção dos produtos no sistema, a CGE criou grupo de trabalho interno envolvendo representantes de diversos setores e contou a supervisão Seplag, responsável pelo desenvolvimento e administração do sistema.

Fonte: GOV MT

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Mato Grosso

Governador entrega cestas básicas para municípios da Região do Araguaia

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O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, tem feito pessoalmente entrega de cestas básicas do programa “Vem Ser Mais Solidário” para famílias que vivem em extrema vulnerabilidade do interior do Estado. Acompanhado de uma comitiva de lideranças políticas, Mendes está percorrendo 13 municípios da Região Araguaia para entregar e vistoriar diversas obras de pavimentação, restauração e pontes, além de dar ordem de serviço para novas obras e promover ações em parceria com os prefeitos.

Durante as visitas, o governador realiza a entrega simbólica de cestas básicas destinadas para os municípios. No total, serão entregues 84 mil kits de alimentos, de limpeza e de higiene pessoal para todos os municípios mato-grossenses. As cestas são retiradas em Cuiabá, de acordo com cronograma estabelecido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).

Mendes destacou o papel do poder público em atender a população. “Nós não podemos ser um Estado que tem muito riqueza e ter gente passando fome. Nós temos que cumprir esse papel. O Governo faz hoje um grande programa. É o maior investimento social já feito pelo estado de Mato Grosso. Quero agradecer todos aqueles parceiros que estão nos ajudando, Assembleia, bancada federal e todos os mato-grossenses que têm ajudado a reconstruir essa história bonita do nosso Estado”, pontuou.

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O prefeito de Alto Araguaia, Gustavo Anicézio, agradeceu pelas cestas básicas recebidas, que serão distribuídas às famílias carentes do município. “Quero agradecer ao governador, em nome de todas as comunidades de Alto Araguaia, a primeira-dama, Virginia Mendes, e também a Rosamaria Carvalho, secretária de Assistência Social do Estado de Mato Grosso, por nos ajudar”.

Priscila Dourado, primeira-dama do município de Alto Araguaia, destacou a atuação do Estado na assistência Social. “O sentimento é de gratidão do povo araguaense. Em especial à primeira-dama, Virginia Mendes, e a secretária Rosamaria, por representar muito bem a Assistência Social do Estado. Não só Alto Araguaia, mas os 141 municípios de Mato Grosso vêm sendo assistido de uma forma diferenciada, de uma forma especial dentro da assistência social”.

Ela lembrou que essa não é a primeira doação de cestas básicas feita pelo Estado. “Desde o ano passado nossas famílias vêm sendo assistidas pelo Governo do Estado. Estamos muito alegres por estar recebendo novamente. As doações são voltadas para atender aquelas famílias que estão mais precisando, de acordo com o impacto da pandemia”.

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Fonte: GOV MT

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