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Veja 5 razões para levar a VW Saveiro e não a rival Fiat Strada, líder de vendas

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VW Saveiro ainda vende bem menos que a rival Fiat Strada, a líder do segmento, mas que não é o modelo modelo
Divulgação/Volkswagen

VW Saveiro ainda vende bem menos que a rival Fiat Strada, a líder do segmento, mas que não é o modelo modelo

Uma das coisas que mais chamam nossa atenção ao longo dos anos é o ótimo desempenho da Fiat Strada em vendas. De acordo com o ranking da Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos), a picape compacta da Fiat emplacou 4.790 unidades em janeiro, liderando a categoria dos comerciais leves, ante 2.849 da VW Saveiro.  O modelo já repete o feito de anos anteriores, onde vendeu muito mais que VW Saveiro e Chevrolet Montana. Mas será que isso é justo?

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São vários os tópicos que nos fariam trocar a Strada pela VW Saveiro
, mas será que o consumidor está ligado nisso? Para ajudar na compra da sua próxima picape compacta, o iG Carros enumera as cinco principais qualidades do modelo da VW em relação ao da Fiat.

1 – Mais sofisticada


VW Saveiro mostra que tem interior bem caprichado e com melhor ergonomia que a rival Fiat Strada
Divulgação

VW Saveiro mostra que tem interior bem caprichado e com melhor ergonomia que a rival Fiat Strada

Ao longo dos últimos anos, a Volkswagen deu atenção especial para a linha Gol, Voyage e Saveiro, enquanto a Fiat tocava Palio, Siena e Strada para escanteio. Em 2015, a marca alemã reestilizou completamente o painel da picape compacta. O volante passou a ser o mesmo que estreou no Golf, o computador de bordo ganhou novos grafismos e as saídas de ar também ficaram horizontalizadas, antecipando o que veríamos no Polo dois anos depois.

A Fiat, por outro lado, mantém um interior bem antiquado na Strada. O design parece ter saído dos rascunhos de um engenheiro dos anos 90, com botões antiquados e saídas de ar baixas que não contribuem para a distribuição. O cluster
  com mostrador digital alaranjado lembra o do antigo Uno Vivace e o volante não combina bem com o resto do painel.

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2 – Central multimídia


VW Saveiro tem central multimídia bem mais sofisticada, moderna e fácil de usar que o da rival da Fiat
Divulgação

VW Saveiro tem central multimídia bem mais sofisticada, moderna e fácil de usar que o da rival da Fiat

É melhor entregar o que você promete que assegurar um monte de funcionalidades problemáticas. No caso da Saveiro, temos uma inteligente central multimídia que também aparece em Gol, Voyage, Fox e as versões mais em conta de Polo e Virtus. Apesar de simples, é muito intuitiva e cumpre bem com o seu papel. Todas as funções de mídia (com conectividades Bluetooth, auxiliar e USB) são de fácil acesso.

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Os kits de multimídia da Fiat são fornecidos pela Mopar, e apesar de apostarem em várias tecnologias para seduzir o cliente, acabam não funcionando tão bem. A Strada topo de linha traz GPS e TV Digital (exatamente o mesmo sistema da Toro Blackjack), mas além de não ser intuitiva, os aplicativos travam bastante. Neste caso, a VW mostra que menos é mais.

3 – Motorização mais efciente


Motores da VW Saveiro  se mostra mais eficiente que os da concorrente Fiat Strada,  das linhas Fire Evo e E.torQ
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Motores da VW Saveiro se mostra mais eficiente que os da concorrente Fiat Strada, das linhas Fire Evo e E.torQ

A Saveiro também traz conjunto mecânico melhor resolvido que o da Strada. Ambas as picapes estão disponíveis em duas versões: 1.6 8V para a Volkswagen e 1.4 Evo na Fiat em versões mais em conta; 1.6 MSI e 1.8 E.torQ nos modelos mais caros. Nas duas categorias, os propulsores da Volkswagen demonstram superioridade, o que acaba levando a uma maior eficiência, ou seja, a uma melhor combinação entre de consumo e rendimento. 

O motor 1.4 da Strada é antigo, pertencente à antiga família Fire que equipou Uno e Palio desde os anos 90. No caso da Saveiro, o motor 1.6 é de uma categoria um pouco mais moderna: a EA111, inaugurada no Golf. Por mais que ambos estejam defasados nos dias de hoje, o modelo da VW tem um pouco mais de refresco. O mesmo acontece nos modelos mais caros. Enquanto o 1.6 MSI da Volkswagen traz a tecnologia da família EA211 de 2015, a Fiat aposta no mesmo 1.8 E.torQ apresentado no Fiat Bravo há dez anos.

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4 –  Segurança reforçada


VW Saveiro é a única picape leve do Brasil que pode ter controles eletrônicos de estabilidade e tração
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VW Saveiro é a única picape leve do Brasil que pode ter controles eletrônicos de estabilidade e tração

 Entre outros itens, a picape da Volkswagen
também se mostra superior à rival da Fiat por poder vir equipada com controles eletrônicos de estabilidade e tração na versão topo de linha Cross. Isso mostra que a parte de segurança do modelo da marca alemã está mais desenvolvida, inclusive, no que se refere à estrutura do modelo da VW, que mostra ter um conjunto mais bem acertado no dia a dia. 

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O utilitário da Fiat está para passar de geração entre o fim deste ano e o início de 2020. Terá melhorias estruturais e frente que lembra a do subcompacto Mobi. Entretanto, não espere por mudanças radicais, apenas estilo mais moderno, equipamentos extras e maior espaço, inclusive na caçamba. A questão do preço e do custo do projeto é fundamental para a Strada se manter competitiva.

5 – Melhor caçamba


A tampa da caçamba da VW Saveiro conta com sistema de amortecimento na abertura, ao contrário da Fiat Strada
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A tampa da caçamba da VW Saveiro conta com sistema de amortecimento na abertura, ao contrário da Fiat Strada

 Por falar de caçamba, apenas a VW Saveiro vem com o sistema de amortecimento do tampa, o que evita a mesma despencar assim que for aberta, o que pode até oferecer risco de ferir alguém. Outro ponto negativo da Strada é o estepe no fundo da área de carga, o que não apenas rouba espaço mas também causa incômodo se tiver alguem pneu furado, uma vez que será preciso tirar toda a bagagem para ter acesso ao sobressalente.

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O nível de acabamento até da caçamba da VW Saveiro
também é melhor na picape leve da VW que na Fiat Strada
. Isso pode ser notado pelo revestimento do assoalho da área de carga de melhor qualidade. Com a chegada da nova geração do Fiat, esse aspecto poderá ser melhorado, uma vez que a nova Strada terá porte parecido com o da Renault Oroch.

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VW Nivus Highline 2022: como anda o meio hatch meio SUV

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VW Nivus Highline: Testamos na cidade, na estrada, na terra batida e na lama
Guilherme Menezes/ iG Carros

VW Nivus Highline: Testamos na cidade, na estrada, na terra batida e na lama

O VW Nivus é um verdadeiro crossover de SUV, cupê e hatch. Quando comparado ao Polo — de quem o VW Nivus foi derivado — o modelo Highline (R$ 136.270) dos nossos testes tem algumas vantagens. A maior parte delas, de fato, servem para agradar as pessoas que procuram atributos mais “descolados” em um carro.

Dois dos pontos que chamam atenção no VW Nivus Highline da linha 2022 é vão livre do solo (17,6 cm ante 14,9 cm) e o espaço interno, inclusive o porta-malas (415 litros ante 300 litros). Outro é o bom acabamento, com aplique preto brilhante no painel e tecido de boa qualidade nos bancos.

Ainda falando do interior, há espaço para cinco ocupantes e bagagens. Quem vai sentado no banco traseiro conta com saídas do ar-condicionado, o que contribui com o conforto, mas a distância entre-eixos é praticamente igual à do hatch compacto Polo (2,57 m) e, por isso, o espaço para os joelhos deixa um pouco a desejar. 

A nova  central multimídia do VW Nivus funciona em conjunto com o aplicativo VW Play Apps , além das parcerias com Estapar, Waze, iFood, Deezer, entre outros. Conta com tela de 10,1 polegadas sensível ao toque, com Apple Car Play e Android Auto e comando por voz.

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Por meio dela, também é possível pagar estacionamentos , o Zona Azul, bem como pedir um guincho em caso de defeito, ou escolher algo para comer a ser entregue em algum endereço. Além disso, há o “Modo Vallet”, que bloqueia informações pessoais do usuário, ao ser ativado.

No asfalto, o Nivus mostra a qualidade de aliar bom desempenho com baixo consumo, além de ser ágil nas manobras. O motor 1.0 turboflex , de três cilindros, com câmbio automático sequencial de seis marchas é suficiente para ultrapassagens seguras. Nesse quesito, também conta com AEB (Frenagem Autônoma de Emergência), ACC (Controle Adaptativo de Cruzeiro) e ISOFIX.

Seus 128 cv e 20,4 kgfm a 2.000 rpm se traduzem em respostas rápidas aos comandos do acelerador. Mas isso com o câmbio no modo “S”, já que, fora dele, as reações se mostram mais “anestesiadas”. De acordo com a fabricante, para ir de 0 a 100 km/h, o carro precisa de bons 10 segundos.

Com as mãos no volante multifuncional , revestido de couro, e com hastes atrás, a direção é precisa em velocidade e leve ao estacionar. E a suspensão trabalha bem tanto para absorver as irregularidades do piso quanto para manter o carro estável nas curvas, inclusive, em estradas de terra.

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Levantamos poeira em alguns trechos e comprovamos que o Nivus vai bem na terra, contanto que você passe apenas por caminhos de terra batida e com obstáculos fáceis de serem superados, longe de trilhas e lamaçais, que provocaram algumas escorregadas nos nossos testes.

Para quem vai pegar estrada, o tanque de 52 litros pode ficar pequeno, limitando a autonomia . Mesmo assim, conforme dados do Inmetro, o Nivus pode rodar 489 km com etanol e 686 km com gasolina, em uso rodoviário, fazendo 9,4 km/l e 13,2 km/l, respectivamente. Na cidade, faz 7,7 km/l com etanol e 10,7 km/l com gasolina.

Conclusão

Depois de ter experimentado o VW Nivus Highline nas mais diversas condições de asfalto, ficou claro que o acerto, tanto do conjunto mecânico quanto do estrutural, são pontos altos. Para quem gosta de dirigir, estar ao volante de algo que tem aparência de um SUV, mas que anda como um hatch bem acertado, deixa boa surpresa.

Ficha técnica, VW Nivus Highline

Preço: A partir de R$ 136.270

Motor: 1.0, quatro cilindros, flex, turbo

Potência: 128 cv (E) / 116 cv (G) a 5.500 rpm

Torque: 20,4 kgfm a 2.000 rpm

Transmissão: Automático, seis marchas, tração dianteira

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)

Freios: Discos ventilados (dianteiros) / sólido (traseiros)

Pneus: 205/55/R17

Dimensões: 4,27 m (comprimento) / 1,75 m (largura) / 1,49 m (altura), 2,57 m (entre-eixos)

Tanque: 52 litros

Porta-malas: 415 litros

Consumo gasolina: 7,7 km/l (cidade) / 9,4 km/l (estrada), com etanol e 10,7 cidade e 13,2 km/l na estrada, com gasolina

0 a 100 km/h: 10 segundos

Velocidade máxima: 189 km/h

Fonte: IG CARROS

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Saiba tudo sobre o carro elétrico que Gil do Vigor deu para sua irmã

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Caoa Chery iCar tem autonomia estimada em 282 km. de acordo com dados da marca chinesa
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Caoa Chery iCar tem autonomia estimada em 282 km. de acordo com dados da marca chinesa

A Caoa Chery  lança seu primeiro subcompacto elétrico no Brasil, o iCar com motorização 100% elétrica da marca. Importado da China, onde é vendido há cinco anos, está em sua quarta geração, já teve mais de 200 mil unidades vendidas. Logo que o carro chegou ao Brasil, o ex-BBB Gil do Vigor resolveu presentear a irmã com o modelo .

Gil do Vigor resolveu caprichar no presente para sua irmã. Nesta sexta-feira (24), Juliana ganhou um carro elétrico branco
Reprodução

Gil do Vigor resolveu caprichar no presente para sua irmã. Nesta sexta-feira (24), Juliana ganhou um carro elétrico branco


Para garantir leveza, a Caoa incorporou ao hatch elétrico alguns compoentes de alumínio de aviação com polímeros de alta resistência. A empresa explica que isso garante economia na produção, resistência às diversas condições climáticas e 20% a 30% mais leve em relação às carrocerias em aço.

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Antes de chegar, o iCar teve a suspensão reforçada, além de adaptações no motor. Sua bateria tem com capacidade total de 30,8 kWh, com sete estágios de regeneração de energia, e o motor com potência de 45 kW (61 cv) e torque de 15,3 kgfm . A autonomia é de 282 km.

Segundo a fabricante chinesa , a bateria pode ser carregada em apenas 36 minutos em estações de carga rápida (eletropostos), em pelo menos cinco horas em sistema de carregamento portátil e em onze horas com cabo emergencial em tomada de três pinos.

Equipado com kit de reparo de pneus, o Caoa Chery iCar traz ainda cabo portátil de carregamento de emergência – 220V / 20ª , além de monitor de pressão e temperatura dos pneus, câmera traseira e sensor de estacionamento, controle de estabilidade e freio eletrônico AutoHold, entre outros itens.

Na parte interna, o iCar traz painel de Instrumentos é em LCD, digital e colorido e a multimídia de 10,25” e tela colorida sensível ao toque. Os bancos dianteiros possuem regulagem elétrica, volante multifuncional, além de duas entradas USB e carregamento de celular wireless.

De acordo com a Caoa Chery , o iCar será comercializado no mercado brasileiro em versão única por R$139.990 . Trata-se do modelo elétrico mais em conta disponível no Brasil hoje em dia. Custa menos que o Renault Kwid e-Tech (R$ 142.990).

O Caoa Chery iCar é menor que um  Fiat Mobi  ou  Renault Kwid  (3,68 m ante 3,20 m do Caoa Chery). Apesar de pequeno, o modelo traz o visual do eQ1 chinês, mas com algumas diferenças, como as luzes de neblina em formato redondo, ao invés do vertical do modelo chinês.

O elétrico da Caoa Chery também traz a configuração 2+2, com os assentos traseiros sendo bem pequenos, mas conta com teto panorâmico, assistente de partida em rampa e de descida.

Além disso, o  iCar  ainda traz controle de ar-condicionado no volante, 7 configurações de regeneração de baterias, suspensão independente, freios a disco nas quatro rodas. O porta-malas é de apenas 100 litros, mas pode ser expandido para 380, caso os bancos traseiros sejam rebatidos, entre outros itens.

Fonte: IG CARROS

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