conecte-se conosco


Mulher

Técnicas de meditação para dormir melhor

Publicados

em


source

João Bidu

Técnicas de meditação para dormir melhor
Larissa Silva

Técnicas de meditação para dormir melhor

Ter uma boa noite de sono é fundamental para recuperar as energias para o próximo dia, aumentar o astral e diminuir a tensão do corpo. Mas, com a quarentena, a rotina das pessoas precisou ser alterada e essa mudança repentina afetou diretamente o processo do sono.

Enquanto alguns estão indo para a cama mais cedo e passando mais tempo dormindo – até durante o dia -, outros estão enfrentando dificuldades em dormir na hora certa e até sonos muito conturbados . Em ambos casos, o corpo e a mente não conseguem descansar de forma correta. Isso porque, mesmo dormindo mais, o que importa não é tanto a quantidade do sono, mas a qualidade dele.

Uma das formas de conseguir entrar em um estado de descanso, sem precisar recorrer aos medicamentos, é por meio da meditação. Essa prática ajuda a relaxar os músculos do corpo, a diminuir a pressão arterial e a reduzir a agitação da mente. Portanto, se você já enfrentava ou está passando por dificuldades para descansar, conheça algumas técnicas de meditação para dormir melhor.

Meditação para dormir melhor

Meditação para relaxar

Escolha um lugar tranquilo, sem muito ruídos – pode até ser na sua cama. O foco da prática é desenvolver a atenção plena na respiração , então, respire suavemente e sinta as sensações que esse movimento provoca no corpo.

Quando sua atenção se direcionar para outros assuntos, problemas e tarefas que precisam ser feitas, retorne gradualmente para o momento presente. 

Veja Também:  Imã da felicidade: aprenda já a ser feliz!

A respiração é uma ferramenta poderosa para conseguir relaxar. Concentrar-se nela por cinco minutos já é o suficiente para se sentir mais calmo(a) e preparado(a) para deitar-se.

O ideal é se repousar confortavelmente em um colchão que seja firme, não muito macio. Após se deitar, procure soltar os músculos do corpo para que a tensão diminua. O mesmo vale para os pensamentos; não fixe sua atenção em nenhum deles, deixe que aos poucos eles desapareçam.

Em seguida, coloque uma mão no abdômen e outra no peito. Conte até cinco enquanto respira lentamente pelo nariz. Procure deixar imóvel a mão apoiada no peito; já a mão que estiver na barriga precisa acompanhar o movimento da respiração. Esse processo é chamado de respiração abdominal ou diafragmática e é ideal para ser feita até se sentir sonolento(a).

Meditação guiada para dormir rápido

Existem diversos vídeos de meditação guiada , no YouTube. São alternativas perfeitas para quem não tem prática ou precisam de uma estimulação maior para conseguir se concentrar.

A voz suave dos guias, as músicas relaxantes e os assuntos que eles abordam, como expansão da consciência, superação de obstáculos e amor próprio , despertam sensações no corpo que vão desde a reflexão até a calmaria absoluta.

Você viu?

Em casos de insônia, ouvir as meditações enquanto estiver deitado(a) na cama será uma maneira de induzir o sono. Para isso, é preciso acompanhar os conselhos dos guias e se desprender das conturbações que atribulam a mente.

Veja Também:  Rebeca Andrade: conheça a ginasta brasileira medalhista de ouro

Meditação do sono profundo

Essa é outra dica de meditação guiada, desenvolvida pela especialista em metafísica, Louise Hay e disponível no YouTube

Ela consiste em um exercício prático e eficaz que ajuda na substituição dos pensamentos do dia – que muitas vezes são os que impedem o sono – por imagens de sonhos tranquilos. A voz aconchegante também permite uma maior imersão nos concelhos de como se desapegar do passado e do futuro.

Por que meditar?

A meditação tem um profundo efeito na consciência e sua prática regular permite que a pessoa desenvolva o autoconhecimento  e a percepção de si e do mundo.

Com a meditação, a mente fica mais calma e conectada com o corpo físico e, assim, ela consegue se concentrar no momento presente e identificar as aflições que corroem o espírito para poder corrigi-las da melhor forma possível.

Com o tempo de prática, você se sentirá cada vez mais no controle das próprias emoções, até alcançar o equilíbrio perfeito de harmonia. 

Além desses benefícios, outros motivos para começar a meditar são:

  • Diminui a ansiedade;
  • Ajuda o sistema imunológico;
  • Reduz a chance de desenvolver depressão;
  • Melhora a memória e outras funções do cérebro;
  • Auxilia na socialização entre as pessoas.

Que tal testar hoje mesmo uma das técnicas de meditação para dormir e ter uma noite de sono melhor?

LEIA TAMBÉM:

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Propaganda

Mulher

Laurel Hubbard: a 1ª atleta trans a disputar uma Olimpíada

Publicados

em


source

Alto Astral

Laurel Hubbard: a 1ª atleta trans a disputar uma Olimpíada
Reprodução: Alto Astral

Laurel Hubbard: a 1ª atleta trans a disputar uma Olimpíada

Na manhã da última segunda-feira (2), a neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, fez história ao ser a primeira atleta transgênero a disputar uma Olimpíada. Assim, mesmo não conquistando uma medalha olímpica na categoria superpesada feminina (acima de 87kg) do levantamento de peso, a atleta deixou sua marca em Tóquio!

De acordo com informações da CNN Brasil, Hubbard afirmou que, ao aceitar sua participação nos Jogos, o Comitê Olímpico Internacional (COI) mostrou às pessoas que o esporte é inclusivo, acessível e para todos. Além disso, ela também agradeceu a Federação Internacional de Halterofilismo, declarando, após a prova vencida pela chinesa Li Wenwen: “Eles têm sido extraordinariamente solidários. Acho que também mostraram que o levantamento de peso é uma atividade aberta a todas as pessoas do mundo”.

Contudo, segundo informações do jornal O Globo, diante dos holofotes, a atleta, que iniciou a transição de gênero há quase uma década, quando tinha 35 anos, comentou em Tóquio que não se sente confortável em ser o centro das atenções e disse estar considerando se aposentar no esporte.

Veja Também:  Enxaguantes bucais: saiba como usá-los corretamente

“Esse tipo de situação é sempre difícil para mim. Nunca me envolvi com o esporte buscando publicidade ou exposição. Embora eu reconheça que meu envolvimento com o esporte é um assunto de interesse considerável para alguns, de certo modo estou desejando que este seja o fim da minha jornada como atleta e da atenção que recebo por conta disso”, Hubbard declarou ao jornal The New York Times

A presença de Hubbard nos Jogos levantou novamente o debate sobre pessoas transgênero no esporte. Isso porque alguns afirmam que a participação de atletas trans em competições pode trazer vantagens ou desvantagens. Desse modo, autoridades esportivas de todo o mundo ainda tentam entender como contemplar pessoas trans nas regras do esporte.

Em 2015, o COI emitiu novas diretrizes que permitem a participação de mulheres trans nos Jogos Olímpicos. As regras para a inclusão de atletas transexuais exigem que as mulheres apresentem níveis de testosterona abaixo de 10 nanomoles por litro de sangue por, no mínimo, 12 meses antes da primeira disputa. Além disso, atualmente, o COI orienta que os órgãos esportivos liberem pessoas trans em competições desde que os exames estejam de acordo com as diretrizes propostas; por sua vez, os homens trans não enfrentam restrições.

Hubbard não está sozinha!

Apesar da participação de Hubbard em Tóquio ter chamado a atenção, a halterofilista não está sozinha!

Também nesta edição dos Jogos, Quinn, jogadora canadense de futebol, e Alana Smith, skatista estadunidense, são as primeiras pessoas a se identificarem abertamente como não-binárias* e competirem nas Olimpíadas.

Quinn e Alana
Reprodução / Instagram (@thequinny5 @alanasmithskate)

Contudo, apenas Quinn voltará para casa com medalha olímpica! Isso porque, com a seleção canadense, Quinn derrotou os Estados Unidos e se classificou para a final do futebol feminino em Tóquio, contra a Suécia. Dessa forma, mesmo que o Canadá não vença a disputa, que está marcada para sexta-feira (6), a medalha de prata já está garantida.

* Pessoa não-binária é alguém que não se identifica como homem e nem como mulher.

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Mulher

Frases do Padre Fábio de Melo para refletir e se inspirar

Publicados

em


source

João Bidu

Frases do Padre Fábio de Melo para refletir e se inspirar
Redação JOÃOBIDU

Frases do Padre Fábio de Melo para refletir e se inspirar

Conhecido em todo o Brasil por arrastar multidões promovendo a fé em Cristo, o amor e a união , Padre Fábio de Melo é querido por muitos. Suas palavras e reflexões confortam os corações de fiéis, ajudam os desamparados e trazem ensinamentos sagrados de Deus à comunidade. Confira algumas frases do Padre Fábio de Melo para se inspirar e refletir.

Frases do Padre Fábio de Melo

“Alguns acordam pra que outros durmam; realizam para que outros desfrutem. Em proporções que nunca saberemos mensurar, estamos todos sob o movimento da cooperação. Não cabe nenhuma arrogância, não se justifica nenhuma prepotência. Apenas gratidão”.

“Nem tudo precisa ser perguntado. Nem tudo precisa ser dito. O amor compreende: há algumas respostas que ainda não sabemos dizer”.

“Quanto mais eu me cavo, investigo, esquartejo, adentro os labirintos do meu ser, muito mais a Deus eu conheço”.

“Eu também estou no que deixei de viver. Minhas desistências falam de mim tanto quanto o que levei adiante. Sigo misteriosamente atado aos nãos que disse, às renúncias que fiz, aos amores que não vivi. Porque a vida é assim. Até o que escolhemos não viver segue vivo dentro de nós. Mesmo que não percebamos, tudo está se ajeitando para ficar nos estreitos esconderijos da alma”.

“Quantos morrem naquele que morre? Uma infinidade de significados humanos será sepultada num único corpo. Era mãe, irmã, amiga, filha… Todos os papéis que o amor proporciona foram silenciados no derradeiro adeus. A simbiose do amor proporcionará outra forma de continuidade. Saudade já é ressurreição. A fé não nos priva da dor. Apenas empresta o cobertor que por ora colocamos sobre o frio da alma. Para quem fica, o mundo nunca mais será o mesmo. Uma multidão morreu num corpo só. E como dói ficar”.

Veja Também:  Pedido de casamento inspirado na saga Harry Potter encanta e viraliza na web

Padre Fábio de Melo Foto: reprodução/Instagram/@pefabiodemelo

“De nada vale tentar explicar ao que não está disposto a entender. Guarde suas energias para os que honestamente buscam a verdade. Construa com eles a comunhão. As vezes ficamos privados do entendimento porque insistimos em ter razão. Trabalhe com a possibilidade de que sua opinião possa estar equivocada. Permita-se o benefício da dúvida. Ela nos deixa mais sábios. No silêncio erramos menos do que na opinião precipitada”.

“Deus cuida de nossas causas impossíveis. As possíveis continuam sob nossa responsabilidade. O fazer de Deus em nós é fazer com que façamos. Ação íntima que nos move e nos encoraja diante dos obstáculos da vida. Crer em Deus não significa descrer em si. Pelo contrário. Quanto mais cremos Nele, muito mais acreditamos no Seu poder em nós”.

“Não se trata de ir além, mas de retroceder. Dar um passo atrás, sondar o antes das coisas, as causas dos fatos, o avesso das pessoas. Nada e nem ninguém é por acaso. O que aos olhos se mostra é muito pouco do que essencialmente se é. A verdade é privilégio dos que se interessam pela essência”.

“Nem sempre as proporções são justas. Se o ser para o outro não permitir o ser para si, o aniquilamento dissipará qualquer possibilidade de amor. Só ama e verdadeiramente se doa quem antes se tem”.

Você viu?

“Alguns cansaços só nos cansam, outros nos alegram. Só o tempo nos ensina a diferença”.

Veja Também:  Rebeca Andrade: conheça a ginasta brasileira medalhista de ouro

Frases do Padre Fábio de Melo Foto: reprodução/Instagram/@pefabiodemelo

“O discurso religioso perde a sua eficácia toda vez que incute nas pessoas a convicção de que para elas não há lugar no mundo. Não é honesto, em nome de Deus, reforçar a rejeição às fraquezas, semear culpas, autodesprezo, sentimento de inferioridade. Faz mais sentido ensinar que Deus é amor, acolhimento, misericórdia. Somente depois deste aprendizado é que seremos capazes de lidar com nossos limites”.

“Quando, movidos pela imaturidade, sofremos com a debilidade emocional de pensar que a nossa prioridade tem de ser a do outro também”.

“É dizendo que curamos as feridas emocionais. O silêncio, neste caso, infecciona. A palavra, por mais difícil que seja, é o único meio possível de purificação. Portanto, não permita que outro se vá sem antes receber de volta o lixo emocional que lhe deixou”.

“É comum ver alguém escolher a pessoa que não lhe faz bem. E por ela trocar as que verdadeiramente lhe amam, edificam. E que o mau trato também vicia, condiciona, retira o amor próprio. É uma questão simples de entender, mas não fácil de resolver. Ainda não existe quimioterapia que permita arrancar da mente a pessoa que tem o gatilho da destruição. Só mesmo uma firme decisão, seguida de vontade e determinação, poderá abrir os grilhões da prisão emocional que priva o cativo de escolher a leveza como uma regra de vida”.

O que achou das frases do Padre Fábio de Melo? Conte para nós nos comentários!

LEIA TAMBÉM:

noEmbed

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

"2021" QUAIS SÃO AS SUAS EXPECTATIVAS PARA ESTE ANO QUE SE INICIA

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana