A IG Corporate é uma empresa do segmento de soluções digitais para áreas de: DevOps, Negócios, Marketing, Infraestrutura TI, Desenvolvimento TI, Operações TI. Atuando em todo território nacional como fornecedora e integradora de Soluções Premium para mercado SMB e Enterprise, a IG Corporate
tem foco nos desafios e resultados dos seus clientes.
A IG Corporate atende seu cliente em um processo que chamamos “vendas em 360”. Estamos presentes desde o início do projeto, criando relacionamentos de confiança e longo prazo. Entendimento do projeto ou necessidade, Comercialização das soluções, Implementação ou integração das soluções, Treinamento e certificações, Suporte 1, 2 e 3 nível. Para tanto, a IG Corporate possui um time capacitado para atender um mercado que está sempre em evolução. Leia abaixo a entrevista com Jim Torres, Srategic Account Leader – Latam, explicando como o Gitlab ajuda o processo de DevOps
das empresas
1) O que é o DevOps e como o GitLab pode ajudar neste processo?
DevOps é um termo que descreve um conjunto de práticas com o objetivo de melhorar a integração entre desenvolvedores de softwares e a equipe de infraestrutura. A principal característica do movimento DevOps é defender fortemente a automação e monitoramento em todas as etapas da construção de um software, desde sua criação, desenvolvimento, integração, testes, liberação para implantação em produção e gerenciamento de infraestrutura.
Utilizando o GitLab, uma equipe de engenharia de software pode colaborar com a equipe de operações para criar e entregar softwares de forma mais eficiente. As diferentes fases dos DevOps são: gerenciamento, planejamento, criação, verificação, pacotes, release, configuração, monitoração e segurança.
O GitLab pode gerenciar todas as fases da esteira do DevOps, e fornecer um conjunto de ferramentas para implementar cada etapa com êxito. A principal diferença entre o GitLab e os demais produtos é que ele é um único aplicativo para todos os estágios do ciclo de vida do DevOps.
2) O que é o Git?
O Git é uma tecnologia usada principalmente para gerenciamento de código no ciclo de vida de desenvolvimento de um software. É estruturado para desenvolvimento distribuído, velocidade, integridade dos dados e para fluxo de trabalho descentralizado, no entanto o Git é capaz de muito mais e algumas características são:
Desenvolvimento Distribuído /Descentralizado
Compatibilidade com sistemas e protocolos existentes
Eficiente para grandes projetos
Autenticação criptográfica do histórico
3) Qual é a estratégia de negócios da GitLab o para Brasil?
Temos uma forte comunidade GitLab no Brasil, e há centenas de usuários na versão gratuita e estamos divulgando através de eventos, road shows e webinars voltados a área de DevOps. A comercialização do produto e serviços está sendo realizada pela IG Corporate, Master Reseller da GitLab para América do Sul.
4) Existe alguma vertente de mercado específica com maior demanda para a solução
Qualquer empresa que possua uma área de desenvolvimento de software pode se beneficiar implantando o DevOps com GitLab. Bancos, Seguradoras, Telecom e grandes indústrias são bons exemplos.
5) Quantos clientes você tem em todo o mundo? E no Brasil.
Globamente, a GitLab possuí mais de 100.000 organizações utilizando a ferramenta. No Brasil, temos como estimativa aproximadamente 1.000 empresas utilizando o GitLab. Porém, a grande maioria utiliza a versão gratuita.
6) Como a IG Corporate pode contribuir para expandir o mercado e resultados da GitLab no Brasil?
A IG Corporate é o Master Reseller das soluções da GitLab na América do Sul. Com profissionais capacitados e certificados para atender comercialmente as demandas nas empresas que procuram implementar o GitLab.
Como as organizações evoluem e ganham maturidade em seus processos, é necessário manter-se sempre atento a novos métodos de desenvolvimento de aplicações e produtos.
A GitLab pode gerenciar todas as fases da esteira do DevOps, e fornecer um conjunto de ferramentas para implementar cada etapa com êxito. A principal diferença entre o GitLab e os demais produtos é que ele é um único aplicativo para todos os estágios do ciclo de vida do DevOps.
7) Como você explicaria GitLab para alguém que não conhece o produto?
A GitLab é um único aplicativo para todo o ciclo de vida de desenvolvimento de um software, desde o planejamento do projeto e gerenciamento de código fonte, como também CI/CD e monitoramento. Desta forma, permite que o DevOps torne o ciclo de vida do software 200% mais rápido no desenvolvimento de aplicações.
Reprodução
Fases do ciclo de vida do DevOps
8) O que faz com que o GitLab seja diferente de outros produtos do mercado?
Dentro do mercado de DevOps, tem havido um forte foco nas ferramentas para se adequar de acordo com o processo definido pela empresa. Há muitos exemplos de ferramentas específicas para o controle de versões, gerenciamento de código, CI/CD, etc. O GitLab está focado no fluxo de trabalho como um todo e adicionando as funções necessárias em todo ciclo de vida do desenvolvimento de software.
Com o GitLab, uma equipe de desenvolvimento de software pode trabalhar em um único aplicativo para gerenciar o desenvolvimento e fornecer os recursos necessários para executar o desenvolvimento. Um dos benefícios, é que os ciclos de desenvolvimento ficam mais rápidos, tornando os aplicativos para seus clientes mais responsivos e com recursos específicos.
8) Qual é o valor de negócio que as empresas podem esperar?
Redução do tempo para liberar novos aplicativos ou atualizações
Redução de complexidades no desenvolvimento de software causadas por diferentes ferramentas
Redução de custo, utilizando as funcionalidades do GitLab para substituir as ferramentas existentes
Aumento da qualidade do código fonte, incluindo testes no processo de desenvolvimento de software
Aumento da segurança do código testando as vulnerabilidades durante o processo
Aumento da satisfação do cliente por ter aplicativos com melhor qualidade e que fornecem recursos úteis
A chegada da IG Corporate no Brasil irá facilitar muito as empresas que necessitam de um DevOps
eficiente para gerenciar todas as fases de seus desenvolvimentos e implementações de sistemas
OpenAI, dona do ChatGPT, é uma das empresas que assinou compromisso com governo dos EUA
As sete principais empresas de inteligência artificial (AI) dos Estados Unidos concordaram nesta sexta-feira (21) em adotar uma série de medidas para desenvolver seus sistemas de forma mais responsável. O acordo foi realizado entre as companhias e o governo dos Estados Unidos.
Dentre os compromissos aceitos pela Amazon, Anthropic, Google, Inflection, Meta, Microsoft e OpenAI, estão investimentos em cibersegurança, realização de testes envolvendo aspectos de discriminação nos sistemas de IA antes de seus lançamentos, e um novo sistema de marca d’água em conteúdos gerados por IA.
Este último compromisso é uma forma das empresas sinalizarem que um texto, áudio, vídeo ou foto foi gerado por uma inteligência artificial, evitando que usuários acreditem, por exemplo, em deepfakes. As empresas ainda trabalham para implementar as novidades.
Por se tratar de um compromisso voluntário, a medida não é considerada uma regulação das empresas de IA, já que não há consequências para o descumprimento das promessas.
Google testa inteligência artificial para escrever notícias; confira
O Google está atualmente desenvolvendo uma ferramenta de IA generativa, projetada para auxiliar jornalistas em seu trabalho. Denominada “Genesis”, a plataforma tem como objetivo absorver informações detalhadas sobre eventos recentes e produzir notícias.
Segundo uma reportagem do The New York Times, o Google fez uma apresentação da ferramenta Genesis para executivos de alguns dos principais jornais dos Estados Unidos, incluindo o próprio NYT, o The Washington Post e a News Corp, empresa detentora do The Wall Street Journal. A apresentação revelou detalhes sobre o funcionamento da ferramenta de IA generativa voltada para auxiliar jornalistas em suas atividades.
Representante do Google, Jean Crider afirmou que “estamos em estágios iniciais de ideias para fornecer ferramentas de IA que auxiliem os jornalistas em seus trabalhos”, enfatizando a intenção de estabelecer parcerias com editores de notícias no desenvolvimento da iniciativa.
De acordo com pessoas que estiveram presentes na apresentação, o Google tem a convicção de que a IA poderá atuar como uma assistente no trabalho de jornalistas, automatizando o processo de produção de notícias.
Contudo, nem todos ficaram completamente convencidos com a abordagem do Google. Alguns executivos, que preferiram manter o anonimato, revelaram ao New York Times que a proposta da IA desvaloriza os esforços dos profissionais da área em termos de apuração e produção de notícias.
Atualmente, alguns veículos de comunicação já estão empregando Inteligências Artificiais generativas para criar conteúdo, porém, as publicações de notícias têm sido cautelosas em sua adoção, principalmente devido a preocupações relacionadas à tendência da tecnologia de gerar informações factualmente incorretas.
Os pesquisadores constataram que a precisão das respostas geradas pareceu diminuir com o passar do tempo, corroborando os relatos de usuários sobre as versões mais recentes do software apresentando uma aparente “queda de inteligência”. Usuários têm relatado há mais de um mês a percepção de uma queda na qualidade da plataforma.
O Bard funciona de forma bastante similar ao ChatGPT, conseguindo responder perguntas, resumir textos, dar ideias sobre diversos assuntos, escrever e-mails e muito mais.