Mato Grosso
Secretaria de Saúde de MT orienta sobre os cuidados com a saúde para amenizar calor extremo
Publicados
2 semanas atrásem
Por
Celso DornellasO Alerta Epidemiológico N°005/2023, disponível AQUI, traz cuidados voltados para o ambiente escolar, trabalhos externos e saúde animal. O documento foi realizado com base nos dados do Inmet, que prevê uma onda de calor até o dia 17 de novembro, com grau de severidade denominado “grande perigo”.
De acordo com o Instituto, o fenômeno acometerá vários estados do Brasil, inclusive Mato Grosso, onde a temperatura poderá ficar até 5°C acima da média.
Para minimizar o impacto desse fenômeno na população mato-grossense, o alerta da SES lista diversas atitudes para uma vida com mais qualidade em períodos de alta temperatura.
Entre as medidas necessárias, estão as seguintes: beber bastante água, mesmo sem sentir sede; procurar abrigos com ar-condicionado ou locais mais frescos durante as horas mais quentes do dia; evitar atividades físicas durante o período de calor; usar protetor solar e roupas leves e ter resfriadores evaporativos e/ou cortinas para manter a temperatura interna mais amena.
A coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental da SES, Marlene da Costa Barros, explicou que esses e outros cuidados são imprescindíveis para este período, visto que as ondas de calor representam sérios riscos à saúde humana e podem causar hipertermia, desidratação, problemas respiratórios e agravamento de condições médicas pré-existentes.
“Durante o calor extremo, as pessoas podem ter convulsões, confusão mental, fraqueza, tontura, náusea, insolação, falta de ar, entre outros problemas. Por isso é importante ficarmos em alerta aos cuidados necessários para amenizar o impacto do calor sobre nossa saúde”, disse Marlene.
Outras recomendações
O alerta da SES recomenda que as empresas cujos colaboradores realizam trabalhos externos façam treinamento sobre reconhecimento de sintomas de superaquecimento e medidas preventivas; garantam fácil acesso à água potável e incentivem a hidratação frequente; programem trabalhos ao ar livre para as horas mais frescas do dia e implementem pausas regulares na sombra; realizem verificações regulares da temperatura corporal dos trabalhadores expostos ao calor; promovam exames médicos periódicos e desenvolvam um plano de ação em caso de emergência devido ao calor, incluindo os protocolos de primeiros socorros.
Já as escolas devem oferecer aos alunos alimentos mais leves na merenda escolar, dentro dos cardápios aprovados e já estabelecidos; suspender as aulas que requeiram esforço físico, principalmente atividades ao ar livre no período compreendido entre 10h às 17h; estimular a hidratação dos alunos com a ingestão de líquidos, orientando que eles levem para a escola garrafa de água e umedeçam as narinas e o rosto.
O documento também orienta que os servidores da unidade escolar estejam atentos à identificação de crianças abatidas e, em casos de desmaios, tonturas, cãibras e mal-estar, que sejam encaminhadas ao centro de saúde mais próximo.
Também é necessário redobrar a atenção com os animais neste período. Quando o calor é extremo, os animais podem sofrer o Golpe de Calor, que é uma reação que ocorre quando a temperatura corporal sobe bruscamente e o organismo é incapaz de compensá-la, resultando na disfunção de diversos órgãos, o que pode levar à morte do animal.
Para evitar essa reação, a SES recomenda evitar horários de calor excessivo para passeios e exercícios, dando preferência para o início da manhã, fim de tarde e a noite. Passeios em parques e área pets são mais aconselháveis do que uma caminhada pela rua, pois a grama e terra são mais confortáveis termicamente.
Ainda recomenda-se a proteção das patas, pois queimaduras na região afetam a locomoção, além de manter sempre à disposição água fresca em abundância e usar de protetor solar para pets com pele mais clara.
Risco aos idosos
A médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Simone Valéria Pinheiro de Figueiredo, alerta que os idosos estão mais suscetíveis, visto que qualquer problema de saúde enfrentado por eles pode ser maximizado em razão da idade.
“Os idosos devem fazer refeições leves, beber muita água, sucos, água de coco, hidratar a pele para evitar o ressecamento e flacidez e usar roupas leves. A partir dos 60 anos o risco é eminente, então precisamos ficar atentos a qualquer sinal de desidratação, tonturas, quedas, agitação, entre outros sinais diferentes do habitual”, alerta a médica.
Simone pontuou outras atitudes diárias que podem ser feitas em casa para redução da temperatura interna. “Podemos colocar uma garrafa plástica com água congelada em frente ao ventilador, toalhas molhadas no quarto na hora de dormir, desligar todos os aparelhos da tomada, apagar as lâmpadas quentes da casa, tomar banho frio antes de dormir e dormir no colchão no chão costuma ser mais frio também”, destacou Simone.
Dados do Samu mostram que, entre os dias 15 a 20 de outubro deste ano, foram realizadas 39 constatações de óbito entre pessoas com idade acima de 60 anos na baixada cuiabana. Em 2022, neste mesmo período, o atendimento para esta ocorrência foi de 13 óbitos. Contudo, é importante destacar que não é possível afirmar que a alta temperatura é a causa do aumento desses óbitos.
“Percebemos um aumento de 200% do atendimento neste ano de 2023 e isso pode estar associado ao calor, porque os idosos são os que mais sofrem com as altas temperaturas. A condição médica pré-existente deles se agrava podendo levar ao óbito”, concluiu Simone.
Fonte: Governo MT – MT


Mato Grosso
Primeira-dama do Estado recebe homenagens e título de embaixadora em evento de diversidade
Publicados
15 horas atrásem
30 de novembro de 2023 - 19:15Por
Celso Dornellas O evento contou com a presença da influencer e madrinha da ação, Nicole Bahls, magistrados e convidados.
Ao longo de dois dias, a Associação Liberdade, sob a direção de Sandro Lohmann, reuniu pessoas LGBTQIA+ egressas do sistema prisional. Com o apoio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Penitenciário do Tribunal de Justiça de MT, o encontro teve como propósito discutir temas para um cumprimento de pena mais humanizado, digno, efetivo e sustentável.
A Associação Mais Liberdade busca oportunizar aos egressos formação, participação e liderança na resistência, luta e superação do cárcere. As atividades incluem atendimento social, psicológico, jurídico, formação, qualificação, e encaminhamento em rede.
Virginia Mendes ressaltou a importância dessas ações, lembrando os depoimentos impactantes de pessoas egressas, especialmente o inspirador trajeto de Sandro.
“Conheci histórias lindas e pude celebrar, juntamente com o Sandro e outras pessoas que superararam as dificuldades do sistema, as conquistas que eles já alcançaram”, contou Virginia Mendes.
A primeira-dama recebeu moção de reconhecimento pelo trabalho dedicado e contribuição para uma sociedade mais fraterna, igualitária e segura. Ela ainda foi surpreendida com o anúncio que nas futuras instalações do CEDIS será instalado o Centro de Referência, Sustentabilidade, Empreendedorismo e Renda ‘CreSER Virginia Mendes’.
“Toda minha gratidão aos idealizadores, porque os pilares do SER – Superação, Esperança e Respeito serão eternizados”, agradeceu.
Virginia também agradeceu às pessoas envolvidas no projeto, incluindo magistrados, a influencer e madrinha da ação, Nicole Bahls, o embaixador, desembargador Orlando Perri, os patronos Ruth Semyramis e o juiz Geraldo Fidelis, e sua equipe Unaf.
“Vamos lutar contra o preconceito, porque todos somos iguais diante do nosso amado Deus”, concluiu Virginia Mendes.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Informação, histórias de superação e luta marcam 1º Encontro de Acessibilidade do Poder Judiciário
Publicados
15 horas atrásem
30 de novembro de 2023 - 18:45Por
Celso Dornellas



QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

Mandante de feminicídio em Lucas do Rio Verde é preso pela Polícia Civil tentando fugir de Mato Grosso

Unicef: maioria de jovens com HIV aprova acolhida em serviços de saúde

Deputados derrubam veto a PL que prevê base de controle de queimadas nas rodovias estaduais

Unesco: maioria de jovens com HIV aprova acolhida em serviços de saúde

Filha de Gloria Pires agita web ao mostrar mansão da família em Brasília: ‘Paraíso!’
Barra do Bugres e Região


Vereador Marivaldo assume Secretaria de Meio Ambiente e Turismo
O vereador Marivaldo Magalhães (MDB) assumiu, na manhã desta segunda-feira, 07/11, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e...


Vereador Júnior Chaveiro solicita e poços artesianos são perfurados nas comunidades Vão Grande.
Um trabalho do vereador Júnior Chaveiro que já vinha sendo acompanhado desde o inicio de seu mandato, tornou-se realidade nos...


Vereador Sub tenente Marivaldo Magalhães recebe reclamação e visita entrada de bairro que está obstruída.
O vereador Sub tenente Marivaldo Magalhães, recebeu algumas reclamações de moradores do Bairro Antigo Laticínio, localizado ás margens da MT...
Mato Grosso


Primeira-dama do Estado recebe homenagens e título de embaixadora em evento de diversidade
A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, participou do Meet Gala Amigos da Diversidade, realizado na Associação Mato-grossense de Magistrados...


Informação, histórias de superação e luta marcam 1º Encontro de Acessibilidade do Poder Judiciário
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), por meio da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão, deu mais um...


Sefaz adere ao Vigia Mais MT para instalação de câmeras próximas a postos fiscais
A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz MT) assinou nesta quinta-feira (30.11) a adesão ao Programa Vigia Mais MT,...
Agronegócio


Problemas climáticos: Mapa pede R$ 3,5 bilhões para o seguro rural em 2024
O Ministério da Agricultura pediu ao Ministério da Fazenda um adicional de 3,5 bilhões de reais para seu orçamento em...


Cotação do suíno vivo atinge quase R$ 8 por quilo em Minas Gerais
As cotações do suíno vivo, no mercado independente, registraram aumento em quase todas as praças acompanhadas pelo Centro de Estudos...


Lei dos agrotóxicos pode reduzir perdas anuais de R$ 21 bilhões
O Projeto de Lei dos Agrotóxicos, aprovada pelo Senado Federal, pode ajudar a reduzir as perdas anuais de cerca de...
Mais Lidas da Semana
-
Saúde7 dias atrás
Incidência de doenças crônicas é 50% maior entre pretos que em brancos
-
Agronegócio4 dias atrás
Recorde: égua mais cara do Brasil é leiloada por R$ 4,56 milhões em Cuiabá
-
Agronegócio4 dias atrás
Mato Grosso mantém crescimento acima da média nacional, revela IBGE
-
Policial6 dias atrás
Polícia Civil apura denúncia de que hospital interditado realiza cirurgias plásticas
-
Agronegócio2 dias atrás
Pecuaristas buscam por tecnologia para melhorar ganhos
-
Agronegócio1 dia atrás
Mercado de produtos para muçulmanos deve crescer 15% em 2024
-
Agronegócio2 dias atrás
Conab: Brasil já plantou 75,2% da área de soja, mas plantio segue atrasado
-
Agronegócio4 dias atrás
Importações da soja brasileira pela China cresceram 71% em outubro