conecte-se conosco


Barra do Bugres e Região

Polícia Militar Ambiental de Barra do Bugres realiza visita a uisa e atesta suas práticas de sustentabilidade

Publicados

em

Em vista de verificar suas condições ambientais e operacionais, a uisa recebeu a visita da Polícia Ambiental de Barra do Bugres na última quarta-feira (16). No momento, estiveram presentes representando a uisa, o Gerente do Sistema de Gestão Integrado, Caetano Henrique Grossi, o Coordenador de Processos Agrícolas, Ailton Diego da Rosa e o Gerente de Operações da Azimute Segurança, Rafael Nakajima, que recepcionaram o comandante da Polícia Militar Ambiental de Barra do Bugres, o Subtenente Sinésio Francisco Moraes e o Soldado PM Lucas Junior dos Santos.

A Polícia Ambiental sediada em Barra do Bugres é responsável pela fiscalização ambiental no médio norte mato-grossense, realizando assídua e constante verificação das atividades em toda a região. No ato da vistoria foi apresentada a Licença de Operação da atividade e a Portaria nº 309 de 07 de julho de 2015, que outorga à uisa o direito de uso dos recursos hídricos para captações de água na Bacia do Paraguai.

Nesta época do ano é redobrada a atenção ao monitoramento contínuo das vazões captadas. Em consequência, a companhia estabelece comunicação regular com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) através do envio de relatórios mensais.

“Para minimizar os efeitos da atual estiagem que assola o Estado de Mato Grosso, a uisa já havia suspendido a captação de água para irrigação da cultura da cana-de-açúcar durante o período do dia. Porém, com o agravamento da seca e certos do compromisso que temos com a sustentabilidade de nossas comunidades, a uisa suspendeu totalmente a captação de água no Rio Bracinho.”, destaca o Gerente do Sistema de Gestão Integrado, Caetano Henrique Grossi.

Veja Também:  Vereador Nei visita a UCMMAT em busca de apoio para Barra do Bugres  

Atualmente, 100% da água do processo industrial é mantida em circuito fechado, minimizando o consumo de recursos hídricos e a geração de efluentes. A companhia realiza continuamente o monitoramento da qualidade das águas superficiais e subterrâneas da região. São efetuadas coletas de amostras de águas superficiais dos rios, córregos e lagoas para a avaliação da sua qualidade através de parâmetros químicos, físicos e biológicos. De acordo com o Índice de Qualidade das Águas (IQA), a qualidade dos nossos recursos hídricos é classificada como ótima ou boa.

A sustentabilidade, além de uma estratégia de negócios, é matriz das atividades da companhia. São inúmeras as ações socioambientais e de desenvolvimento sustentável, que conferem a companhia as excelentes práticas em respeito à legislação ambiental, com destaque para a preservação e conservação da flora e fauna local em todos os sites agroindustriais. A

companhia conta com um Viveiro Florestal que produz mudas nativas e frutíferas que são distribuídas para prefeituras, entidades e para as comunidades do entorno. Em cumprimento à sua Política e preocupada em proteger e melhorar os seus processos, a uisa desenvolve diversos projetos socioambientais.

Reconhecida nacionalmente pelas certificações ISO 9001, ISO 14001, FSSC 22000, Kosher e Bonsucro. A companhia também conquistou este ano a certificação RenovaBio, cooperando com a redução das emissões de CO2 na matriz energética do país.

Veja Também:  Vereadores de Barra do Bugres visitam a Secretaria de Obras

Em seu Plano de Gerenciamento Ambiental, a uisa identifica os aspectos e impactos socioambientais da organização, aplicáveis às atividades, produtos e serviços que possam ser controlados ou influenciados respeitando os direitos dos trabalhadores, povos indígenas e comunidade, promovendo um ambiente participativo com diversidade, segurança e engajamento dos stakeholders.

Segundo Caetano, além do rigoroso controle das práticas internas, melhoramento da qualidade de seus produtos e a utilização de alternativas sustentáveis que possam eliminar qualquer impacto causado por seus processos produtivos, a companhia objetiva o desenvolvimento socioambiental com seu público interno e toda a comunidade de sua área de atuação.

