conecte-se conosco


Geral

Qual a contribuição da escola para a felicidade das próximas gerações?

Publicados

em

A boy with glasses sitting in the classroom studying

Desde 1938, pesquisadores de Harvard buscam respostas sobre a felicidade por meio de uma pesquisa que já dura oito décadas. Trata-se do mais longo estudo já feito sobre o assunto, que acompanhou de perto o desenvolvimento de mais de 700 jovens ao longo do último século e hoje segue estudando os filhos dos participantes originais, somando mais duas mil pessoas estudadas.

Para o psiquiatra Robert Waldinger, atual diretor do estudo, todo este trabalho – constituído por centenas de milhares de páginas com dados sobre a vida, a felicidade e a saúde dessas pessoas – pode ser resumido em poucas palavras. “A mensagem mais clara que tiramos deste estudo é esta: bons relacionamentos nos mantém mais felizes e saudáveis”, enfatizou Waldingers em palestra no TED Talks.

Se, para muitos, essa conclusão não chega a ser surpreendente, ao menos serve para confirmar, a partir do rigor do método científico de uma das universidades mais respeitadas do mundo, o que já era uma verdade aceita e praticada por muitas pessoas e culturas.

É o caso da Finlândia, por exemplo. O país ostenta o título de mais feliz do mundo, segundo o estudo World Happiness Report, realizado pela parceria entre especialistas de diversas instituições do mundo, com apoio da consultoria Gallup e da Organização das Nações Unidas (ONU). Ao mesmo, a Finlândia é a grande referência em educação socioemocional nas escolas, tendo sua experiência pedagógica aclamada pelos maiores especialistas em educação ao redor do mundo.

Veja Também:  5 hábitos essenciais que contribuem para uma pele saudável

A educação socioemocional no Brasil

O Brasil, por outro lado, é o país mais ansioso do mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Por aqui, o desenvolvimento das competências sociais e emocionais nas escolas é um fenômeno mais recente e só se tornou obrigatório neste ano de 2020, por meio da BNCC.

Para Leandro Klein, CEO do Sistema Piaget, mais do que a implementação da educação socioemocional, é necessário que haja uma mudança na mentalidade dos gestores das escolas brasileiras. “Alguns dos principais sistemas de ensino e escolas do país ainda vendem uma ideia de de que só o conteúdo importa e que o papel mais importante da escola é fazer com que os seus alunos entrem nas melhores universidades. É claro que isso importa, mas não pode ser essa a principal finalidade da escola”, observa.

“Essa mentalidade está formando várias gerações de pessoas que estão submetendo a sua própria felicidade e a sua autoestima à nota do vestibular, e isso gera muita ansiedade e estresse. Enquanto isso, o que os estudos científicos e as práticas pedagógicas mais modernas estão nos mostrando é que a nossa felicidade está muito mais ligada à capacidade lidarmos com as emoções e construirmos relações pessoais significativas”, reflete Leandro.

Veja Também:  5 plantas para melhorar a energia do lar

Apesar das críticas, ele se mantém otimista quanto ao futuro. “Estamos percebendo que existem cada vez mais gestores com essa preocupação com o desenvolvimento socioemocional de seus estudantes e isso já é um ótimo sinal. Acredito que essa mudança de mentalidade e de valorização dos aspectos mais humanos da educação deverá acontecer de maneira cada vez mais intensa nos próximos anos”, conclui.

Sobre o Sistema Piaget

Com mais de 40 anos de atuação, o Sistema Piaget nasceu a partir da vivência escolar prática do Colégio Piaget, de São Bernardo do Campo, onde as soluções de ensino são aplicadas e aprimoradas constantemente. Presente em mais de 250 escolas, o Sistema Piaget oferece materiais didáticos, conteúdos digitais e serviços educacionais de qualidade em todo o Brasil, incluindo uma plataforma exclusiva de meditação e o programa socioemocional mais utilizado no mundo, incluindo países referência na educação, como a Finlândia.

 

 

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres MT

Comentários Facebook
Propaganda

Barra do Bugres

Edital de Convocação Santa Cruz Esporte Clube.

Publicados

em

SEGUNDO EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL

PARA COMPOSIÇÃO DE NOVA DIRETORIA E DEMAIS ASSUNTOS

Convidamos os senhores sócios para a reunião de assembléia geral ordinária, que se realizará no dia 25 novembro de 2022 na residência do Sr. João Luiz, na Avenida Airton Senna, nº 414, Bairro Maracanã, na cidade de Barra do Bugres, às 19 horas em primeira convocação, com a presença dos sócios que represente, no mínimo, 50% mais 01 (um) da última Diretoria com direito a voto e em segunda convocação, 1 (uma) hora após, com qualquer número, com a seguinte pauta:

  1. a) Eleição e Posse da nova diretoria para o biênio 2022/2024
  2. b) Alteração e aprovação do Estatuto Social;
  3. c) Assuntos Gerais.

O registro das chapas interessadas em participarem da Eleição deverá ser registrado no mesmo local e data da eleição, citado acima, no período compreendido entre às 17h30min e 18h30min, a chapa interessada deverá apresentar a relação nominal dos membros preenchida no formulário abaixo, bem como cópia legível  do RG, CPF (pode ser cópia da CNH) e comprovante de endereço em anexo

Veja Também:  Regime fechado: a verdade por trás das grades

 

Formulário de Registro de chapa:

 

Membros do Conselho Deliberativo :
  Presidente Conselho Deliberativo            
  Vice-Presidente            
  1º Secretário         
  2º Secretário           
  1º Tesoureiro                        
  2ª Tesoureira
 

Membros da Comissão Fiscal:

MEMBRO TITULAR MEMBRO SUPLENTE
1º membro: 1º suplente:
2º membro: 2º suplente:
3º membro: 3º suplente:
Membros da Comissão Patrimonial:
1º membro
2º membro
3º membro
Membros do Executivo:  
  Presidente  
Vice-Presidente

 

Barra do Bugres-MT 24 de outubro de 2022.

 

Segundo edital de convocação eleição santa cruz biênio 2022_2024

Comentários Facebook
Continue lendo

Geral

Hospital de Câncer de MT precisa urgente de doação de alimentos

Publicados

em

O Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT) pede ajuda da sociedade mato-grossense na doação de alimentos. Neste momento, os estoques estão quase zerados de arroz, feijão, suco concentrado, café, achocolatado, extrato de tomate e demais alimentos.

 

O HcanMT possui um grande fluxo de pacientes e acompanhantes, necessitando de constantes doações de alimentos para atender a demanda. Mensalmente o Hospital utiliza 1500 quilos de arroz, 630 quilos de feijão carioca, 250 unidades de suco concentrado, 250 pacotes de café, 350 unidades de achocolatado pronto, 300 unidades de extrato de tomate e 60 pacotes de sal.

 

Quem puder ajudar, pode levar os alimentos, ou demais produtos, na Central de Captação do Hospital, de segunda a sexta das 7h às 18h (sem intervalo para o almoço), e sábado das 8h às 12h. As doações também podem ser feitas por meio do PIX do HCanMT pelo CNPJ 24.672.792/0001-09. Mais informações pelo 3648-7567 ou pelo Whatsapp 65 9.8435-0386.

Veja Também:  Mato-grossense é a nova estrela da TV Record

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA A GESTÃO AZENILDA PEREIRA SERÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana