conecte-se conosco


Mato Grosso

Projeto homenageia o artista João Luiz do Couto e sua relação com o rio Araguaia

Publicados

em


Na quinta-feira (22.07), às 19h, será lançado o documentário “Narradores do Araguaia – Lendas”. O evento ocorre no espaço Cultural Valdon Varjão, em Barra do Garças. Também serão lançados o livro e a exposição de fotografias “O rio e sua gente”. As três produções integram o projeto “João Luiz do Couto e os narradores do Araguaia” contemplado no edital Conexão Mestres da Cultura – “Marília Beatriz de Figueiredo Leite”, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

O projeto, proposto pela Associação Cultural Ciranda, homenageia o escritor, ator e diretor João Luiz do Couto. Mato-grossense natural de São Felix do Araguaia, Couto viveu grande parte da vida adulta em São Paulo. Em 2014, saiu em busca de autoconhecimento. Foram quatro meses percorrendo o rio Araguaia, da nascente até a foz, na intenção de conhecer sua ancestralidade, conectar com suas raízes e aumentar seu repertório artístico sobre contos e lendas da região.

João Luiz do Couto fala sobre a inquietação e desejo de aprofundar-se nas histórias e cultura local. “Lembro da vontade de conhecer melhor minhas raízes, então decidi me jogar de cabeça nessa idéia. Foi ai que convidei a fotógrafa Sheila Signário, que na hora topou, mesmo sabendo que não teríamos muita estrutura para a viagem. Eu não tinha muitos recursos, tinha apenas meu carro, alguns livros e minha arte em contação de histórias, e assim fomos, na cara, na coragem e na vontade de desvendar o rio Araguaia”.

Veja Também:  Pesquisa e substituições são as dicas do Procon-MT para as ceias de fim de ano

As imagens são de Sheila Signário, que registrou todo o percurso e as comunidades que vivem às margens do Araguaia. Ela fala sobre a experiência e o que encontrou na viagem. “O projeto consistia na pesquisa sobre as histórias de seres encantados que habitam o rio Araguaia. Pude vivenciar e registrar tantas pessoas, histórias. Tive a oportunidade de ouvir sobre os seres encantados. Vimos tanta beleza que nossos olhos não deram conta de enxergar. O livro e a exposição contêm um pouco do que vivemos nessa linda jornada”, diz Sheila.

A edição e finalização do documentário ficaram por conta de Jessica Ayara. O documentário mostra a relação das pessoas com o rio Araguaia, o porquê de elas viverem ali, histórias e lendas. O livro, além das fotografias, traz um conto e um poema escritos por João Luiz do Couto. “A Aventura do Zé Mosquito e a Boiuna”, resultado dos contos que ele ouviu durante a viagem, e “Água Emendada”, poema que mostra uma certa intimidade conflituosa e busca por conhecimento.

Serviço

Lançamento do documentário e livro “João Luiz do Couto e os narradores do Araguaia”

Veja Também:  Operação Lei Seca em Sorriso apreende 34 veículos e recolhe 13 CNHs

Data: 22 de julho de 2021 (quinta-feira)

Horário: 19 horas

Local: Centro Cultural Valdon Varjão, Barra do Garças – MT

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Propaganda

Mato Grosso

Domingo (01): Mato Grosso registra 490.574 casos e 12.795 óbitos por Covid-19

Publicados

em


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste domingo (01.08), 490.574 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 12.795 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 261 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 490.574 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 10.416 estão em isolamento domiciliar e 465.859 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 406 internações em UTIs públicas e 269 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 68,12% para UTIs adulto e em 31% para enfermarias adultos.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (99.732), Rondonópolis (34.868), Várzea Grande (32.809), Sinop (23.554), Sorriso (17.156), Tangará da Serra (16.840), Lucas do Rio Verde (14.624), Primavera do Leste (13.033), Cáceres (10.685) e Barra do Garças (9.978).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

Veja Também:  Operação Lei Seca em Sorriso apreende 34 veículos e recolhe 13 CNHs

O documento ainda aponta que um total de 376.852 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 516 amostras em análise laboratorial.

Cenário nacional

No sábado (31.07), o Governo Federal confirmou o total de 19.917.855 casos da Covid-19 no Brasil e 556.370 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país tinha 19.880.273 casos da Covid-19 no Brasil e 555.460 óbitos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados deste domingo (01.08).

Recomendações

Já existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança.

Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:

Veja Também:  Produtores de MT protestam contra taxação do milho e cobram aplicação do Fethab em estradas

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Operação conjunta apreende aeronave que transportava 324 kg de cocaína

Publicados

em


Uma operação integrada realizada neste sábado (31.07) resultou na apreensão de uma aeronave que transportava cerca de 324 quilos de cloridrato de cocaína. Trata-se de uma ação de combate ao tráfico internacional de drogas.

A aeronave modelo CESSNA 182P foi interceptada pela Força Aérea Brasileira (FAB) e contou com o apoio da Polícia Federal e do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron).

O caso aconteceu no Distrito de Guariba, município de Colniza (1.022 km de Cuiabá). De acordo com o levantamento do Gefron, o prejuízo ao crime é de mais de R$ 8,7 milhões. 

Diante dos fatos, aeronave e entorpecentes foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal de Porto Velho (RO).

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Veja Também:  Empaer realiza visita técnica com produtos da agricultura familiar em Tangará da Serra
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

"2021" QUAIS SÃO AS SUAS EXPECTATIVAS PARA ESTE ANO QUE SE INICIA

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana