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Toyota mostra conceito de SUV aventureiro elétrico

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Toyota Compact Cruiser EV : novo SUV elétrico combina o estilo retrô com a tecnologia da eletrificação
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Toyota Compact Cruiser EV : novo SUV elétrico combina o estilo retrô com a tecnologia da eletrificação

A Toyota é uma das líderes do setor automotivo, entretanto, está ficando para trás quando o assunto é veículos 100% elétricos, tendo investido recursos nos últimos anos em tecnologias a hidrogênio.

Porém, agora a fabricante japonesa está seguindo a tendência do mercado e se rendendo aos veículos elétricos à baterias, tendo lançado do bZ4X e o Lexus RZ450e com lançamento para o fim do ano, agora a fabricante explora conceitos futuros com o Compact Cruiser EV .

O Compact Cruiser EV é uma releitura moderna e até mesmo futurista do Land Cruiser de primeira geração, e segue uma tendência mercadológica de veículos com visual “retro-moderno” já visto na Land Rover Defender e Volkswagen ID.Buzz , por exemplo.

Baseado na longa tradição da Toyota em veículos fora de estrada, o estilo do Land Cruiser serviu como base para a adaptação moderna, o formato quadrado característico é bastante recortado, o que dá um ar futurista ao veículo.

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Por ser um conceito, a Toyota pôde ir além na imaginação e deu ao veículo duas rodas diferentes em cada lado, uma mais clássica e outra mais moderna, e também antecipou possíveis acessórios como uma escada na coluna traseira do lado direito, rack de teto e faróis auxiliares.

O modelo foi criado pelo Centro de Design da Toyota na Europa, em Nice, na França e já foi até premiado, foi eleito pela revista Auto&Design o carro conceito do ano de 2022.

O Compact Cruiser é um modelo elétrico e pensado para pessoas jovens e urbanas, mas que tenham uma vida ativa e desejam explorar terrenos fora de estrada, segundo a Toyota o veículo irá proporcionar “engajamento único, uma experiência elétrica com tração nas quatro rodas que poderá ir a todos os lugares”.

As únicas informações sobre o modelo é que será elétrico e de tração integral, com esse sistema, é de se esperar pelo menos dois motores elétricos , um posicionado sobre cada eixo do veículo para tracionar as quatro rodas.

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“Nossa pesquisa em veículos elétricos vem de mais de 30 anos. Após os consumidores passarem a fase de contato inicial com veículos elétricos , irão querer modelos que conversem com eles e expressem seu estilo de vida, e o Compact Cruiser EV é perfeito para isso.” Afirmou Simon Humphries, Gerente do departamento de design da Toyota.

Apesar de não haver confirmação de que o conceito irá de fato ser produzido, o retrospecto recente da Toyota indica que caso isso ocorra, o design final não deverá ser muito diferente do apresentado pelo conceito, com apenas correções pontuais por conta de legislações dos mercados onde o veículo será vendido.

Fonte: IG CARROS

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Vibra investe em rede de carregadores elétricos em postos Petrobras

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Primeiro carregador de carga rápida fica no km 82 da Dutra, em Roseira (SP), sentido Rio de Janeiro
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Primeiro carregador de carga rápida fica no km 82 da Dutra, em Roseira (SP), sentido Rio de Janeiro

A Vibra é responsável por postos da Petrobras e está iniciando um forte investimento no setor de energia elétrica e irá instalar 70 eletropostos até 2023.

Com a instalação de carregadores elétricos , a Vibra diversifica sua gama de investimentos e reforça seu compromisso com a transição energética no Brasil, ao oferecer mais alternativas de energia para seus clientes.

O primeiro posto de combustíveis da Petrobras a receber um carregador elétrico ultrarrápido da Vibra é o posto Arco-Íris Roseira, localizado no km 82 da Rodovia Presidente Dutra, em Roseira (SP), na pista sentido Rio de Janeiro.

O carregador terá os padrões mais comuns em carros elétricos no Brasil que são o Tipo 2 Europeu, CCS-2 e CHAdeMO. A saída máxima é de 150 kW em recargas de corrente contínua, em corrente alternada é de 43 kWh.

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Isso significa que dependendo do veículo uma carga de 0 a 80% das baterias em cerca de 20 minutos, e em alguns carros, é o suficiente para chegar ao Rio de Janeiro.

“A escolha de priorizar nossa atuação em postos rodoviários é porque identificamos que hoje a maior dificuldade dos usuários de veículos elétricos está relacionada à falta de infraestrutura de recarga fora dos centros urbanos, o que compromete a experiência do usuário em de longas distâncias”,  afirma Wilson Ferreira Junior, presidente da Vibra.

O plano da Vibra prevê a criação de um corredor elétrico que conectará mais de 7 estados brasileiros até 2023, ligando toda a região Sul e Sudeste do país, à Brasília.

Eletroposto Vibra começa uma nora era da história da Petrobras, com aposta na mobilidade elétrica
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Eletroposto Vibra começa uma nora era da história da Petrobras, com aposta na mobilidade elétrica

Outro objetivo da empresa é disponibilizar o serviço de recarga de veículos elétricos em 25% da sua rede de postos até 2030. O projeto inclui também soluções de recarga em locais públicos como estacionamentos, pontos comerciais, shoppings e condomínios, por meio da parceria com a EZVolt.

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O objetivo da Vibra é ser o principal provedor de soluções de recarga e suprimento de energia do Brasil, por meio de uma rede de recarga pública robusta, disponível e conectada.

O processo de eletrificação da rede postos ganhou corpo com o aporte feito pela Vibra na startup EZVolt , que possui a maior rede de eletropostos do Brasil e oferece uma solução completa de recarga para veículos elétricos , com instalação, operação e manutenção dos equipamentos, além de ferramentas de gestão para os proprietários de redes privadas. Neste momento as recargas serão gratuitas e os carregadores elétricos da Vibra nos postos Petrobras estarão integrados com o app do programa de relacionamento da rede Petrobras, o Premmia e cada recarga dará 10 vezes mais pontos no programa.

Em nota, a Vibra anunciou que no futuro o aplicativo do Premmia irá permitir o pagamento da recarga e a programação de quando será necessário realizar outra recarga, baseado no trajeto que o motorista deseja fazer.

Fonte: IG CARROS

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Ford inicia exportação de tecnologias desenvolvidas no Brasil

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Centro de desenvolvimento da Ford é incorporado para desenvolver tecnologias mundiais
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Centro de desenvolvimento da Ford é incorporado para desenvolver tecnologias mundiais

O Centro de Desenvolvimento da Ford do Brasil anuncia a sua consolidação como exportadora de projetos para filiais da marca, no mundo. Com 1500 funcionários na sede, que fica em Camaçari (Bahia), os principais focos são a mobilidade, eletrificação, conectividade automotiva e automação de veículos. A previsão é a geração de uma receita de R$ 500 milhões em 2022.

O Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford Brasil é um dos nove da empresa no mundo e está entre os maiores e mais completos do Hemisfério Sul. Nos últimos meses, as demandas por serviço cresceram em volume e complexidade e, atualmente, 85% do trabalho é focado em projetos globais.

Entre os projetos, a fabricante destaca a criação de elementos visuais para a divisão de carros de luxo americana, Lincoln. Além disso, o time brasileiro foca na implementação de tecnologias eletrificadas em modelos para o mercado global, bem como o desenvolvimento das futuras gerações do sistema de multimídia da Ford.

O time brasileiro também é responsável pela criação e pelo aprimoramento de um terço das funcionalidades embarcadas nos veículos Ford ao redor do mundo, a exemplo do “One Pedal Drive” do Mustang Mach-E – que permite dirigir usando apenas o acelerador, sem acionar o pedal do freio – e da “Zone Lighting”, que controla as luzes externas da F-150 , inclusive da Lightning, sua versão elétrica.

No desenvolvimento dos veículos autônomos , os brasileiros trabalham para adequar a carroceria para posicionamento de sensores, radares e câmeras e seus sistemas de limpeza, com a devida padronização. Quanto à conectividade, desenvolvem softwares, com destaque para a conclusão do sistema de conectividade e monitoramento para a Ford Transit .

A Ford Brasil também investe em pesquisa, com mais de 70 patentes globais conquistadas. Em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), da Bahia, são, ao todo, mais de 200 profissionais distribuídos em 17 estados brasileiros. Atuam em 120 projetos, a maioria voltada à conectividade, inteligência artificial e big data .

Mas a Ford ainda não confirmou a chegada de nenhum modelo eletrificado no Brasil. A reportagem de iG Carros questionou sobre o Mustang Mach-E  e a picape F-150 Lighting , mas a fabricante nos disse apenas que a chegada de ambos está em estudo e que ainda não há nada definido sobre o início das vendas no país.

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Fonte: IG CARROS

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