conecte-se conosco


Tecnologia

Samsung inicia produção de chips de três nanômetros antes da TSMC

Publicados

em

Samsung começa a produzir chips de três nanômetros
Unsplash/Kote Puerto

Samsung começa a produzir chips de três nanômetros

A Samsung iniciou a produção em massa de chips de três nanômetros. A nova litografia, baseada na arquitetura GAA (Gate-All-Around), promete um aumento de desempenho de até 23% quando comparado aos chips de cinco nanômetros. Curiosamente, a gigante sul-coreana sai na frente da TSMC, sendo a primeira fabricante a adotar esse novo padrão.

Os chips de três nanômetros da Samsung estão sendo construídos na arquitetura Gate-All-Around (GAA), que permite encolher os transistores sem prejudicar a capacidade de transportar corrente. Essa tecnologia é uma evolução do padrão FinFET.

A empresa afirma que a primeira geração de chips de três nanômetros pode oferecer diversos benefícios quando comparado à litografia de cinco nanômetros, como aumento de desempenho de até 23%, 45% menos gasto de energia e redução de área de uso de 16%.

Quanto à segunda geração, a sul-coreana revelou informações animadoras, como 50% menos gasto de energia, até 30% mais desempenho e redução de área de uso de 35%. Ou seja, parece que a Samsung está comprometida em entregar os melhores chips do mercado. Resta saber como eles vão se comportar no uso diário.

Por enquanto, esses componentes serão destinados à computação de alto nível, mas a empresa garantiu a expansão para processadores de smartphones. Com o início da fabricação, a Samsung supera a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), que só pretende adotar o novo processo no segundo semestre deste ano.

Ainda não há informações sobre qual processador móvel da marca terá a nova litografia, mas considerando que ela será destinada a celulares topo de linha, existe a possibilidade de chegar ao sucessor do Exynos 2200, oficializado em janeiro deste ano. Se isso acontecer, os modelos da linha Galaxy S23 podem ser os primeiros com chip de três nanômetros.

Fonte: IG TECNOLOGIA

Comentários Facebook
Propaganda

Tecnologia

Samsung diz que dobráveis devem ser novo padrão da indústria até 2025

Publicados

em

Galaxy Z Fold 4 foi lançado nesta semana
Reprodução/Samsung – 10.08.2022

Galaxy Z Fold 4 foi lançado nesta semana

A Samsung está apostando muitas fichas em seus celulares dobráveis. A partir de uma afirmação de Roh Tae-moon, líder da área de dispositivos móveis da empresa, a dona de aparelhos como o Galaxy S e o aposentado Galaxy Note quer elevar as marcas Flip e Fold como padrão da indústria. Isso tudo até 2025. Com isso, essa linha superaria os smartphones premium da marca em menos de quatro anos.

Se você acompanha os chamados “k-dramas” (dramas coreanos), já notou que os personagens frequentemente trazem consigo um celular dobrável da Samsung nos episódios. No entanto, mesmo se nunca teve interesse nesse tipo de seriado, já deve ter visto um aumento desse tipo de smartphone na mídia.

É exatamente isso o que a sul-coreana quer. A companhia acredita fortemente nesse produto e no potencial de torná-lo um item padrão nas mãos e bolsos dos usuários.

Segundo o The Korea Herald, Roh Tae-moon afirmou que “até 2025, os itens dobráveis ocuparão mais de 50% do total de remessas de smartphones premium da Samsung. Os dobráveis se tornarão o novo padrão dos smartphones”.

Veja Também:  Sony compra desenvolvedora de Destiny e Halo por US$ 3,6 bilhões

Ou seja, a famosa série Galaxy S deverá ser transformada em secundária nos próximos anos.

Os celulares podem ser chamativos, mas ainda não são unanimidade entre os entusiastas por tecnologia. Dessa forma, podemos apenas imaginar se há qualquer possibilidade de diminuição de preços do Fold e do Flip com o passar do tempo.

Samsung apresentou nova geração de dobráveis

Mesmo reinando há bastante tempo no segmento, a sul-coreana continua trazendo novidades para seus smartphones dobráveis. Sendo assim, o  Galaxy Z Fold 4 e o Galaxy Z Flip 4 foram apresentados em Nova York durante o evento Unpacked na quarta-feira (10). Oferecendo chips mais potentes e algumas melhorias, eles dão continuidade à tentativa de torná-los queridinhos dos usuários.

Tudo isso parece dar aquela renovada nos aparelhos, em especial no quesito durabilidade, algo importante em itens que são dobrados e desdobrados com tanta frequência. Além disso, o software também ficou com uma cara um pouco melhor, mais parecida com o que temos em notebooks, por exemplo.

Fonte: IG TECNOLOGIA

Comentários Facebook
Continue lendo

Tecnologia

RJ é uma das próximas cidades a receber o 5G; 15 capitais vão atrasar

Publicados

em

Problemas de infraestrutura vão atrasar 5G
Unsplash/Jakub Pabis

Problemas de infraestrutura vão atrasar 5G

Na próxima terça-feira (16), as cidades de Curitiba (PR), Goiânia (GO) e Salvador (BA) vão receber o 5G . Depois delas, as próximas capitais a terem a liberação da faixa referente à quinta geração de internet são Florianópolis (SC), Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES). Já o prazo para as demais capitais foi prorrogado em 60 dias.

A decisão foi tomada nesta sexta feira (12) pelo Gaispi, grupo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) responsável pela implantação do 5G no Brasil.

Florianópolis, Palmas, Rio de Janeiro e Vitória devem receber o 5G até o dia 29 de agosto. As demais capitais, porém, poderão receber a rede até o dia 28 de outubro.

O prazo foi prorrogado pelo Gaispi nesta sexta por motivos técnicos. Antes, todas as capitais brasileiras deveriam ter a faixa do 5G liberada até o final de agosto, ou seja, a prorrogação foi de 60 dias. O prazo para implementação comercial, que era no fim de setembro, saltou para 27 de novembro.

Veja Também:  Vírus de celular consegue roubar dados bancários; saiba se proteger

Segundo a Anatel, a prorrogação aconteceu para permitir a conclusão das ações de desocupação da faixa e mitigação de eventuais interferências na recepção das estações do Serviço Fixo por Satélite. Se as questões de infraestrutura forem resolvidas antes do prazo, as cidades podem ter o 5G liberado antes.

Fonte: IG TECNOLOGIA

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA A GESTÃO AZENILDA PEREIRA SERÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana