conecte-se conosco


Entretenimento

Produtor de Adele acusado de plagiar Martinho da Vila é fã de música brasileira

Publicados

em


source
Martinho da Vila acusa Adele de plágio
Reprodução/Instagram

Martinho da Vila acusa Adele de plágio


Um dos grandes produtores e compositores da música pop está envolvido numa polêmica com sotaque brasileiro. Ao lado da cantora britânica Adele, o americano Greg Kurstin foi acusado de plágio pelo sambista Toninho Geraes . O brasileiro alega que “Million years ago”, lançada por Adele em 2015, copia grande parte da melodia de “Mulheres”, samba imortalizado na voz de Martinho da Vila no álbum “Tá delícia, tá gostoso” (1995).

Kurstin é o produtor de “Million years ago” e divide a autoria da composição com Adele, tendo sido responsável direto pela melodia. E, além de admirador da nossa cultura, o americano tem amplo conhecimento sobre música brasileira, o que deixou claro recentemente, quando publicou no Twitter um registro em vídeo de “Coração vulgar”. O samba é interpretado em 1969 pelos então jovens Paulinho da Viola e Maria Bethânia.

Ele compartilhou o vídeo em março passado — um mês depois do advogado de Toninho Geraes, Fredímio Biasotto Trotta, enviar duas notificações extrajudiciais a Adele, à gravadora XL Recording, à Sony Music, e a Kurstin.

Em seu perfil na plataforma de streaming Spotify, Greg Kurstin publicou uma biografia na qual conta que se mudou para Nova York após o colegial, onde passou a estudar a música brasileira. Inclusive, Kurstin aprendeu a tocar berimbau. O texto diz que isso “influenciou grande parte do ecletismo que definiu sua carreira”.


Vencedor de oito Grammys, Greg Kurstin já trabalhou com nomes como com Paul McCartney, Pink, Sia e Foo Fighters.

Entenda o caso

Autor de sucessos de Agepê (“Me leva”, “Virou mania”), Zeca Pagodinho (“Seu balancê”, “Uma prova de amor”) e Diogo Nogueira (“Alma boêmia”, “Se a fila andar”), o sambista Toninho Geraes entrou numa disputa judicial internacional por causa de uma das suas composições mais conhecidas, “Mulheres”, imortalizada na voz de Martinho da Vila no álbum “Tá delícia, tá gostoso” (1995).

Veja Também:  Eduardo Costa leva calote de R$ 10 milhões em venda de mansão

Mineiro de Belo Horizonte radicado no Rio, Geraes está processando a cantora britânica Adele, alegando que “Million years ago”, lançada no álbum “25” (2015) é um plágio de “Mulheres”. O advogado do compositor, Fredímio Biasotto Trotta, enviou em fevereiro duas notificações extrajudiciais à cantora, à gravadora XL Recording, à Sony Music, e ao produtor e coautor da faixa, o americano Greg Kurstin — que já trabalhou com Paul McCartney, Pink e Foo Fighters, e desde 2006 forma o duo de indie pop The Bird and the Bee com Inara George.

Você viu?

Segundo Geraes, quem apontou as semelhanças entre as duas canções foi Misael da Hora, filho de Rildo Hora, autor do arranjo de “Mulheres” na gravação de Simone e figura carimbada nos créditos dos álbuns dos maiores sambistas do país.

— Um dia encontrei o Misael em Copacabana e dei uma carona para ele até Ipanema, e ele me disse que ia mesmo me ligar para perguntar se eu já tinha ouvido essa música da Adele. Disse que não, e ele contou que, quando ouviu, achou até que era uma versão de “Mulheres” — conta Geraes. — Quando ouvi fiquei assustado, até o arranjo de piano do Rildo foi copiado. Pensei muito até procurar o dr. Fredímio, que além de advogado também tem formação musical, e viu que caracterizava plágio.

Na ação, o advogado contabilizou 88 compassos idênticos, similares ou com pequenas variações entre as duas canções, além de trechos da introdução, refrão e o final da música. Após o primeiro contato com as partes acusadas, houve retorno apenas da Sony brasileira, alegando que “esse assunto está atualmente nas mãos da XL Recordings e da própria Adele, já que a Sony Music era apenas distribuidora desse fonograma no Brasil, cujo contrato, inclusive, já está expirado”. O advogado decidiu tornar o processo público, diante da ausência de respostas das partes acusadas. Trotta deve entrar com a ação contra a cantora, a XL Recording e Kurstin em Londres, possivelmente no início de outubro, quando laudos feitos por músicos e maestros ficarão prontos.

Veja Também:  Esposa de Cid Moreira fala sobre acusações de cárcere privado: "Ele decide tudo"

— Acredito que este seja um caso ainda mais evidente que o de Rod Stewart e Jorge Ben Jor ( o inglês admitiu “plágio inconsciente” do refrão de “Taj Mahal”, na música “Do ya think I’m sexy”, num acordo extrajudicial ). Neste caso, várias partes da música foram apenas passadas de um compasso de samba para o de uma balada pop — explica Trotta, que toca violão, teclado e integrou o grupo vocal Maite-Tchu, que se apresentou regularmente entre os anos 1980 e 1990.

A notificação também conta com 40 depoimentos colhidos como “teste do observador comum”, de forma a demonstrar com até um leigo em música consegue perceber o plágio, reforçando características mais evidentes de uma possível cópia.

Geraes, que também se projetou como cantor, em shows solo ou ao lado de parceiros, como Moacyr Luz, ressalta que “Mulheres” ganhou versões em francês e espanhol, aumentando a circulação da música fora do Brasil.

— A gente não consegue imaginar o que se passa nestes casos, se uma pessoa pensa: “Ah, é um cara lá do Brasil, não vai perceber”. Se fosse comigo, eu seria o primeiro a querer resolver a situação, mas essa conversa com a gente não aconteceu ainda.

Fonte: IG GENTE

Comentários Facebook
Propaganda

Entretenimento

Acusada de copiar Luísa Sonza, irmã de Whindersson lança clipe com Maria Lina

Publicados

em


source
Irmã de Whindersson grava clipe com ex-cunhada
Reprodução/Instagram

Irmã de Whindersson grava clipe com ex-cunhada


Irmã de Whindderson Nunes, Hagda Kerolayne lançou o clipe da sua música “Melhor Assim”, no fim da tarde desta sexta-feira (17), e contou com a participação especial de Maria Lina, ex-noiva de Whindersson Nunes. 

E o que o clipe da irmã de Whindersson já está dando o que falar na web. A cantora foi acusada de copiar Luísa Sonza, ex-mulher do humorista. Em seu perfil no Instagram, Maria Lina comentou a relação com a ex-cunhada e negou ter ajudado na composição da canção. 

“Só pra deixar algumas coisas claras, a Hagda me chamou pra participar do clipe porque seria o primeiro clipe dela e sempre nos gostamos muito. Eu fui porque tenho muito carinho por ela. Não participei de nenhuma composição, apenas participei do clipe com vários outros amigos dela. Foi só isso que aconteceu”, disse Maria Lina.

A justificativa aconteceu depois de internautas acusarem Hagda Kerolayne de plagiar a música “Penhasco”, de Luísa Sonza, ex-mulher de Whindersson. Alguns fãs da diva pop também entenderam “Melhor Assim” como indireta para o que Sonza viveu com Whindersson.

Leia Também



Veja Também:  Lilia Cabral conta que voltou para a terapia por causa de medo da Covid-19


Hagda usou o Instagram para se pronunciar após o burburinho nas redes sociais. “Acordei com várias ligações. Várias mensagens, gente, o que está acontecendo? Não estou entendendo. Como diria a filósofa Melody, ‘fale bem, ou fale mal, mas fale de mim, eu não tenho culpa se você não é feliz'”, completou.

Veja clipe:


Fonte: IG GENTE

Comentários Facebook
Continue lendo

Entretenimento

Rafa Kalimann após tomar injeção no bumbum: “Dói, mas faz bem”

Publicados

em


source
Rafa Kalimann tomou injeção
Reprodução/Instagram

Rafa Kalimann tomou injeção

Quem tem medo de tomar injeção vai saber direitinho e até entender a agonia de Rafa Kalimann no início da madrugada desta sexta-feira (17). A apresentadora e atriz publicou uma série de vídeos no Instagram mostrando o drama que foi receber uma dose injetável de vitamina B12 no bumbum em sua casa.

Rafa enrolou, tentou fugir e até precisou do apoio da mãe, Genilda Fernandes, para abaixar o short e deixar o profissional da saúde aplicar o medicamento. “Dói, mas faz bem”, explicou a ex-BBB com cara de choro. Vale lembrar que a vitamina B12 injetável, ou hidroxocobalamina, é usada para tratar níveis baixos dessa vitamina no corpo que pode ocorrer por má nutrição, má absorção da vitamina pelo intestino, problemas no estômago ou infecções, por exemplos.

Veja Também:  Atores de "Verdades Secretas 2" têm aula com stripper profissional
Fonte: IG GENTE

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA ATÉ O MOMENTO A GESTÃO DR. DIVINO PREFEITO DE BARRA DO BUGRES ESTÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana