conecte-se conosco


Mato Grosso

SES convoca idosos a buscarem a quarta dose da vacina contra Covid-19

Publicados

em

Neste Dia Nacional da Imunização, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) reforça a orientação para que pessoas com 60 anos ou mais, que já receberam a dose de reforço há mais de 4 meses, procurem de forma imediata os Postos de Saúde para receberem a 4ª dose da vacina contra a Covid-19.

A recomendação é devido ao aumento na positividade dos casos e potencial risco de elevação das internações por Covid-19 em Mato Grosso.

De acordo com o Painel de Distribuição de Vacinas contra a Covid-19, mantido pela SES-MT, até o momento apenas 16% da população elegível de idosos estão com o esquema vacinal completo, sendo que 216.543 pessoas já podem receber a 4ª dose.

“É importante que a população idosa entenda a necessidade de receber a 4ª dose, passados 4 meses da aplicação da dose de reforço. Já é perceptível um aumento de casos positivos em algumas regiões e em alguns públicos. Houve um crescimento de cerca de 20% na positividade das testagens por PCR em relação ao mês anterior”, aponta a secretária de Estado de Saúde, Kelluby de Oliveira.

Veja Também:  PM e Seduc capacitam gestores e diretores educacionais das Escolas Estaduais Militares

A orientação é feita também ao grupo de idosos, que receberam apenas a 1ª e 2ª doses. Mais de 91 mil idosos precisam receber a dose de reforço, para depois completarem o esquema vacinal com a 4ª dose.

“Todos os idosos com mais de 60 anos, que tomaram a sua última dose há mais de 4 meses, têm uma chance maior de desenvolver a doença, mesmo que de forma mais leve. Dependendo das condições físicas e epidemiológicas, pode evoluir para uma forma mais grave”, explica o secretário Adjunto de Vigilância em Saúde, Juliano Melo.

Dados

Quando analisados os dados dos últimos 14 dias, Mato Grosso registrou 2.461 casos acumulados, que indica incidência – ou seja, a velocidade com que a infecção está propagando – de 69 casos por 100 mil habitantes.

Em relação à população vacinável de Mato Grosso, 3.352.220 pessoas, o equivalente a 72% recebeu as 1ª e 2ª doses. No estado, 1.329.141 pessoas ainda precisam receber a dose de reforço.

Já referente às notificações, a SES registrou na quarta-feira (08.06) 741.708 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo 14.929 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. Já a taxa de ocupação está em 18% para UTIs adulto e em 8% para enfermaria adulto.

Veja Também:  Débitos de serviços essenciais poderão ser parcelados

O ranking de desempenho de cobertura vacinal está disponível no Painel de Distribuição de Vacinas contra a Covid-19 da SES.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Propaganda

Mato Grosso

Segunda-feira (04): Mato Grosso registra 771.458 casos e 15.017 óbitos por Covid-19

Publicados

em

Por

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta segunda-feira (04.07), 771.458 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 15.017 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Dos 771.458 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 12.682 estão em isolamento domiciliar e 743.034 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 72 internações em UTIs públicas e 84 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 80,90% para UTIs adulto e em 17% para enfermaria adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (136.331), Várzea Grande (53.834), Rondonópolis (44.319), Sinop (35.034), Tangará da Serra (24.960), Lucas do Rio Verde (23.922), Sorriso (23.423), Primavera do Leste (23.165), Cáceres (18.050) e Alta Floresta (17.129).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

Veja Também:  Juvam e Batalhão Ambiental fazem soltura de pescado apreendido

Cenário Nacional

No domingo (03.07), o Governo Federal confirmou o total de 32.490.422 casos da Covid-19 no Brasil e 671.911 óbitos oriundos da doença. Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados desta segunda-feira (04.07).

Recomendações

Já existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança.

Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

Veja Também:  Débitos de serviços essenciais poderão ser parcelados

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Tribunal reabre inscrição de credenciamento dos profissionais que irão atuar no Bem Viver

Publicados

em

Por

Tribunal de Justiça de Mato Grosso torna público, por meio do Edital 51, a reabertura do Processo Seletivo com a finalidade de credenciar pessoas físicas nas áreas de Fisioterapia, Educação Física e Auxiliar em Saúde Bucal para atuar junto ao Programa Bem Viver.
 
Inscrição
 
As inscrições para o processo seletivo são gratuitas e deverão ser realizadas, exclusivamente, por meio do endereço eletrônico Protocolo Administrativo Virtual ( https://pav.tjmt.jus.br), no período de 01 a 15 d ejulho de 2022, incluindo-se sábados, domingos e feriados. Serão consideradas extemporânea e sem validade qualquer inscrição feita fora desse período.
 
Edital n. 40
 
Outros detalhes do certame continuam valendo e estão disponíveis no Edital N. 40/2022-PRES e seus anexos. O Processo Seletivo é composto pelas fases de divulgação do edital; inscrição dos interessados, com a inserção dos documentos, análise da documentação e do currículo e divulgação dos interessados habilitados.
 
Requisitos
 
São requisitos para o credenciamento: ter sido selecionado(a) no Processo Seletivo; ser maior de 21 anos; não possuir antecedentes criminais; Não exercer cargo público inacumulável; e Não ter credenciamento anterior com o Poder Judiciário Estadual, ou estar descredenciado há no mínimo um ano.
 
Requisitos específicos
 
Ser graduado em Fisioterapia ou Educação Física, devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação e com registro no Conselho Regional na respectiva área profissional, devendo apresentar certificado de curso específico/formação/especialização (RPG, Pilates, Shiatsu, Reflexologia) caso a vaga exija.
 
Auxiliar de Saúde Bucal deverá possuir curso em Auxiliar em Saúde Bucal – ASB e registro junto ao Conselho Regional de Odontologia.
 
Recursos
 
Serão admitidos recursos devidamente fundamentados, no prazo de dois dias, contados da publicação do resultado final do processo seletivo no Diário da Justiça Eletrônico (DJE). Os recursos deverão ser interpostos somente por meio do Protocolo Administrativo Virtual: https://pav.tjmt.jus.br/geracao-protocolo
 
 
 
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

Veja Também:  Governador e empresários conhecem soluções de logística que podem ampliar comércio entre MT e o mundo

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA A GESTÃO AZENILDA PEREIRA SERÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana