conecte-se conosco


Política MT

“Sinop se tornou uma referência para o mundo”, afirma Dal Molin em evento comemorativo aos 47 anos do município

Publicados

em


Foto: Michel Ferreira / Assessoria de Gabinete

“Não temos que ir pra imprensa ‘bater boca’ com ONGs ou muito menos com líderes políticos de outras nações. Se existe alguém que quer o bem do nosso país, somos nós, o povo brasileiro. Avançamos no combate aos incêndios e ao desmatamento ilegal e isso é um mérito de todos. Somos um exemplo de sustentabilidade e posso assegurar, sem nenhum receio, que Sinop é uma referência para o mundo”. A avaliação foi feita nessa terça-feira (14), pelo deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC) durante o lançamento da planta arquitetônica do Parque Jardim Botânico, em Sinop. A solenidade coincidiu com as comemorações de 47 anos de emancipação administrativa do município, situado a 498 km de Cuiabá.

Com previsão de investimentos na ordem de R$ 13,6 milhões e área de abrangência de 50 hectares, o parque natural será composto, entre outros, por seis quadras poliesportivas, parques infantis e academias de ginástica, auditório com capacidades para 150 pessoas, além de campos experimentais de pesquisas desenvolvidas por instituições da rede pública e privada de ensino superior.

 “Está de parabéns o prefeito [Roberto Dorner] por empreender um projeto dessa grandeza. Ao investir na área de pesquisa e na qualificação de mão de obra local, Sinop está contribuindo com toda cadeia do setor produtivo e como o Mato Grosso como num todo. Conte com o apoio da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso para dar continuidade a esse brilhante projeto”, assinala Dal Molin.

Veja Também:  Faissal questiona local de construção de ponte entre Canabrava do Norte e São Felix do Araguaia.

Ao descrever as dificuldades para readequar o projeto inicial, Roberto Dorner (Republicanos) fez questão de enaltecer o empenho dos profissionais ligados ao Núcleo de Projetos e Desenvolvimento Urbano e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

 “Foram muitas idas e vindas, muitas negativas da Caixa Econômica Federal (CEF). Cheguei a temer que perderíamos esse recurso, mas felizmente, graças ao comprometimento da nossa equipe, conseguimos concluir essa etapa e posteriormente firmar o convênio junto a Superintendência do Centro-Oeste (Sudeco)”, relembra.

 Ainda em Sinop, o parlamentar participou da inauguração da Escola Militar Tiradentes 2º sargento Claudemir França Maciel. Morto em 2017 em decorrência de um tumor cerebral, o policial empresta seu nome à 14º unidade educacional militar mantida por meio de uma parceria entre a prefeitura municipal e o governo do estado.

 A nova escola militar tem capacidade inicial para 500 estudantes do 7º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. O Processo seletivo para admissão de novos alunos contou com a participação de 1,5 mil estudantes.

Veja Também:  Gisela diz que "as ruas mostram rejeição à atual  gestão", ao colocar em xeque 4º lugar em pesquisa

 “A qualidade do ensino nas escolares militares é inquestionável. Prova disso são os resultados obtidos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que estão entre os maiores da rede estadual de ensino. Quero aproveitar a ocasião e, novamente me colocar à disposição do secretário de Estado de Educação, Alan Porto, e do diretor de Ensino da Polícia Militar, coronel Neto, para levarmos estruturas semelhantes a essa para outras regiões de Mato Grosso”, assinala Xuxu Dal Molin que durante a solenidade foi homenageado com a entrega do brasão da Escola Militar Tiradentes.

 Também participaram da solenidade o senador Wellington Antônio Fagundes, o deputado estadual Gilberto Cattani (PSL), o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, por representantes da União das Entidades de Sinop (Unesin), entre outras entidades, além de prefeitos e vereadores de pelo menos 10 municípios da região norte do estado. 

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Propaganda

Política MT

Deputado cobra obra com 3 mil dias de atraso

Publicados

em


Foto: Fernanda Trindade

O deputado Ulysses Moraes (PSL) realizou uma fiscalização, na última sexta-feira (24), nas obras paralisadas da Escola Técnica de Sorriso. Na ocasião, o parlamentar acompanhado pelo vereador de Sorriso, Diogo Kriguer, colocou no local uma placa chamando a atenção para os 3.382 dias de atraso nessa construção. Moraes pede por uma solução urgente dessa situação.

“Esse é mais um elefante branco no estado de Mato Grosso. Infelizmente, uma obra que beneficiaria a educação no município de Sorriso está com obras paradas há mais de 10 anos. Isso é triste. A população precisa de uma resposta e de uma solução. Por isso, colocamos a placa como uma forma de cobrar o governo de Mato Grosso e mostrar para o cidadão a verdadeira situação dessa construção”, disse Moraes. 

De acordo com o Geo Obras, do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE), o início da obra ocorreu em outubro de 2010, com um prazo inicial de 360 dias para conclusão. Porém, em junho de 2013, a obra foi paralisada por rescisão contratual e dessa forma permanece até os dias de hoje. E vale ainda ressaltar que o valor total dessa construção em Sorriso é de R$ 5.914.035,57. 

Veja Também:  João Batista cria CPI da Previdência na Assembleia Legislativa

O projeto original prevê a construção de 12 salas de aula, 11 laboratórios, um laboratório especial, um auditório com capacidade para 150 pessoas, quadra poliesportiva, biblioteca, centro de convivência com refeitório, além de salas para os setores administrativos e pedagógicos, totalizando 5.537 m² e com capacidade para atender 2,5 mil estudantes.

“Essa obra tem que ter uma solução. Eu e o vereador Diogo Kriguer fiscalizamos e vamos deixar a placa lá e iremos pedir esclarecimentos ao governo de MT. O cidadão do município de Sorriso precisa ter mais detalhes sobre a construção, saber se tem nova data para retomada da obra e data para entrega. São milhões em investimento que precisa de uma conclusão. Vamos continuar fazendo firmes cobranças por uma conclusão”, finalizou o deputado.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Dal Molin indica aquisição de carreta tanque para combate a incêndios florestais

Publicados

em


Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Vegetação abundante, longo período de estiagem e altas temperaturas. Esses fatores associados à ação humana são responsáveis pela devastação anual de milhares de hectares de florestas, além da morte de um número imensurável de animais. 

Os danos ambientais só não são maiores graças à intervenção do Corpo de Bombeiros e de brigadistas, esses últimos contratados de forma emergencial para atuar nos municípios de maior incidência de queimadas.

Para fortalecer o trabalho desses profissionais, o deputado Estadual Xuxu Dal Molin (PSC) oficializou, por meio da Indicação 6582/2021, a necessidade da aquisição de uma carreta tanque com capacidade de 30 mil litros de água.

 Protocolado no dia  22, o documento foi encaminhado ao governo do estado, com cópia ao comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, Alessandro Borges Ferreira.

Na indicação constam, ainda, a necessidade da aquisição de bombas modernas, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), entre outros, equipamentos utilizados por equipes terrestres e também do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA).

Veja Também:  Gisela diz que "as ruas mostram rejeição à atual  gestão", ao colocar em xeque 4º lugar em pesquisa

“Graças ao esforço conjunto do poder público, entidades do setor produtivo e a sociedade como num todo, conseguimos reduzir o número de focos de queimadas em Mato Grosso. No entanto, isso não significa que podemos descansar. O trabalho preventivo precisa ser feito de forma contínua, assim como os investimentos em modernização”, avalia Xuxu Dal Molin.

Redução – Entre o período que compreende 1º de janeiro a 23 de agosto de 2021, Mato Grosso havia registrado 344 focos de calor. O número representa uma redução de 92,63% se comparado com igual período do ano anterior, quando foram identificados 3.773 focos.

Os dados são referentes a um levantamento feito pela plataforma BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e imagens do satélite Sentinel-2.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA ATÉ O MOMENTO A GESTÃO DR. DIVINO PREFEITO DE BARRA DO BUGRES ESTÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana