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Veja os 5 hatches compactos à venda hoje em dia que mais gastam combustível

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Fazer amizade com o frentista está longe de ser o objetivo de qualquer pessoa, mas pode acabar se tornando realidade caso o seu veículo seja gastão. Apesar de estarmos vivenciando um momento positivo sobre eficiência energética, downsizing
e redução nas emissões, alguns modelos de engenharia mais antiga continuam sendo vendidos por aqui. Para dar uma força na hora de comprar seu carro novo, a reportagem do iG elege os cinco hatches mais gastões disponíveis no mercado brasileiro.

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5 – Honda Fit EXL 1.5 AT – média de 13,2 km/l com gasolina


O Honda Fit 2019 abre a lista dos hatches mais gastões disponíveis no mercado brasileiro
Divulgação

O Honda Fit 2019 abre a lista dos hatches mais gastões disponíveis no mercado brasileiro

O Fit foi modernizado no fim de 2017, ganhando controle de estabilidade e tração. Por outro lado, a Honda manteve o antiquado motor 1.5, de 116 cv de potência e 15,3 kgfm de torque, acoplado ao câmbio CVT. Desse jeito fica difícil para o modelo competir com adversários mais econômicos, ainda mais com câmbio automático. Conforme os dados do Inmetro, o Fit faz 12,3 km/l na cidade e 14,9 km/l na estrada com gasolina. Com etanol, os números vão para 8,3 km/l e 9,9 km/l entre os hatches mais gastões
.

4 – Ford Fiesta 1.6 SE Plus AT – média de 12,9 km/l com gasolina


Entre os hatches mais gastões, o Ford Fiesta está na zona da degola. Após 24 anos de história, sairá de linha no Brasil
Divulgação

Entre os hatches mais gastões, o Ford Fiesta está na zona da degola. Após 24 anos de história, sairá de linha no Brasil

A Ford já anunciou o fechamento de sua fábrica em São Bernardo do Campo (SP), onde são feitos alguns caminhões e o compacto Fiesta. Portanto, o modelo deixará de ser fabricado por aqui, após 24 anos de história. O casamento entre o motor 1.6 de 128 cv e 16 kgfm de torque com o câmbio automatizado,de seis marchas, nunca foi um mar de rosas. Com essa configuração, o máximo que você vai conseguir extrair do Fiesta, conforme o Inmetro, é um sofrível 11,2 km/l na cidade e 14,9 km/l na estrada com gasolina. Por desencargo de consciência, o consumo é bem pior quando o Fiesta é abastecido com etanol: 7,8 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada.

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3 – Fiat Argo 1.8 AT – média de 12,6 km/l com gasolina


O Fiat Argo 2019 pode ser um carro novo entre os hatches mais gastões, mas o conjunto mecânico é de 2009
Divulgação

O Fiat Argo 2019 pode ser um carro novo entre os hatches mais gastões, mas o conjunto mecânico é de 2009

O motor 1.8 da Fiat
também é antigo, se compararmos aos seus rivais mais recentes (Polo e Yaris). Trata-se do mesmo e.Torq lançado no Fiat Bravo em meados de 2009, se prolongando para as linhas Palio Sporting, Idea, Linea e Jeep Renegade. Portanto, há de se esperar que o Argo também não seja dos menos gastões, ainda mais com câmbio automático de seis velocidades. De acordo com o Inmetro, o modelo é capaz de aferir 8 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol. Na gasolina, o número sobe para 11,5 km/l e 13,8 km/l.

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2 – Volkswagen Fox Connect 1.6 – média de 11,1 km/l com gasolina


O Volkswagen Fox foi lançado em 2003 com a proposta de ser econômico. Hoje, é um dos hatches mais gastões
Divulgação

O Volkswagen Fox foi lançado em 2003 com a proposta de ser econômico. Hoje, é um dos hatches mais gastões

O Fox
é dono do conjunto mecânico mais antigo de nossa lista, com aproximadamente 20 anos de mercado no Brasil (lançado no Golf em 1999). Quando o Fox adotou este motor 1.6, seu consumo era bem melhor que a maioria dos carros da época. Imutável por tanto tempo, é claro que o arranjo ficaria defasado. Hoje, o Fox Connect faz apenas 10,4 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada com gasolina. Com o combustível derivado da cana de açúcar, os números vão para gritantes 7,4 km/l e 8,2 km/l.

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1 – Renault Sandero R.S. 2.0 – média de 9,5 km/l na gasolina


Renault Sandero RS justifica sua entrada na lista dos hatches mais gastões pela proposta esportiva
Divulgação

Renault Sandero RS justifica sua entrada na lista dos hatches mais gastões pela proposta esportiva

O Sandero RS é destaque entre os hatches mais gastões Com 150 cv e 20,9 kgfm de torque, acelera de 0 a 100 km/h em 8 segundos, como um legítimo esportivo bem acertado em todos os aspectos. O consumo acaba sendo alto pela proposta. De acordo com o Inmetro, ele faz 8,3 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada com gasolina. No etanol, seu consumo baixa para 5,9 km/ em ciclo urbano e 7,6 km/l na rodovia entre os hatches mais gastões
, isso mantendo o motor em baixa rotação.

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Usuários podem realizar diversos serviços do Detran-MT pela internet

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A opção de realizar serviços online é uma forma de evitar o deslocamento desnecessário do cidadão a qualquer unidade da autarquia, especialmente no atual momento de prevenção à propagação do novo coronavírus

Lidiana Cuiabano | Detran-MT

Serviços online no site do Detran-MT – Foto por: Lidiana Cuiabano

Serviços online no site do Detran-MT

Diversos serviços do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) relacionados a Habilitação e a Veículos podem ser realizados através do site da autarquia (www.detran.mt.gov.br).

A opção de realizar serviços online é uma forma de evitar o deslocamento desnecessário do cidadão a qualquer unidade da autarquia, especialmente no atual momento de prevenção à propagação do novo coronavírus.

Ao entrar no site do Detran-MT, já na página principal, estão disponíveis dois menus: “Consulte Sua Habilitação” e “Consulte Seu Veículo” os quais os cidadãos têm acesso a informações sobre habilitação e o veículo consultado, como infrações em autuação, multa, débito em aberto, além da opção de emissão do licenciamento e Seguro DPVAT.

Ainda na página principal do site, também está disponível o menu “Consulte Sua Infração”, pelo qual é possível consultar a infração, o recurso de infração, recurso de defesa de autuação e demais informações sobre penalidades.

Outro menu disponível no site é o de “Serviços Online”. Ao clicar nele, o usuário consegue ter acesso rápido a serviços de Habilitação como: solicitação de segunda via de CNH, consulta de condutor e pontuação, validação de documento, consulta de turmas de exame teórico, solicitação de CNH definitiva, consulta de taxas de habilitação e recursos de infração, consulta da Permissão Internacional para Dirigir (PID).

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Todos os serviços relacionados acima podem ser feitos 24 horas por dia.

Atendimento presencial

O atendimento presencial está sendo realizado exclusivamente para os serviços que não estão disponíveis online. Para tanto, é necessário que o usuário faça o agendamento do seu atendimento através do site do Detran-MT (www.detran.mt.gov.br). O horário para atendimento com agendamento é das 8h às 16h, de forma ininterrupta.

Para agendar, basta acessar o endereço eletrônico do Detran-MT e clicar na mensagem de tela (pop up), que irá direcionar à página de agendamento.

Ao entrar na página, deve preencher o formulário com os seus dados pessoais, escolher a unidade a qual deseja ser atendido e agendar a data e o horário para o atendimento presencial.

São realizados o atendimento presencial por agendamento dos seguintes serviços na área de Veículos: transferência de propriedade, emplacamento, emissão de CRV, segunda via de CRV, mudança de característica de veículo, vistoria, mudança de categoria do veículo, inclusão e baixa de financiamento, substituição, gravação e regravação de motor; gravação e regravação de chassi, comunicação de venda, baixa definitiva, troca de placa para Mercosul, serviços de controle veicular (recebimento e liberação de veículos no pátio), auditoria dos processos, serviços de infrações (recurso de defesa e Jari).

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Já na área de Habilitação podem ser agendados os serviços de: coleta de imagem, primeira habilitação, mudança e adição de categoria, renovação de CNH, alteração de dados, registro de estrangeiro, transferência de UF/Ciretran, retirada de CNH, indicação de real condutor, exames teóricos digitais (com agendamento próprio).

O Detran-MT reforça que, no atendimento presencial, é permitida a entrada somente do usuário com atendimento agendado, utilizando máscara, sendo vedada a entrada de acompanhantes.

Para garantir a segurança dos usuários e servidores, o Detran-MT disponibilizou kit contendo máscara, luva e álcool em gel para todos os servidores, bem como álcool 70% na entrada da unidade de atendimento para os usuários com atendimento agendado. Também está sendo respeitado o distanciamento mínimo para contato entre usuários e servidores.

Fonte Assessoria

 

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Dicas sobre o compressor do sistema de ar-condicionado automotivo

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Um dos sistemas mais requisitados por clientes, quando vão adquirir um automóvel, é que este possua um sistema de climatização. Porém, são poucos motoristas que podem afirmar que possuem conhecimento sobre seu funcionamento. Quando compreendemos as etapas de funcionamento do sistema, temos habilidade para identificar quando este não está em seu melhor desempenho. Este sistema cuida da climatização do automóvel, tornando o ambiente agradável, em dias de muito calor. Mas atua também em outros dias, como em períodos de chuva intensa, pois impede que os vidros e painel fiquem embaçados, além de proibir que poeira e outros componentes presentes no ar.

O ar condicionado pode se apresentar de duas formas: manual ou analógico e digital. Em ambos é possível regular a temperatura em que o ar deve estar quando sair dos tubos de circulação. Os principais componentes deste sistema são: compressor, condensador, mangueiras e tubos. O compressor é responsável por comprimir o que foi retirado do evaporador e enviá-lo para o condensador. O condensador cuida de uma importante mudança, que é referente ao estado físico, pois o gás líquido do sistema se condensa, passando para o estado gasoso e elimina o calor do ar, através dos tubos. As mangueiras permitem que todo o sistema esteja interligado.

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Como garantir maior tempo de vida útil para o sistema de climatização do automóvel?

Todos os componentes do sistema possuem uma vida útil, ou seja, a partir de um certo momento estes irão apresentar defeitos. Os carros que foram fabricados recentemente, não sofrem com o problema relacionado a idade. Para que se possa aumentar o tempo de vida útil, principalmente dos sistemas mais antigos, é necessário, em um primeiro momento, observar como está o funcionamento do ar condicionado e seu resfriamento.

1) Cheque todos os componentes, um a um. É comum que o automóvel apresente defeitos como: ventoinha do condensador, vazamento do gás refrigerante e fusíveis queimados, que impedem a circulação do ar. É importante conferir todas as peças pois, em muitos casos, pode-se descobrir fios em má conservação e outros itens que, com uma troca rápida, permitem que o sistema funcione com total eficiência.

2) Realizar manutenção periódica. Toda a tecnologia necessita de manutenção para que continue executando sua função corretamente e a deste sistema deve ser feita a cada seis meses ou a cada 30 mil quilômetros rodados.

3) Higienização. Por estar em constante troca de ar entre os meios, ou seja, do ambiente para o carro e vice-versa, o sistema tem filtros que purificam este ar, retendo poeira, ácaros, fungos e entre outros seres. É necessário higienizá-lo uma vez por ano, podendo trocar o filtro de retenção e realizar limpeza dos tubos.

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4) Dar partida no automóvel com o sistema desligado. Discute-se que isto não é um problema, porém, carros mais novos possuem um sistema elétrico de proteção que automóveis com mais de dez anos de fabricação não possuem. Iniciando a partida com o sistema em funcionamento, induzirá uma pausa e após algum tempo, voltará a funcionar. Desta forma, exige que o compressor trabalhe mais, o que gera um desgaste em todo o sistema, diminuindo sua vida útil.

Caso apareça algum problema no sistema do ar-condicionado do seu veículo, procure um centro automotivo de confiança, com mecânicos capacitados para identificar qualquer problema que seu carro possa apresentar. Lá, o mecânico pode fazer a substituição do compressor do ar-condicionado com peças que podem ser adquiridas na Loja Online autopecas24.pt ou lojas físicas. Outro ponto importante: a não ser que você possua os conhecimentos necessários para realizar reparos e substituições, não mexa em nada do seu veículo por conta própria.

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