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Projeção antecipa visual da próxima geração do Peugeot 2008

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Peugeot 2008 também terá características da nova geração do 208 do Salão de Genebra (Suíça)
Kleber Pinho da Silva

Peugeot 2008 também terá características da nova geração do 208 do Salão de Genebra (Suíça)

O designer Kleber Pinho da Silva se inspirou nas linhas do novo 208 que será revelado em detalhes no Salão de Genebra (Suíça) para criar a projeção do futuro SUV Peugeot 2008. De acordo com o site Carscoops, o modelo oficial que já é visto circulando pelas ruas europeias desde 2018 deverá ser lançado entre o fim do ano e o início de 2020.

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Com fortes influências dos irmãos 3008 e 5008, o novo Peugeot 2008
terá aparência muito mais premium que o modelo atual. Podemos esperar por lanternas com três acentuações em LED, uma grande grade dianteira texturizada e pacote de customização de cores. Por dentro, é possível que integre várias das mudanças apresentadas no compacto 208, com teclas em padrão “piano”, acabamento premium e comandos do ar-condicionado integrados à central multimídia.

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Dificilmente a Peugeot ficaria de fora do segmento que mais cresce no Brasil. Portanto, podemos esperar que o novo 2008 seja fabricado no continente – em El Palomar, na Argentina, ou nas dependências de Porto Real (RJ).

Peugeot 2008 enfrentará mares tempestuósos


Irmão maior do Peugeot 2008, o SUV de sete lugares 5008 foi o último lançamento da marca no Brasil
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Irmão maior do Peugeot 2008, o SUV de sete lugares 5008 foi o último lançamento da marca no Brasil

Mesmo crescendo globalmente, a situação do Grupo PSA
é delicada na América Latina. De acordo com a Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos), tanto Peugeot quanto Citroën perderam espaço de mercado brasileiro. Ainda de acordo com a entidade, a Peugeot caiu das 26.855 unidades emplacadas em 2017 para 23.674 em 2018. A Citroën foi de 22.556 emplacamentos para apenas 20.336. Essa queda surge no contraste de um crescimento de 13,7% em 2018 do mercado como um todo.

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A Argentina é o mercado mais importante da PSA na América Latina. Por lá, a Peugeot fechou 2018 na sétima colocação (61.168 unidades vendidas) enquanto a Citroën
(27.604) surge logo abaixo, em oitavo.

A forte crise que afeta o país, entretanto, pode ser um empecilho. Foram apenas 58.017 unidades comercializadas em janeiro, mostrando melhorias após um fraco volume de emplacamentos em 2018 (802 mil unidadades e as projeções para 2019 apontam entre 600 mil e 650 mil). Na comparação entre janeiro último e o mesmo mês do ano passado, o volume de vendas caiu pela metade. Resta saber se os rumos econômicos de ambos os países irão afetar a produção do Peugeot 2008
renovado por aqui.

Projeção:  Kleber Pinho da Silva

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GM volta a vender Tracker PCD a partir de R$ 91.608

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Chevrolet Tracker pode ter descontos de até R$ 21.313,35 na versão topo de linha Premier 1.2 Turbo para o público PcD
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Chevrolet Tracker pode ter descontos de até R$ 21.313,35 na versão topo de linha Premier 1.2 Turbo para o público PcD

A GM volta a oferecer um modelo voltado para o público PCD depois da publicação da Lei nº 14.183 que permite a isenção de IPI para este tipo de público com preços de até R$ 140 mil. Pelo menos por enquanto, trata-se do único modelo que a marca disponibiliza para encomendas.

Para facilitar ainda mais a compra, além da isenção de IPI prevista em lei, a GM ainda está dando um desconto adicional no preço final do Tracker voltado ao público PcD, em todas as versões do SUV, cujos valores tabelados variam entre R$ 105.400 e R$ 131.430 sem os abatimentos.

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No caso da versão LT do Chevrolet Tracker , o valor de R$ 105.400 de tabela passa para R$ 91.608,72 se a compra for para PcD, ou seja, R$ 13.791,28 a menos. Há também outras três versões disponíveis do SUV .

Uma delas é a intermediária LTZ , que sai por R$ 114.270 normalmente, mas tem o preço reduzido para R$ 99.318,42 se a compra for para PcD. A Premier 1.0 Turbo deixa de custar R$ 122.850 para sair por R$ 106.776,09.

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Se o comprador quiser um desempenho ainda melhor e mais equipamentos tem como escolher pela versão topo de linha Premier 1.2 turbo , que sairia por R$ 131.430 se não fosse para público PcD, que tem direito a um generoso desconto de R$ 21.313.35, o que faz preço do carro se reduzido para R$ 110.116,65.

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Com a nova lei que subiu o teto para R$ 140 mi l com isenção de IPI, outros modelos, nçao apenas da GM, mas das demais fabricantes também deverão passar a ser disponíveis no Brasil.

Portanto, resta apenas aguardar, uma vez que a produção no setor automotivo continua prejudicada com a falta de semicondutores , o que ainda deve durar por mais um ou dois anos, conforme as previsões dos especialistas.

Fonte: IG CARROS

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Já rodamos com a Honda Africa Twin com câmbio do tipo DCT

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Na terra, a vantagem é da Africa Twin com câmbio manual pelo o que notamos durante a avaliação da moto
Gabriel Marazzi

Na terra, a vantagem é da Africa Twin com câmbio manual pelo o que notamos durante a avaliação da moto

A Honda CRF 1100L Africa Twin  já foi mostrada aqui em várias ocasiões. No seu lançamento, há cinco anos, em uma apresentação estática. Logo depois, rodando com ela. Em 2019, vimos a nova Africa Twin 2020 , também em uma apresentação estática em Tiradentes, MG, durante o Bike Fest. Em seguida, rodamos com a nova motocicleta na Chapada dos Guimarães.

No fim do ano passado, em uma antecipação da substituta da CRF 1000L, a CRF 1100L, fizemos um workshop do câmbio DCT , que seria a grande novidade da nova Africa Twin. Nessa ocasião, esse câmbio pôde ser experimentado em uma antiga versão experimental da Africa Twin 1000L.

Por último, a Honda CRF 1100L Africa Twin foi emiuçada em uma live pela internet, quando mostramos, com detalhes, todas as características da nova motocicleta. Faltava apenas experimentar todas as quatro versões da nova Africa Twin 1100, com DCT e com embreagem convencional , nas versões de entrada e na top, Adventure Sports. E foi o que fizemos ontem.

No asfalto, a Africa Twin tem muita estabilidade. A versão Adventure Sports tem faróis direcionais
Gabriel Marazzi

No asfalto, a Africa Twin tem muita estabilidade. A versão Adventure Sports tem faróis direcionais

Para não ser repetitivo, vejam aqui a descrição detalhada das diferenças entre elas e o que mudou em relação à 1000L , para entender como a pilotagem da big trail mudou.

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O roteiro de experimentação das novas Honda CRF 1100L Africa Twin incluía rodovias, estradas vicinais, estradas secundárias e caminhos de terra. Na auto-estrada, qualquer uma das quatro oferece total prazer de pilotagem, pois, ao acelerar, o ronco mais encorpado do motor de maior cilindrada parece empurrar com vontade a motocicleta. A posição de pilotagem é ótima, com opções de alturas de bancos e com o pára-brisa regulável na versão Adventure Sports.

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A da esquerda é uma Adventure Sports e a da direita é a Africa Twin de entrada
Gabriel Marazzi

A da esquerda é uma Adventure Sports e a da direita é a Africa Twin de entrada

Nas estradinhas viradas, as sequências de curvas são a pedida certa para a estabilidade da motocicleta , principalmente as de menores raios. O novo IMU de seis eixos controla as funções da motocicleta em curvas, acelerações e desacelerações.

Na terra, definitivamente o melhor câmbio é o convencional, com embreagem manual. O DCT até que poderia ser utlizado no modo manual, mas o controle que pode ser feito no manete de embreagem ainda é decisivo para o melhor desempenho no fora de estrada.

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Todas as versões estão mais leves e mais fáceis de serem controladas, mesmo a Adventure Sports, que tem maior altura do banco e o tanque de combustível tem maior capacidade. Na versão de entrada, é mais fácil pilotar em pé, para maior equlíbrio em solos acidentados, já que o tanque de combustível é mais estreito.

A Honda CRF 1100L Africa Twin de entrada, com câmbio convencional ou DCT, está disponível nas cores vermelha ou preto, custando respectivamente R$ 70.490 e R$ 77.490 , enquanto que a Adventure Sports só está disponível nas cores azul e branca e custa, respectivamente, R$ 90.490 e R$ 97.490.

O tanque menor facilita a posição de pilotar em pé, para terrenos de pouca aderência
Gabriel Marazzi

O tanque menor facilita a posição de pilotar em pé, para terrenos de pouca aderência


Fonte: IG CARROS

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