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Tribunal de Contas MT

TCE monitora correções na infraestrutura de duas escolas de Campo Verde

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Assunto:
Levantamento
Interessado Principal:
Prefeitura Municipal de Campo Verde
LUIZ CARLOS PEREIRA
CONSELHEIRO INTERINO
DETALHES DO PRECESSO
INTEIRO TEOR Nº 109312/2018
VOTO DO RELATOR
INTEIRO TEOR Nº 109347/2018
VOTO DO RELATOR
ASSISTA AO JULGAMENTO

As determinações do Tribunal de Contas de Mato Grosso para melhorias na infraestrutura das escolas municipais de Ensino Fundamental Dona Sabini Lazarin Prati e Dona Maria Artemir Pires, ambas do município de Campo Verde, estão sendo atendidas pela Administração Municipal. A constatação é do conselheiro interino Luiz Carlos Pereira, relator de um levantamento sobre a infraestrutura de escolas municipais e estaduais realizado pelo TCE desde 2017. O programa de fiscalização conhecido como “Programa Visita às Escolas” apontou fragilidades na estrutura física e de ensino das unidades escolares e determinou aos gestores municipais a elaboração de um Plano de Ação para correção das falhas.

Os dois diagnósticos foram apresentados pelo relator Luiz Carlos Pereira na sessão plenária desta terça-feira, 12/03, e aprovados por unanimidade pela Corte de Contas. Os auditores estiveram in loco nas duas escolas municipais para conhecer a estrutura escolar e entrevistar diretores e professores. Em seguida, foi feita análise de dados dos indicadores de educação fornecidos pelo Ministério da Educação.

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Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Sabini Lazarin Prati, situada na área urbana do município de Campo Verde, havia quatro irregularidades, entre elas problemas no telhado, piso, carteiras escolares e fiação elétrica. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Maria Artemir Pires, foram feitos cinco apontamentos, que incluem problemas com alvará do Corpo de Bombeiros e baixos resultados nos indicadores de educação.

A secretária municipal de Educação de Campo Verde, Andréa Schroester, atendeu a determinação do TCE e apresentou dois Planos de Ações para correção das falhas nas duas escolas municipais inspecionadas. O planejamento de ações e implementação foi analisado pela Secretaria de Controle Externo de Educação e Segurança do TCE e Ministério Público de Contas e homologado pelo relator dos dois processos: nº 10.934-7/2018 e nº 10.931-2/2018. Em seu voto aprovado pela Corte de Contas, Luiz Carlos Pereira ressaltou que as ações já estão sendo monitoradas pela Secex de Educação e Segurança.

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Tribunal de Contas MT

Prefeito de Nova Mutum ainda está impedido de contratar solução web para gestão

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Assunto:
Representação Interna
Interessado Principal:
Prefeitura Municipal de Nova Mutum
LUIZ CARLOS PEREIRA CONSELHEIRO INTERINO
DETALHES DO PROCESSO
INTEIRO TEOR
VOTO DO RELATOR
ASSISTA AO JULGAMENTO

Por unanimidade, os membros do Pleno do Tribunal de Contas de Mato Grosso homologaram medida cautelar que impede a gestão de Nova Mutum de praticar quaisquer atos relativos à Concorrência nº 21/2019, que teve como objeto a contratação de serviço de locação e uso de licenças para módulos de sistema de gestão de recursos públicos integrados 100% web e serviços relacionados às necessidades das Secretarias Municipais. A homologação ocorreu na sessão extraordinária do Pleno desta quinta-feira (11/04), quando, por unanimidade, o colegiado acompanhou voto do conselheiro substituto Luiz Carlos Pereira.

O conselheiro é o relator da Representação de Natureza Interna (Processo nº 99392/2019) proposta pela equipe da Secex de Contratações Públicas em face do Município de Nova Mutum. Entre as irregularidades apontadas pela Secex estão: realização de processo licitatório ou contratação de bens e serviços com preços comprovadamente superiores aos de mercado – sobrepreço; ocorrência de irregularidades relativas às exigências de qualificação técnica das licitantes; deficiência dos projetos básicos e/ou executivos na contratação de obras ou serviços, inclusive no que concerne ao impacto ambiental e às normas de acessibilidade; e ausência de justificativa da inviabilidade técnica e/ou econômica para o não parcelamento de objeto divisível.

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Na cautelar, o conselheiro determinou a notificação do prefeito, Adriano Xavier Pivetta; do secretário municipal de Administração, Geder Luiz Genz; do ordenador de despesa, João Batista Pereira da Silva; e do pregoeiro, Sérgio Vitor Alves Rodrigues, para que eles prestassem informações sobre o certame. A abertura da sessão pública do Pregão Presencial, avaliado em R$ 6.527.233,16, foi realizada em 22 de março. Já o Julgamento Singular nº 339/LCP/2019 foi disponibilizado no Diário Oficial de Contas de 25 de março.

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Tribunal de Contas MT

Falhas graves mantêm suspensa licitação para obras de asfalto em Alto Araguaia

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Assunto:
Representação Interna
Interessado Principal:
Prefeitura Municipal de Alto Araguaia
LUIZ CARLOS PEREIRA CONSELHEIRO INTERINO
DETALHES DO PROCESSO
INTEIRO TEOR
VOTO DO RELATOR
ASSISTA AO JULGAMENTO

A Concorrência Pública da Prefeitura Municipal de Alto Araguaia, para contratação de serviços de pavimentação asfáltica tipo Tratamento Superficial Duplo (TSD) com emulsão asfáltica RR-2C, continuará suspensa até o julgamento do mérito da Representação de Natureza Interna que apontou diversas irregularidades no processo licitatório. Isso porque o Pleno do Tribunal de Contas de Mato Grosso, em sessão extraordinária nesta quinta-feira (11/04), homologou cautelar concedida pelo conselheiro substituto Luiz Carlos Pereira mês passado, suspendendo a concorrência.

Por unanimidade e em consonância com parecer do Ministério Público de Contas, o Tribunal Pleno acompanhou voto do conselheiro relator da RNI (Processo nº 103489/2019) pela homologação da cautelar. Luiz Carlos Pereira concordou com os argumentos da Secretaria de Controle Externo de Obras e Infraestrutura, autora da representação, acerca das especificações excessivas e desnecessárias que restringiam a competição do certame. Com base nessas irregularidades, a cautelar foi concedida. A decisão consta da edição nº 1580 do Diário Oficial de Contas de 25 de março.

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Orçada em R$ 2.937.800,70, a Concorrência Pública nº 01/2019 da Prefeitura Municipal de Alto Araguaia apresentou várias falhas graves, entre elas a ausência de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do engenheiro responsável pela elaboração da planilha orçamentária e a presença de especificações excessivas. Outro problema foi a falta de detalhamento acerca de quais vias seriam asfaltadas. No lugar dessa informação, o processo contém apenas uma imagem do Google.

Além do prefeito, Gustavo de Melo Anicezio, foram notificados a prestar esclarecimentos ao TCE-MT a presidente da Comissão de Licitação da Prefeitura Municipal de Alto Araguaia, Flaviane Naves Fontoura, a secretária da Comissão de Licitação, Leidiane Pereira Freitas e o membro da Comissão de Licitação, Raul Oliveira Valeiro.

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