conecte-se conosco


Policial

Sesp homenageia personalidades que contribuíram para o fortalecimento da segurança em MT

Publicados

em


Personalidades civis e militares foram homenageadas, na noite desta segunda-feira (06.12), com a mais alta honraria concedida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT). A Medalha Mérito da Segurança Pública foi entregue pelas mãos do secretário Alexandre Bustamante a pessoas que contribuíram ativamente com o fortalecimento da segurança em Mato Grosso.

A medalha foi concedida a 167 pessoas, entre elas os profissionais das Regiões Integradas de Segurança Pública (RISPs) que mais reduziram os índices de homicídios e de roubos em 2020.

A RISP de Barra do Garças (RISP 5) foi a que mais registrou queda nos índices de homicídios, seguida da RISP 6, de Cáceres, e em sequência a RISP 15, de Guarantã do Norte. Já a RISP 3, de Rondonópolis, foi a que mais reduziu o número de roubos, seguida da RISP 4, de Sinop, e 5, Barra do Garças.

Na ocasião, o secretário Alexandre Bustamante explicou o motivo de tantas medalhas serem concedidas ao longo do ano. “É porque nós, da segurança pública, mais do que todos, gostamos de agradecer àqueles que nos ajudam e, em forma de reconhecimento, estampar no peito da pessoa o agradecimento que nós entendemos ser justo”, disse o secretário da Sesp-MT.

Um dos agraciados, o deputado estadual Valmir Moretto, agradeceu pelo reconhecimento. Moretto já destinou inúmeras emendas parlamentares para equipamento das forças de segurança – entre elas o Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron). E além disso, colocou à disposição a Assembleia Legislativa como parceira do Poder Executivo.

“A Assembleia Legislativa de Mato Grosso, nas atribuições que cabem, não tem medido esforços para que possamos avançar na segurança pública e aqui, quero me referir à nossa região, a faixa de fronteira, que já tem dado resultados, pois já temos reduzido bastante o furto e roubo. Mas precisamos ainda avançar com relação ao combate ao tráfico de drogas”. Contem com o nosso trabalho na Casa de Leis”, disse o parlamentar.

Veja Também:  Rotam encontra droga, revólver e 56 chips de celular com casal em Cuiabá

Representando os prefeitos homenageados, Ari Lafin, que está à frente do Poder Executivo Municipal de Sorriso, destacou o trabalho em parceria com a Sesp-MT que o município vem fazendo, seja com a reativação do GGI-M e até mesmo a diminuição do número de adolescentes em conflito com a lei na cidade.

“Nós conseguimos diminuir o índice de menores infratores em três anos no nosso município. Em 2019, nós tínhamos aproximadamente 350 menores infratores. Já em 2020, com muito trabalho voltado e tentando entender o que estava acontecendo, nós chegamos ao número de 150 infratores. Nós nos sentimos parte efetiva desse evento que é motivo de muito orgulho”, pontuou o prefeito de Sorriso.

Além de Ari Lafin, também foi homenageado o prefeito de Guarantã do Norte, Érico Stevan Gonçalves; a juíza de Direito do Tribunal de Justiça, Ana Graziella Alves Corrêa; o procurador-geral do Estado, Francisco Assis da Silva Lopes; o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira; o secretário-chefe do Gabinete do Governador, tenente-coronel PM Jordan Espíndola; servidores da Sesp-MT, da Polícia Judiciária Civil, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e da Politec.

Ainda durante o evento, Bustamante destacou o que ele chamou de “revolução na segurança pública”. “Sou policial federal, com 34 anos de polícia, e eu sei o que está acontecendo nessa revolução histórica, uma coisa que a sociedade um dia vai mensurar. Muitos dos senhores vão ver o que era antes a segurança pública e o que vai ficar depois. Sei que o governo Mauro Mendes veio para revolucionar a área de segurança pública”, destacou Bustamante.

Veja Também:  Polícia Militar lança ‘Operação Guardião do Nortão’ para garantir a segurança em eleição em Matupá

Ainda na manhã desta terça-feira (07.12), o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) promoveu a entrega da Medalha Mérito das Comunicações da Segurança Pública a 19 personalidades, entre elas o deputado Valmir Moretto, o comandante-geral adjunto da Polícia Militar, coronel PM Daniel Lippi Alvarenga, ao diretor Operacional do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM Agnaldo Pereira de Souza, o secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel PM Juliano Chiroli, entre outros.

Na ocasião, o coordenador do Ciosp, tenente-coronel BM Rogério Quinteiro, destacou os avanços do Ciosp na atual gestão, com investimentos na radiocomunicação digital na ordem de R$ 10 milhões em 2020, atendendo Cuiabá e região Metropolitana e neste ano, com R$ 25 milhões expandido a iniciativa para mais 56 municípios mato-grossenses.

“Temos como missão dada pelo secretário Alexandre Bustamante a criação de mais quatro Ciosps regionais em Sinop, Rondonópolis, Barra do Garças e Cáceres. Bastante trabalho pela frente. Mas hoje é dia de reconhecer o trabalho dos senhores que não medem esforços em servir à sociedade mato-grossense”, disse o coordenador do Ciosp.

Fonte: PM MT

Comentários Facebook
Propaganda

Policial

Polícia Militar já recuperou 100 veículos furtados e roubados em 2022

Publicados

em

Por


O trabalho ostensivo e preventivo da Polícia Militar resultou na localização de 100 veículos furtados e/ou roubados até a manhã desta quinta-feira (27.01), em todo o Estado. A marca foi alcançada nas últimas 24 horas, com a localização de três carros, em diferentes bairros de Cuiabá.

Na manhã desta quarta-feira (26.01), por volta de 07h30, policiais em rondas localizaram um veículo Yaris de cor branca, aparentemente abandonado próximo de um estacionamento de um condomínio do bairro Dom Aquino. Os PMs realizaram trabalho de checagem e identificaram que se tratava de um veículo roubado horas antes, no bairro Poção. O proprietário do carro foi acionado, compareceu ao local com a chave reserva, recuperou o automóvel e registrou um boletim de ocorrência do caso.

No período da tarde, por volta de 15h40, policiais do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Metropolitanas (Rotam) receberam informações sobre um roubo a residência, no bairro Morada do Ouro, onde os suspeitos teriam levado diversos pertences e uma caminhonete S-10 cor cinza.

Veja Também:  Polícia Civil prende jovem por furtar motocicleta do pátio da Deletran

Uma das vítimas acionou o sistema de rastreamento do seu celular, levado pelos suspeitos, e informou a localização aos policiais, que se deslocaram para uma região próxima do bairro Residencial Buriti. A equipe do Águia 03 do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) também prestou apoio a ocorrência e localizou a caminhonete escondida debaixo de árvores. No local, nenhum suspeito do crime foi localizado. As vítimas foram acionadas e fizeram a recuperação do veículo e o registro da ocorrência na Central de Flagrantes.

Já durante a manhã desta quinta-feira, por volta de 07h, a equipe da Base Comunitária do Boa Esperança, encontrou um veículo Fiat Uno abandonado sem uma das rodas traseiras. Em verificação no sistema, os policiais identificaram que o carro havia sido furtado no dia 22 deste mês. Os policiais realizaram contato com o proprietário do veículo para fazer sua recuperação.

Produtividade em 2021

No ano de 2021, a Polícia Militar registrou a recuperação de cerca de 1,4 mil veículos frutos de crimes de furtos e roubos, em todo o Estado. Além da localização dos automóveis e motocicletas, o trabalho da PM consiste em proporcionar aos proprietários e vítimas dos crimes, a devolução dos veículos.

Veja Também:  Homem acusado de manter esposa em cárcere privado é preso em Nova Olímpia

Disque-Denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

 
Fonte: PM MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Policiais civis cumprem mandado contra suspeito de descumprir medida protetiva

Publicados

em

Por


Assessoria/Polícia Civil-MT

Um homem de 56 anos foi preso nesta quinta-feira (27.01), em Sapezal (480 km a noroeste de Cuiabá) em cumprimento a um mandado de prisão por descumprimento de medida protetiva.

A equipe da Delegacia da Polícia Civil de Sapezal localizou o investigado na empresa dele, no centro da cidade.

A ordem judicial foi expedida pelo juízo da Comarca de Sapezal, após o suspeito descumprir determinação de não se aproximar da ex-mulher.

Após a prisão, ele foi encaminhado para realizacao de exame de corpo de delito e, posteriomente, irá para uma unidade prisional da região.

Fonte: PJC MT

Comentários Facebook
Veja Também:  Polícia Civil prende quatro pessoas durante buscas para desarticular tráfico de drogas em Rondonópolis
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA A GESTÃO AZENILDA PEREIRA SERÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana