Carregadores elétricos ainda são escassos no Brasil, principalmente os que fazem recarga rápida
Aos poucos a mobilidade elétrica vai se tornando cada vez mais popular no Brasil, e principalmente em São Paulo, a capital financeira do país, e onde já existem mais de 400 pontos de recarga de carros elétricos.
Esse número é trazido pela nova plataforma da Elev Mobility, um aplicativo que mostra onde estão localizados pontos de recargas . Entre estações públicas e semi-públicas (shoppings e mercados, por exemplo).
No aplicativo existem 1.200 pontos cadastrados , os 400 pontos em São Paulo representam 33,3% dos pontos existentes na plataforma até Maio.
Para Ricardo David, sócio-diretor da Elev, o número de eletropostos cadastrados na plataforma é expressivo, considerando o total de veículos elétricos emplacados na capital paulista, e acredita que o número irá crescer:
“Ainda veremos um crescimento do número de eletropostos cadastrados em nosso aplicativo, principalmente com a evolução do mercado e considerando que a instalação desses pontos precisa acompanhar o aumento das vendas de veículos elétricos no país”, afirma David.
Ricardo David explica que o número de carregadores pode ser ainda maior que o total de pontos públicos e semi-públicos registrados no APP da Elev, pois muitos usuários de eletrificados utilizam carregadores em casa.
“É importante considerar que esse número mostra apenas um retrato: o número de carregadores coletivos. Precisamos sempre considerar que em locais privados, como condomínios e residências , já existe uma busca crescente para a instalação de carregadores para automóveis elétricos”, explica o executivo.
Muitos brasileiros estão adotando os modelos elétricos e híbridos , os dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) mostram que, somente no primeiro trimestre deste ano, houve um aumento de 115% na venda de automóveis elétricos no país.
Apesar de a estrutura de carregamento pública ainda ser pequena e necessitarem de um tempo elevado, os carros eletrificados que demandam de recarga vêm em crescimento.
Segundo a ABVE, em Maio, foram vendidos 634 veículos elétricos a bateria e híbridos do tipo plug-in , que podem ser carregados de forma externa, e o mês apontou crescimento nas vendas, de eletrificados no geral, após ligeira queda em abril.
A associação ainda ressalta o crescimento na venda de veículos comerciais leves elétricos, impulsionados pela necessidade das empresas a obedecerem padrões de ESG (governança ambiental).
Vibra investe em rede de carregadores elétricos em postos Petrobras
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10 horas atrás
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1 de julho de 2022 - 18:10
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Primeiro carregador de carga rápida fica no km 82 da Dutra, em Roseira (SP), sentido Rio de Janeiro
A Vibra é responsável por postos da Petrobras e está iniciando um forte investimento no setor de energia elétrica e irá instalar 70 eletropostos até 2023.
Com a instalação de carregadores elétricos , a Vibra diversifica sua gama de investimentos e reforça seu compromisso com a transição energética no Brasil, ao oferecer mais alternativas de energia para seus clientes.
O primeiro posto de combustíveis da Petrobras a receber um carregador elétrico ultrarrápido da Vibra é o posto Arco-Íris Roseira, localizado no km 82 da Rodovia Presidente Dutra, em Roseira (SP), na pista sentido Rio de Janeiro.
O carregador terá os padrões mais comuns em carros elétricos no Brasil que são o Tipo 2 Europeu, CCS-2 e CHAdeMO. A saída máxima é de 150 kW em recargas de corrente contínua, em corrente alternada é de 43 kWh.
Isso significa que dependendo do veículo uma carga de 0 a 80% das baterias em cerca de 20 minutos, e em alguns carros, é o suficiente para chegar ao Rio de Janeiro.
“A escolha de priorizar nossa atuação em postos rodoviários é porque identificamos que hoje a maior dificuldade dos usuários de veículos elétricos está relacionada à falta de infraestrutura de recarga fora dos centros urbanos, o que compromete a experiência do usuário em de longas distâncias”, afirma Wilson Ferreira Junior, presidente da Vibra.
O plano da Vibra prevê a criação de um corredor elétrico que conectará mais de 7 estados brasileiros até 2023, ligando toda a região Sul e Sudeste do país, à Brasília.
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Eletroposto Vibra começa uma nora era da história da Petrobras, com aposta na mobilidade elétrica
Outro objetivo da empresa é disponibilizar o serviço de recarga de veículos elétricos em 25% da sua rede de postos até 2030. O projeto inclui também soluções de recarga em locais públicos como estacionamentos, pontos comerciais, shoppings e condomínios, por meio da parceria com a EZVolt.
O objetivo da Vibra é ser o principal provedor de soluções de recarga e suprimento de energia do Brasil, por meio de uma rede de recarga pública robusta, disponível e conectada.
O processo de eletrificação da rede postos ganhou corpo com o aporte feito pela Vibra na startup EZVolt , que possui a maior rede de eletropostos do Brasil e oferece uma solução completa de recarga para veículos elétricos , com instalação, operação e manutenção dos equipamentos, além de ferramentas de gestão para os proprietários de redes privadas. Neste momento as recargas serão gratuitas e os carregadores elétricos da Vibra nos postos Petrobras estarão integrados com o app do programa de relacionamento da rede Petrobras, o Premmia e cada recarga dará 10 vezes mais pontos no programa.
Em nota, a Vibra anunciou que no futuro o aplicativo do Premmia irá permitir o pagamento da recarga e a programação de quando será necessário realizar outra recarga, baseado no trajeto que o motorista deseja fazer.
Ford inicia exportação de tecnologias desenvolvidas no Brasil
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12 horas atrás
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1 de julho de 2022 - 16:10
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Centro de desenvolvimento da Ford é incorporado para desenvolver tecnologias mundiais
O Centro de Desenvolvimento da Ford do Brasil anuncia a sua consolidação como exportadora de projetos para filiais da marca, no mundo. Com 1500 funcionários na sede, que fica em Camaçari (Bahia), os principais focos são a mobilidade, eletrificação, conectividade automotiva e automação de veículos. A previsão é a geração de uma receita de R$ 500 milhões em 2022.
O Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford Brasil é um dos nove da empresa no mundo e está entre os maiores e mais completos do Hemisfério Sul. Nos últimos meses, as demandas por serviço cresceram em volume e complexidade e, atualmente, 85% do trabalho é focado em projetos globais.
Entre os projetos, a fabricante destaca a criação de elementos visuais para a divisão de carros de luxo americana, Lincoln. Além disso, o time brasileiro foca na implementação de tecnologias eletrificadas em modelos para o mercado global, bem como o desenvolvimento das futuras gerações do sistema de multimídia da Ford.
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Os projetos de eletrificação e automação, desenvolvidos no Brasil, poderão ser oferecidos no mercado nacional
O time brasileiro também é responsável pela criação e pelo aprimoramento de um terço das funcionalidades embarcadas nos veículos Ford ao redor do mundo, a exemplo do “One Pedal Drive” do Mustang Mach-E – que permite dirigir usando apenas o acelerador, sem acionar o pedal do freio – e da “Zone Lighting”, que controla as luzes externas da F-150 , inclusive da Lightning, sua versão elétrica.
No desenvolvimento dos veículos autônomos , os brasileiros trabalham para adequar a carroceria para posicionamento de sensores, radares e câmeras e seus sistemas de limpeza, com a devida padronização. Quanto à conectividade, desenvolvem softwares, com destaque para a conclusão do sistema de conectividade e monitoramento para a Ford Transit .
A Ford Brasil também investe em pesquisa, com mais de 70 patentes globais conquistadas. Em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), da Bahia, são, ao todo, mais de 200 profissionais distribuídos em 17 estados brasileiros. Atuam em 120 projetos, a maioria voltada à conectividade, inteligência artificial e big data .
Mas a Ford ainda não confirmou a chegada de nenhum modelo eletrificado no Brasil. A reportagem de iG Carros questionou sobre o Mustang Mach-E e a picape F-150 Lighting , mas a fabricante nos disse apenas que a chegada de ambos está em estudo e que ainda não há nada definido sobre o início das vendas no país.