conecte-se conosco


Mato Grosso

Sema promove curso de manejo de trilhas terrestres em Barra do Garças

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), por meio da Gerência Regional do Parque Estadual da Serra Azul, promoveu o curso de Manejo de Trilhas Terrestres em conjunto com ICMBio, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e Centro Universitário do Vale do Araguaia (UNIVAR). O treinamento evidenciou a importância do manejo sustentável, bem como do impacto financeiro positivo das trilhas no cenário do ecoturismo nacional e mundial.

“Percebemos a possibilidade da mudança de percepção do papel das trilhas, que passam a ser vistas como atrativos turísticos em si e não somente como infraestrutura de acesso”, destacou a gerente do Parque Serra Azul, Cristiane Schnepfleitner. Na programação foram tratados temas como: manual de sinalização de trilhas, roteiro metodológico para manejo dos impactos de visitação, fundamentos do planejamento de trilhas e rol de oportunidades de visitação. Toda parte de campo foi realizada na trilha da Cachoeira do Pé da Serra no interior do Parque.

Coordenado pela Analista Ambiental Carolina Potter de castro da ICMBio, o treinamento ocorreu entre 16 e 19 de fevereiro e teve como objetivo explorar as ferramentas para manejo de trilhas terrestres especialmente em unidade de conservação, com vistas ao Parque Estadual da Serra Azul.

Veja Também:  Primeiro curso de atirador treina policiais para dar respostas a situações críticas e crimes violentos

Estiveram presentes, a voluntária do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães Franciane dos Santos Silva, o coordenador geral de Uso Público e Negócios do ICMBio Sergio Henrique de Collaço de Carvalho, o co-idealizador de trilhas de longo percurso no país (Transcarioca e Caminho de Cora) e diplomata de carreira Pedro da Cunha e Menezes.

Dezesseis pessoas participaram da capacitação entre guias de turismo, equipe do Serra Azul (servidores, estagiário, brigadistas e membros do Conselho Consultivo), graduandos do curso de Turismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat/Nova Xavantina) e proprietários de atrativos turísticos.

Todas as parcerias formadas entre as diferentes instituições públicas da sociedade civil e privadas contribuem para enriquecer aspectos da gestão do Parque Estadual da Serra Azul, visando a sua reabertura ainda no primeiro semestre de 2019.

O Parque

O Parque Estadual da Serra Azul, criado em 1994 por iniciativa popular, localiza-se nos municípios de Barra do Garças e Araguaiana e está inserido no Bioma Cerrado. Possui diversas espécies da flora e da fauna endêmicas, destacando a espécie de peixe denominada “Astyanax xavante”.

Veja Também:  Judiciário e parceiros promovem ações que levam dignidade e cidadania às populações pantaneiras

Com a proposta de oferecer segurança aos visitantes e cumprir as recomendações do Ministério Público Estadual (MPE), a Sema executou a reforma da guarita da entrada principal e toda a reestruturação da área da escadaria e do Mirante do Cristo Redentor. A unidade de conservação (UC) foi fechada em agosto de 2014 depois que um incêndio queimou 80% da cobertura vegetal da área.

Desde então, a Sema, por meio da Gerência Regional, em parceria com o MPE/MT – Comarca de Barra do Garças, vem desenvolvendo ações para a reabertura da UC. Em dezembro de 2017, foi reaberta a entrada ao Parque via Escadaria da Fé, após o término da construção da guarita, melhorias na escadaria e revitalização dos Mirantes do Cristo Redentor e da Nossa Senhora.

Comentários Facebook
Propaganda

Mato Grosso

Tio de 62 anos é preso pela Polícia Civil por estupro de vulnerável contra sobrinha

Publicados

em

Por

Um homem investigado pela Polícia Civil, por estupro de vulnerável contra a própria sobrinha, foi preso nesta sexta-feira (01.07). O crime ocorreu na cidade de Denise e é investigado pela Delegacia de Barra do Bugres.

A Polícia Civil apurou que o investigado, de 62 anos, cometeu os abusos sexuais contra a vítima, que atualmente está com 13 anos. Os abusos teriam iniciado quando ela tinha 10 anos.

A vítima procurou ajuda do Conselho Tutelar, após assistir a uma palestra na escola sobre violência sexual, na cidade de Denise.

O fato foi registrado na Polícia Civil, que deu início à investigação e apurou que, além do suspeito de 62 anos, outro tio da vítima também é investigado por cometer abusos contra a adolescente.

A partir das informações coletadas na investigação, a delegada Renata Evangelista representou pela prisão dos dois envolvidos. As buscas seguem para localizar o segundo envolvido.

O homem preso nesta sexta-feira respondeu anteriormente por outro crime de estupro.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Veja Também:  Lei de Janaina que determina desconto em mensalidades escolares durante pandemia é aprovada na AL
Continue lendo

Mato Grosso

Governo de MT suspende publicações nos sites e perfis de redes sociais institucionais

Publicados

em

Por

O Governo de Mato Grosso irá suspender a publicação de notícias, fotos, áudios e vídeos, a partir deste sábado (02.07), em todos os sites e perfis de redes sociais institucionais. A medida se dá em respeito ao período eleitoral, conforme a Lei de n° 9.504/1997, Art. 73, VI, b.

Durante o período, as páginas de atendimento à população, como serviços da Sefaz, Detran, Sema, Seduc, assim como o aplicativo MT Cidadão, permanecerão em funcionamento normalmente.

As notícias nos sites institucionais do Governo de Mato Grosso estarão interrompidas durante o período eleitoral, salvo exceções previstas em lei.

Após esse período, todas as atividades nos sites e perfis oficiais retornam normalmente.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Veja Também:  Primeiro curso de atirador treina policiais para dar respostas a situações críticas e crimes violentos
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA A GESTÃO AZENILDA PEREIRA SERÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana