conecte-se conosco


Policial

Polícia Civil realiza ações de prevenção e combate a crimes contra idosos durante mês de outubro

Publicados

em


Assessoria/Polícia Civil-MT

A Polícia Civil, através da Delegacia Especializada de Delitos Contra a Pessoa Idosa (DEDCPI) de Cuiabá, deu início nesta sexta-feira (01.10), a operação Vetus 2 para combate a crimes  de violência contra o idoso. A operação foi deflagrada em alusão ao Dia Nacional do Idoso comemorado na data de 1º de outubro e durante todo o mês serão realizadas ações de prevenção e combate aos delitos contra a pessoa idosa.

A primeira fase da operação Vetus ocorreu em 2020, com a coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), sendo um grande sucesso, com ações desencadeadas nos 26 estados do país.

Atualmente, somente na Delegacia Especializada de Delitos Contra a Pessoa Idosa de Cuiabá existem 684 inquéritos policiais instaurados, 99 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) e 221 Autos de Investigação Preliminar, relacionados a crimes cometidos contra pessoas idosas.

O delegado titular da DEDCPI, Vitor Chab Domingues, recebeu na terça-feira (29), o presidente do Conselho Estadual do Idoso e membros da Secretaria de Assistência Social para tratar de ações que serão realizadas durante todo o mês de outubro, em que será comemorado o mês do idoso.

Veja Também:  Integrante de facção criminosa envolvido em roubo em Taboporã é preso pela Polícia Civil após oito meses foragido

Segundo o delegado, a ideia é fortalecer a rede de proteção aos idosos junto aos demais órgãos, contribuindo assim para o fluxograma de atendimento à pessoa idosa. Além da atuação do DEDCPI, Conselho do Idoso e Secretaria de Assistência Social, as ações contarão com apoio do Procon Estadual e Delegacia Especializada de defesa do Consumidor (Decon).

“Durante todo o mês, os órgãos de defesa do idoso estarão reunidos para realização de palestras no interior do estado e em centros de convivências de idosos para orientá-los, principalmente sobre golpes, empréstimos compulsórios e outros crimes que eles possam ser vítimas”, disse o delegado.

Fonte: PJC MT

Comentários Facebook
Propaganda

Policial

Polícia Civil traficante com diversas porções de entorpecentes no bairro Jardim Leblon em Cuiabá

Publicados

em


Assessoria/Polícia Civil-MT

Um traficante que comandava um ponto de venda de drogas no bairro Jardim Leblon em Cuiabá foi preso em flagrante pela Polícia Civil, na quinta-feira (22.10), em mais um trabalho da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE).

O suspeito de 34 anos foi flagrado com grande quantidade de entorpecentes, entre maconha e pasta base de cocaína e foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. A ação que resultou na prisão do suspeito foi deflagrada para cumprimento de mandado de busca e apreensão domiciliar deferido pela 13ª Vara Criminal de Cuiabá.

No local, os policiais foram recebidos pelo investigado que de pronto confessou estar em posse de materiais ilícitos em seu quarto. Em buscas no local, os policiais encontraram várias sacolas com dois tabletes de maconha e diversas porções de pasta base de cocaína.

Na casa, também foram apreendidos apetrechos utilizados para embalo da droga, duas balanças de precisão e R$ 630 em dinheiro. Diante dos fatos, o suspeito foi conduzido à DRE, onde após ser interrogado foi autuado em flagrante por tráfico de drogas.

Veja Também:  Batalhão Ambiental e Sema resgatam tartarugas encontradas em sacolas no Rio das Mortes

Fonte: PJC MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

O que você precisa saber para se tornar um policial ambiental

Publicados

em


Nesta sexta-feira (22.10), o podcast oficial da Polícia Militar de Mato Grosso, o PMCAST, entrevista o tenente-coronel Fagner Augusto do Nascimento, comandante do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental, que completou 38 anos de criação na última quarta-feira.

O comandante fala sobre o perfil vocacional do policial ambiental, bem como os desafios da unidade da PM.  O episódio aborda ainda o 4º curso de Policiamento Ambiental, que começou na última segunda-feira (18.10) com uma palestra do desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, José Zuquim Nogueira, no auditório da Controladoria-Geral do Estado (CGE), no Centro Político Administrativo, em Cuiabá. 

O curso já capacitou quase 100 policiais militares ao longo de suas três edições anteriores. Ao todo, 36 policiais do Estado de Mato Grosso e da Paraíba vão participar da capacitação, que terá duração de oito semanas e será ministrada pelo Batalhão da Polícia Militar de Proteção Ambiental.

Quer saber mais? 

Acesse o episódio exclusivo da entrevista nas principais plataformas de áudio gratuitamente. Basta acessar os links abaixo e seguir o PMCAST:

Veja Também:  PM apreende 125 tabletes de maconha avaliada em R$ 200 mil em Sinop

Spotify:  

Fonte: PM MT

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA ATÉ O MOMENTO A GESTÃO DR. DIVINO PREFEITO DE BARRA DO BUGRES ESTÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana