conecte-se conosco


Política MT

Programa de desenvolvimento da inteligência emocional pode ser incluído na grade escolar

Publicados

em


Foto: Marcos Lopes

Projeto de lei n° 641/21, apresentado no Plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), na última quarta-feira (11), pelo deputado estadual Paulo Araújo (Progressistas), dispõe sobre a promoção e o desenvolvimento da inteligência emocional como competência a ser trabalhada no currículo escolar das instituições de ensino do Estado de Mato Grosso. Na matéria proposta destaca-se que a inteligência emocional é a capacidade de identificar, compreender e gerenciar as emoções próprias e alheias.

“A intenção é aprimorar o processo educativo nas escolas, por meio do desenvolvimento do autoconhecimento e da inteligência emocional de professores e alunos. O que propomos é a avanço do rendimento escolar, com o aprimoramento das relações interpessoais”, disse Araújo.

De acordo com a proposta a meta é promover a melhoria da atenção, da memória, concentração, além de reduzir os níveis da ansiedade estresse impulsividade violência nas escolas bullying e combater a evasão escolar fomentar a compaixão a empatia a solidariedade nas escolas.

Além disso, a promoção e o desenvolvimento emocional têm como principal ação a realização de atividades escolares inclusive atividades extraclasse, a criação de questionamentos e estratégias que visem desenvolver competências emocionais no ambiente escolar.

Veja Também:  Deputado Moretto alcança 1.214 proposições e destaca avanço na região Oeste

Para o perito Sergio Giraldelli, pai de um participante do programa em uma rede de ensino privado, trata-se de algo importante para a melhoria da atenção, concentração e do desempenho cognitivo. “Acredito que será de suma importância que todas as escolas públicas ou privadas estejam inseridas no programa”, observou.

De acordo com a proposta, as atividades que visem à promoção e o desenvolvimento da inteligência emocional serão desenvolvidos diária ou semanalmente e cada instituição de ensino definirá suas técnicas e estratégias efetivas e tipos de atividades com o intuito de desenvolver esta competência tornando parte do processo ensino aprendizagem. Além disso, as ações e iniciativas poderão contar com a participação de empresas privadas e organização não governamental para que apoiem atividades extraclasses.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Propaganda

Política MT

Ulysses Moraes indica revitalização da Praça Popular, em Cuiabá

Publicados

em


Foto: Marcos Lopes

O deputado Ulysses Moraes apresentou a Indicação de nº 6069/202 à Secretaria de Obras Públicas do município de Cuiabá sobre a necessidade promover a revitalização da praça Eurico Gaspar Dutra, conhecida como Praça Popular, na região central da capital mato-grossense. A demanda chegou ao parlamentar através de vários moradores da região que pedem por melhorias na praça.

“A última reforma no local ocorreu no ano de 2017. Desde então, a praça encontra-se completamente abandonada, necessitando de recuperação dos bancos, canteiros, quadra e principalmente do parque infantil”, disse Moraes. 

Vale destacar que a praça encontra-se em região residencial, em Cuiabá rodeada de prédio com inúmeras famílias que utilizam o local como lazer para seus filhos. No entanto, há inúmeras queixas quanto ao atual estado da praça, como a situação dos brinquedos infantis enferrujados e sem manutenção, podendo gerar, inclusive, acidentes com as crianças que frequentam o local.

“Por isso, fizemos essa indicação e vamos cobrar por respostas e pela solução dessa demanda na Secretaria de Obras Públicas da do município de Cuiabá. Esse é um apelo e necessidade que chegou dos moradores, assim estamos cobrando para que eles sejam atendidos”, finalizou o deputado.

Veja Também:  Deputados realizam instalação e elegem presidente e vice-presidente da CCJR

indicação de nº 6069/202 foi apresentada no último dia 9 de setembro de 2021. 

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Indicações para as áreas de Segurança, Educação e Esporte foram requeridas pelo deputado Paulo Araújo

Publicados

em


Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

O deputado estadual Paulo Araújo (Progressistas) tem buscando fortalecer a área da segurança do Estado de Mato Grosso, uma das preocupações é o município de Poconé (102 km distante de Cuiabá) que tem alto índice de homicídios, promovendo assim preocupação da população. Atrelado a este fato, o parlamentar apresentou no plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), na última quarta-feira (15) uma indicação n° 6301/21 ao secretario de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, propondo a necessidade de fortalecer a segurança pública no Distrito de Nossa Senhora do Chumbo município de Poconé.

“A presente indicação é uma solicitação do vereador progressista, Benedito Aurélio, que veio nos pedir apoio para o aumento do efetivo visando contribuir para promover maior segurança daquela localidade”, disse Paulo Araújo.

Outra indicação de n° 6297/21 do deputado foi encaminhada ao governador Mauro Mendes com cópia ao secretario de Estado de Cultura Esporte e Lazer Alberto Machado acerca da necessidade de viabilizar a construção academia ao ar livre na praça da cruz preta bairro da cruz preta também na cidade de Poconé.

Veja Também:  Reordenamento da rede pública de ensino é tema de audiência pública

Porto Estrela – Para o município de Porto Estrela (distante 101 km de Cuiabá) o parlamentar indicou n° 4592/21 ao governador Mauro Mendes, com cópia ao secretario de Estado de Educação Alan Resende Porto, acerca da necessidade de aquisição de três ônibus para realização de transporte escolar da localidade.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA ATÉ O MOMENTO A GESTÃO DR. DIVINO PREFEITO DE BARRA DO BUGRES ESTÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana