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Velas em boas condições ajudam economizar mais combustível

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Velas de ignição em bom estado garantem maior economia com combustível e, principalmente, manutenção
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Velas de ignição em bom estado garantem maior economia com combustível e, principalmente, manutenção

Sem dúvida, os combustíveis são os maiores vilões, que impactam diretamente no poder de compra do cidadão. E com as constantes variações nos preços, manter o veículo com a manutenção em dia garante uma melhora significativa no consumo.

Um dos itens responsáveis por essa melhoria são as velas de ignição , pois elas são responsáveis por fornecer centelhas ‘faíscas’ que vão garantir a correta queima do combustível. Para isso, é preciso notar quando está na hora de substituir o jogo de velas.

Entre os principais sintomas de um jogo de velas ruim , estão dificuldades na partida do veículo, alteração na marcha lenta, falhas do motor em situações de retomada de velocidade, e principalmente o aumento no consumo de combustível.

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Especialistas alertam para esses sinais, que podem aparecer quando existem problemas não somente nas velas, mas em todo o sistema de ignição do veículo. Além delas, a bateria, a bobina e os cabos de distribuição  estão envolvidas no processo.

“Uma vela com desgaste apresenta erosão, e consequentemente a tensão na bobina será maior, não tendo faíscas suficientes para que o carro tenha um bom desempenho em ladeiras íngremes, por exemplo”, orienta o Instrutor do Centro Técnico de Treinamento DPaschoal, Leonardo José Tobias.

Para o bom desempenho das velas de ignição, é preciso manter a limpeza dos bicos injetores e filtro de ar em dia, além de verificar se a injeção eletrônica está funcionando corretamente.

“É vital fazer uma revisão do sistema de ignição a cada 10 ou 15 mil quilômetros rodados, mas lembre-se que cada fabricante indica um tempo de troca diferente”, alerta o professor Cleber Willian do departamento de Engenharia Mecânica da FEI.

O mais indicado pelos profissionais da área é estar atento às instruções do fabricante sobre o período para a troca do jogo de velas, onde a substituição do componente deve ser realizada após uma diagnose feita por um técnico especializado, com a utilização de uma ferramenta específica e padrões comparativos de desgaste.

É importante ressaltar, também, que o correto funcionamento do sistema de ignição depende do tipo de utilização do veículo . O motivo para isso é que, em condições severas, como uso em trânsito intenso (por exemplo), o desgaste tende a ser maior.

Conforme explica o professor William da FEI, em casos de falha na partida do motor é aconselhável não continuar tentando ligá-lo , uma prática que muitos acabam cometendo.

“A insistência nesta ação pode causar o encharcamento das velas, gerando um transtorno ainda maior. Procure um mecânico mais próximo ou de sua confiança”, recomenda o docente.

Fonte: IG CARROS

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TBForte mostra seu primeiro carro-forte elétrico feito junto com a JAC

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Modelo é baseado no JAC iEV 1.200 T e tem custo de rodagem 50% menor que o a combustão
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Modelo é baseado no JAC iEV 1.200 T e tem custo de rodagem 50% menor que o a combustão

O mundo corporativo busca cada vez mais aliar suas práticas operacionais com medidas de preservação do meio ambiente. Pensando nisso, a TBForte, empresa de transporte de valores do grupo TecBan, criou seu primeiro carro-forte elétrico.

O modelo é um JAC Motors iEV 1.200T Plus , que vem equipado com um motor elétrico de 170 cv de potência e 122 kgfm de torque, força entregue de maneira instantânea.

Para Gabriel Damasceno, Superintendente da TBForte , a empresa possui interesse em investir em um projeto repleto de atenção ao meio ambiente.

“Mesmo diante dos obstáculos iniciais a serem enfrentados, especialmente o custo dos veículos elétricos em relação aos tradicionais, a TBForte quer colaborar e mostrar consciência ambiental diante da tendência global”, declarou o executivo.

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A autonomia declarada do modelo é de 240 km. Segundo a TBForte, é suficiente para as atividades diárias do carro-forte . Além de não emitir gases poluentes, o veículo elétrico aumenta o custo-benefício por ter uma mecânica mais simples.

JAC iEV 1200T é o caminhão 100% elétrico no qual foi baseado o carro-forte elétrico
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JAC iEV 1200T é o caminhão 100% elétrico no qual foi baseado o carro-forte elétrico

O iEV 1.200T Plus não é o único modelo da JAC que a TBForte adiciona à sua frota, a companhia também adquiriu o compacto E-JS1 , para escolta  e atendimento técnico em caixas eletrônicos.

“Além de serem veículos menos agressivos ao meio ambiente, por conta da emissão zero de CO², o carro leve elétrico é isento de rodízio, o que permite otimizar a operação diária de nossas equipes”, completa Gabriel.

Alexandre Ventura, Gerente Executivo de Operações da TBForte, afirmou que o carro-forte elétrico faz parte do programa de renovação de frota da empresa, e que mais veículos serão adquiridos conforme a necessidade da TecBan em renovar sua frota.

No caso do iEV 1.200T Plus, a TBForte afirma que contou com o apoio da JAC para a realização de mudanças na posição do plug de carregamento, para uma operação mais simples.

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Segundo a empresa, o carro-forte elétrico apresentará um custo de rodagem entre 40 e 50% mais em conta que um a diesel tradicional.

A TecBan afirma que está trabalhando com sua equipe de infraestrutura para proporcionar recargas elétricas vindas de energia solar para seu carro-forte elétrico, mas atualmente, o modelo será recarregado em um wallbox convencional da JAC , mas com energia vindo da rede tradicional.

A TBForte estará presente no Lat.Bus, que é o maior evento de mobilidade urbana da América Latina, o carro-forte elétrico será a principal estrela da empresa no evento, que acontece no São Paulo Expo entre os dia 9 e 11 de agosto, das 13 às 22h.

Fonte: IG CARROS

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Lamborghini Urus “Evo” quebra recorde em subida na montanha Pikes Peak

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Lamborghini Urus ”Evo” quebra recorde em subida na montanha Pikes Peak, em 10 minutos e 32,064 segundos
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Lamborghini Urus ”Evo” quebra recorde em subida na montanha Pikes Peak, em 10 minutos e 32,064 segundos

O Lamborghini Urus de 2023 remodelado estabeleceu um novo recorde na pista de escalada de Pikes Peak nos EUA, antes da revelação completa do carro na próxima semana. 

O mais novo recordista destronou o modelo anterior, um Bentley Bentayga 2018 , que registrou um tempo de 10 minutos e 49,902 segundos. De acordo com os organizadores da façanha, o Urus completou a prova em 10 minutos e 32,064 segundos , um novo recorde para um SUV de produção.

A subida de Pikes Peak, no Colorado, EUA possui  156 curvas e tem 1.439 m de mudança de altitude, com a linha de chegada 4.302 m acima do nível do mar, o que exige muita habilidade e resistência para qualquer veículo.

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Poucos detalhes da nova variante Urus foram revelados, no entanto, servirá como um facelift de meia-idade para o SUV de estreia da Lamborghini, lançado pela primeira vez no final de 2017.

Outros rumores apontam que o novo “Urus Evo” ou “Urus Sport”, será definido como a última nova variante Urus com energia pura a gasolina, e está programado para ser vendido por menos de dois anos antes de ser sucedido pela variante híbrida plug-in em 2024, e com isso, toda a gama Lamborghini passará a ser apenas híbrida.

Ele será alimentado por um motor V8 biturbo, conforme o Urus convencional. Seja como for, as mudanças não se concentrarão apenas no aumento de potência, mas também à uma revisão do setup do chassis, com vista a um aumento da eficácia.

Com o piloto de corrida, Simone Faggioli – que detém recordes adicionais em Pikes Peak – no comando, o recordista Urus foi equipado com uma gaiola de proteção, um assento de corrida com cinto de seis pontos e um sistema de extinção de incêndio para atender aos regulamentos de segurança.

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O novo Lamborghini Urus 2023 deve ser revelado na íntegra no evento Pebble Beach Concours d’Elegance, na Califórnia, como parte da Monterey Car Week, nos dias 12 a 21 de agosto.

Fonte: IG CARROS

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