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Raízen lança o 1º ponto de carga para carros elétricos na rede Shell

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Carregador da Shell, de 150 kw,  é inaugurado na Av. Eng. Eusébio Stevaux, 823, na Zona Norte da capital paulista
Guilherme Menezes/ iG Carros

Carregador da Shell, de 150 kw, é inaugurado na Av. Eng. Eusébio Stevaux, 823, na Zona Norte da capital paulista

A Raízen, licenciada da marca de postos de combustível Shell, inicia seu ‘Programa de Eletromobilidade’. A empresa estreou o primeiro eletroposto (posto com estação de recarga para veículos elétricos), na Zona Norte de São Paulo.

O lançamento faz parte do planejamento para a implantação de uma ampla rede com 35 eletropostos de recarga rápida que utilizam energia renovável até o final do ano. Se não, até março de 2023. Serão, ao todo, R$ 70 milhões investidos até a execução do projeto.

Com carregadores de 50kW e 150kW, as estações Shell Recharge podem abastecer veículos elétricos em até 35 minutos. Conforme apuramos com o diretor de soluções de energia renováveis, Rafael Rabello, os carregadores serão 10% mais rápidos do que o Wall Box.

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O executivo citou alguns dos locais onde esses próximos carregadores serão instalados.  Serão alguns pontos no ABC (um deles, próximo à fábrica da VW, na Rodovia Anchieta, em São Bernando do Campo, SP). Haverá também pontos em outras rodovias, como na Ayrton Senna, na Dutra, Régis Bittencourt, entre outras.

Mas haverá um custo para quem for carregar o carro elétrico em um dos carregadores rápidos da Shell.  O preço vai variar será de R$ 1,60 até R$ 1,90 por uma carga completa, ainda segundo Rabello. Esses valores podem ser pagos por aplicativo, ou na tela do próprio carregador, utilizando cartão de crédito ou débito.

Com tendência de se repetir no Brasil, há, em Londres, eletropostos da Shell com espaço de conveniência
Divulgação/Shell

Com tendência de se repetir no Brasil, há, em Londres, eletropostos da Shell com espaço de conveniência

Outro fato curioso é o custo para a implementação de um carregador em postos de combustível .É necessário R$ 1 milhão de investimento por carregador (o que é uma quantia bem maior do que os cerca de R$ 15 mil dos modelos utilizados em shoppings e estacionamentos, por exemplo).

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A Raízen destaca que já fornece energia limpa para mais de 500 postos Shell por meio de geração distribuída, oferecendo uma solução para redução das emissões de gases de efeito estufa e diminuição de até 20% dos custos de energia, o que representa uma economia de cerca de R$ 3 milhões ao ano para os revendedores.

Algo que, na prática, faz toda a diferença, é a questão do monitoramento dos postos de recarga . Muitos dos que anteriormente foram instalados, já se encontram fora de funcionamento, ou em condições inadequadas para uso. O fato dos carregadores estarem instalados em postos de combustíveis, permite com que um eventual reparo ocorra de forma mais imediata.

Os clientes que recarregarem seus veículos elétricos nas estações podem fazer o pagamento por  meio do cadastro de um cartão de crédito no app Tupinambá , que já está disponível para download na Apple Store e Play Store. Assim, o cliente pode consultar se o carregador já está em uso, além da possibilidade de agendar uma recarga para o carro.

Fonte: IG CARROS

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Veja vídeo e detalhes da menor casa sobre rodas do mundo

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A ‘obra’ é criação do artista e escultor de Boston Jeff Smith, que levou dois anos para fazer a pequena habitação
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A ‘obra’ é criação do artista e escultor de Boston Jeff Smith, que levou dois anos para fazer a pequena habitação

A menor casa do mundo tem apenas 2,2 metros de comprimento, 1,1 metro de largura e 90 cm de altura e de tão pequena, pode ser acomodada no interior de uma van de tamanho médio.

Mas engana-se quem pensa que com toda essa economia, não há espaço suficiente para ‘o morador’ viver. A casa vem com todos os confortos básicos como um banheiro com gerenciamento de resíduos sólidos água encanada, reciclagem de águas cinzas, um chuveiro diferente de qualquer outro que você já viu, uma turbina eólica e todas as vantagens de se juntar ao movimento das casas pequenas.

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A  ‘obra’ é criação do artista e escultor de Boston Jeff Smith, que se dedicou durante dois anos para criar uma minúscula habitaçã o levada ao extremo, cujo desafio era de criar diversos ambientes funcionais de uma espaço minúsculos.

Por mais engraçado e bizarro que possa parecer, a menor casa do mundo é de fato funcional. O piso do quarto de solteiro serve tanto de cama quanto de sala e há uma clarabóia que se abre para quando o morador quiser se levantar.

Além disso, há uma pequena pia que jorra água de uma vasilha e um forno de uma boca. A água da pia é redirecionada para os canteiros de flores do lado de fora da janela, onde há um cultivo de rúcula.

Há também um buraco no chão coberto por um Frisbee no lugar de um banheiro, com o ‘sistema de gerenciamento de resíduos’ sendo uma bandeja de aço cheia de areia para gatos. O chuveiro é um recipiente em forma de caixa feito de material termoplástico que borrifa finos jatos de água por todo o corpo e, segundo o próprio Smith, não deve em nada para um chuveiro convencional.

Smith conta que a sua casinha é feita inteiramente de materiais reciclados , desde as tábuas de madeira até as placas reaproveitadas usadas para as janelas de vigia, e a porta do celeiro reciclada para a entrada.

Pesando 226,8 kg, o único inconveniente é o esforço para ‘estacioná-la’ de um lugar para outro, conforme as próprias palavras do inventor e o mais curioso é que, um ano após sua introdução, em 2016, Smith listou a casa para alugar no Airbnb , pedindo US$ 55 por noite, ou R$ 288 em uma conversão simples.

Na época, Smith chegou a receber algumas reservas e foi questionado pela imprensa local sobre o motivo de inventar uma casa tão pequena, e o mesmo disse que há alguma fantasia em toda a ideia comentando aos jornalistas se realmente eles gostariam de morar em uma pequena casa?

Fonte: IG CARROS

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Vibra investe em rede de carregadores elétricos em postos Petrobras

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Primeiro carregador de carga rápida fica no km 82 da Dutra, em Roseira (SP), sentido Rio de Janeiro
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Primeiro carregador de carga rápida fica no km 82 da Dutra, em Roseira (SP), sentido Rio de Janeiro

A Vibra é responsável por postos da Petrobras e está iniciando um forte investimento no setor de energia elétrica e irá instalar 70 eletropostos até 2023.

Com a instalação de carregadores elétricos , a Vibra diversifica sua gama de investimentos e reforça seu compromisso com a transição energética no Brasil, ao oferecer mais alternativas de energia para seus clientes.

O primeiro posto de combustíveis da Petrobras a receber um carregador elétrico ultrarrápido da Vibra é o posto Arco-Íris Roseira, localizado no km 82 da Rodovia Presidente Dutra, em Roseira (SP), na pista sentido Rio de Janeiro.

O carregador terá os padrões mais comuns em carros elétricos no Brasil que são o Tipo 2 Europeu, CCS-2 e CHAdeMO. A saída máxima é de 150 kW em recargas de corrente contínua, em corrente alternada é de 43 kWh.

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Isso significa que dependendo do veículo uma carga de 0 a 80% das baterias em cerca de 20 minutos, e em alguns carros, é o suficiente para chegar ao Rio de Janeiro.

“A escolha de priorizar nossa atuação em postos rodoviários é porque identificamos que hoje a maior dificuldade dos usuários de veículos elétricos está relacionada à falta de infraestrutura de recarga fora dos centros urbanos, o que compromete a experiência do usuário em de longas distâncias”,  afirma Wilson Ferreira Junior, presidente da Vibra.

O plano da Vibra prevê a criação de um corredor elétrico que conectará mais de 7 estados brasileiros até 2023, ligando toda a região Sul e Sudeste do país, à Brasília.

Eletroposto Vibra começa uma nora era da história da Petrobras, com aposta na mobilidade elétrica
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Eletroposto Vibra começa uma nora era da história da Petrobras, com aposta na mobilidade elétrica

Outro objetivo da empresa é disponibilizar o serviço de recarga de veículos elétricos em 25% da sua rede de postos até 2030. O projeto inclui também soluções de recarga em locais públicos como estacionamentos, pontos comerciais, shoppings e condomínios, por meio da parceria com a EZVolt.

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O objetivo da Vibra é ser o principal provedor de soluções de recarga e suprimento de energia do Brasil, por meio de uma rede de recarga pública robusta, disponível e conectada.

O processo de eletrificação da rede postos ganhou corpo com o aporte feito pela Vibra na startup EZVolt , que possui a maior rede de eletropostos do Brasil e oferece uma solução completa de recarga para veículos elétricos , com instalação, operação e manutenção dos equipamentos, além de ferramentas de gestão para os proprietários de redes privadas. Neste momento as recargas serão gratuitas e os carregadores elétricos da Vibra nos postos Petrobras estarão integrados com o app do programa de relacionamento da rede Petrobras, o Premmia e cada recarga dará 10 vezes mais pontos no programa.

Em nota, a Vibra anunciou que no futuro o aplicativo do Premmia irá permitir o pagamento da recarga e a programação de quando será necessário realizar outra recarga, baseado no trajeto que o motorista deseja fazer.

Fonte: IG CARROS

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