conecte-se conosco


Barra do Bugres e Região

Polícia Militar Ambiental de Barra do Bugres realiza visita a uisa e atesta suas práticas de sustentabilidade

Publicados

em

Em vista de verificar suas condições ambientais e operacionais, a uisa recebeu a visita da Polícia Ambiental de Barra do Bugres na última quarta-feira (16). No momento, estiveram presentes representando a uisa, o Gerente do Sistema de Gestão Integrado, Caetano Henrique Grossi, o Coordenador de Processos Agrícolas, Ailton Diego da Rosa e o Gerente de Operações da Azimute Segurança, Rafael Nakajima, que recepcionaram o comandante da Polícia Militar Ambiental de Barra do Bugres, o Subtenente Sinésio Francisco Moraes e o Soldado PM Lucas Junior dos Santos.

A Polícia Ambiental sediada em Barra do Bugres é responsável pela fiscalização ambiental no médio norte mato-grossense, realizando assídua e constante verificação das atividades em toda a região. No ato da vistoria foi apresentada a Licença de Operação da atividade e a Portaria nº 309 de 07 de julho de 2015, que outorga à uisa o direito de uso dos recursos hídricos para captações de água na Bacia do Paraguai.

Nesta época do ano é redobrada a atenção ao monitoramento contínuo das vazões captadas. Em consequência, a companhia estabelece comunicação regular com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) através do envio de relatórios mensais.

“Para minimizar os efeitos da atual estiagem que assola o Estado de Mato Grosso, a uisa já havia suspendido a captação de água para irrigação da cultura da cana-de-açúcar durante o período do dia. Porém, com o agravamento da seca e certos do compromisso que temos com a sustentabilidade de nossas comunidades, a uisa suspendeu totalmente a captação de água no Rio Bracinho.”, destaca o Gerente do Sistema de Gestão Integrado, Caetano Henrique Grossi.

Veja Também:  APAE divulga resultado do sorteio da Abelhinha da Sorte

Atualmente, 100% da água do processo industrial é mantida em circuito fechado, minimizando o consumo de recursos hídricos e a geração de efluentes. A companhia realiza continuamente o monitoramento da qualidade das águas superficiais e subterrâneas da região. São efetuadas coletas de amostras de águas superficiais dos rios, córregos e lagoas para a avaliação da sua qualidade através de parâmetros químicos, físicos e biológicos. De acordo com o Índice de Qualidade das Águas (IQA), a qualidade dos nossos recursos hídricos é classificada como ótima ou boa.

A sustentabilidade, além de uma estratégia de negócios, é matriz das atividades da companhia. São inúmeras as ações socioambientais e de desenvolvimento sustentável, que conferem a companhia as excelentes práticas em respeito à legislação ambiental, com destaque para a preservação e conservação da flora e fauna local em todos os sites agroindustriais. A

companhia conta com um Viveiro Florestal que produz mudas nativas e frutíferas que são distribuídas para prefeituras, entidades e para as comunidades do entorno. Em cumprimento à sua Política e preocupada em proteger e melhorar os seus processos, a uisa desenvolve diversos projetos socioambientais.

Reconhecida nacionalmente pelas certificações ISO 9001, ISO 14001, FSSC 22000, Kosher e Bonsucro. A companhia também conquistou este ano a certificação RenovaBio, cooperando com a redução das emissões de CO2 na matriz energética do país.

Veja Também:  Obras na MT-343 entre Porto Estrela e Barra do Bugres serão concluídas até mês de junho, diz empreiteira

Em seu Plano de Gerenciamento Ambiental, a uisa identifica os aspectos e impactos socioambientais da organização, aplicáveis às atividades, produtos e serviços que possam ser controlados ou influenciados respeitando os direitos dos trabalhadores, povos indígenas e comunidade, promovendo um ambiente participativo com diversidade, segurança e engajamento dos stakeholders.

Segundo Caetano, além do rigoroso controle das práticas internas, melhoramento da qualidade de seus produtos e a utilização de alternativas sustentáveis que possam eliminar qualquer impacto causado por seus processos produtivos, a companhia objetiva o desenvolvimento socioambiental com seu público interno e toda a comunidade de sua área de atuação.

A uisa realiza também a ação de revitalização de 246 nascentes presentes nas Áreas de Preservação Permanente (APP) em torno das nascentes dos corpos hídricos localizados em suas propriedades rurais.

“A companhia direciona suas ações com foco na transparência e cumprimento das regulamentações visando contribuir no desenvolvimento sustentável do estado de Mato Grosso.”, destaca o Gerente.

SOBRE A UISA:

Em seus 40 anos de história, a uisa atua na geração de bioenergia, produção de etanol hidratado e anidro e açúcares cristal, refinado e triturado. Localizada em Nova Olímpia – Mato Grosso, a usina tem como mercado vocacional as regiões Centro-Oeste e Norte do país.

ALINE TEIXEIRA

 

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres MT

Comentários Facebook
Propaganda

Barra do Bugres

Sicredi Sudoeste MT/PA mobiliza associados e sociedade para arrecadação de alimentos

Publicados

em

Donativos serão entregues a famílias carentes que vivem em 33 municípios da área de atuação da cooperativa nos dois estados

Comemorado anualmente no 1° sábado de julho, o Dia de Cooperar (Dia C) – um dos maiores programas de voluntariado do Brasil – movimenta as cooperativas de todo o País. Desde 2019, as ações dedicadas a esta iniciativa passaram a ocorrer ao longo de todo o ano, em vez de um único dia, o que comprova mais uma vez o interesse genuíno do cooperativismo pela comunidade e seu bem-estar. Este ano, a principal ação realizada pela Sicredi Sudoeste MT/PA é a arrecadação de alimentos não perecíveis, e começa com 10 toneladas, doadas pela cooperativa.

Desde 1° de junho, associados da cooperativa, empresas e a sociedade em geral podem fazer suas doações em qualquer uma das 41 agências da Sicredi Sudoeste MT/PA, localizadas nos municípios de Arenápolis, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Tangará da Serra, Barra do Bugres, Sapezal, Campos de Júlio, Campo Novo do Parecis, Cáceres, Mirassol D’Oeste, Porto Esperidião, Santo Afonso, Glória D’Oeste, Curvelândia, Cristo Rei, Varzea Grande, Denise, Poconé e Porto Estrela, no território mato-grossense; ou em Redenção, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Marabá, Xinguara, Rio Maria, Tucumã, Ourilândia do Norte, Santana do Araguaia, Dom Eliseu, Rondon do Pará, Tomé-Açu, Abel Figueiredo e Ulianópolis, no território paraense.

As doações serão recolhidas até 30 de junho. Além das agências do Sicredi, a iniciativa conta com outros pontos de coleta parceiros, cujos endereços podem ser acessados nas redes sociais da cooperativa (@sicredisudoestsemtpara). Os alimentos arrecadados serão destinados às famílias carentes das regiões onde a cooperativa atua. “Mais uma vez nossa ação de voluntariado para o Dia C visa a contribuição com a comunidade, um dos princípios do cooperativismo de crédito, para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Promovemos esta ação com muito otimismo e esperamos arrecadar muitas toneladas de alimentos”, afirma o presidente da cooperativa Sicredi Sudoeste MT/PA, Antonio Geraldo Wrobel,

Dia de Cooperar

Promovida pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a data é uma comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo, com atividades realizadas por voluntários nas áreas de saúde, lazer, educação e meio ambiente para transformar realidades.  As iniciativas do Dia C estão alinhadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O Dia C nasceu em 2009, em Minas Gerais, e logo ganhou a adesão de cooperativas de todo o território nacional. Segundo a OCB/MT, as cooperativas de Mato Grosso fazem parte desse movimento desde 2013. Desde 2019, o conceito do programa mudou e, em vez de as ações se concentrarem em uma única data, passaram a ser realizadas ao longo do ano. 

Sobre a Cooperativa

 

A Cooperativa Sicredi Sudoeste MT/PA foi fundada 31 de março de 1989 em Tangará da Serra por 47 agropecuarista, na época com nome de Credioeste. Hoje, prestes a completar 32 anos, a Cooperativa possui mais de 101 mil associados e 41 agências localizadas em 34 dos 97 municípios que fazem parte da área de atuação no Mato Grosso e Pará. 

Com uma gestão visionária e empreendedora vem crescendo exponencialmente nos últimos anos, chegando em 2020 a 2,8 bilhões em ativos, 2,7 bilhões em recursos totais e 1,9 bilhão de carteira de crédito. O Conselho de Administração é presidido pelo Sr Antonio Geraldo Wrobel, tendo o Sr José Flores como Vice-Presidente.

O propósito de construir juntos uma sociedade mais próspera é vivido diariamente por seus mais de 500 colaboradores que fazem do atendimento um relacionamento próximo ao associados.

 

Sobre o Sicredi

 

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 24 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

 

*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube

 

O Sicredi Centro Norte, que abrange os estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia, Acre e Amazonas, tem mais de 600 mil associados, com 202 agências em 154 municípios.

Comentários Facebook
Veja Também:  PM de Nova Olímpia deteve duas pessoas por porte ilegal de arma de fogo
Continue lendo

Barra do Bugres

Números de pessoas já vacinados em  Barra do Bugres

Publicados

em

Doses recebidas pelo município: 11.058

Total de doses aplicadas: 7.254

Primeira Dose 5.362

Segunda Dose 1.892

Profissionais de Saúde

Primeira Dose: 555

Segunda Dose: 551

População Idosa 90+

Primeira Dose: 73

Segunda Dose: 71

Pessoas com deficiência institucionalizada

Primeira Dose: 0

Segunda Dose: 0

População “Idosos institucionalizados”

Primeira Dose: 31

Segunda Dose: 30

População idosa 85 a 89

Primeira Dose: 112

Segunda Dose: 68

População idosa 80 a 84

Primeira Dose: 232

Segunda Dose: 219

População idosa 75 a 79

Primeira Dose: 312

Segunda Dose: 224

População Idosa 70 a 74

Primeira Dose: 665

Segunda Dose: 498

População Quilombolas

Primeira Dose: 169

Segunda Dose: 0

População 65 a 69 anos

Primeira Dose: 772

Segunda Dose: 202

Forças de Segurança e Salvamento

Primeira Dose: 86

Segunda Dose: 27

População 60 a 64 anos

Primeira Dose: 971

Segunda Dose: 2

Pessoas privadas de liberdades

Primeira Dose: 5

Segunda Dose: 0

Pessoas com comorbidades 1º fase

Primeira Dose: 1045

Segunda Dose: 0

Pessoas com deficiência Permanente

Primeira Dose: 124

Segunda Dose: 0

Profissionais da Educação

Primeira Dose: 210

Segunda Dose: 0

Fonte: https://www.barradobugres.mt.gov.br/Covid-19/Vacinometro/

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres – MT

Comentários Facebook
Veja Também:  Morre dona Sebastiana Uapodonepá grande artesã Umutina
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

"2021" QUAIS SÃO AS SUAS EXPECTATIVAS PARA ESTE ANO QUE SE INICIA

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana