conecte-se conosco


Mato Grosso

Unidades Educacionais realizam atividades em comemoração ao carnaval

Publicados

em

Algumas escolas estaduais programaram atividades especiais para comemorar a maior festa popular do Brasil, o carnaval. Em Cuiabá, duas delas já estão ‘esquentando os tamborins’ com programação para esta sexta-feira (01.02). Na Capital, unidades escolares vão fazer comemorações alusivas aos 300 anos da cidade.

Na Creche Estadual Maria Eunice Duarte de Barros, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá, haverá uma festa à fantasia, que ocorre há oito anos na unidade. Todos os alunos atendidos na creche, na faixa etária de 2 a 5 anos, participarão da atividdade, que está prevista para começar às 8 horas.

Segundo a coordenadora pedagógica Eunice Joanadart Albertini, os pais trarão as crianças fantasiadas, sendo que cada idade terá um bloco diferente. Todas as fantasias serão relacionadas aos 300 anos de Cuiabá, que será comemorado no dia 8 de abril. 

Ela explica que as crianças de 2 anos de idade farão parte do bloco “onça pintada”. Já os alunos de três anos participarão do bloco “dadá”. Quem tiver quatro anos vai desfilar no “mexe doce”. As crianças de cinco anos, vão para o “ganzá”.

Veja Também:  Sesp implanta sistema de videomonitoramento em parceria com moradores do bairro Santa Rosa

“O desfile será no corredor da creche. As crianças vão participar da festa ao som das marchinhas cuiabanas. Já estamos com o salão decorado. Os próprios alunos estão confeccionando os confetes”, destaca.

Para conter a ansiedade dos pais, que não vão participar da festa, a coordenadora enviará fotos pelos grupos de whatsapp, numa informação em tempo real.  

Marchinhas

Um baile de carnaval com marchinhas, com máscaras e fantasias e tendo também Cuiabá 300 anos como temática. Essa é a programação da Escola Estadual de Ensino Especial Livre Aprender, no Bairro Areão, em Cuiabá. Com a presença dos pais, os alunos terão direito a tomar ponche, mas adaptado com suco de uva. O carnaval começa às 9 horas de sexta-feira (01.02).

“O objetivo é colocar nossos alunos dentro do resgate histórico do carnaval dos clubes, dos bailes de máscara, da fantasia e das marchinhas que marcaram época em Cuiabá”, informa a diretora Fátima Rosana Faria.

Comentários Facebook
Propaganda

Mato Grosso

Polícia Civil prende em flagrante homem por tentativa de feminicídio em Mirassol D’Oeste

Publicados

em

Por

Um homem que desferiu pauladas na mulher, no município de Mirassol D’Oeste, região Oste do Estado, foi preso pela Polícia Civil, nesta terça-feira (05.07), logo após a vítima dar entrada na unidade hospitalar da cidade.

O suspeito de 34 anos e com várias passagens por violência doméstica, foi autuado em flagrante pelo crime de homicídio qualificado (feminicídio). Ele é acusado de atingir e lesionar a região da cabeça da vítima.

As diligências iniciaram assim que a Delegacia de Polícia tomou conhecimento sobre uma mulher, levada para o hospital com ferimento na cabeça e lesão no crânio, causados por arma contundente

A vítima de 45 anos relatou que estava com o suspeito e alguns amigos na praça central, bebendo, quando o namorado a agrediu usando um pedaço de pau. Segundo apurado, o casal possui histórico de violência doméstica.

Diante dos fatos os policiais civis realizaram diligências e localizaram o agressor. Na abordagem, o mesmo negou as agressões, bem como apresentava visível estado de embriaguez.

O suspeito foi conduzido até a Delegacia de Polícia, interrogado e autuado em flagrante por tentativa de feminicídio. O delegado Matheus Prates, representou pela conversão do flagrante em prisão preventiva, ficando o preso à disposição da Justiça.

Veja Também:  Prefeito: "Araguaia não é mais Vale dos Esquecidos; este Governo está devolvendo a dignidade ao cidadão"

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Exposição em homenagem à Frida Kahlo está aberta ao público na Galeria Lava Pés

Publicados

em

Por

A exposição ‘Eu Frida, Todas Frida’, que homenageia a icônica artista mexicana Frida Kahlo, está aberta ao público na Galeria de Artes Lava Pés, localizada na sede da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), em Cuiabá. A visitação é gratuita, e a mostra fica no espaço cultural até 29 de julho, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

A exposição ‘Eu Frida, Todas Frida’ apresenta 50 pinturas da artista Meg Marinho, uma admiradora apaixonada pela representação artística e trajetória de vida da pintora mexicana. Entre as obras, o público poderá encontrar diferentes interpretações de Fridas, retratadas como Mariele, Maria Taquara, uma gueixa, uma cigana, no Cerrado e outras inspirações. 

A mostra também traz trajes que remetem ao estilo único de vestir de Frida Kahlo e fotografias cedidas de outra exposição que circulou no Brasil. Também conta com uma instalação que reproduz o sentimento da artista no período em que ficou acamada após um trágico acidente.

“Me sinto realizada por realizar essa exposição. Sinto que tenho uma ligação de alma com a Frida. As obras trazem a Frida que carrego comigo e todas as possíveis versões que a vejo. Frida Kahlo para mim é um exemplo de força e determinação, e este é um convite para todos que queiram conhecer um pouco da história e o trabalho dessa artista sensível e genial”, comenta Meg Marinho.

Veja Também:  Sesp implanta sistema de videomonitoramento em parceria com moradores do bairro Santa Rosa

Meg Marinho é natural de Mato Grosso do Sul, mas mora em Cuiabá desde os sete anos de idade. Começou a pintar aos 12 anos, foi aluna de Dalva de Barros e já participou de várias exposições. Ela é pós graduada em Arte e Cultura, e hoje dedica seu tempo ao ateliê Casa de Arteira, localizado em Chapada dos Guimarães.

Serviço

Exposição ‘Eu Frida, Todas Frida’

Local: Galeria de Artes Lava Pés, localizada no prédio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Endereço: Rua José Monteiro Figueiredo, 510, Duque de Caxias, Cuiabá.

Visitação: Até 29 de julho, de segunda a sexta-feira. Horário: 8h às 12h e 14h às 18h

Entrada: Gratuita

Mais informações: (65) 99266-3699 – Meg Marinho

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA A GESTÃO AZENILDA PEREIRA SERÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana