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Veja os 5 SUVs compactos mais econômicos com câmbio automático

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Motores feitos de materiais leves, desenhos que priorizam o arrasto aerodinâmico… Nem parece que há dez anos os SUVs eram sinônimos de veículos gastões e de baixo desempenho Atualmente, eles correspondem a 25% da indústria automotiva brasileira, sendo que a maioria esmagadora pertence à categoria dos compactos, onde estão os SUVs mais econômicos.

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Com alguns lançamentos importantes e muito antecipados, a reportagem do iG Carros finalmente pode enumerar os cinco SUVs mais econômicos
entre os modelos compactos, sempre conforme os dados divulgados pelo Inmetro. Após o lançamento de VW T-Cross e Citroën C4 Cactus, panoramas mudam para sua nova compra em 2019. 

5 – Citroën C4 Cactus 1.6 THP – média de 11,5 km/l na gasolina


Citroen C4 Cactus abre a lista dos SUVs mais econômicos na categoria dos compactos
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Citroen C4 Cactus abre a lista dos SUVs mais econômicos na categoria dos compactos

Até o ano passado, o EcoSport 1.5 apareceu na lista dos modelos compactos mais econômicos. Com o lançamento do C4 Cactus, o modelo fabricado em Camaçari (BA) foi expulso do ranking dos cinco mais econômicos, mesmo após a chegada da nova versão com pneus run-flat. Após a mea-culpa, podemos destacar que o C4 Cactus turbinado faz 7,2 km/l na cidade e 8,9 km/l na estrada com etanol. Na gasolina, os números do Inmetro vão para 10,4 km/l e 12,6 km/l, aferindo média de 11,5 km/l.

Com o ágil motor 1.6 THP, o Cactus desenvolve 173 cv de potência e 24,5 kgfm de torque, sempre com câmbio automático de seis marchas. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em míseros 7,3 segundos, de acordo com a fabricante. O conjunto mecânico está disponível nas duas versões mais caras: Shine (R$ 95.990) e Shine Pack (R$ 99.990).

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4 – Peugeot 2008 1.6 THP – média de 11,5 na gasolina


Entre os SUVs mais econômicos, o Peugeot 2008 fica com a quarta colocação. O modelo está para mudar na Europa
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Entre os SUVs mais econômicos, o Peugeot 2008 fica com a quarta colocação. O modelo está para mudar na Europa

O mesmo conjunto mecânico volta a aparecer na linha 2008, mas aferindo números estritamente diferentes do C4 Cactus. De acordo com o Inmetro, o SUV pode marcar 7,1 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada com etanol. Na gasolina, os números sobem para 10,7 km/l e 12,4 km/l, conferindo a boa média de 11,55 km/l na gasolina.

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Novamente, o 2008 com motor 1.6 THP desenvolve os mesmos 173 cv de potência e 24,5 kgfm de torque do C4, sempre com câmbio automático de seis marchas. Dessa forma, acelera de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos, tendo a posição de dirigir como um dos destaques. Da mesma forma, este conjunto mecânico está disponível nos pacotes Griffe (R$ 88.990) e Crossway (R$ 91.990).

3 – JAC T40 1.6 CVT – média de 11,8 km/l na gasolina


Por não ser flex, o JAC T40 quase ficou de fora da lista dos SUVs mais econômicos. Modelo também beberá etanol em breve
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Por não ser flex, o JAC T40 quase ficou de fora da lista dos SUVs mais econômicos. Modelo também beberá etanol em breve

O menor SUV de nossa lista era pra ser, inicialmente, um hatch. Mas com a demanda cada vez maior por jipinhos, a JAC não perdeu tempo e mudou o projeto do T40 para um utilitário. De acordo com o Inmetro, o T40 CVT faz 11,6 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada com gasolina. Até consideramos deixá-lo de fora por não ser um modelo flex, mas a JAC prometeu que isso será resolvido durante sua nacionalização.

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O T40 traz motor 1.6 de 138 cv e 17,1 kgfm de torque. Pisando fundo, vai de 0 a 100 km/h em 11,1 segundos antes de atingir 190 km/h de velocidade máxima. É vendido em versão única por R$ 74.490, apostando em um extenso pacote de equipamentos de série.

2 – VW T-Cross 1.0 TSI – média de 12,3 km/l na gasolina


VW T-Cross se destaca na versão 1.0, que equipa os modelos mais em contra entre os SUVs mais econômicos
Cauê Lira/iG Carros

VW T-Cross se destaca na versão 1.0, que equipa os modelos mais em contra entre os SUVs mais econômicos

O calouro de nossa lista chegou chegando, partindo diretamente para a segunda colocação entre os SUVs mais econômicos. De acordo com o Inmetro, o T-Cross 1.0 pode aferir 7,9 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada com etanol. Os números sobem para 11,2 km/l na cidade e 13,4 km/l na estrada com gasolina no tanque, conferindo a boa média de 12,3 km/l.

O T-Cross é equipado com motor 1.0 de 128 cv e 20,4 kgfm de torque, com câmbio automático de seis velocidades. Pisando fundo, vai de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos. Este conjunto mecânico surge nas duas versões básicas do T-Cross
: TSI (R$ 94.480) e Comfortline (R$ 99.990).

1 – Nissan Kicks 1.6 CVT – média de 12,5 km/l na gasolina


O Nissan Kicks continua liderando a lista de SUVs mais econômicos, mesmo sendo o menos ágil
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O Nissan Kicks continua liderando a lista de SUVs mais econômicos, mesmo sendo o menos ágil

O rei não perde a majestade. Da mesma forma, o Kicks
encabeçou nossa lista em 2017 e mantém a coroa para a Nissan em 2019. De acordo com o Inmetro, o modelo faz 7,7 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada com etanol. Os números sobem para 11,4 km/l na cidade e 13,7 km/l em meio rodoviário com gasolina. O consumo médio com combustível fóssil fica na casa dos 12,5 km/l.

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Os bons números são assegurados pelo motor 1.6 de 114 cv de potência e 15,5 kgfm de torque, acoplado à transmissão CVT que simula seis velocidades. Seu 0 a 100 km/h acontece em 12,4 segundos, tornando o Kicks no modelo mais lento da lista. Este conjunto mecânico está disponível em quatro versões entre os SUVs mais econômicos
: CVT S (R$ 83.490), SV (R$ 90.490), SV Pack Plus (R$ 93.490) e SL (R$ 99.990).

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BMW 320i M Sport: um sedã premium de bom gosto

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BMW 320i M Sport traz pacote esportivo inspirado na 'BMW Motorsport', o que inclui as rodas de aro 19 diamantadas
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BMW 320i M Sport traz pacote esportivo inspirado na ‘BMW Motorsport’, o que inclui as rodas de aro 19 diamantadas

O BMW Série 3 é um carro fora da curva. Enquanto as rivais do ‘trio de ferro alemão’ focam nos SUVs como modelos de volume, o sedã premium é o carro mais vendido da marca bávara no Brasil –  muito à frente de seu utilitário de maior destaque, o BMW X1.

Isso fica bem evidente no fechamento das vendas do primeiro semestre de 2021. Segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), a BMW emplacou 2.983 unidades do Série 3 nos seis primeiros meses deste ano. Isso coloca o sedã de luxo na posição de veículo premium mais vendido do Brasil. Já o X1 teve apenas 1.459 unidades emplacadas neste período.

Produzido em Araquari (SC), o BMW Série 3 pode ser adquirido nas versões 320i GP (R$ 267.950), 320i Sport GP (R$ 284.950), 320i M Sport (R$ 299.950), 330e M Sport (R$ 354.950) e M340i xDrive (R$ 542.950). Os três pacotes mais em conta são responsáveis pela maior parte do volume das vendas do sedã no Brasil.

Para nosso contato com o sedã, a BMW emprestou a versão 320i M Sport , com rodas diamantadas aro 19 de cinco raios, revestimento interno na tonalidade marrom-conhaque e acabamento do painel em imitação de alumínio. Um verdadeiro charme! Afinal, não basta ter dinheiro para comprar um 320i. O bom gosto também é necessário.

Equipamentos

O pacote de segurança traz seis airbags (frontais, laterais e cortina), assistente de permanência em faixa, alerta de tráfego cruzado, sistema de frenagem de emergência, assistente de partida em rampa, alerta de colisão frontal e controle de estabilidade e tração.

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Na parte de conforto, a versão tem ar-condicionado digital de três zonas (motorista, passageiro e banco traseiro), assentos dianteiros com regulagens elétricas, controle automático de velocidade, assistente de estacionamento semiautomático, chave presencial com sistema start-stop e teto-solar.

A central multimídia tem conexão sem fio para celulares. Dessa forma, o motorista não precisará plugar o cabo para replicar aplicativos como Waze, Spotify e Whatsapp na tela de nove polegadas. Apesar de ser um recurso interessante, a conexão sem fio dá algumas ‘engasgadas’, interrompendo músicas por alguns segundos.

O Série 3 tem espaço suficiente para levar quatro adultos e uma criança com conforto. O túnel central é alto por conta do eixo cardã que transfere a força às rodas traseiras. Logo, sentar ao centro do banco traseiro pode não ser tão aconchegante, dependendo da altura do passageiro.

Apesar de estar maior nessa geração – com 4,70 m de comprimento, 1,82 m de largura e 2,85 m de entre-eixos –  o 320i M Sport está longe de ser desengonçado. O diâmetro de giro é de apenas 11,4 metros, proporcionando manobras precisas e pouco esforço para estacionar, mesmo nas vagas mais apertadas.

O porta-malas é o grande pênalti deste belo sedã catarinense com sotaque alemão. Ele tem apenas 365 litros, graças ao estepe que rouba espaço. A alça no estilo ‘pescoço de ganso’ também não é a melhor alternativa para otimizar a área útil do compartimento.

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Sedã bom de guiar

É realmente uma pena. Com mais espaço no porta-malas, o BMW 320i M Sport seria o carro ideal para viajar. Abaixo do capô, a BMW instalou o motor 2.0 turbo de 184 cv de potência e 30,6 kgfm de torque, com câmbio automático de oito marchas, que transmite sua força apenas às rodas traseiras.

Este é o ponto em que o modelo se destaca dos rivais: a dirigibilidade. Por conta da tração traseira, o BMW 320i tem melhor transferência de peso durante as acelerações e um estilo de condução mais direto.

BMW 320i M Sport traz a melhor sensação ao volante da categoria, justificada pela tração traseira
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BMW 320i M Sport traz a melhor sensação ao volante da categoria, justificada pela tração traseira

Modelos de tração traseira também possuem maior capacidade de reboque e são melhores encarando aclives. O ótimo raio de giro que mencionamos anteriormente também é uma característica que se deve a este tipo de tração.

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O BMW 320i M Sport é um daqueles carros que poderia passar horas guiando sem me cansar. A posição de dirigir é ótima, com o assento do motorista posicionado mais baixo, deixando o condutor próximo do centro de gravidade. Na comparação com os sedãs da Mercedes-Benz e Audi, o volante é pesado na medida certa.

Segundo a BMW, o 320i pode acelerar de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos, com velocidade máxima de 240 km/h. O consumo de combustível, de acordo com o Inmetro, é de 11,1 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada, sempre com gasolina.

A suspensão é bem calibrada para o nosso asfalto judiado. O 320i tem bom balanço vertical, filtrando a maioria das imperfeições. Em curvas mais rápidas, a suspensão traseira no arranjo multibraço contém a rolagem da carroceria, garantindo mais estabilidade ao sedã.

Conclusão

O BMW 320i M Sport mereceria ‘nota 10’, se não fosse pelo pouco espaço do porta-malas. Pneus run-flat fariam mais sentido, uma vez que abdicam da necessidade do estepe, que é um item obrigatório por lei no Brasil.

Estamos falando de um sedã imponente, gostoso de dirigir e prático, do jeito que só os alemães conseguem desenvolver. A liderança absoluta do segmento premium é merecida, e não há sinais de que o Série 3 possa perder este posto nos próximos anos.

Ficha técnica: 320i M Sport Preço: R$ 299.950 Motor: 2.0, turbo, gasolina Potência: 184 cv Torque:  30,6 kgfm Transmissão: automática, oito velocidades, tração traseira Suspensão: McPherson (dianteira), multibraço (traseira) Freios: discos ventilados (dianteira e traseira) Proporções: 4,70 m de comprimento, 1,82 m de largura e 2,85 m de entre-eixos Porta-malas: 360 litros 0 a 100 km/h: 7,2 segundos Velocidade máxima: 240 km/h Consumo: 11,1 km/l na cidade; 12,5 km/l na estrada (Inmetro)

Fonte: IG CARROS

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VW mostra Nivus na Alemanha com outro nome entre as mudanças

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VW Taigo vem com fillede de LED na grade dianteira entre as diferenças em relação ao Nivus brasileiro
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VW Taigo vem com fillede de LED na grade dianteira entre as diferenças em relação ao Nivus brasileiro

A Volkswagen apresenta o Taigo , o novo SUV com ares de cupê, totalmente baseado no Nivus brasileiro. O Taigo será o primeiro modelo fabricado e vendido no mercado europeu, após ter sido desenvolvido na região América do Sul.

Produzido na moderna fábrica da Volkswagen em Pamplona, na Espanha, o Taigo utiliza a plataforma  Modular MQB , e tem como autores do design os irmãos José Carlos Pavone, chefe de design da Volkswagen SAM , e Marco Pavone, chefe de design exterior da Volkswagen na Alemanha.

Produzido na moderna fábrica da Volkswagen em Pamplona, na Espanha, o Taigo utiliza a Estratégia Modular MQB
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Produzido na moderna fábrica da Volkswagen em Pamplona, na Espanha, o Taigo utiliza a Estratégia Modular MQB

Considerado o primeiro veículo 100% desenvolvido na América Latina que será produzido e comercializado no mercado europeu; o Taigo traz o design exclusivo do Nivus , arrojado e com linhas que remetem a um cupê esportivo, até então desconhecido no segmento de SUVs entre os europeus.

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Com relação a equipamentos de conforto e segurança, o Taigo segue a linha do Nivus , como o ACC (Controle Adaptativo de Cruzeiro), AEB (Frenagem Autônoma de Emergência), Post-Collision Brake, Alerta de Fadiga, sistema Kessy, ESC (controle de estabilidade), ASR (controle de tração), XDS+ (bloqueio eletrônico do diferencial), entre outros itens.

Tal como o Nivus , o Taigo também contará com motores TSI. No caso das versões vendidas no Brasil, temos o 1.0 turboflex, capaz de render 128 cv e 20,4 kgfm de torque com apenas etanol no tanque, números suficientes para acelerar de 0 a 100 km/h em 10 segundos e atingir 189 km/h, conforme a fabricante.

O interior do VW Taigo tem uma combinação de cores mais ousada, o que não acontece com o Nivus do Brasil
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O interior do VW Taigo tem uma combinação de cores mais ousada, o que não acontece com o Nivus do Brasil


Fonte: IG CARROS

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