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Salão de Genebra: muitos supercarros, mas quase sem novidades para o Brasil

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Salão de Genebra 2019 tem o exemplar único do Bugatti La Voiture Noir como a grande vedete do evento suíço
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Salão de Genebra 2019 tem o exemplar único do Bugatti La Voiture Noir como a grande vedete do evento suíço

O Salão de Genebra abre suas portas para a imprensa mostrando que o que não falta é supercarro para endiheirados europeus. Além do exemplar único Bugatti La Voiture Noir, de US$ 19 milhões, há uma série de outros modelos do gênero de marcas que estavam até desaparecidas do cenário global ultimamente, como é o caso da Gumpert e da Hispano Suiza, como pode ser conferido na galeria abaixo, com 55 imagens. 

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Quem tiver a oportunidade de percorrer os estantes no Salão de Genebra 2019
vai ficar satisfeito com os superesportivos que compareceram em peso, inclusive de fabricantes tradicionais nesse nicho de mercado, como a Ferrari, que trouxe o novo F8 Trubuto  no lugar do 488 GTB, ou a McLaren, com o híbrido Speedtail, com mais de 1000 cv de potência somando os rendimentos do motor a combustão e do elétrico.

Mas vai ser bem difícil encontrar novidades do Salão de Genebra 2019 que interessam ao Brasil. De tudo o que está sendo mostrado, encontramos apenas três carros que podem dar o ar da graça no País. Um deles é o novo Peugeot 208, que será fabricado na Argentina a partir do final de 2020 e chega ao mercado brasileiro no ano seguinte. 

Do Salão de Genebra 2019 para o Brasil


A versão híbrida do novo Corolla é a principal novidade do Salão de Genebra 2019 que estará no Brasil
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A versão híbrida do novo Corolla é a principal novidade do Salão de Genebra 2019 que estará no Brasil

Entre os poucos modelos que estão no Salão de Genebra e logo estarão no Brasil está o novo Toyota Corolla híbrido. O carro deverá ser lançado no País no fim do ano como o primeiro híbrido flex do mundo. Será fabricado em Indaiatuba (SP) sobre a nova base TNGA (Toyota New Global Architecture), mais leve que a do Corolla atual, o que deverá contribuir com ganhos de eficiência. 

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Além disso, a fabricante concluiu que o híbrido flex é capaz de atingir um dos mais altos potenciais de compensação e reabsorção na emissão de CO2 gerado desde o início do ciclo de uso do etanol extraído da cana-de-açúcar, passando pela disponibilidade nas bombas de abastecimento e sua queima no processo de combustão do carro. Quando abastecidos apenas com etanol (E100), os resultados se mostraram ainda mais promissores.


O novo Peugeot 208 é outro modelo do Salão de Genebra que vai estrear no Brasil. O mais provável é que desembarque por aqui em 2021
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O novo Peugeot 208 é outro modelo do Salão de Genebra que vai estrear no Brasil. O mais provável é que desembarque por aqui em 2021

Com linhas mais arrojados que as do Peugeot 208
atual, o novo segue o estilo do dupla de SUVs 3008 e 5008, o que inclui lanternas traseiras com lentes escurecidas e que usam LED no lugar das lâmpadas convencionais. O apelo esportivo fica ainda mais evidênte nessa nova geração por detalhes como  o defletor de ar no teto, na versão GT, também vem na mesma cor, com para-choque e difusor de ar com moldura preta ao centro.

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O carro da Peugeot também impressiona pelo interior futurista, que conta com o novo cluster digital e a nova central multimídia, que por sua vez ficaram mais elevados. Elas virão com painel em dois níveis, com comandos cromados, em estilo teclas de piano, como no SUV 3008. Mais abaixo, o console parece ter carregamento de celulares por indução e a alavanca com acionamento elétrico.


Jeep Renegade com novo motor 1.3 turbo no Salão de Genebra 2019 também está na curta lista dos carros do evento que interessam ao Brasil
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Jeep Renegade com novo motor 1.3 turbo no Salão de Genebra 2019 também está na curta lista dos carros do evento que interessam ao Brasil

No caso do Jeep Renegade mostrado no Salão de Genebra, o que chama atenção é o motor 1.3 turbo, que deverá ser adotado no Brasil para substituir o pouco eficiente 1.8 flex, cuja origem vem da antiga Tritec e que recebeu algumas mudanças para equipar os modelos do Grupo FCA.

Na Europa, esse novo motor 1.3 turbo, com injeção direta de gasolina, é capaz de gerar entre 150 cv e 180 cv. No Brasil, deverá ser convertido para funcionar tanto com etanol quanto com o derivado do petróleo. Com isso, haverá como torná-lo ainda mais potente para substituir o 2.0 Tigershark que equipa hoje em dia o Compass Flex.

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A versão renovada do Mitsubishi ASX é um dos poucos carros que estão no Salão de Genebra 2019 e que deverão chegar ao Brasil
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A versão renovada do Mitsubishi ASX é um dos poucos carros que estão no Salão de Genebra 2019 e que deverão chegar ao Brasil

E o terceiro carro que está no Salão de Genebra 2019 e poderá ser vendido no Brasil está o Mitsubishi ASX
reestilizado. As mudanças estão mais concentradas na frente, com para-choque saliente que se integra à nova grade cromada e aos faróis redesenhados e parecidos com os do Eclipse Cross.

Na traseira, a principal mudança da versão renovada do ASX mostrada no Salão de Genebra 2019
fica por conta das lanternas redesenhadas e que usam apenas LED no lugar das lâmpadas convencionais. Também aproveitaram para reestilizar as linhas do para-choque, que passou a ter um aspecto mais esportivo. 

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VW Nivus Highline 2022: como anda o meio hatch meio SUV

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VW Nivus Highline: Testamos na cidade, na estrada, na terra batida e na lama
Guilherme Menezes/ iG Carros

VW Nivus Highline: Testamos na cidade, na estrada, na terra batida e na lama

O VW Nivus é um verdadeiro crossover de SUV, cupê e hatch. Quando comparado ao Polo — de quem o VW Nivus foi derivado — o modelo Highline (R$ 136.270) dos nossos testes tem algumas vantagens. A maior parte delas, de fato, servem para agradar as pessoas que procuram atributos mais “descolados” em um carro.

Dois dos pontos que chamam atenção no VW Nivus Highline da linha 2022 é vão livre do solo (17,6 cm ante 14,9 cm) e o espaço interno, inclusive o porta-malas (415 litros ante 300 litros). Outro é o bom acabamento, com aplique preto brilhante no painel e tecido de boa qualidade nos bancos.

Ainda falando do interior, há espaço para cinco ocupantes e bagagens. Quem vai sentado no banco traseiro conta com saídas do ar-condicionado, o que contribui com o conforto, mas a distância entre-eixos é praticamente igual à do hatch compacto Polo (2,57 m) e, por isso, o espaço para os joelhos deixa um pouco a desejar. 

A nova  central multimídia do VW Nivus funciona em conjunto com o aplicativo VW Play Apps , além das parcerias com Estapar, Waze, iFood, Deezer, entre outros. Conta com tela de 10,1 polegadas sensível ao toque, com Apple Car Play e Android Auto e comando por voz.

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Por meio dela, também é possível pagar estacionamentos , o Zona Azul, bem como pedir um guincho em caso de defeito, ou escolher algo para comer a ser entregue em algum endereço. Além disso, há o “Modo Vallet”, que bloqueia informações pessoais do usuário, ao ser ativado.

No asfalto, o Nivus mostra a qualidade de aliar bom desempenho com baixo consumo, além de ser ágil nas manobras. O motor 1.0 turboflex , de três cilindros, com câmbio automático sequencial de seis marchas é suficiente para ultrapassagens seguras. Nesse quesito, também conta com AEB (Frenagem Autônoma de Emergência), ACC (Controle Adaptativo de Cruzeiro) e ISOFIX.

Seus 128 cv e 20,4 kgfm a 2.000 rpm se traduzem em respostas rápidas aos comandos do acelerador. Mas isso com o câmbio no modo “S”, já que, fora dele, as reações se mostram mais “anestesiadas”. De acordo com a fabricante, para ir de 0 a 100 km/h, o carro precisa de bons 10 segundos.

Com as mãos no volante multifuncional , revestido de couro, e com hastes atrás, a direção é precisa em velocidade e leve ao estacionar. E a suspensão trabalha bem tanto para absorver as irregularidades do piso quanto para manter o carro estável nas curvas, inclusive, em estradas de terra.

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Levantamos poeira em alguns trechos e comprovamos que o Nivus vai bem na terra, contanto que você passe apenas por caminhos de terra batida e com obstáculos fáceis de serem superados, longe de trilhas e lamaçais, que provocaram algumas escorregadas nos nossos testes.

Para quem vai pegar estrada, o tanque de 52 litros pode ficar pequeno, limitando a autonomia . Mesmo assim, conforme dados do Inmetro, o Nivus pode rodar 489 km com etanol e 686 km com gasolina, em uso rodoviário, fazendo 9,4 km/l e 13,2 km/l, respectivamente. Na cidade, faz 7,7 km/l com etanol e 10,7 km/l com gasolina.

Conclusão

Depois de ter experimentado o VW Nivus Highline nas mais diversas condições de asfalto, ficou claro que o acerto, tanto do conjunto mecânico quanto do estrutural, são pontos altos. Para quem gosta de dirigir, estar ao volante de algo que tem aparência de um SUV, mas que anda como um hatch bem acertado, deixa boa surpresa.

Ficha técnica, VW Nivus Highline

Preço: A partir de R$ 136.270

Motor: 1.0, quatro cilindros, flex, turbo

Potência: 128 cv (E) / 116 cv (G) a 5.500 rpm

Torque: 20,4 kgfm a 2.000 rpm

Transmissão: Automático, seis marchas, tração dianteira

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)

Freios: Discos ventilados (dianteiros) / sólido (traseiros)

Pneus: 205/55/R17

Dimensões: 4,27 m (comprimento) / 1,75 m (largura) / 1,49 m (altura), 2,57 m (entre-eixos)

Tanque: 52 litros

Porta-malas: 415 litros

Consumo gasolina: 7,7 km/l (cidade) / 9,4 km/l (estrada), com etanol e 10,7 cidade e 13,2 km/l na estrada, com gasolina

0 a 100 km/h: 10 segundos

Velocidade máxima: 189 km/h

Fonte: IG CARROS

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Saiba tudo sobre o carro elétrico que Gil do Vigor deu para sua irmã

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Caoa Chery iCar tem autonomia estimada em 282 km. de acordo com dados da marca chinesa
Divulgação

Caoa Chery iCar tem autonomia estimada em 282 km. de acordo com dados da marca chinesa

A Caoa Chery  lança seu primeiro subcompacto elétrico no Brasil, o iCar com motorização 100% elétrica da marca. Importado da China, onde é vendido há cinco anos, está em sua quarta geração, já teve mais de 200 mil unidades vendidas. Logo que o carro chegou ao Brasil, o ex-BBB Gil do Vigor resolveu presentear a irmã com o modelo .

Gil do Vigor resolveu caprichar no presente para sua irmã. Nesta sexta-feira (24), Juliana ganhou um carro elétrico branco
Reprodução

Gil do Vigor resolveu caprichar no presente para sua irmã. Nesta sexta-feira (24), Juliana ganhou um carro elétrico branco


Para garantir leveza, a Caoa incorporou ao hatch elétrico alguns compoentes de alumínio de aviação com polímeros de alta resistência. A empresa explica que isso garante economia na produção, resistência às diversas condições climáticas e 20% a 30% mais leve em relação às carrocerias em aço.

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Antes de chegar, o iCar teve a suspensão reforçada, além de adaptações no motor. Sua bateria tem com capacidade total de 30,8 kWh, com sete estágios de regeneração de energia, e o motor com potência de 45 kW (61 cv) e torque de 15,3 kgfm . A autonomia é de 282 km.

Segundo a fabricante chinesa , a bateria pode ser carregada em apenas 36 minutos em estações de carga rápida (eletropostos), em pelo menos cinco horas em sistema de carregamento portátil e em onze horas com cabo emergencial em tomada de três pinos.

Equipado com kit de reparo de pneus, o Caoa Chery iCar traz ainda cabo portátil de carregamento de emergência – 220V / 20ª , além de monitor de pressão e temperatura dos pneus, câmera traseira e sensor de estacionamento, controle de estabilidade e freio eletrônico AutoHold, entre outros itens.

Na parte interna, o iCar traz painel de Instrumentos é em LCD, digital e colorido e a multimídia de 10,25” e tela colorida sensível ao toque. Os bancos dianteiros possuem regulagem elétrica, volante multifuncional, além de duas entradas USB e carregamento de celular wireless.

De acordo com a Caoa Chery , o iCar será comercializado no mercado brasileiro em versão única por R$139.990 . Trata-se do modelo elétrico mais em conta disponível no Brasil hoje em dia. Custa menos que o Renault Kwid e-Tech (R$ 142.990).

O Caoa Chery iCar é menor que um  Fiat Mobi  ou  Renault Kwid  (3,68 m ante 3,20 m do Caoa Chery). Apesar de pequeno, o modelo traz o visual do eQ1 chinês, mas com algumas diferenças, como as luzes de neblina em formato redondo, ao invés do vertical do modelo chinês.

O elétrico da Caoa Chery também traz a configuração 2+2, com os assentos traseiros sendo bem pequenos, mas conta com teto panorâmico, assistente de partida em rampa e de descida.

Além disso, o  iCar  ainda traz controle de ar-condicionado no volante, 7 configurações de regeneração de baterias, suspensão independente, freios a disco nas quatro rodas. O porta-malas é de apenas 100 litros, mas pode ser expandido para 380, caso os bancos traseiros sejam rebatidos, entre outros itens.

Fonte: IG CARROS

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