conecte-se conosco


Tecnologia

Por que jogos antigos ficam populares do nada? Resposta está na Twitch

Publicados

em


source
Twitch ajuda games a bombarem
Unsplash

Twitch ajuda games a bombarem

Já percebeu que alguns jogos antigos explodem em popularidade do nada? Isso aconteceu com Among Us, em 2020, com Rust, em 2021, e se repetiu mais recentemente com Project Zomboid, em 2022. E o que esses três games têm em comum? Todos só fizeram sucesso após pelo menos dois anos do lançamento original, sem que as desenvolvedoras levantassem um dedo para isso acontecer.

O segredo por trás do sucesso repentino desses três jogos é o mesmo: streamers da Twitch. Among Us, Rust e Project Zomboid chamaram a atenção dos jogadores assim que começaram a aparecer na plataforma da Amazon, em lives de canais com muitos seguidores — na faixa das milhões de pessoas.

Por motivos não muito claros, os criadores de conteúdo famosos resolveram dar uma chance para esses games que estavam, até então, esquecidos no churrasco. Em um piscar de olhos, os três jogos passaram a receber muita visibilidade orgânica, na melhor definição de hype.

Essa informação é comprovada pelos dados fornecidos pelo Steam Charts — que registra a quantidade de jogadores simultâneos em games do Steam — e pelo Twitch Tracker — responsável por quantificar a audiência em lives na Twitch. Quando comparamos os picos de popularidade entre as duas plataformas, vemos uma combinação quase exata.

Among Us alcançou o pico mais alto de todos

Lançado em junho de 2018, Among Us registrava, em média, 1 mil jogadores por mês nos dois primeiros anos de vida. Essa realidade começou a mudar a partir de julho de 2020, quando o game teve alta vertiginosa na quantidade de pessoas conectadas via Steam. O jogo de dedução chegou a ultrapassar GTA 5, ficando apenas atrás de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) e Dota 2.

Tudo começou com o streamer SR_Kaif, que jogava Among Us frequentemente em seu canal na Twitch com 136 mil seguidores, desde o início de 2020. Em maio, Singsing e AdmiralBulldog — com 600 mil e 700 mil seguidores, respectivamente — começaram a entrar na onda do jogo de dedução. Foi aí que o momento do hype creceu.

Segundo o Steam Charts, Among Us chegou ao ápice de sua popularidade em 31 agosto de 2020, quando teve pico de 438.524 jogadores conectados. Nessa mesma época, o game se tornou uma das atrações mais assistidas na Twitch — ultrapassando as 743 mil visualizações mensais —, graças à visibilidade gerada por streamers gigantes, como Sodapoppin, DrLupo, HasanAbi, Sweet_Anita, Ludwig, XQc, entre outros.

Veja Também:  Foto da Lua feita por celular da Samsung é falsa? Entenda a polêmica

Rust entrou na onda dos servidores online

Com Rust, a história foi bastante parecida. A única diferença é que o jogo de sobrevivência online da Facepunch Studios não era tão desconhecido quanto Among Us. Lançado em dezembro de 2013 em acesso antecipado no Steam, Rust estreou com 51 mil jogadores simultâneos e chegou a ter quase 100 mil pessoas online no final de 2020.

Na virada do ano para 2021, entre dezembro e janeiro, streamers grandes descobriram Rust e decidiram se aventurar no game. Na época, criadores de conteúdo como Shroud, XQc, Pokimane e Disgusted Toast se reuniram em um único servidor organizado pelo grupo Offline TV, e milhões de pessoas passaram a conhecer o título.

Foi nessa época que Rust registrou seu pico de popularidade na Twitch e no Steam. Em janeiro de 2021, as lives do game alcançaram mais de 1,3 milhão de pessoas. Já no Steam, mais de 220 mil jogadores se conectavam em simultâneo aos servidores do título mensalmente.

Project Zomboid ressurgiu após 9 anos

Project Zomboid é o exemplo mais recente de jogo antigo que renasceu dos mortos com a ajuda de streamers. Em comparação com Among Us e Rust, porém, o “The Sims de zumbis” foi o que mais demorou para decolar, levando nove anos para enfim ser reconhecido por mais pessoas do que a fiel comunidade de 7 mil usuários que acompanhavam o game mensalmente.

Leia Também

No caso de Project Zomboid, streamers como Sodapoppin, SovietWomble, Imaqtpie e Moonmoon começaram a jogar após o lançamento da Build 41, que introduziu um modo multiplayer ao game. Com possibilidades quase infinitas de interação entre pessoas, Project Zomboid se tornou uma espécie de GTA RP na Twitch, atraindo todos os tipos de audiência.

A ascensão de Project Zomboid começou entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022, quando o jogo passou de humildes 7 mil jogadores simultâneos para mais de 60 mil, rapidamente. Nessa época, o simulador ficou entre os 20 jogos mais populares do Steam.

Para ser mais específico, em janeiro de 2022, Project Zomboid alcançou o pico de 65 mil pessoas conectadas no Steam. Na Twitch, o ápice de audiência aconteceu no mês anterior, em dezembro de 2021, quando as lives do game foram assistidas por mais de 94 mil espectadores.

Nem só de streamers vive o hype pelo jogo

Apesar de atraírem muitas pessoas em suas lives, os streamers da Twitch não foram os únicos responsáveis pelo sucesso repentino de Among Us, Rust e Project Zomboid. Há ainda um outro fator importante que precisa ser considerado nessa equação: a acessibilidade.

Veja Também:  Novo app de Bolsonaro manda dados dos usuários para assessor de Carlos

Os três jogos são leves — Rust nem tanto, mas Among Us e Project Zomboid rodam em literalmente qualquer computador — e aparecem com frequência em promoções do Steam. Além disso, eles têm jogabilidade simples. Esses pontos facilitam muito a entrada de novos usuários.

Nos últimos dois anos, o mundo ainda tem enfrentado a pandemia da Covid-19. Em 2020, principalmente, muita gente buscou games multiplayer para se divertir com amigos sem sair de casa, e Among Us se beneficiou demais com isso. Inclusive, o sucesso do jogo de dedução foi o maior entre os três citados aqui.

Além de trancar pessoas em casa, a pandemia causou uma crise enorme no mercado de hardware. Devido à escassez de chips semicondutores, peças de computador, como placas de vídeo e processadores, ficaram muito caras. Com isso, pouquíssimas pessoas conseguem investir em um PC potente para rodar os jogos mais modernos.

É aí que entram games como Among Us, Rust e Project Zomboid. Graças aos requisitos mínimos bem modestos, mais pessoas conseguem rodá-los em máquinas básicas, como notebooks sem placa de vídeo dedicada. Por isso, para um jogo fazer sucesso, ser acessível é tão importante quanto ser divertido.

O hype é temporário e passa rápido

O sucesso repentino é importante para impulsionar jogos que ficam esquecidos por muito tempo. Porém, há um problema: o hype é sempre temporário. Among Us, Rust e Project Zomboid tiveram seus 15 minutos de fama por algum tempo, até se tornaram estáveis novamente nos gráficos de audiência.

Apesar de perderem tração após alguns meses, os três jogos ainda continuam mais populares do que antes de atingirem seus picos de jogadores simultâneos. Nesse momento, as desenvolvedoras precisam agir e lançar novos conteúdos para manter a comunidade ativa.

Para este ano, ainda há tempo de mais um jogo antigo ressurgir das cinzas. Qual será? Depende da boa vontade dos streamers, os quais estão muito ocupados com o MMORPG Lost Ark.

Comentários Facebook
Propaganda

Tecnologia

Meta, Google e OpenAI firmam compromisso por IA mais responsável

Publicados

em

OpenAI, dona do ChatGPT, é uma das empresas que assinou compromisso com governo dos EUA
Unsplash/Rolf van Root

OpenAI, dona do ChatGPT, é uma das empresas que assinou compromisso com governo dos EUA

As sete principais empresas de inteligência artificial (AI) dos Estados Unidos concordaram nesta sexta-feira (21) em adotar uma série de medidas para desenvolver seus sistemas de forma mais responsável. O acordo foi realizado entre as companhias e o governo dos Estados Unidos.

Dentre os compromissos aceitos pela Amazon, Anthropic, Google, Inflection, Meta, Microsoft e OpenAI, estão investimentos em cibersegurança, realização de testes envolvendo aspectos de discriminação nos sistemas de IA antes de seus lançamentos, e um novo sistema de marca d’água em conteúdos gerados por IA.

Este último compromisso é uma forma das empresas sinalizarem que um texto, áudio, vídeo ou foto foi gerado por uma inteligência artificial, evitando que usuários acreditem, por exemplo, em deepfakes. As empresas ainda trabalham para implementar as novidades.

Por se tratar de um compromisso voluntário, a medida não é considerada uma regulação das empresas de IA, já que não há consequências para o descumprimento das promessas.

Veja Também:  Google Maps vai mostrar valor de pedágio e calcular preço da rota

Em paralelo à medida do governo, o Congresso dos EUA estuda propor uma lei para regulamentar sistemas de IA.

No Brasil, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresentou no início de maio um projeto de lei para regulamentar sistemas de inteligência artificial. Por enquanto, a matéria ainda não tem data para ser votada.

Fonte: Tecnologia

Comentários Facebook
Continue lendo

Tecnologia

Google testa inteligência artificial para escrever notícias; entenda

Publicados

em

Google testa inteligência artificial para escrever notícias; confira
Unsplash

Google testa inteligência artificial para escrever notícias; confira

O Google está atualmente desenvolvendo uma ferramenta de IA generativa, projetada para auxiliar jornalistas em seu trabalho. Denominada “Genesis”, a plataforma tem como objetivo absorver informações detalhadas sobre eventos recentes e produzir notícias.

Segundo uma reportagem do The New York Times, o Google fez uma apresentação da ferramenta Genesis para executivos de alguns dos principais jornais dos Estados Unidos, incluindo o próprio NYT, o The Washington Post e a News Corp, empresa detentora do The Wall Street Journal. A apresentação revelou detalhes sobre o funcionamento da ferramenta de IA generativa voltada para auxiliar jornalistas em suas atividades.

Representante do Google, Jean Crider afirmou que “estamos em estágios iniciais de ideias para fornecer ferramentas de IA que auxiliem os jornalistas em seus trabalhos”, enfatizando a intenção de estabelecer parcerias com editores de notícias no desenvolvimento da iniciativa.

De acordo com pessoas que estiveram presentes na apresentação, o Google tem a convicção de que a IA poderá atuar como uma assistente no trabalho de jornalistas, automatizando o processo de produção de notícias.

Veja Também:  Whatsapp anuncia chamadas para oito pessoas

Contudo, nem todos ficaram completamente convencidos com a abordagem do Google. Alguns executivos, que preferiram manter o anonimato, revelaram ao New York Times que a proposta da IA desvaloriza os esforços dos profissionais da área em termos de apuração e produção de notícias.

Atualmente, alguns veículos de comunicação já estão empregando Inteligências Artificiais generativas para criar conteúdo, porém, as publicações de notícias têm sido cautelosas em sua adoção, principalmente devido a preocupações relacionadas à tendência da tecnologia de gerar informações factualmente incorretas.

Pesquisa feita por cientistas que atuam em Stanford e Berkeley revelou que os modelos de linguagem desenvolvidos pela OpenAI apresentaram alterações significativas em seu desempenho ao longo de alguns meses.

Os pesquisadores constataram que a precisão das respostas geradas pareceu diminuir com o passar do tempo, corroborando os relatos de usuários sobre as versões mais recentes do software apresentando uma aparente “queda de inteligência”. Usuários têm relatado há mais de um mês a percepção de uma queda na qualidade da plataforma.

Veja Também:  Game Pass de julho traz Watch Dogs 2, As Dusk Falls e mais

O Google liberou semana passada o acesso ao Bard no Brasil . A ferramenta, que concorre diretamente com o ChatGPT, está disponível em 40 idiomas, incluindo o português brasileiro.

O Bard funciona de forma bastante similar ao ChatGPT, conseguindo responder perguntas, resumir textos, dar ideias sobre diversos assuntos, escrever e-mails e muito mais.

Fonte: Tecnologia

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA A GESTÃO AZENILDA PEREIRA SERÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana