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Veja os 10 carros seminovos e usados mais vendidos do Brasil em 2018

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VW Gol foi novamente o destaque entre os usados mais vendidos, conforme a OLX. Compacto é líder em 23 estados
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VW Gol foi novamente o destaque entre os usados mais vendidos, conforme a OLX. Compacto é líder em 23 estados

A OLX, um dos maiores classificados online para veículos do Brasil, divulga o levantamento nacional dos automóveis mais procurados e vendidos no último ano. O Gol manteve a liderança entre os usados mais vendidos em 2018, bem como Volkswagen foi a fabricante mais procurada na categoria, seguida pela Chevrolet e Fiat.

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Ainda conforme a OLX, Gol
e Palio foram os modelos mais frequentes entre as primeiras posições dos rankings estaduais dos usados mais vendidos
. O compacto da Volkswagen liderou em 23 estados, enquanto o Palio aparece na liderança em outros quatro. De acordo com Giselle Tachinardi, diretora de autos da OLX, os brasileiros demonstram fidelidade por modelos e marcas. “Percebemos que nosso ranking mudou pouco de 2017 para 2018”, diz a executiva.

O Chevrolet Onix
, o carro mais vendido do País há quatro anos, também se destaca, crescendo 323% em aparições no ranking de vendas da OLX na comparação entre 2017 e 2018.. O Hyundai HB20, por sua vez, registra alta de 113% neste mesmo período.

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De acordo com o levantamento da Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos) publicado em janeiro, foram 9,28 milhões de veículos seminovos vendidos no acumulado de 2018, igualando o número obtido em 2017 – na casa dos 9,27 milhões. Isso mostra que o mercado de veículos seminovos e usados parou de crescer.

Além dos usados mais vendidos


Fora dos usados mais vendidos, o Chevrolet Onix foi destaque absoluto entre os veículos novos
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Fora dos usados mais vendidos, o Chevrolet Onix foi destaque absoluto entre os veículos novos

Este fenômeno também se deve à recuperação da crise econômica, uma vez que o setor de veículos novos teve alta de 13,7% em 2018, na comparação com 2017. Foram 3.653.500 unidades vendidas. Para o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção, a expectativa no começo do ano era de um crescimento mais moderado. “Ao longo do ano, a confiança do consumidor e investidores melhoraram o desempenho do setor automotivo”, comemorou o executivo. “Mesmo com acontecimentos negativos, como a greve dos caminhoneiros em maio, o mercado continuou em ritmo de alta”.

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Ainda entre os veículos novos, tivemos outro ano de liderança para o Chevrolet Onix. O hatch da GM emplacou incríveis 210.458 unidades ao longo de 2018, ficando muito acima do Hyundai HB20 e seus 105.506 emplacamentos. O Ford Ka surge em terceiro, com 103.286, seguido pelo Volkswagen Gol e suas 77.612 unidades vendidas. Fechando o Top 5, temos o Chevrolet Prisma e seus 71.735 emplacamentos ao longo de 2018. Confira o ranking dos usados mais vendidos
do Brasil através da OLX:

MODELO                 REPRESENTATIVIDADE NAS VENDAS TOTAIS

1 – VW Gol                                                              7,5%                                                        
2 – Fiat Palio                                                           5,7%
3 – Fiat Uno                                                             4,2%
4 – GM Corsa                                                          3,5%
5 – GM Celta                                                           3,3%
6 – Ford Fiesta                                                        3,0%
7 – Honda Civic                                                      2,2%
8 – Toyota Corolla                                                2,1%
9 – Ford Ka                                                               2,1%
10 – VW Fox                                                            2,0%

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Fomos à Serra Gaúcha conferir um Rally de motonetas clássicas

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Ainda bem cedo, os competidores se dirigem à largada. A temperatura esteve próxima do zero
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Ainda bem cedo, os competidores se dirigem à largada. A temperatura esteve próxima do zero

Neste último fim de semana fui até o Rio Grande do Sul acompanhar a terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade Histórica , promovido pela Federação Brasileira de Veículos Antigos – FBVA. A etapa chama-se Rally dos Vinhedos e é organizada pelo Veteran Car Club dos Vinhedos , sediado no município de Bento Gonçalves , na Serra Gaúcha.

Só o fato de estar em uma região tão bela, tão bem dotada pela natureza, já vale qualquer dificuldade em chegar, visto que fica no extremo sul do país, região que é bem conhecida pelas baixas temperaturas , especialmente no inverno. Mas é justamente isso que faz do lugar um destino tão desejado.

O Rally dos Vinhedos está comemorando sua décima edição, reunindo 129 veículos antigos e clássicos para um passeio cronometrado pelas estradas da região, passando por municípios como Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Pinto Bandeira e Santa Tereza. O mais interessante foi a participação de 13 intrépidos pilotos de motonetas clássicas , que enfrentaram a temperatura de quase zero grau no momento da largada.

E mais, diferentemente dos automóveis, que têm um piloto e um navegador, que além de lhe fornecer a velocidade ideal para cada trecho também indica o caminho a ser seguido, no scooter o piloto faz sozinho todos os trabalhos.

Claro, sendo um rally de veículos antigos , essas motonetas, que atualmente são conhecidas por scooters , são de época, de um tempo quando ainda não tinham esse apelido.

Dos 13 participantes, 11 deles pilotavam Vespa nacionais dos anos 80, que eram fabricadas em Manaus, AM, pela Piaggio . Os outros dois pilotavam Lambretta Li 150 , fabricadas nos anos 60. Vespa e Lambretta eram (e são) eternos rivais nesse segmento dos veículos de duas rodas.

Um rally de regularidade , que também pode ser chamado de passeio cronometrado, avalia a capacidade do piloto em manter as médias de velocidade pré-estabelecidas, que figuram na planilha com o roteiro. Quanto mais próximo o tempo de passagem pelos vários pontos de controle distribuídos pelo percurso, menos pontos o participante perde. No final, quem perder menos pontos, de acordo com um regulamento complexo, vence a prova.

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Entre as motonetas, o vencedor foi André Sain, de Bento Gonçalves, pilotando (e navegando) a Vespa PX 200 1986 de número 21. André teve 78 pontos perdidos nessa etapa.

O vencedor André Sain, com sua Vespa PX 200 1986
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O vencedor André Sain, com sua Vespa PX 200 1986

Em segundo lugar chegou Daniel Orso, também de Bento Gonçalves, com a Vespa PX 200 Elestart 1987 de número 24, com 84 pontos perdidos. Em terceiro lugar ficou Rodrigo Nenini, de Garibaldi, com a Vespa PX 200 1986 de número 22, com 123 pontos perdidos.

Fonte: Carros

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Volkswagen Brasília 50 anos, confira exemplar em estado de zero km

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Brasília LS 1980 é um dos modelos históricos da Volkswagen no Brasil
Renato Bellote

Brasília LS 1980 é um dos modelos históricos da Volkswagen no Brasil

A Volkswagen tem uma história muito interessante. Como sabemos, ela começou na Alemanha da década de 30 produzindo aquele que seria um dos carros mais icônicos do planeta: o Fusca. Naquela época, Ferdinand Porsche criou a ideia de um motor boxer com refrigeração a óleo e manutenção muito simples.

Após o final da Segunda Guerra Mundial, a marca retomou a produção do besouro e, na década seguinte, percebeu que o seu público consumidor buscava algo diferente. Na metade dos anos 50, nasceu o Karmann-Ghia , o modelo com linhas clássicas e esportivas utilizando a mesma mecânica confiável.

Na década seguinte, a Volkswagen ampliou a sua gama de modelos com versões diferentes. No Brasil, a grande mudança ocorreu nos anos 70 quando a matriz deu liberdade para que as suas filiais criassem modelos diferentes de acordo com o público consumidor. O Brasil foi um deles e a genialidade e capacidade de nossos projetistas marcou a história.

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Nesse sentido, nasceu o Brasília, em 1973. O projeto da equipe de Márcio Piancastelli conseguiu sanar os problemas clássicos do Fusca e aprimorar a ideia desse projeto tão versátil. Nascia ali um modelo que agradou em cheio o consumidor, trazendo resistência e um estilo muito marcante para as famílias brasileiras.

O modelo comemorou 50 anos este ano com muita festa por parte da montadora. Algumas de suas versões chamaram atenção, trazendo mais acessórios e mais equipamentos. É o caso desse exemplar LS , de 1980, que pertence a Leandro Coelho , mecânico e que também possui um canal popular no YouTube .

O exemplar está extremamente bem conservado com todas as características originais da época. Os destaques vão para o lavador elétrico do vidro, frisos laterais e o interior monocromático. Os bancos com encosto de cabeça também fazem parte desse pacote juntamente com o motor de 1.584 cm³ cilindrada.

Dirigir o Brasília é uma grande satisfação. Realmente o acerto do projeto em relação ao Fusca é notável. Vale destacar a sua estabilidade, o conforto dos assentos e a mesma simplicidade mecânica que acompanhou toda essa história fantástica desses 70 anos da Volkswagen no Brasil .

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Fonte: Carros

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