A uisa realiza também a ação de revitalização de 246 nascentes presentes nas Áreas de Preservação Permanente (APP) em torno das nascentes dos corpos hídricos localizados em suas propriedades rurais.

“A companhia direciona suas ações com foco na transparência e cumprimento das regulamentações visando contribuir no desenvolvimento sustentável do estado de Mato Grosso.”, destaca o Gerente.

SOBRE A UISA:

Em seus 40 anos de história, a uisa atua na geração de bioenergia, produção de etanol hidratado e anidro e açúcares cristal, refinado e triturado. Localizada em Nova Olímpia – Mato Grosso, a usina tem como mercado vocacional as regiões Centro-Oeste e Norte do país.

ALINE TEIXEIRA

 

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres MT

Comentários Facebook
Propaganda

Barra do Bugres

Conheça as empresas que são destaque  na opinião pública em Barra do Bugres – MT

Publicados

em

Pesquisa foi realizada pela empresa Previlege, de Cascavel (PR), que pontuou 06 empresas como destaque

Já está mais que comprovado que, nos dias de hoje, informação é igual a poder. Sabendo disso, a empresa Previlege Pesquisas, com base em Cascavel (PR), atua há quatro anos com a produção de levantamentos de opinião pública em todo o território nacional, destacando e reconhecendo empresas que realizam atendimento diferenciado.

Entre os dias 01 a 05 de março a Previlege realizou pesquisa de opinião em Barra do Bugres – MT por amostragem estratégica de sexo, idade, escolaridade e bairro onde mora.

No total 745 pessoas responderam um questionário que contou com 06 empresas eleitas, com sede na cidade.

Barra do Bugres – MT

  1. Espaço de Beleza Milka Inácio
  2. COP Mais Barra Clínica Odontológica
  3. Barra News Portal de Notícias
  4. Barbearia Souza
  5. GA Corretor de Imóveis
  6. Fernando Silva Arquiteto e Urbanista

A pesquisa realizada pela Previlege ocorre anualmente e premia as empresas destaque em diversas cidades do Brasil. Mais informações podem ser consultadas em previlegepesquisas.com/sobre

Fonte: Assessoria 

Comentários Facebook
Veja Também:  O projeto continua, Barra Futsal na ativa em 2021
Continue lendo

Barra do Bugres

Júnior Chaveiro e moradores de comunidades reúnem com prefeito Dr. Divino

Publicados

em

Há alguns dias, o vereador Junior Chaveiro (PTB), em visita à região do Vão Grande encontrou junto aos moradores uma série de reclamações por melhorias no local. Ciente dos fatos e buscando sanar o mais rápido possível, entrou em contato com a equipe do Executivo e agendou uma reunião para abrir diálogo e sanar esses problemas. Na ocasião, estiveram presentes representantes da região do Vão Grande, comunidades Baixius, Camarinha e Morro Redondo, também líderes das comunidades Vaca Morta e Retiro.

Durante a reunião, todos os representantes puderam falar e contribuir. Izaltino Ferreira, o Bugrão, líder da comunidade Baixius disse que a conversa foi importante, pois foi possível dialogar sobre várias necessidades da região. Elvio Bernardino da Silva, da Comunidade Morro Redondo, ficou na expectativa de resolver o problema do poço artesiano. Lindalva Domingas da Silva comunidade Retiro, saiu confiante na solução da construção da ponte, deixando todos os anseios bem encaminhados.

Já o vereador Junior Chaveiro, destacou que o objetivo da reunião era discutir várias situações das comunidades, como a agricultura familiar, a perfuração do poço artesiano, trator e questões relacionadas a saúde, buscando melhorar o atendimento municipal nas comunidades localizadas na zona rural.

O Prefeito Municipal, Divino Henrique, destacou a importância da reunião enaltecendo o diálogo como um meio importante de crescimento e aproximação entre o município e a população.

Fonte: Assessoria

 

Veja Também:  Vereador Nei visita a UCMMAT em busca de apoio para Barra do Bugres  

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres – MT 

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

"2021" QUAIS SÃO AS SUAS EXPECTATIVAS PARA ESTE ANO QUE SE INICIA

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana