conecte-se conosco


Educação

Unemat abre vestibular com 1.000 vagas para Educação a Distância

Publicados

em

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) lança edital para o seletivo simplificado com oferta de 1.000 vagas para cursos na modalidade Educação a Distância, para matrícula no período letivo de 2021/1. São oferecidos sete cursos, para 34 turmas em 25 municípios do estado, onde há polos de apoio presencial UAB/Unemat.

São eles: Administração Pública (nos polos de Alto Araguaia, Arenápolis, Cáceres, Ribeirão Cascalheira e São Félix do Araguaia), Artes Visuais (nos polos de Água Boa, Cuiabá, Primavera do Leste, Sapezal e Sorriso), Geografia (Aripuanã, Barra do Bugres, Campo Verde, Pontes e Lacerda e São Félix do Araguaia), História (Alto Araguaia, Colíder, Jauru, Juína e Lucas do Rio Verde), Letras (Canarana, Cuiabá, Nova Xavantina, Porto Esperidião e Vila Rica), Matemática (Canarana, Comodoro, Jauru, Porto Esperidião e Vila Rica) e Pedagogia (Água Boa, Barra do Bugres, Diamantino, Guarantã do Norte e Sapezal).

SISTEMA DE INGRESSO

A Unemat reserva 60% das vagas de todos os cursos aos estudantes que cumpriram integralmente o ensino médio em escola pública. Essas vagas são destinadas a candidatos negros, indígenas, portadores de deficiência e demais estudantes de escola pública, conforme quantidade prevista no edital.

Nos cursos de licenciaturas, há também reserva de vagas para professores da rede pública de ensino, em exercício, sem formação inicial em nível superior ou que não possuam formação na área em que atuam. Confira documentação necessária no item 4 do Edital.

INSCRIÇÕES

As inscrições são realizadas somente pela internet no endereço eletrônico www.unemat.br/vestibular.

Veja Também:  Unemat participa do Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso

Antes de efetivar a inscrição, o candidato deverá escrever a Carta de Intenção. No ato da inscrição deverá marcar: opção do curso e polo ao qual pretende concorrer, anexar fotografia atual e carta de intenção.

ISENÇÃO DE TAXA

O prazo de inscrição com isenção de taxa é de 25 a 28 de janeiro.

A Unemat aceita inscrições gratuitas para candidatos nas seguintes condições: com renda familiar inferior a dois salários mínimos, doador regular de sangue ou Profissional Técnico da Educação Superior. Para cada caso, há documentos de comprovação específicos para serem anexados no ato da inscrição. Confira documentação necessária no item 8 do Edital.

INSCRIÇÃO COM PAGAMENTO DE TAXA

A inscrição com pagamento da taxa no valor de R$ 60 deve ser feita via internet, no endereço eletrônico www.unemat.br/vestibular, de 18 de janeiro a 14 de fevereiro.  

PROCESSO SELETIVO

A seleção será constituída da avaliação da Carta de Intenção. Ela deverá ser escrita de forma objetiva, clara e concisa, conforme modelo e orientações disponibilizadas no anexo do edital. O documento deverá ser anexado no ato de inscrição.

O período letivo dos cursos na modalidade Educação a Distância terá início no dia 03 de maio. Todas as publicações referentes ao processo seletivo simplificado serão divulgadas no endereço eletrônico www.unemat.br/vestibular.

Veja Também:  Festival Velha Joana começa neste fim de semana; confira a programação

Fonte: Danielle Tavares

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres MT

Comentários Facebook
Propaganda

Educação

IFMT abre inscrições para 3.070 vagas no Ensino Médio, 215 ofertadas em São Vicente

Publicados

em

Estão abertas as inscrições para os cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). São ofertadas 3.070 vagas em 50 cursos, distribuídos em 21 unidades da instituição.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site http://selecao.ifmt.edu.br, e a seleção ocorrerá por meio da avaliação do histórico escolar.

Para o IFMT São Vicente estão sendo disponibilizadas 215 vagas, para os cursos Técnico em Agropecuária (180) e Técnico em Meio Ambiente (35), este ofertado no Centro de Referência de Jaciara.

Para participar, é necessário preencher o formulário de inscrição, no site http://selecao.ifmt.edu.br, com todas as informações no nome do candidato que realizará o processo seletivo. Após preencher o questionário eletrônico, o candidato deverá imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de R$ 50,00.

Isenção da taxa de inscrição

É ofertado o benefício de isenção da taxa de inscrição aos candidatos que preencherem, cumulativamente, todos os requisitos abaixo:

    • Ter cursado do 1º ao 8º/9º ano do ensino fundamental na rede pública de ensino (municipal, estadual ou federal) ou em cursos similares, ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos e/ou ter estudado na rede particular de ensino do 1º ao 8º/9º ano do ensino fundamental como beneficiado por bolsa integral de estudos
    • Comprovar renda bruta familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio;
    • Preencher, eletrônica e corretamente, todos os itens do formulário de inscrição e do questionário socioeconômico, no endereço eletrônico http://selecao.ifmt.edu.br/, conforme exposto neste edital.
     
Para solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá comprovar os requisitos apontados no edital, encaminhando os documentos listados abaixo, escaneados e salvos em arquivo único, em formato PDF, através de e-mail para o endereço: [email protected], no período de 07 a 28 de setembro de 2021.

Qualquer dúvida e/ou ajuda técnica referente às inscrições devem ser encaminhadas por e-mail dentro do período de inscrição, no e-mail: [email protected]edu.br.

Veja Também:  Sexta-feira (30): Mato Grosso registra 489.642 casos e 12.765 óbitos por Covid-19

Reserva de vagas
O IFMT reserva 60% das vagas de todos os cursos e turnos para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental na rede pública de ensino (municipal, estadual ou federal). Se desejar, no ato da inscrição o candidato já deverá optar pelas vagas reservadas (cotas).

No dia 06 de outubro de 2021, o IFMT divulgará o resultado do pedido de isenção. O candidato que tiver o pedido de isenção indeferido poderá pagar o boleto bancário no período previsto para efetivá-lo (até dia 13/10/2021) e aguardar a confirmação dos inscritos.

No dia 21 de outubro de 2021, será disponibilizada a confirmação de inscrição, contendo o nome do candidato, o número da inscrição, o curso pretendido e câmpus que realizará o curso, no endereço eletrônico http://selecao.ifmt.edu.br/.

O resultado desta seleção será divulgada no dia 16 de dezembro de 2021, através de dez listas, sendo uma dos candidatos da listagem geral que foram aprovados e os excedentes, e nas outras nove listas constarão os nomes dos candidatos aprovados e os excedentes que se inscreveram como cotistas (reserva de vagas), por curso e turno.

Matrículas
As matrículas da 1ª chamada serão realizadas nos dias 06 a 13 de janeiro de 2022, conforme publicação dos aprovados no resultado final do processo seletivo.

Assessoria de Comunicação – IFMT Câmpus São Vicente – Sérgio Thompson Bernardes Monteiro.
Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres – MT 

Comentários Facebook
Continue lendo

Educação

Cursos Superiores: IFMT abre processo seletivo para 1.189 vagas, 125 para São Vicente

Publicados

em

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) lançou o Edital nº 068/2021 referente ao Processo Seletivo 2022/1 dos Cursos Superiores (Bacharelado, Tecnologia e Licenciatura).

Estão sendo ofertadas 1.189 vagas, em 19 unidades da instituição. Para o IFMT Câmpus São Vicente são 125 vagas, distribuídas entre os cursos: Bacharelado em Zootecnia (sede) 25 vagas; Bacharelado em Agronomia (Centro de Referência de Campo Verde) 50 vagas, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Centro de Referência de Campo Verde) 25 vagas, e Licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Biologia (Centro de Referência de Jaciara) 25 vagas.

As inscrições são GRATUITAS e estarão abertas no período de 02 de setembro a 10 de outubro, exclusivamente pelo site: http://selecao.ifmt.edu.br.

Seleção
Para participar deste processo seletivo é necessário ter participado de, pelo menos, uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O candidato deverá se inscrever identificando o seu número de inscrição do Enem (2010 a 2020).

A seleção será realizada mediante a nota obtida no Enem. O resultado da classificação será feito pelo somatório da nota de avaliação objetiva com a nota da avaliação discursiva (redação).

O IFMT reserva 60% das vagas de todos os cursos e turnos para candidatos que tenham cursado INTEGRALMENTE o ensino médio na rede pública de ensino (municipal, estadual ou federal). Com isso, o candidato no ato da inscrição poderá optar pelas vagas reservadas (cotas). Saiba mais. http://svc.ifmt.edu.br/conteudo/pagina/reserva-de-vagas-em-instituicoes-federais/

Veja Também:  Sábado (14): Mato Grosso registra 505.031 casos e 13.156 óbitos por Covid-19

Qualquer dúvida referente às inscrições devem ser encaminhadas por e-mail dentro do período de inscrição, para o endereço [email protected]edu.br.

O resultado preliminar deste processo seletivo será divulgado no dia 30 de novembro, através de dez listas, sendo uma dos candidatos da listagem geral que foram aprovados e os classificados no processo seletivo 2022/1. Nas outras nove listas constarão os nomes dos candidatos aprovados e os classificados que se inscreveram como cotistas (reserva de vagas), por curso e turno.

O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 06 de dezembro.

Matrículas
Os candidatos aprovados dentro do número de vagas disponíveis deverão realizar sua matrícula obrigatoriamente de forma online. As matrículas da 1ª chamada (candidatos aprovados) serão realizadas das 14 a 21 janeiro de 2022.

Assessoria de Comunicação – IFMT Câmpus São Vicente – Sérgio Thompson Bernardes Monteiro – Jornalista 

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA ATÉ O MOMENTO A GESTÃO DR. DIVINO PREFEITO DE BARRA DO BUGRES ESTÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana