conecte-se conosco


Carros e Motos

Stellantis teme efeito de uma recessão econômica para carros elétricos

Publicados

em

source
Carlos Tavares é o comandante da Stellantis desde a fusão da FCA com a PSA
Divulgação

Carlos Tavares é o comandante da Stellantis desde a fusão da FCA com a PSA

Carlos Tavares, CEO da Stellantis, se mostrou preocupado com uma eventual recessão econômica mundial, que poderia diminuir a adoção de carros elétricos, especialmente se os governos cortarem os incentivos.

“Se a capacidade das classes médias de comprar veículos eletrificados for impactada por falta de apoio, por conta da necessidade dos governos de reduzir seus custos, muitos consumidores não conseguirão comprar veículos elétricos”, alertou o executivo.

Essa não é a primeira vez que Tavares faz uma previsão pessimista para a indústria, principalmente de veículos elétricos. O executivo prevê uma escassez de baterias de alta voltagem entre 2024 e 2025 e de material bruto para a produção das baterias entre 2027 e 2028.

Pensando em evitar a escassez, a Stellantis irá começar a produção de baterias próprias em 2025, e já amarra acordos para fornecimento de materiais brutos para os próximos anos.

O executivo português acredita que as regras de emissões de poluentes devem manter um nível de estabilidade nos próximos anos, senão algumas companhias iriam enfrentar sérios problemas relacionados à cadeia de fornecimento de materiais.

“O que pode ajudar é a estabilidade. Parem de brincar com as regras (de emissões). Deixe como está e permita que as empresas trabalhem com muito foco e rigor”

 “Se a demanda cair por conta da falta de acessibilidade a esses modelos, precisaremos aprender a viver com uma base de clientes pequena. E descobrir como ser sustentáveis”, encerrou Tavares.

Apesar dos alertas de seu CEO, a Stellantis investe forte na eletrificação, cerca de US$ 35,5 bilhões até 2025, e planeja que metade de suas vendas nos Estados Unidos seja de elétricos até 2030 e espera que a Fiat seja completamente elétrica na Europa até a mesma data.

Vale lembrar que Carlos Tavares foi eleito a pessoa mais influente da indústria automotiva em 2022 pela Autocar Business, um braço da revista britânica voltado para o mercado e negócios automotivos.

Veja Também:  Novas vans chegam ao mercado em versões compactas e até elétricas
Fonte: IG CARROS

Comentários Facebook
Propaganda

Carros e Motos

Veja vídeo e detalhes da menor casa sobre rodas do mundo

Publicados

em

Por


A ‘obra’ é criação do artista e escultor de Boston Jeff Smith, que levou dois anos para fazer a pequena habitação
Reprodução

A ‘obra’ é criação do artista e escultor de Boston Jeff Smith, que levou dois anos para fazer a pequena habitação

A menor casa do mundo tem apenas 2,2 metros de comprimento, 1,1 metro de largura e 90 cm de altura e de tão pequena, pode ser acomodada no interior de uma van de tamanho médio.

Mas engana-se quem pensa que com toda essa economia, não há espaço suficiente para ‘o morador’ viver. A casa vem com todos os confortos básicos como um banheiro com gerenciamento de resíduos sólidos água encanada, reciclagem de águas cinzas, um chuveiro diferente de qualquer outro que você já viu, uma turbina eólica e todas as vantagens de se juntar ao movimento das casas pequenas.

Veja Também:  Nissan Kicks Surf surge com chuveiro portátil, chave-pulseira e mais novidades

A  ‘obra’ é criação do artista e escultor de Boston Jeff Smith, que se dedicou durante dois anos para criar uma minúscula habitaçã o levada ao extremo, cujo desafio era de criar diversos ambientes funcionais de uma espaço minúsculos.

Por mais engraçado e bizarro que possa parecer, a menor casa do mundo é de fato funcional. O piso do quarto de solteiro serve tanto de cama quanto de sala e há uma clarabóia que se abre para quando o morador quiser se levantar.

Além disso, há uma pequena pia que jorra água de uma vasilha e um forno de uma boca. A água da pia é redirecionada para os canteiros de flores do lado de fora da janela, onde há um cultivo de rúcula.

Há também um buraco no chão coberto por um Frisbee no lugar de um banheiro, com o ‘sistema de gerenciamento de resíduos’ sendo uma bandeja de aço cheia de areia para gatos. O chuveiro é um recipiente em forma de caixa feito de material termoplástico que borrifa finos jatos de água por todo o corpo e, segundo o próprio Smith, não deve em nada para um chuveiro convencional.

Smith conta que a sua casinha é feita inteiramente de materiais reciclados , desde as tábuas de madeira até as placas reaproveitadas usadas para as janelas de vigia, e a porta do celeiro reciclada para a entrada.

Pesando 226,8 kg, o único inconveniente é o esforço para ‘estacioná-la’ de um lugar para outro, conforme as próprias palavras do inventor e o mais curioso é que, um ano após sua introdução, em 2016, Smith listou a casa para alugar no Airbnb , pedindo US$ 55 por noite, ou R$ 288 em uma conversão simples.

Na época, Smith chegou a receber algumas reservas e foi questionado pela imprensa local sobre o motivo de inventar uma casa tão pequena, e o mesmo disse que há alguma fantasia em toda a ideia comentando aos jornalistas se realmente eles gostariam de morar em uma pequena casa?

Fonte: IG CARROS

Comentários Facebook
Continue lendo

Carros e Motos

Vibra investe em rede de carregadores elétricos em postos Petrobras

Publicados

em

Por

Primeiro carregador de carga rápida fica no km 82 da Dutra, em Roseira (SP), sentido Rio de Janeiro
Divulgação

Primeiro carregador de carga rápida fica no km 82 da Dutra, em Roseira (SP), sentido Rio de Janeiro

A Vibra é responsável por postos da Petrobras e está iniciando um forte investimento no setor de energia elétrica e irá instalar 70 eletropostos até 2023.

Com a instalação de carregadores elétricos , a Vibra diversifica sua gama de investimentos e reforça seu compromisso com a transição energética no Brasil, ao oferecer mais alternativas de energia para seus clientes.

O primeiro posto de combustíveis da Petrobras a receber um carregador elétrico ultrarrápido da Vibra é o posto Arco-Íris Roseira, localizado no km 82 da Rodovia Presidente Dutra, em Roseira (SP), na pista sentido Rio de Janeiro.

O carregador terá os padrões mais comuns em carros elétricos no Brasil que são o Tipo 2 Europeu, CCS-2 e CHAdeMO. A saída máxima é de 150 kW em recargas de corrente contínua, em corrente alternada é de 43 kWh.

Veja Também:  Avaliamos o organizador de porta-malas que ajuda por ordem na bagunça

Isso significa que dependendo do veículo uma carga de 0 a 80% das baterias em cerca de 20 minutos, e em alguns carros, é o suficiente para chegar ao Rio de Janeiro.

“A escolha de priorizar nossa atuação em postos rodoviários é porque identificamos que hoje a maior dificuldade dos usuários de veículos elétricos está relacionada à falta de infraestrutura de recarga fora dos centros urbanos, o que compromete a experiência do usuário em de longas distâncias”,  afirma Wilson Ferreira Junior, presidente da Vibra.

O plano da Vibra prevê a criação de um corredor elétrico que conectará mais de 7 estados brasileiros até 2023, ligando toda a região Sul e Sudeste do país, à Brasília.

Eletroposto Vibra começa uma nora era da história da Petrobras, com aposta na mobilidade elétrica
Divulgação

Eletroposto Vibra começa uma nora era da história da Petrobras, com aposta na mobilidade elétrica

Outro objetivo da empresa é disponibilizar o serviço de recarga de veículos elétricos em 25% da sua rede de postos até 2030. O projeto inclui também soluções de recarga em locais públicos como estacionamentos, pontos comerciais, shoppings e condomínios, por meio da parceria com a EZVolt.

Veja Também:  Indiana Bajaj vai vender motos no Brasil

O objetivo da Vibra é ser o principal provedor de soluções de recarga e suprimento de energia do Brasil, por meio de uma rede de recarga pública robusta, disponível e conectada.

O processo de eletrificação da rede postos ganhou corpo com o aporte feito pela Vibra na startup EZVolt , que possui a maior rede de eletropostos do Brasil e oferece uma solução completa de recarga para veículos elétricos , com instalação, operação e manutenção dos equipamentos, além de ferramentas de gestão para os proprietários de redes privadas. Neste momento as recargas serão gratuitas e os carregadores elétricos da Vibra nos postos Petrobras estarão integrados com o app do programa de relacionamento da rede Petrobras, o Premmia e cada recarga dará 10 vezes mais pontos no programa.

Em nota, a Vibra anunciou que no futuro o aplicativo do Premmia irá permitir o pagamento da recarga e a programação de quando será necessário realizar outra recarga, baseado no trajeto que o motorista deseja fazer.

Fonte: IG CARROS

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA A GESTÃO AZENILDA PEREIRA SERÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana