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Veja 5 razões para levar a VW Saveiro e não a rival Fiat Strada, líder de vendas

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VW Saveiro ainda vende bem menos que a rival Fiat Strada, a líder do segmento, mas que não é o modelo modelo
Divulgação/Volkswagen

VW Saveiro ainda vende bem menos que a rival Fiat Strada, a líder do segmento, mas que não é o modelo modelo

Uma das coisas que mais chamam nossa atenção ao longo dos anos é o ótimo desempenho da Fiat Strada em vendas. De acordo com o ranking da Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos), a picape compacta da Fiat emplacou 4.790 unidades em janeiro, liderando a categoria dos comerciais leves, ante 2.849 da VW Saveiro.  O modelo já repete o feito de anos anteriores, onde vendeu muito mais que VW Saveiro e Chevrolet Montana. Mas será que isso é justo?

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São vários os tópicos que nos fariam trocar a Strada pela VW Saveiro
, mas será que o consumidor está ligado nisso? Para ajudar na compra da sua próxima picape compacta, o iG Carros enumera as cinco principais qualidades do modelo da VW em relação ao da Fiat.

1 – Mais sofisticada


VW Saveiro mostra que tem interior bem caprichado e com melhor ergonomia que a rival Fiat Strada
Divulgação

VW Saveiro mostra que tem interior bem caprichado e com melhor ergonomia que a rival Fiat Strada

Ao longo dos últimos anos, a Volkswagen deu atenção especial para a linha Gol, Voyage e Saveiro, enquanto a Fiat tocava Palio, Siena e Strada para escanteio. Em 2015, a marca alemã reestilizou completamente o painel da picape compacta. O volante passou a ser o mesmo que estreou no Golf, o computador de bordo ganhou novos grafismos e as saídas de ar também ficaram horizontalizadas, antecipando o que veríamos no Polo dois anos depois.

A Fiat, por outro lado, mantém um interior bem antiquado na Strada. O design parece ter saído dos rascunhos de um engenheiro dos anos 90, com botões antiquados e saídas de ar baixas que não contribuem para a distribuição. O cluster
  com mostrador digital alaranjado lembra o do antigo Uno Vivace e o volante não combina bem com o resto do painel.

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2 – Central multimídia


VW Saveiro tem central multimídia bem mais sofisticada, moderna e fácil de usar que o da rival da Fiat
Divulgação

VW Saveiro tem central multimídia bem mais sofisticada, moderna e fácil de usar que o da rival da Fiat

É melhor entregar o que você promete que assegurar um monte de funcionalidades problemáticas. No caso da Saveiro, temos uma inteligente central multimídia que também aparece em Gol, Voyage, Fox e as versões mais em conta de Polo e Virtus. Apesar de simples, é muito intuitiva e cumpre bem com o seu papel. Todas as funções de mídia (com conectividades Bluetooth, auxiliar e USB) são de fácil acesso.

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Os kits de multimídia da Fiat são fornecidos pela Mopar, e apesar de apostarem em várias tecnologias para seduzir o cliente, acabam não funcionando tão bem. A Strada topo de linha traz GPS e TV Digital (exatamente o mesmo sistema da Toro Blackjack), mas além de não ser intuitiva, os aplicativos travam bastante. Neste caso, a VW mostra que menos é mais.

3 – Motorização mais efciente


Motores da VW Saveiro  se mostra mais eficiente que os da concorrente Fiat Strada,  das linhas Fire Evo e E.torQ
Divulgação

Motores da VW Saveiro se mostra mais eficiente que os da concorrente Fiat Strada, das linhas Fire Evo e E.torQ

A Saveiro também traz conjunto mecânico melhor resolvido que o da Strada. Ambas as picapes estão disponíveis em duas versões: 1.6 8V para a Volkswagen e 1.4 Evo na Fiat em versões mais em conta; 1.6 MSI e 1.8 E.torQ nos modelos mais caros. Nas duas categorias, os propulsores da Volkswagen demonstram superioridade, o que acaba levando a uma maior eficiência, ou seja, a uma melhor combinação entre de consumo e rendimento. 

O motor 1.4 da Strada é antigo, pertencente à antiga família Fire que equipou Uno e Palio desde os anos 90. No caso da Saveiro, o motor 1.6 é de uma categoria um pouco mais moderna: a EA111, inaugurada no Golf. Por mais que ambos estejam defasados nos dias de hoje, o modelo da VW tem um pouco mais de refresco. O mesmo acontece nos modelos mais caros. Enquanto o 1.6 MSI da Volkswagen traz a tecnologia da família EA211 de 2015, a Fiat aposta no mesmo 1.8 E.torQ apresentado no Fiat Bravo há dez anos.

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4 –  Segurança reforçada


VW Saveiro é a única picape leve do Brasil que pode ter controles eletrônicos de estabilidade e tração
Divulgação

VW Saveiro é a única picape leve do Brasil que pode ter controles eletrônicos de estabilidade e tração

 Entre outros itens, a picape da Volkswagen
também se mostra superior à rival da Fiat por poder vir equipada com controles eletrônicos de estabilidade e tração na versão topo de linha Cross. Isso mostra que a parte de segurança do modelo da marca alemã está mais desenvolvida, inclusive, no que se refere à estrutura do modelo da VW, que mostra ter um conjunto mais bem acertado no dia a dia. 

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O utilitário da Fiat está para passar de geração entre o fim deste ano e o início de 2020. Terá melhorias estruturais e frente que lembra a do subcompacto Mobi. Entretanto, não espere por mudanças radicais, apenas estilo mais moderno, equipamentos extras e maior espaço, inclusive na caçamba. A questão do preço e do custo do projeto é fundamental para a Strada se manter competitiva.

5 – Melhor caçamba


A tampa da caçamba da VW Saveiro conta com sistema de amortecimento na abertura, ao contrário da Fiat Strada
Divulgação

A tampa da caçamba da VW Saveiro conta com sistema de amortecimento na abertura, ao contrário da Fiat Strada

 Por falar de caçamba, apenas a VW Saveiro vem com o sistema de amortecimento do tampa, o que evita a mesma despencar assim que for aberta, o que pode até oferecer risco de ferir alguém. Outro ponto negativo da Strada é o estepe no fundo da área de carga, o que não apenas rouba espaço mas também causa incômodo se tiver alguem pneu furado, uma vez que será preciso tirar toda a bagagem para ter acesso ao sobressalente.

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O nível de acabamento até da caçamba da VW Saveiro
também é melhor na picape leve da VW que na Fiat Strada
. Isso pode ser notado pelo revestimento do assoalho da área de carga de melhor qualidade. Com a chegada da nova geração do Fiat, esse aspecto poderá ser melhorado, uma vez que a nova Strada terá porte parecido com o da Renault Oroch.

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Usuários podem realizar diversos serviços do Detran-MT pela internet

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A opção de realizar serviços online é uma forma de evitar o deslocamento desnecessário do cidadão a qualquer unidade da autarquia, especialmente no atual momento de prevenção à propagação do novo coronavírus

Lidiana Cuiabano | Detran-MT

Serviços online no site do Detran-MT – Foto por: Lidiana Cuiabano

Serviços online no site do Detran-MT

Diversos serviços do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) relacionados a Habilitação e a Veículos podem ser realizados através do site da autarquia (www.detran.mt.gov.br).

A opção de realizar serviços online é uma forma de evitar o deslocamento desnecessário do cidadão a qualquer unidade da autarquia, especialmente no atual momento de prevenção à propagação do novo coronavírus.

Ao entrar no site do Detran-MT, já na página principal, estão disponíveis dois menus: “Consulte Sua Habilitação” e “Consulte Seu Veículo” os quais os cidadãos têm acesso a informações sobre habilitação e o veículo consultado, como infrações em autuação, multa, débito em aberto, além da opção de emissão do licenciamento e Seguro DPVAT.

Ainda na página principal do site, também está disponível o menu “Consulte Sua Infração”, pelo qual é possível consultar a infração, o recurso de infração, recurso de defesa de autuação e demais informações sobre penalidades.

Outro menu disponível no site é o de “Serviços Online”. Ao clicar nele, o usuário consegue ter acesso rápido a serviços de Habilitação como: solicitação de segunda via de CNH, consulta de condutor e pontuação, validação de documento, consulta de turmas de exame teórico, solicitação de CNH definitiva, consulta de taxas de habilitação e recursos de infração, consulta da Permissão Internacional para Dirigir (PID).

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Todos os serviços relacionados acima podem ser feitos 24 horas por dia.

Atendimento presencial

O atendimento presencial está sendo realizado exclusivamente para os serviços que não estão disponíveis online. Para tanto, é necessário que o usuário faça o agendamento do seu atendimento através do site do Detran-MT (www.detran.mt.gov.br). O horário para atendimento com agendamento é das 8h às 16h, de forma ininterrupta.

Para agendar, basta acessar o endereço eletrônico do Detran-MT e clicar na mensagem de tela (pop up), que irá direcionar à página de agendamento.

Ao entrar na página, deve preencher o formulário com os seus dados pessoais, escolher a unidade a qual deseja ser atendido e agendar a data e o horário para o atendimento presencial.

São realizados o atendimento presencial por agendamento dos seguintes serviços na área de Veículos: transferência de propriedade, emplacamento, emissão de CRV, segunda via de CRV, mudança de característica de veículo, vistoria, mudança de categoria do veículo, inclusão e baixa de financiamento, substituição, gravação e regravação de motor; gravação e regravação de chassi, comunicação de venda, baixa definitiva, troca de placa para Mercosul, serviços de controle veicular (recebimento e liberação de veículos no pátio), auditoria dos processos, serviços de infrações (recurso de defesa e Jari).

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Já na área de Habilitação podem ser agendados os serviços de: coleta de imagem, primeira habilitação, mudança e adição de categoria, renovação de CNH, alteração de dados, registro de estrangeiro, transferência de UF/Ciretran, retirada de CNH, indicação de real condutor, exames teóricos digitais (com agendamento próprio).

O Detran-MT reforça que, no atendimento presencial, é permitida a entrada somente do usuário com atendimento agendado, utilizando máscara, sendo vedada a entrada de acompanhantes.

Para garantir a segurança dos usuários e servidores, o Detran-MT disponibilizou kit contendo máscara, luva e álcool em gel para todos os servidores, bem como álcool 70% na entrada da unidade de atendimento para os usuários com atendimento agendado. Também está sendo respeitado o distanciamento mínimo para contato entre usuários e servidores.

Fonte Assessoria

 

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Dicas sobre o compressor do sistema de ar-condicionado automotivo

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Categoria: Dicas/Auto

Um dos sistemas mais requisitados por clientes, quando vão adquirir um automóvel, é que este possua um sistema de climatização. Porém, são poucos motoristas que podem afirmar que possuem conhecimento sobre seu funcionamento. Quando compreendemos as etapas de funcionamento do sistema, temos habilidade para identificar quando este não está em seu melhor desempenho. Este sistema cuida da climatização do automóvel, tornando o ambiente agradável, em dias de muito calor. Mas atua também em outros dias, como em períodos de chuva intensa, pois impede que os vidros e painel fiquem embaçados, além de proibir que poeira e outros componentes presentes no ar.

O ar condicionado pode se apresentar de duas formas: manual ou analógico e digital. Em ambos é possível regular a temperatura em que o ar deve estar quando sair dos tubos de circulação. Os principais componentes deste sistema são: compressor, condensador, mangueiras e tubos. O compressor é responsável por comprimir o que foi retirado do evaporador e enviá-lo para o condensador. O condensador cuida de uma importante mudança, que é referente ao estado físico, pois o gás líquido do sistema se condensa, passando para o estado gasoso e elimina o calor do ar, através dos tubos. As mangueiras permitem que todo o sistema esteja interligado.

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Como garantir maior tempo de vida útil para o sistema de climatização do automóvel?

Todos os componentes do sistema possuem uma vida útil, ou seja, a partir de um certo momento estes irão apresentar defeitos. Os carros que foram fabricados recentemente, não sofrem com o problema relacionado a idade. Para que se possa aumentar o tempo de vida útil, principalmente dos sistemas mais antigos, é necessário, em um primeiro momento, observar como está o funcionamento do ar condicionado e seu resfriamento.

1) Cheque todos os componentes, um a um. É comum que o automóvel apresente defeitos como: ventoinha do condensador, vazamento do gás refrigerante e fusíveis queimados, que impedem a circulação do ar. É importante conferir todas as peças pois, em muitos casos, pode-se descobrir fios em má conservação e outros itens que, com uma troca rápida, permitem que o sistema funcione com total eficiência.

2) Realizar manutenção periódica. Toda a tecnologia necessita de manutenção para que continue executando sua função corretamente e a deste sistema deve ser feita a cada seis meses ou a cada 30 mil quilômetros rodados.

3) Higienização. Por estar em constante troca de ar entre os meios, ou seja, do ambiente para o carro e vice-versa, o sistema tem filtros que purificam este ar, retendo poeira, ácaros, fungos e entre outros seres. É necessário higienizá-lo uma vez por ano, podendo trocar o filtro de retenção e realizar limpeza dos tubos.

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4) Dar partida no automóvel com o sistema desligado. Discute-se que isto não é um problema, porém, carros mais novos possuem um sistema elétrico de proteção que automóveis com mais de dez anos de fabricação não possuem. Iniciando a partida com o sistema em funcionamento, induzirá uma pausa e após algum tempo, voltará a funcionar. Desta forma, exige que o compressor trabalhe mais, o que gera um desgaste em todo o sistema, diminuindo sua vida útil.

Caso apareça algum problema no sistema do ar-condicionado do seu veículo, procure um centro automotivo de confiança, com mecânicos capacitados para identificar qualquer problema que seu carro possa apresentar. Lá, o mecânico pode fazer a substituição do compressor do ar-condicionado com peças que podem ser adquiridas na Loja Online autopecas24.pt ou lojas físicas. Outro ponto importante: a não ser que você possua os conhecimentos necessários para realizar reparos e substituições, não mexa em nada do seu veículo por conta própria.

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