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Sesc e Senac-MT participam do 39º Festival Internacional de Pesca, em Cáceres

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O Sistema Fecomércio-MT, por meio do Sesc e do Senac Mato Grosso, estará presente no 39º Festival Internacional de Pesca Esportiva (FIPe) que começa nesta quarta-feira (13), em Cáceres (218 km de Cuiabá), e vai até o próximo domingo (17).

Após dois anos sem ser realizado, o FIPe terá, além das competições de pesca, shows nacionais e regionais, apresentações de grupos folclóricos, feira náutica, exposição de artesanatos e oportunidades para negócios.

Nas tendas do Sesc e do Senac-MT serão oferecidas gratuitamente à população ações de lazer, educação em saúde, gastronomia, ginástica e recreação. “Os visitantes do festival terão a oportunidade de participar de diversas atividades que irão garantir diversão, saúde e muito conhecimento”, disse o presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior.

Durante todos os dias, o público presente poderá aferir a pressão arterial e testar o índice glicêmico, bem como receber aconselhamentos de saúde da área de Enfermagem e orientações de saúde bucal, com os principais cuidados para crianças e adultos.

Entre uma atividade e outra, os participantes poderão relaxar e conferir exposição de aparelhos e aulas experimentais dos serviços oferecidos pela unidade Sesc Cáceres, além do atendimento da Central de Relacionamento com o Cliente.

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Ainda como incentivo à prática de exercícios físicos, aulas abertas de ginástica serão realizadas entre os dias 14 e 16, no palco Esportes do FIPe, das 17 às 17h50. E no sábado (16), das 15 às 17h, atividades de recreação, como jogos e brincadeiras, serão promovidas no gramado da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Cáceres.

No campo gastronômico, tendo como tema ‘A Versatilidade do Peixe no Rio Paraguai’, cada dia do Festival será dedicado a uma receita especialmente preparada em oficinas de culinária do Senac-MT. Entre elas estão: filé de pintado com confit de tomate e coentro areia, no dia 13; bolinho de peixe com maionese de coentro (dia 14); piavuçu assado com crosta de ervas (dia 15); iscas de peixe com vinagrete de maxixe (dia 16); e ceviche de peixe com banana da terra, no último dia do FIPe, 17 de julho. O menu foi elaborado pela chef e gastróloga Pricila Manzano.

A educação e o incentivo ao hábito de leitura também estarão presentes com o caminhão da BiblioSesc. O veículo, adaptado com estante, transporta um acervo de livros criteriosamente selecionados e constantemente renovados. Haverá contação de histórias por profissionais capacitados dentro da unidade móvel.

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O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

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Dona Eulália responde ao Censo 2022 no 1o dia da coleta em Cuiabá

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A Unidade Estadual do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em Mato Grosso visitou Eulália da Silva Soares, conhecida como Dona Eulália, 88 anos, dona do bolo de arroz mais famoso de Cuiabá, no bairro da Lixeira, na manhã da segunda-feira (01-08), para aplicar o questionário do Censo 2022.

A octogenária –que tem oito filhos, 21 netos e 34 bisnetos e é um dos ícones da cuiabania por compartilhar seus quitutes com a população há mais de 60 anos– foi uma das primeiras mato-grossenses a responder à pesquisa no primeiro dia de coleta em todo o país. A bisneta Karen Gabriele de Moura ajudou a Dona Eulália a responder a algumas perguntas.

O recenseamento atraiu a atenção de veículos de imprensa, como TV Centro América, TV Vila Real, TV Brasil Oeste, TV Assembleia e jornal A Gazeta, que fizeram questão de prestigiar a quituteira nesse momento importante para a atualização dos dados brasileiros. O Superintendente Substituto do IBGE em Mato Grosso, Márcio Cavichiolli, também esteve no local para explicar a pesquisa.

Em Mato Grosso, cerca de 3.000 recenseadores vão atuar no Censo, com 135 postos de coleta espalhados por 38 subáreas coordenadas por 17 agências do IBGE, para fazer a coleta domiciliar nos cerca de 1 milhão de domicílios nos 141 municípios. A estimativa é de que sejam contabilizados mais de 3,6 milhões de habitantes no estado.

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No Censo 2022, há dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos, leva em torno de 5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos domicílios, leva cerca de 16 minutos. A seleção da amostra que irá responder o questionário ampliado é aleatória e feita automaticamente no Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) do recenseador.

Todas as informações coletadas no Censo são confidenciais, protegidas por sigilo e usadas exclusivamente para fins estatísticos, conforme estabelece a legislação pertinente: Lei no 5.534/68, Lei no 5.878/73 e o Decreto no 73.177/73. Já a Lei no 5.534, de 14 de novembro de 1968, dispõe sobre a obrigatoriedade de prestação de informações estatísticas.

Recenseadores podem ser identificados pela internet ou por telefone

Para ser recenseador do IBGE, após a aprovação no processo seletivo, é preciso ainda fazer um treinamento específico, com etapas à distância e presencial. Só depois de aprovados no treinamento os recenseadores estão aptos a cumprir sua função de visitar os lares brasileiros.

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Eles estarão sempre uniformizados, com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o DMC. Além disso, é possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE ou pelo telefone 0800 721 8181. Ambos constam no crachá do entrevistador, que também traz um QR code que leva à área de identificação no site. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula ou CPF do recenseador.

Em Mato Grosso, os moradores têm a opção de ligar para o telefone 190 da Polícia Militar para confirmar que se trata realmente de um recenseador. A medida é possível devido à parceria entre a UE-MT e a Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (SESP-MT), por meio do Ciosp (Centro Integrado de Operações da Segurança Pública).

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Procon-MT orienta sobre cuidados com a compra de presentes

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Fotos: Josi Dias

 

Planejamento, e pesquisa de preço são essenciais para evitar endividamento

Hannah Marques/Assessoria Procon-MT

Para orientar o consumidor sobre os seus direitos na compra de presentes do Dia dos Pais, celebrado tradicionalmente no segundo domingo de agosto, o Procon Estadual, vinculado à Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc), separou dicas importantes para evitar contratempos e realizar uma compra segura.

 

Segundo pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), 93% dos cuiabanos pretendem presentear no Dia dos Pais. O estudo, produzido do dia 18 a 22 de julho, com 250 pessoas, indica ainda que os consumidores devem gastar um valor médio de R$ 267,45 com os presentes. Roupas, calçados, acessórios, perfumes, alimentos e bebidas, joias e relógios, telefonia/smartphone, livros e artigos esportivos estão entre os produtos que devem registrar maior procura.

 

O secretário adjunto de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor, Edmundo Taques, destaca que é importante fazer um planejamento e definir antecipadamente o que deseja comprar e quanto pode gastar.

 

“É preciso ter cautela para não se endividar, todos os anos alertamos para a importância da pesquisa de preços, uma vez que há grande variação entre produtos de uma mesma marca. Também é interessante analisar os valores se optar por compras a prazo. Pagar à vista na maioria das vezes é uma opção mais vantajosa, principalmente pela possibilidade de negociar um bom desconto e assim evitar o endividamento a longo prazo”, ressalta o secretário adjunto.

 

Confira outras dicas do Procon-MT:

 

Alimentos e cestas de café da manhã: informe-se antecipadamente sobre cobranças de taxa de entrega, número e tipo de produtos e embalagens, marcas e complementos, pois esses itens fazem diferença no preço final. Com todos os detalhes definidos, peça por escrito o que foi acertado, como data e horário de entrega, valores e condições de pagamentos.

 

Eletrônicos: compare preços e prazo da garantia. Não se esqueça de verificar se existe assistência técnica em Mato Grosso. Solicite uma demonstração de funcionamento do aparelho e teste as funções. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) estipula uma garantia de 90 dias para produtos duráveis. Os produtos importados também devem seguir essas determinações.

 

Perfumes e cosméticos: a dica é observar atentamente a embalagem. Produtos nacionais e importados devem conter as informações sobre a mercadoria em língua portuguesa. Instruções de uso, características, registro no órgão competente, prazo de validade, composição, volume/quantidade, condições de armazenamento e identificação sobre o fabricante/importador.

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Roupas e calçados: sempre pergunte antes se a loja aceita a troca do produto por questões de gosto, cor e tamanho, isso vale para a compra de qualquer produto. Também é preciso se informar antecipadamente sobre prazos e condições para a realização da troca. Quando, no momento da compra, o comerciante oferecer o direito a troca, o consumidor poderá exigir tal substituição. Sempre que possível solicite comprovante do benefício por escrito.

 

Vale presente: na dúvida sobre o que comprar, algumas pessoas optam pelo “vale presente”. É importante definir com o lojista e notar na nota fiscal como será restituída eventual diferença de valores entre o vale e a efetiva aquisição do produto.

 

Compra pela internet: é preciso verificar se constam no site o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), endereço físico e canais de troca e atendimento. Observe também se há cobrança de frete, existência de outras taxas e o prazo de entrega. Ao efetuar a compra, imprima ou salve em seu computador a página do site com os dados. Antes de enviar seus dados pessoais e de seu cartão de crédito, observe se a conexão é segura. Desconfie de valores abaixo da média e nunca clique em anúncios recebidos por e-mail ou redes sociais, pois eles podem levar a sites fraudulentos. O recomendado é sempre digitar o endereço do site.

  

Formas de pagamento: com relação ao pagamento, o consumidor precisa redobrar a atenção, pois os comerciantes estão autorizados a oferecer descontos de acordo com o prazo ou instrumento de pagamento utilizado. É importante lembrar que as lojas não são obrigadas a receberem cheques de terceiros ou de outras praças, porém os estabelecimentos devem deixar bem visível a informação para que o cliente possa escolher a melhor forma de quitar a compra e para não provocar transtornos aos clientes.

 

Ao optar pelo parcelamento, tire todas as dúvidas sobre o número e valor das parcelas, taxa de juros ao mês e ao ano, encargos e o valor total a prazo. Todos esses dados também devem ser informados de forma clara, visível e ostensiva pelo fornecedor.

 

Trocas

Devolução/arrependimento: para compras realizadas fora do estabelecimento comercial – internet, telefone e catálogos em domicílio – o consumidor tem até sete dias após o recebimento da mercadoria para solicitar o cancelamento e devolver o produto, desde que não tenha sido usado, sem precisar se justificar. O cancelamento deve ser solicitado por escrito. No ato da entrega, só assine o comprovante de recebimento do produto após examinar o estado da mercadoria. Havendo irregularidades, estas devem ser relacionadas no próprio documento, justificando assim o não recebimento.

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Nota fiscal e garantia: não se esqueça de exigir o documento fiscal. Ele é que comprova a relação de consumo e será necessário para reclamar, caso haja algum problema com o produto. O prazo para reclamações é de 30 dias para produtos não duráveis (que se extinguem rapidamente com seu uso, como alimentos, por exemplo) e 90 dias para os bens duráveis (que tem consumo prolongado, como aparelhos celulares, geladeira, televisão).

 

Fique atento: o Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece que as lojas só são obrigadas a trocar produtos que apresentarem vício de qualidade (defeito). 

 

Reclamações

 

O atendimento no Procon Estadual é presencial e está sendo realizado por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento prévio. O consumidor deve comparecer no período das 08h às 17h, de segunda a sexta-feira, sendo necessário retirar a senha na entrada. A sede do Procon-MT está localizada na Rua Baltazar Navarros, n. 567 (antigo Sine), no Bairro Bandeirantes, em Cuiabá.

 

Caso prefira, o consumidor também pode optar pelo atendimento via WhatsApp. Para tal, basta entrar em contato pelo celular (65) 9228-3098, enviar uma mensagem e seguir as instruções. 

 

Plataforma online

 

Também é possível registrar sua reclamação pelo Consumidor.gov.br a qualquer hora do dia ou da noite. As principais lojas nacionais do varejo estão cadastradas no site e podem ser acionadas pelo consumidor sem ser preciso sair de casa.

 

Outras opções de atendimento

 

Em Cuiabá: nos postos do Ganha Tempo da Praça Ipiranga (das 08h às 17h); no Ganha Tempo do CPA (das 8h às 17h) e no Posto do Procon na Assembleia Legislativa (das 7h às 17h), por ordem de chegada.

 

Em Várzea Grande: no Centro Estadual de Cidadania, que fica dentro do Várzea Grande Shopping (das 10h às 18h), por ordem de chegada.

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