conecte-se conosco


Policial

Principais crimes e práticas de proteção são abordados em seminário nacional de violência contra idosos

Publicados

em

A Polícia Civil de Mato Grosso ganhou destaque nacional no Seminário sobre Violência Contra a Pessoa Idosa, promovido, na quarta-feira (15.06) pelo Ministério da Mulher Família e Direitos Humanos e Ministério da Justiça e Segurança Pública, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

A data, celebrada anualmente em 15 de junho, foi instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS), no ano de 2006, buscando mudar índices de violência contra a pessoa idosa, garantindo aos idosos respeito e proteção.

O delegado, Vitor Chab Domingues, titular da Delegacia Especializada de Delitos Contra a Pessoa Idosa (DEDCPI) foi escolhido dentre os delegados dos 26 estados do país e Distrito Federal, para falar sobre o tema violência contra o idoso, principais crimes e práticas de proteção à pessoa idosa.

Durante o evento transmitido pelo YouTube, o delegado falou sobre políticas públicas e a rede de proteção à pessoa idosa, e parceiros como Ministério Público, Poder Judiciário, Secretarias Municipal e Estadual de Assistência Social, CREAS, CRAS, Conselhos Municipal e Estadual do Idoso.

Veja Também:  Polícia Civil prende empresário do ramo de joalheria por furto qualificado e lavagem de dinheiro

Vitor Chab destacou que na maioria dos casos de violência contra a pessoa idosa ocorrem no seio familiar, e que ao contrário do que muitas pessoas pensam, a violência física não é o maior índice de ocorrência, sendo a violência social, psicológica, emocional e patrimonial as que mais são praticadas.

“Em Cuiabá, 75% dos casos registrados são cometidos por familiares dos idosos, sendo a violência patrimonial a que mais cresce em número de ocorrências, dentre elas a apropriação indébita e o crime de apropriação de cartão magnético”, explicou o delegado.

Para o delegado, representar a Polícia Civil de Mato Grosso em um evento nacional em uma data tão importante mostra o crescimento da instituição e do estado na proteção ao idoso e ao combate à violência contra a pessoa idosa. “O idoso é o jovem que deu certo. Desta forma, temos que garantir a sua proteção e mudar a realidade da violência contra a pessoa idosa, que tem aumentado em todo o país”, disse o delegado.

Fonte: PJC MT

Comentários Facebook
Propaganda

Policial

Vem aí o FETRAN 2024: Educação, Arte e Diversão no Trânsito!

Publicados

em

No próximo dia 18 de abril, terão início as inscrições para a 19ª edição do Festival Estudantil Temático de Trânsito (FETRAN) 2024 em Mato Grosso.

Este evento, promovido pela Superintendência da Polícia Rodoviária Federal no estado (SPRF/MT), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC/MT), o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/MT), a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL/MT), além de prefeituras municipais e diversos outros parceiros, tem como objetivo principal sensibilizar e conscientizar o público estudantil sobre a importância do comportamento correto no trânsito.

O FETRAN utiliza o teatro como uma poderosa ferramenta didática, visando formar cidadãos comprometidos com a segurança própria e a dos outros nas vias públicas, promovendo assim um convívio social mais harmonioso. Além disso, o festival busca fomentar a produção cultural e artística nas escolas, promovendo a educação para o trânsito com o compromisso de transformar atitudes para salvar vidas.

O festival será dividido em seis etapas, sendo cinco regionais e uma estadual. Confira o calendário das etapas regionais do FETRAN 2024 em Mato Grosso:

Veja Também:  Polícia Civil prende empresário do ramo de joalheria por furto qualificado e lavagem de dinheiro

Etapa Aricá Mirim: Campo Verde, de 03/06 a 07/06/24
Etapa Araguaia: Primavera do Leste, de 17/06 a 21/06/24
Etapa Guaporé: Campo Novo do Parecis, de 12/08 a 21/08/24
Etapa Várzea Grande: Várzea Grande, de 26/08 a 30/08/24
Etapa Teles Pires: Sorriso, de 23/09 a 26/09/24

Os vencedores de cada uma dessas etapas regionais terão a oportunidade de competir na etapa estadual, que será realizada em Cuiabá, no Cine Teatro Cuiabá, de 23 a 26 de setembro de 2024.

As inscrições para o FETRAN 2024 podem ser feitas através do site oficial do evento, www.fetran.com.br, dos dias 18 de abril a 25 de maio de 2024.

Estudantes e escolas interessados em participar deste importante festival educativo e cultural têm a chance de contribuir ativamente para a construção de um trânsito mais seguro e consciente.

Fonte: PRF – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Polícia Militar prende suspeito por estupro de vulnerável contra duas irmãs de 5 anos

Publicados

em

Policiais militares do 5º Batalhão prenderam, na madrugada desta quarta-feira (17.04), suspeito por estupro de vulnerável contra duas irmãs de apenas cinco anos, no bairro Jardim Liberdade, no município de Rondonópolis (220 km de Cuiabá). O homem seria o namorado da mãe das vítimas. 

De acordo com o boletim de ocorrência, por volta das 17 horas, os policiais foram acionados por duas conselheiras tutelares para se deslocar até uma escola infantil. As testemunhas relataram que as vítimas reclamaram para as professores sobre dores nas partes íntimas. A mãe das meninas também foi acionada e informou que elas nunca se queixaram da situação. 

As meninas contaram que o suspeito seria o tio delas, o então namorado da mãe, que seria a única pessoa a ter maior contato com as vítimas. As equipes se deslocaram até a casa do suspeito, uma kitnet que fica no mesmo bairro, na Rua Solange R. Lima, no entanto o homem não foi localizado.

Veja Também:  Polícia Civil apreende 35 tabletes da maconha e prende um suspeito em Itaúba

As crianças foram encaminhadas para uma uma unidade de Pronto-Atendimento Infantil. Uma equipe médico informou que elas apresentavam hematomas vistos a olho nu nas partes íntimas. 

Mais tarde, ainda em buscas pelo suspeito, por volta da meia-noite, as equipes retornaram até a casa do homem, que foi detido em flagrante. A mãe das meninas também foi levada para prestar esclarecimentos. Eles foram encaminhados à delegacia para registro do boletim de ocorrência e demais providências que o caso requer. 

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

Fonte: PM MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA A GESTÃO AZENILDA PEREIRA SERÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana