conecte-se conosco


Tecnologia

Robôs ajudam a desafogar sistema de saúde na pandemia; saiba como

Publicados

em


source
Robôs ajudam durante a pandemia
Unsplash/Franck V

Robôs ajudam durante a pandemia

O uso de inteligência artificial por meio de robôs pode ajudar a fazer a triagem de pacientes para aliviar o sistema de saúde sobrecarregado durante a pandemia da Covid-19. Pesquisadores desenvolveram a Laura, uma assistente virtual capaz de identificar e interpretar informações de quem busca atendimento hospitalar.

O projeto é da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Fundação Getulio Vargas (FGV) e Instituto Laura Fressatto. O algoritmo é capaz de descrever a gravidade da doença de um paciente a partir dos sintomas informados. Isso ajuda no direcionamento dessa pessoa para um profissional adequado, evitando tempo de triagem e encaminhamento.

Caso a pessoa seja identificada com sintomas leves, ela continua sendo monitorada pelo robô, sendo coletadas informações a cada três dias de seu estado de saúde. Caso haja uma piora, um enfermeiro entra em contato por meio de chamada de vídeo, para entender o quadro.

“O paciente entra em contato com a plataforma do robô Laura e digita algumas informações que o robô identifica e interpreta. O paciente tanto pode receber informações, como prevenção, vacinas e orientações sobre Covid-19, mas também pode descrever os sintomas [que está sentindo] para o algorítimo”, disse o médico Murilo Guedes, líder do estudo, à Agência Brasil.

Robô capaz de ajudar na saúde

A pesquisa compilou atendimentos realizados na plataforma da Laura com 24,1 mil pessoas entre julho e outubro de 2020. As tiragens foram feitas em três cidades brasileiras: Curitiba (PR), São Bernardo do Campo (SP) e Catanduva (SP).

44,8% dos pacientes analisados foram classificados com sintomas leves de Covid-19, 33,6% dos casos foram considerados moderados e apenas 14,2% foram diagnosticados como casos graves da doença. Os resultados preliminares de viabilidade dessa tecnologia foram publicados no jornal Frontiers in Digital Health.

O estudo segue em andamento e os próximos passos envolvem analisar a segurança do robô para fazer diagnósticos de saúde. Isso é feito medindo a precisão das avaliações médicas fornecidas pela inteligência artificial. Outros testes com a tecnologia já estão sendo aplicados.

Veja Também:  Jogos para PS4 e PS5 em promoção! Amazon dá até 74% de desconto; veja os games

“O que a gente ainda precisa fazer, daqui para a frente, é mostrar que a ferramenta tem eficácia na avaliação dela e que ela é segura. O grande objetivo aqui é otimização de recursos em saúde para desafogar as instituições de saúde”, finalizou Murilo.

Comentários Facebook
Propaganda

Tecnologia

Jogos em promoção! Veja os games para PlayStation com até 85% de desconto

Publicados

em


source
Confira os jogos em promoção para PS4 e PS5
Divulgação

Confira os jogos em promoção para PS4 e PS5

A PlayStation Store está realizando uma promoção de jogos para PS4 e PS5 que dura até o dia 30 de setembro. Dentre as ofertas, é possível encontrar games para todos os gostos com até 85% de desconto.

Quem é assinante da PlayStation Plus tem direito a descontos exclusivos e maiores, mas quem não paga o plano também pode conferir promoções interessantes.

A seguir, confira alguns dos jogos em promoção.

Jogos para PlayStation em promoção

  • Assassin’s Creed Odyssey Gold Edition – 74% de desconto
  • Batman: Arkham Knight – 80% de desconto
  • Bioshock: The Collection – 80% de desconto
  • Borderlands: The Handsome Collection – 75% de desconto
  • Darksiders Genesis – 68% de desconto
  • Fallout 4 – 60% de desconto
  • God Of War III Remastered – 50% de desconto
  • Injustice 2 – 75% de desconto
  • Resident Evil — Pacote Triplo – 67% de desconto
  • Star Wars Jedi: Fallen Order – 50% de desconto
  • Watch Dogs 2 — Gold Edition – 80% de desconto.
Veja Também:  Jogos para PS4 e PS5 em promoção! Amazon dá até 74% de desconto; veja os games

Comentários Facebook
Continue lendo

Tecnologia

O que são jogos play to earn?

Publicados

em


source
Games podem dar dinheiro aos usuários
Unsplash/Onur Binay

Games podem dar dinheiro aos usuários

Abraçando um conceito relativamente recente na indústria de jogos, esse modelo de negócios já faz parte de um gênero que vem crescendo em 2021. Os títulos play to earn oferecem ao jogador formas de benefício monetário enquanto ele investe tempo em seus jogos.

Jogos como Splinterlands, Axie Infinity e CryptoBlades  são exemplos de títulos que trazem em seus núcleos o modelo de play to earn. No geral, este tipo de jogo enfatiza uma economia aberta, trazendo a possibilidade dos jogadores ganharem dinheiro ou algum tipo de moeda de troca para tal finalidade.

Praticamente tudo nesse tipo de jogo tem algum valor e pode ser vendido. Permitindo que as pessoas participem ativamente de todo um universo econômico dentro das aventuras ou simuladores. A ideia das desenvolvedoras é entregar entretenimento ao mesmo tempo que oferecem uma oportunidade monetária.

A economia do play to earn

Ao assumir uma participação ativa na comunidade econômica dos jogos play to earn, o usuário passa a se envolver como se fosse uma parte da equipe da obra. A intenção é que o jogador sempre esteja produzindo algo para outros jogadores, criando valor para todos os envolvidos no título.

Dessa forma, todos são recompensados com itens ou moedas dentro do jogo, tudo em formato digital, claro. Assim, os usuários podem trocar esse conteúdo por criptomoedas e até mesmo recursos tokenizados na blockchain. Por isso, é comum que jogos play to earn estejam, muitas vezes, ligados a jogos blockchain.

Há similaridades com o modelo conhecido como free-to-play. Em muitos exemplos, o jogador pode acessar o game sem nenhum tipo de custo, porém aqui há uma ideia de que o usuário faz parte de uma comunidade como se fosse dono do produto.

Por outro lado, mais cedo ou mais tarde o jogador acaba precisando investir um dinheiro real para começar a ter algum tipo de lucro nesse modelo de jogos. O título Sorare, por exemplo, é um jogo de fantasia de futebol. Os jogadores podem negociar as peças de seu time com outros usuários, mas antes de começar essa parte da jogatina, é necessário investir dinheiro de verdade na compra de cards.

Veja Também:  Netflix perdeu 430 mil assinantes no 2º trimestre nos EUA e no Canadá

Como começar a jogar

Em 2021 não é nada difícil encontrar opções de jogos play to earn. Com uma rápida pesquisa na internet é possível se deparar com listas cheias de títulos dos mais distintos gêneros, de RPGs a simuladores de esporte. Por serem populares nos celulares, este acaba sendo o principal dispositivo para a jogatina.

Se você tiver interesse em se aventurar por esses mares, pode ser interessante começar por um gênero que goste. Mesmo tendo a futura oportunidade de fazer dinheiro com a jogatina, iniciar em algo que não o divirta pode acabar se tornando apenas uma forma cansativa de chegar em um objetivo.

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA ATÉ O MOMENTO A GESTÃO DR. DIVINO PREFEITO DE BARRA DO BUGRES ESTÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana