conecte-se conosco


Mulher

SP tem pela primeira vez uma mulher negra como Procuradora Geral

Publicados

em


source
Pela a primeira vez, desde a criação do cargo, uma mulher negra irá chefiar a Procuradoria Geral do Estado de São Paulo
Repprodução

Pela a primeira vez, desde a criação do cargo, uma mulher negra irá chefiar a Procuradoria Geral do Estado de São Paulo

Inês dos Santos Coimbra, é a primeira mulher negra a ser nomeada Procuradora Geral do Estado de São Paulo. A sua nomeação ocorreu no dia 25 de abril, segunda-feira, pelo governado do estado de SP, Rodrigo Garcia. Essa é a primeira vez em 75 anos, de existência do cargo, que uma mulher negra chega a esta posição.

Mestre em Direito pela Universidade PUC-SP. Inês dos Santos Coimbra é integrante desde 2004 da Procuradoria Geral do Estado, trabalhando também na Procuradoria de Assistência Judiciária e na consultoria jurídica de diversas secretarias estaduais. Em entrevista a jornalista Monica Bérgamo, do Jornal Folha de S. Paulo, ela conta como está não é apenas uma conquista individual, mas de todas as mulheres negras. 

Veja Também:  Body splash ou colônia: qual é o melhor para usar no dia a dia?

“Essa não é uma conquista pessoal apenas. É uma conquista importante para um grupo maior, que transcende muito a minha vida. Um grupo que foi, por muito tempo, inviabilizado, especialmente as mulheres negras. Ascender a essa posição me traz essa alegria a mais. Em qualquer lugar que a gente esteja, também é um movimento de representatividade”, diz Coimbra.

Segundo o site Consultor Jurídico, entre as funções que exerce agora em seu novo cargo, ela irá defender o estado e suas autarquias judicial e extrajudicialmente, arrecadar a dívida ativa estadual e exercer atividades de consultoria e fará o assessoramento jurídico e técnico-legislativo dos gestores públicos e do governador.

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Propaganda

Mulher

5 dicas para usar nichos e prateleiras nos ambientes

Publicados

em

5 dicas para usar nichos e prateleiras nos ambientes
Nichos e prateleiras são grandes aliados da decoração (Projeto: BMA Studio | Foto: Guilherme Pucci)

5 dicas para usar nichos e prateleiras nos ambientes

A exibição cuidadosa de objetos que refletem nossa personalidade e história pessoal é uma maneira poderosa de expressão em nossos espaços. Seja um troféu de conquista, uma coleção de livros amados ou vasos que trazem a natureza para dentro de casa, cada item tem seu significado especial. Para destacar esses tesouros, nichos e prateleiras desempenham um papel fundamental na decoração de interiores.

No entanto, a escolha e instalação desses elementos requerem cuidado e planejamento para garantir funcionalidade, estabilidade e estética harmoniosa. “É uma missão que demanda expertise e atenção aos detalhes, pois, para evitar imprevistos, é preciso levar em consideração o que e como se pretende expor”, diz Bruno Moraes, arquiteto do BMA Studio.

A seguir, confira algumas dicas para usar nichos e prateleiras nos ambientes corretamente!

1. Atenção com o dimensionamento

A importância da instalação correta de nichos e prateleiras vai além da questão prática, pois, quando bem posicionados, otimizam o uso do espaço e influenciam na percepção do ambiente. Para o arquiteto do BMA Studio, o dimensionamento inadequado resulta em ambientes em que o desequilíbrio compromete a estética geral.

“Os desafios inerentes ao design de nichos e prateleiras são muitos e começam pelo balanceamento das dimensões. Altura, profundidade e distância devem ser calculadas minuciosamente, considerando não apenas a funcionalidade, mas também a harmonia”, ressalta Bruno Moraes.

Primeiramente, deve-se ter noção do que será exposto, uma vez que essa informação influenciará, principalmente, na altura. “Um objeto importante e de valor sentimental merece destaque; por isso, é interessante estar na altura dos olhos. Outra possibilidade é dispor em um ponto mais alto, permitindo uma ampla visualização”, exemplifica o profissional.

Veja Também:  Como saber se a pitaya está madura e perfeita para o consumo

Já a localização dos nichos e prateleiras devem ter em vista a entrada de luz natural, a circulação no espaço e a integração com outros elementos. Além disso, quando se trata de nichos, a espessura da parede ou do móvel onde eles serão embutidos precisa ser averiguado tanto em profundidade como nas dimensões do item a ser exposto.

2. Cálculo de carga

Calcular o peso dos itens que serão acomodados nos nichos e prateleiras é outro ponto que Bruno enumera para garantir a segurança. O descuido pode provocar riscos significativos, incluindo desabamento, instabilidade estrutural, lesões e danos materiais, além de prejuízos financeiros. Ele aponta que, com o auxílio técnico de profissionais especializados, o projeto assegurará as especificações técnicas do material usado, sua resistência à flexão ou compressão e outros fatores como o método de fixação.

“Para entender a carga suportada, analisamos o material da própria prateleira. Uma de vidro é diferente de uma de madeira que, por sua vez, também não é semelhante a um modelo de metal”, compara o arquiteto.

Na sequência, ele examina o local de fixação, pois de nada adianta um item robusto se a parede não aguentar o peso. Em uma parede de drywall , ele diz que o ‘problema’ é resolvido com a instalação de um reforço nos montantes internos da estrutura. “Isso é muito comum e executamos frequentemente em reformas e obras”, diz.

3. Cuidado com a estética

A delicadeza do design está na capacidade de integrar os nichos e as prateleiras de maneira a contribuir com a atmosfera desejada sem monopolizar a atenção. “Um nicho mal alinhado ou com espaçamento incorreto compromete seu foco principal, que é o de valorizar o objeto exposto”, explica Bruno. O arquiteto também discorre sobre a confusão visual causada pelo excesso, pois o olhar humano fica perdido – uma expectativa oposta ao pretendido.

Veja Também:  Tapa de Will Smith em Chris Rock: os signos que agem por impulso

Para o profissional, prateleiras flutuantes são sinônimos de leveza e, para tanto, precisam ser estruturalmente sólidas. Aço inox e pedras naturais possuem uma resistência superior em áreas externas e outros materiais vão depender do local, pois cada casa é um caso.

Em apartamentos pequenos, esses componentes se tornam soluções para maximização do aproveitamento do espaço. A funcionalidade se torna imperativa e o design inteligente permite a organização eficiente de objetos, livros e adornos, promovendo não apenas a beleza visual, mas também a praticidade cotidiana.

O arquiteto conta que já chegou a realizar nichos em apartamentos pequenos ao quebrar, literalmente, a parede para surgir o fundo do nicho. “Fiz isso, pois o apartamento era tão pequeno, que um nicho sobreposto na parede, atrapalharia a circulação”, recorda-se.

4. Uso de nicho em banheiros e áreas externas

Segundo Bruno, um nicho dentro do box pede o uso de pedra natural, porcelanato ou cerâmica. Já do lado de fora, o banheiro pode ter nichos e prateleiras executados em marcenaria. Por conta das intempéries, as áreas externas requerem, por exemplo, o nicho ou as prateleiras de aço inox, galvanizado com a aplicação de um fundo e pintura própria para áreas suscetíveis ao tempo, ou de madeira maciça, desde que devidamente impermeabilizada para sua integridade.

5. Iluminação como aliada

A iluminação adequada enfatiza elementos decorativos, realça características e concede pontos focais no ambiente. O uso de perfis de LED é o mais recomendado, mas o profissional do BMA Studio também sugere spots direcionáveis e luminárias de sobrepor. Ele também adverte sobre a atenção em considerar a temperatura de cor da luz, IRC e intensidade dos lumens como meios de prover uma iluminação mais atraente.

Por Emilie Guimarães

Fonte: Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Mulher

Grávida do terceiro filho, Virginia mostra ponto inflamado de cesárea

Publicados

em

Grávida do terceiro filho, Virgínia mostrou que um ponto da sua cesárea inflamou.
Reprodução/Instagram

Grávida do terceiro filho, Virgínia mostrou que um ponto da sua cesárea inflamou.

Grávida do terceiro filho, Virgínia surpreendeu os seguidores ao mostrar que um ponto da sua cesárea anterior inflamou. A influenciadora já passou por duas cesáreas e disse que ia perguntar para sua médica o que poderia fazer para melhorar a inflamação.

Segundo o ginecologista Igor Padovesi, membro sênior da European Society of Aesthetic Gynecology (ESAG), da North American Menopause Society (NAMS), da International Menopause Society (IMS) e associado à Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), esse tipo de ocorrência não é comum, mas também não é nada demais.

“Na gravidez fica tudo mais inchado, não necessariamente inflamado. Não sei quanto tempo tem também da última cesárea, se for mais recente, tem uma chance maior. Mas via de regra não é nada de mais e provavelmente não tem nada a fazer também, eventualmente usar alguma pomada de corticoide localmente, passar ali por cima. Mas não é comum não, é bem incomum na verdade”, diz o médico.

Veja Também:  Tapa de Will Smith em Chris Rock: os signos que agem por impulso

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

Fonte: Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA A GESTÃO AZENILDA PEREIRA SERÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana