conecte-se conosco


Carros e Motos

Toyota Yaris XL 1.3 CVT mostra bom custo-benefício se comparado ao XS 1.5

Publicados

em


Toyota Yaris XL 1.3 CVT vem com rodas de liga-leve, mas sem o acabamento mais caprichado das versões 1.5 do compacto
Carlos Guimarães/iG

Toyota Yaris XL 1.3 CVT vem com rodas de liga-leve, mas sem o acabamento mais caprichado das versões 1.5 do compacto

No terreno dos haches compactos mais caprichados, o Toyota Yaris tem entre os principais rivais o VW Polo. Na versão mais em conta XL do modelo da marca japonesa é possível escolher pelo câmbio automático CVT para ter uma dose extra de conforto nível de equipamentos que satifaz no dia a dia.

 LEIA MAIS: Honda Fit EX-L da linha 2019 enfrenta o rival Toyota Yaris XLS. Qual vence?

Com preço sugerido que parte de R$ 67.090, o Toyota Yaris
XL 1.3 CVT pode ser encontrado com pacote Plus Tech, que o faz atingir R$ 71.790, ante R$ 75.890 do XS 1.5 com o mesmo tipo de transmissão. Na prática, a versão de menor cilindrada vale mais a pena, uma vez as as diferenças entre as duas são pequenas, inclusive quando o assunto é consumo e desempenho.

Apenas o curso do pistão do motor 1.3 é diferente do 1.5. O restante é praticamente igual. Em ambos, há duplo comando com variador de fase na admissão e escape. Nos dois também é preciso pisar com um pouco mais de vontade no acelerador para conseguir extrair agilidade suficiente para ultrapassagens rápidas e seguras, uma vez que o pico da força aparece em relativamente altos 4.000 rpm.

LEIA MAIS:  oyota Yaris 2019 chega em nova versão aventureira X-Way


Toyota Yaris XL1.3 tem a mesma traseira da versão XS 1.5 exceto pelo logo no canto direito e as lanternas escurecidas
Carlos Guimarães/iG

Toyota Yaris XL1.3 tem a mesma traseira da versão XS 1.5 exceto pelo logo no canto direito e as lanternas escurecidas

No caso do Yaris 1.5
, a única vantagem é que o câmbio automático CVT vem com hastes atrás do volante, o que ajuda numa tocada mais animada. A questão é que o Toyota não é dos hatches compactos mais ousados. E prioriza o rodar comfortável, sem pretensões esportivas. Portanto, é melhor ir devagar com o andor. Nas curvas, a carroceria costuma inclinar mais que o ideal, mas transmite segurança, ajudado pelos controles eletrônicos de estabilidade e tração.

Veja Também:  Hyundai Creta ganha comando de voz para abertura do teto solar

 O volante de três raios do Yaris XL 1.3 tem boa empunhadura, vem com os principais comandos do sistema de som, mas faltou o ajuste de profundidade. A área envidraçada garante visibilidade adequada para o porte do carro e os níveis de vibração e de ruído são baixos o suficiente para manter o conforto, um dos pontos fortes do Toyota.

 LEIA MAIS: Toyota Yaris Sedan encara o rival Honda City

Nesse aspecto, até o revestimento aveludado dos bancos e laterais das portas ajuda, mas o tecido favorece o acúmulo de energia eletrostática, o que exige certo cuidado para não tomar pequenos choques assim que toca na carroceria, ao sair do carro.

Mais detalhes do Toyota Yaris 1.3 CVT




Toyota Yaris 1.3 CVT é simples por dentro, sem o mostrador de TFT no quadro de instrumentos e entrada USB escondida
Divulgação

Toyota Yaris 1.3 CVT é simples por dentro, sem o mostrador de TFT no quadro de instrumentos e entrada USB escondida

Dois aspectos que incomodaram no hatch compacto
no dia dia foram: primeiro, a falta de sensores nos para-choques para ajudar nas manobras de estacionamento, principalmente porque também não há câmera de ré. Depois, existe somente uma entrada USB na versão XL do Yaris com pacote Plus Tech. Ela fica escondida dentro do porta-objetos central, acessado ao abrir a tampa que tambem serve de apoio de braço. Além disso, se quiser ver informações do computador de bordo terá que apertar um pequeno botão no próprio cluster, o que causa certo incômodo.

Veja Também:  Veja 5 hatches médios seminovos pelo preço de modelos compactos zero quilômetro

 Quando o assunto é consumo de combustível, o Yaris XL 1.3 CVT até gasta um pouco mais na estrada que o XS 1.5, de acordo com os números fornecidos pelo Inmetro. Na cidade, ambos se equivalem, com 9 km/l de etanol e 13 km/l com gasolina. Em trecho rodoviário, o 1,3 faz 9,9 km/l de etanol e 14,2 km/l de gasolina, ante 10,6 km/l e 14,5 km/l, respectivamente.

 LEIA MAIS:  Toyota Yaris Sedan: ele é melhor que Honda City e VW Virtus?


Toyota Yaris Xl tem poucas diferenças em relação do XS 1.5, que custa cerca de R$ 4 mil a mais
Carlos Guimarães/iG

Toyota Yaris Xl tem poucas diferenças em relação do XS 1.5, que custa cerca de R$ 4 mil a mais

O espaço interno do Yaris XL 1.3 CVT é suficiente para levar quatro ocupantes com conforto. O quinto passageiro, que fica no centro do banco traseiro, terá alguma dificuldade de se acomodar as pernas, atrapalhado por parte do porta-objetos central. Porém, há alças de apoio e altura do teto compatível para ninguém com estatura até um pouco acima da média reclamar de algo. No porta-malas de 310 litros há espaço razoável para um hatch compacto.

Conclusão

Pela diferença de preço entre o Toyota Yaris
XL 1.3 CVT com pacote Tech Plus em relação ao XS 1.5 CVT, o modelo de menor cilindrada é uma escolha interessante por oferecer quase o mesmo por cerca de R$ 4 mil a menos. O problema é quando o modelo da marca japonesa é comparado com o VW Polo 1.6 automático, que sai por R$ 71.385, com mais fôlego, conjunto mais bem acertado e um pacote equipamentos com eficiência extra.

Ficha Técnica – Toyota Yaris XL 1.3 CVT

Preço: a partir de R$ 67.090

Motor:  1.3, quatro cilindros, flex

Potência (cv):  94 (G) / 101 (E) a 5.600 rpm

Torque (kgfm):  12,9 (G) / 12,5 (E) a 4.000 rpm

Transmissão:  automática, CVT, tração dianteira

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / Eixo de torção (traseira)

Freios:  Discos ventilados (dianteiros) / tambor (traseiros)

Pneus:  185/60 R15

Dimensões: 4,15 m (comprimento) / 1,73 m (largura) / 1,49 m (altura), 2,55 m (entre-eixos)

Tanque: 45 litros

Porta-malas: 310 litros 

Consumo etanol: 9 km/l (cidade) / 9,9 km/l (estrada)

Consumo gasolina: 13,1 km/l (cidade) / 14,2 km/l (estrada)

Comentários Facebook
Propaganda

Carros e Motos

Audi lança A3, A4 e A5 da linha 2023 com ajustes no motor

Publicados

em

Por


Audi A3, A4 e A5 passam a ter motor 2.0 mais potente e menos poluente, conforme os dados da fabricante
Divulgação

Audi A3, A4 e A5 passam a ter motor 2.0 mais potente e menos poluente, conforme os dados da fabricante

Aproveitando o evento do Festival Interlagos, na capital paulista, a Audi resolve expor seus modelos A3, A4 e A5, com motor 2.0 mais potente, menos poluente e que atende às novas exigências da fase L7 do Proconve.

O A3 2023 (Sedan e Sportback) conta com um 2.0 S line TFSI S tronic teve um ganho de 14 cv, mas uma perda de 2,04 kgfm (204 cv e  30,59 kgfm) e um sistema hibrido leve de 48V. O câmbio é S tronic, de sete marchas. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,4 segundos, diz a Audi .

Os modelos A4 e A5 também contam com o mesmo motor 2.0 turbinado do A3. O primeiro passou a acelerar de 0 a 100 km/h  de 7,3 s para 7,1 segundos como diferença na linha 2023. E o outro faz  o mesmo em 7,2 s, sempre com câmbio automatizado, de dupla embreagem e sete marchas.

De acordo com a fabricante, os modelos estão disponíveis por meio do programa de assinatura de veículos da Audi, o Luxury Signature , No caso do A4 Sedan , a partir de R$ 7.120 por mês e no A5 Sportback , com parcelas iniciais mensais de R$ 8.390.

O programa ainda oferece planos que possuem duração de 18 ou 24 meses e contemplam até 1.500 km para rodar por mês, seguro, IPVA, licenciamento, assistência 24 horas e manutenção preventiva, além de blindagem disponível com custo adicional.

A apresentação dos novos veículos foi realizada no 1º edição do Festival Interlagos, evento de experiência que ocorre no autódromo, em São Paulo, entre os dias 7 e 10 de julho.

Preços públicos sugeridos atualizados (Julho/2022)

A3 Sedan e Sportback

 ·       A3 Sedan 2.0 S line TFSI S tronic (22/22): R$ 269.990

 ·       A3 Sportback 2.0 S line TFSI S tronic (22/22): R$ 269.990

 ·       A3 Sedan 2.0 Performance Black TFSI S tronic (22/22): R$ 289.990

 ·       A3 Sportback 2.0 Performance Black TFSI S tronic (22/22): R$ 289.990

Veja Também:  Honda City Hatch enfrenta o Toyota Yaris renovado. Qual vence?

A4 Sedan

 ·       A4 Sedan Prestige 2.0 TFSI S tronic (22/22): R$ 294.990

 ·       A4 Sedan S line 2.0 TFSI S tronic (22/22): R$ 317.990

 A5 Sportback

 ·       A5 Sportback S line 2.0 TFSI S tronic (22/22): R$ 351.990

Fonte: IG CARROS

Comentários Facebook
Continue lendo

Carros e Motos

Kawasaki lança edição limitada da ‘Z900 Edição de Aniversário’

Publicados

em

Por


Kawasaki Z900 Edição de Aniversário vem com pintura especial entre outros detalhes
Divulgação

Kawasaki Z900 Edição de Aniversário vem com pintura especial entre outros detalhes

Em comemoração aos 50 anos de lançamento mundial da ‘Linha Z’ , a Kawasaki está lançando a ‘Z900 Edição de Aniversário’ .

A supernaked quadriciclíndrica de 948 cm³ recebeu melhorias no sistema de iluminação totalmente de LED , painel de controle digital e, principalmente, um design que homenageia as antigas ‘Z’ dos anos oitenta.

O estilo pode ser identificado, rapidamente, pela sua coloração. Com rodas, tanque e carenagens pintados de vermelho ( firecracker red ), o modelo reverencia a lendária Z1100GP , que trazia, na época, esta cor como assinatura da Kawasaki .

Além disso, o novo visual da ‘Z900 Edição de Aniversário’ traz diversos grafismos em azul escuro e prata, que acentuam o vermelho vivo, assim como o emblema ‘Z’ e o logotipo da Kawasaki estampados em dourado.

Veja Também:  Conceito elétrico da Seat antecipa futuro modelo da Volkswagen

O painel 100% digital (TFT) de 4,3 polegadas traz várias funções, incluindo conexão bluetooth que permite conexão com celular e aplicativo ‘RIDEOLOGY THE APP’ com dados sobre a pilotagem (velocidade, inclinação, atuação da ‘força g’, tempo por volta, entre outros).

A moto também vem com a função ‘Modos de Pilotagem Integrados’ que permite ajuste ideal de acordo com o tipo e condição de pilotagem. Utilizando o controle de tração e os modos de potência da moto, a ferramenta disponibiliza três configurações pré-estabelecidas de fábrica (esportiva, estrada e chuva) e também a opção de o piloto ajustar manualmente e realizar uma configuração totalmente personalizada.

Prevista para chegar este mês às lojas, a edição limitada da Kawasaki Z900 terá apenas 200 unidades fabricadas que acompanham um box comemorativo contendo um livro com a história da ‘Linha Z’ e um chaveiro. O modelo tem preço sugerido de R$ 61.640.

Fonte: IG CARROS

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA A GESTÃO AZENILDA PEREIRA SERÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana