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Veja os 5 seminovos mais defeituosos do Brasil

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Já falamos sobre o Engie na última semana. Trata-se de um dispositivo que mete parâmetros e estatísticas diárias em mais de 45 mil veículos espalhados pelo Brasil. Ele é capaz de detectar o diagnóstico de falhas, carga da bateria, eficiência do combustível e emissões com uma instalação simples no painel do carro. Um novo estudo feito no ano passado, com veículos seminovos de 4 a 8 anos de uso, revela os seminovos mais defeituosos do Brasil e as falhas mais recorrentes entre eles, sem repetir marcas.

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5 – Peugeot 207 – 35% dos veículos conectados apresentaram falhas


O Peugeot 207 era vendido há oito anos, com 35% de suas unidades com problemas entre o seminovos mais defeituosos
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O Peugeot 207 era vendido há oito anos, com 35% de suas unidades com problemas entre o seminovos mais defeituosos

Até 2012, ainda tínhamos o Peugeot 207 no mercado como modelo 2013. O hatch compacto, entretanto, acaba entrando para a lista de seminovos mais defeituosos
da Engie, com 35% de suas unidades analisadas apresentando falhas. A ocorrência mais frequente atinge o sensor do TBI (corpo de borboleta), gerando perda de potência repentina. O Peugeot 207 era equipado com duas motorizações: 1.4 de 82 cv e 12,8 kgfm, disponível apenas com câmbio manual, e 1.6 de 113 cv e 15,5 kgfm, com opção automática de quatro marchas.

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4- Nissan Sentra – 36% dos veículos conectados apresentaram falhas


O Nissan Sentra também aparece com destaque na lista dos seminovos mais defeituosos da Engie
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O Nissan Sentra também aparece com destaque na lista dos seminovos mais defeituosos da Engie

De acordo com o Engie, 36% dos Nissan Sentra
registrados com o dispositivo de parâmetros e estatísticas apresentaram defeitos. A falha em um ou mais cilindros do motor foi a ocorrência mais recorrente nos mais de 200 modelos analisados entre 2012 e 2015, colocando o sedã japonês na quinta colocação. O Sentra foi renovado em 2014, quando ganhou o design do modelo que conhecemos hoje. Desde aquela época, é equipado com motor 2.0 de 140 cv e 20 kgfm de torque, com opção de câmbio manual e CVT.

3 – Renault Duster – 41% dos veículos conectados apresentaram falhas


Os dados da Engie aposta o Renault Duster como o único representante dos SUVs entre os seminovos mais defeituosos
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Os dados da Engie aposta o Renault Duster como o único representante dos SUVs entre os seminovos mais defeituosos

O Renault Duster também é penalizado, com 41% de suas unidades acusando falhas no levantamento da Engie. Tal como o Sentra, a ocorrência mais frequente diz respeito à falha em um ou mais cilindros do motor. Lançado no começo de 2012 como o primeiro SUV da Renault, o Duster era vendido com motor 1.6 de 120 cv e 16,2 kgfm de torque, além do potente 2.0 de 142 cv e 20,9 kgfm de torque (que acabou saltando para 148 cv posteriormente).

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2 – VW Jetta – 51% dos veículos conectados apresentaram falhas


O VW Jetta da antiga geração é um dos seminovos mais defeituosos, com falhas no filtro do sistema de evaporação
Divulgação

O VW Jetta da antiga geração é um dos seminovos mais defeituosos, com falhas no filtro do sistema de evaporação

Mais da metade dos Volkswagen Jetta
analisados pela Engie apresentam uma falha em comum. Há um problema específico que acaba gerando complicações no filtro do sistema de evaporação de combustível, fazendo com que o sedã receba a medalha de prata entre os seminovos mais defeituosos do Brasil. Neste caso, estamos falando da antiga geração que foi lançada em 2011, com o polêmico motor 2.0 de 120 cv e 18 kgfm de torque e o potente TSI de 200 cv e 28,5 kgfm de torque.

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1 – Chevrolet Spin – 59% dos veículos conectados apresentaram falhas


Entre os seminovos mais defeituosos da lista, a minivan Chevrolet Spin é o modelo mais espaçoso
Divulgação

Entre os seminovos mais defeituosos da lista, a minivan Chevrolet Spin é o modelo mais espaçoso

Eis o campeão entre os seminovos mais defeituosos
. De acordo com a Engie, 59% dos modelos com o dispositivo instalado apresentam uma falha específica: catalisador com insuficiência de queima de gases. Lançada em 2013 com opções de cinco e sete lugares, a Chevrolet Spin surge com motor 1.8 de 111 cv de potência e 17,7 kgfm de torque. Durante seus primeiros anos de vida, concorria com a finada Nissan Livina, mas agora está sem rival direta.

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Usuários podem realizar diversos serviços do Detran-MT pela internet

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A opção de realizar serviços online é uma forma de evitar o deslocamento desnecessário do cidadão a qualquer unidade da autarquia, especialmente no atual momento de prevenção à propagação do novo coronavírus

Lidiana Cuiabano | Detran-MT

Serviços online no site do Detran-MT – Foto por: Lidiana Cuiabano

Serviços online no site do Detran-MT

Diversos serviços do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) relacionados a Habilitação e a Veículos podem ser realizados através do site da autarquia (www.detran.mt.gov.br).

A opção de realizar serviços online é uma forma de evitar o deslocamento desnecessário do cidadão a qualquer unidade da autarquia, especialmente no atual momento de prevenção à propagação do novo coronavírus.

Ao entrar no site do Detran-MT, já na página principal, estão disponíveis dois menus: “Consulte Sua Habilitação” e “Consulte Seu Veículo” os quais os cidadãos têm acesso a informações sobre habilitação e o veículo consultado, como infrações em autuação, multa, débito em aberto, além da opção de emissão do licenciamento e Seguro DPVAT.

Ainda na página principal do site, também está disponível o menu “Consulte Sua Infração”, pelo qual é possível consultar a infração, o recurso de infração, recurso de defesa de autuação e demais informações sobre penalidades.

Outro menu disponível no site é o de “Serviços Online”. Ao clicar nele, o usuário consegue ter acesso rápido a serviços de Habilitação como: solicitação de segunda via de CNH, consulta de condutor e pontuação, validação de documento, consulta de turmas de exame teórico, solicitação de CNH definitiva, consulta de taxas de habilitação e recursos de infração, consulta da Permissão Internacional para Dirigir (PID).

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Todos os serviços relacionados acima podem ser feitos 24 horas por dia.

Atendimento presencial

O atendimento presencial está sendo realizado exclusivamente para os serviços que não estão disponíveis online. Para tanto, é necessário que o usuário faça o agendamento do seu atendimento através do site do Detran-MT (www.detran.mt.gov.br). O horário para atendimento com agendamento é das 8h às 16h, de forma ininterrupta.

Para agendar, basta acessar o endereço eletrônico do Detran-MT e clicar na mensagem de tela (pop up), que irá direcionar à página de agendamento.

Ao entrar na página, deve preencher o formulário com os seus dados pessoais, escolher a unidade a qual deseja ser atendido e agendar a data e o horário para o atendimento presencial.

São realizados o atendimento presencial por agendamento dos seguintes serviços na área de Veículos: transferência de propriedade, emplacamento, emissão de CRV, segunda via de CRV, mudança de característica de veículo, vistoria, mudança de categoria do veículo, inclusão e baixa de financiamento, substituição, gravação e regravação de motor; gravação e regravação de chassi, comunicação de venda, baixa definitiva, troca de placa para Mercosul, serviços de controle veicular (recebimento e liberação de veículos no pátio), auditoria dos processos, serviços de infrações (recurso de defesa e Jari).

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Já na área de Habilitação podem ser agendados os serviços de: coleta de imagem, primeira habilitação, mudança e adição de categoria, renovação de CNH, alteração de dados, registro de estrangeiro, transferência de UF/Ciretran, retirada de CNH, indicação de real condutor, exames teóricos digitais (com agendamento próprio).

O Detran-MT reforça que, no atendimento presencial, é permitida a entrada somente do usuário com atendimento agendado, utilizando máscara, sendo vedada a entrada de acompanhantes.

Para garantir a segurança dos usuários e servidores, o Detran-MT disponibilizou kit contendo máscara, luva e álcool em gel para todos os servidores, bem como álcool 70% na entrada da unidade de atendimento para os usuários com atendimento agendado. Também está sendo respeitado o distanciamento mínimo para contato entre usuários e servidores.

Fonte Assessoria

 

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Dicas sobre o compressor do sistema de ar-condicionado automotivo

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Um dos sistemas mais requisitados por clientes, quando vão adquirir um automóvel, é que este possua um sistema de climatização. Porém, são poucos motoristas que podem afirmar que possuem conhecimento sobre seu funcionamento. Quando compreendemos as etapas de funcionamento do sistema, temos habilidade para identificar quando este não está em seu melhor desempenho. Este sistema cuida da climatização do automóvel, tornando o ambiente agradável, em dias de muito calor. Mas atua também em outros dias, como em períodos de chuva intensa, pois impede que os vidros e painel fiquem embaçados, além de proibir que poeira e outros componentes presentes no ar.

O ar condicionado pode se apresentar de duas formas: manual ou analógico e digital. Em ambos é possível regular a temperatura em que o ar deve estar quando sair dos tubos de circulação. Os principais componentes deste sistema são: compressor, condensador, mangueiras e tubos. O compressor é responsável por comprimir o que foi retirado do evaporador e enviá-lo para o condensador. O condensador cuida de uma importante mudança, que é referente ao estado físico, pois o gás líquido do sistema se condensa, passando para o estado gasoso e elimina o calor do ar, através dos tubos. As mangueiras permitem que todo o sistema esteja interligado.

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Como garantir maior tempo de vida útil para o sistema de climatização do automóvel?

Todos os componentes do sistema possuem uma vida útil, ou seja, a partir de um certo momento estes irão apresentar defeitos. Os carros que foram fabricados recentemente, não sofrem com o problema relacionado a idade. Para que se possa aumentar o tempo de vida útil, principalmente dos sistemas mais antigos, é necessário, em um primeiro momento, observar como está o funcionamento do ar condicionado e seu resfriamento.

1) Cheque todos os componentes, um a um. É comum que o automóvel apresente defeitos como: ventoinha do condensador, vazamento do gás refrigerante e fusíveis queimados, que impedem a circulação do ar. É importante conferir todas as peças pois, em muitos casos, pode-se descobrir fios em má conservação e outros itens que, com uma troca rápida, permitem que o sistema funcione com total eficiência.

2) Realizar manutenção periódica. Toda a tecnologia necessita de manutenção para que continue executando sua função corretamente e a deste sistema deve ser feita a cada seis meses ou a cada 30 mil quilômetros rodados.

3) Higienização. Por estar em constante troca de ar entre os meios, ou seja, do ambiente para o carro e vice-versa, o sistema tem filtros que purificam este ar, retendo poeira, ácaros, fungos e entre outros seres. É necessário higienizá-lo uma vez por ano, podendo trocar o filtro de retenção e realizar limpeza dos tubos.

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4) Dar partida no automóvel com o sistema desligado. Discute-se que isto não é um problema, porém, carros mais novos possuem um sistema elétrico de proteção que automóveis com mais de dez anos de fabricação não possuem. Iniciando a partida com o sistema em funcionamento, induzirá uma pausa e após algum tempo, voltará a funcionar. Desta forma, exige que o compressor trabalhe mais, o que gera um desgaste em todo o sistema, diminuindo sua vida útil.

Caso apareça algum problema no sistema do ar-condicionado do seu veículo, procure um centro automotivo de confiança, com mecânicos capacitados para identificar qualquer problema que seu carro possa apresentar. Lá, o mecânico pode fazer a substituição do compressor do ar-condicionado com peças que podem ser adquiridas na Loja Online autopecas24.pt ou lojas físicas. Outro ponto importante: a não ser que você possua os conhecimentos necessários para realizar reparos e substituições, não mexa em nada do seu veículo por conta própria.

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