conecte-se conosco


Tecnologia

Sentimos falta de uma internet que não existe mais

Publicados

em

source
Orkut traz nostalgia para quem viveu a internet dos anos 2000
Tecnoblog

Orkut traz nostalgia para quem viveu a internet dos anos 2000

Em seus tempos de glória, o Orkut tinha cerca de 300 milhões de usuários no mundo todo. Lançada em janeiro de 2004 nos Estados Unidos, a rede social testemunhou uma invasão de brasileiros já nos meses seguintes. Quando ganhou sua versão em português, em maio de 2005, o Brasil já era responsável por mais de 60% dos perfis cadastrados na plataforma.

Pouco mais de dez anos após sua criação, em junho de 2014, o Orkut foi descontinuado, e o mundo seguiu em frente. Mas, para aqueles que aprenderam o que era a internet através de scraps, depoimentos e comunidades, a lembrança do Orkut jamais se apagou.

Então, quando ninguém esperava, o site do Orkut foi atualizado com um comunicado de seu criador, Orkut Büyükkökten . Nele, além de celebrar a memória da rede que levou seu próprio nome, ele compartilhava uma informação curiosa: a de que está “construindo algo novo”.

Uma onda de nostalgia pelo Orkut se iniciou. Vale a pena pensar um pouco sobre ela.

Nostalgia é mais do que apenas saudade

Na origem da palavra “nostalgia” está uma forte melancolia. É uma tristeza profunda causada pelo afastamento da terra natal. Quando estamos nostálgicos, portanto, não estamos apenas com saudade. O sentimento é mais profundo, e nasce de um incômodo pela distância daquilo que consideramos familiar.

Veja Também:  Como gravar um vídeo com música tocando no Android

Pesquisas no campo da psicologia tentam entender melhor como a nostalgia afeta os seres humanos. Alguns estudos sugerem que, apesar de estar muito ligada à tristeza, essa emoção costuma ter um efeito positivo. O processo nostálgico começa com a melancolia por algo familiar que não está mais presente, mas resulta em melhoras no humor, bem-estar e otimismo.

Em outras palavras, a nostalgia faz com que as pessoas se sintam bem. Não é à toa, portanto, que ela se tornou um ativo tão importante. Os maiores exemplos estão na cultura pop: uma multidão de revivals e reboots de obras clássicas, cuja razão de ser está puramente no sentimento nostálgico.

Voltando ao assunto do Orkut, os motivos de nossa nostalgia precisam ser questionados. Se o sentimento nasce de um anseio pela terra natal, podemos dizer que essa terra é apenas o Orkut?

Tempos em que a internet era jovem, e nós, jovens na internet

Uma hipótese mais provável é que o Orkut represente uma época. A ele, somam-se outras plataformas que marcaram um certo momento da internet. Conversar pelo MSN, acessar fotologs, ler e descobrir novos blogs; todas essas coisas fizeram parte da vida de milhões de pessoas, junto com o uso diário do Orkut.

Esse terreno familiar é um conjunto de ferramentas que consolidou, para muitos de nós, o que significava a internet. Entrar em contato com outras pessoas e perspectivas, descobrir os elementos que viriam a constituir gostos pessoais duradouros, tudo isso aliado à ausência dos algoritmos e discussões inflamadas que caracterizariam as redes sociais nos anos seguintes. A nostalgia nos convida a olhar para essa internet que tanto amamos — e que não existe mais.

No entanto, precisamos de cuidado para não cair na armadilha da idealização do passado. O Orkut tinha sua leva de comunidades problemáticas, algumas inclusive fazendo apologia ao crime. Muitas das discussões sobre moderação de conteúdo que reverberam atualmente se aplicavam a esse espaço tão amado. Por isso, se o Orkut voltar de alguma maneira, é importante saber desde já: ele não será como antes. Não é possível recriar o passado.

Comentários Facebook
Propaganda

Tecnologia

Jogadores de Fall Guys criticam modelo free-to-play: ‘menos divertido’

Publicados

em

Por

Fall Guys passou por mudanças nas recompensas
Reprodução

Fall Guys passou por mudanças nas recompensas

Fall Guys se tornou grátis  em todas as plataformas, porém alguns jogadores antigos não ficaram contentes com a novidade. Desde a mudança do modelo de monetização do Battle Royale das jujubinhas, em 17 de junho, usuários têm criticado não só as novas moedas digitais, como também a mecânica de Passe de Batalha, herdada de Fortnite.

A maior frustração dos jogadores antigos está relacionada ao nível de fama — recurso necessário para evoluir a versão paga do Passe de Batalha e conseguir as recompensas visuais. É possível obter fama apenas jogando, porém a diferença de experiência recebida ao terminar as partidas em primeiro ou último lugar é muito pequena.

Para alguns jogadores de Fall Guys, não vale a pena se esforçar para conseguir a coroa no final das partidas. Afinal, as coroas, que antes desbloqueavam os melhores itens cosméticos do Battle Royale, foram rebaixadas a simples moedas que só podem ser usadas para evoluir a versão gratuita Passe de Batalha, com recompensas menos atrativas.

Devido ao ganho desbalanceado de fama e à desvalorização das coroas, os jogadores antigos têm preferido acumular experiência apenas entrando em partidas para serem eliminados nas primeiras rodadas. Inclusive, dá para comprovar de maneira matemática que esse método é, sim, o mais rápido para evoluir o Passe de Batalha.

Veja Também:  Como gravar um vídeo com música tocando no Android

Perder vale mais a pena para conseguir fama

No Reddit, o usuário hold_my_cocoa publicou uma série de fotos que mostram os ganhos de fama ao finalizar as partidas em cada uma das seis possíveis rodadas. Ao ser eliminado logo no primeiro percurso, o jogador recebeu 24 pontos. Garantindo a coroa, a pontuação subiu para 107.

Pela minha experiência com o jogo, uma partida inteira de Fall Guys dura, em média, 10 minutos. Cada rodada pode durar de dois a três minutos, dependendo da quantidade de jogadores e do desafio proposto.

Em 10 minutos, uma pessoa pode ficar até o final para garantir a recompensa única de 107 pontos. Entretanto, nessa mesma quantidade de tempo, o jogador pode participar de cinco partidas diferentes, ser eliminado no primeiro round e obter 24 pontos em cada tentativa, garantindo 120 pontos no total.

Veja Também:  Amazon vai lançar sua própria rede de internet para competir com Musk

Jogadores não estão se divertindo em Fall Guys

Com exceção da satisfação pessoal, não faz mais sentido lutar para vencer uma partida de Fall Guys. Por isso, alguns jogadores estão deixando de se divertir no game. Em uma grande análise publicada no Reddit, o usuário FearMeIAmLag1 resume bem o sentimento da comunidade ao dizer o seguinte:

“Há muitos erros aqui e isso pune absolutamente tanto os novos quanto os antigos jogadores. Jogos não são divertidos se parece que não há recompensas, e Fall Guys está dando pouquíssimo aos jogadores. Esse jogo não será lucrativo se não houver ninguém jogando e gastando dinheiro com ele”.

Por enquanto, parece que a questão das recompensas não preocupa a desenvolvedora Mediatonic, nem a distribuidora Epic Games. Afinal, Fall Guys atingiu o pico de 20 milhões de jogadores nas primeiras 48 horas desde a estreia da primeira temporada grátis. Pode ser que a longo prazo, porém, essa realidade mude.

Fonte: IG TECNOLOGIA

Comentários Facebook
Continue lendo

Tecnologia

Cinco anos depois, iPhone 14 voltará a ter versão ‘Plus’

Publicados

em

Por

iPhone 14 voltará a ter versão Plus
Divulgação/Apple

iPhone 14 voltará a ter versão Plus

Depois de cinco anos, a Apple deve voltar a trazer a nomenclatura “Plus” em seus iPhones neste ano. De acordo com o vazador Lanzuk, relatado pelo blog sul-coreano Naver, a linha iPhone 14 voltará a ter uma versão “Plus”.

O iPhone 14 Plus será a versão maior do iPhone 14, com hardware idêntico, sendo o tamanho da tela a única diferença. Desde a linha iPhone 8, lançada em 2017, a Apple não utiliza esta nomenclatura, adotando o termo “Max” para se referir aos smartphones maiores.

Na linha iPhone 14, porém, é especulado que a versão “Mini” ficará de fora, surgindo um novo modelo – justamente o “Plus”. Se os rumores se confirmarem, a família será composta pelos seguintes dispositivos:

  • iPhone 14 – 6,06 polegadas
  • iPhone 14 Plus – 6,68 polegadas e especificações iguais ao iPhone 14
  • iPhone 14 Pro – 6,06 polegadas e especificações avançadas
  • iPhone 14 Max – 6,68 polegadas e especificações avançadas

Com isso, a versão “Pro Max” passaria a se chamar apenas “Max”, já que haveria a diferenciação em relação ao “Plus”.

Fonte: IG TECNOLOGIA

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA A GESTÃO AZENILDA PEREIRA SERÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana