conecte-se conosco


Barra do Bugres

Vereador Subtenente Marivaldo visita Laboratório Municipal de Barra do Bugres 

Publicados

em

Na última semana, o vereador Subtenente Marivaldo (MDB) esteve em visita ao laboratório municipal buscando conhecer o funcionamento e a estrutura do local.

Na ocasião, o vereador foi recebido pela Biomédica e Coordenadora, Dra. Fernanda Talita Martins Vitória e ficou entusiasmado com a estrutura e qualidade dos serviços prestados aos cidadãos barrabugrenses.

O vereador teve acesso ao relatório de atendimentos do local, na qual constatou que somente em 2021, o laboratório já atendeu mais de 110 mil exames.

De acordo com Marivaldo, esse é um importante espaço para a manutenção da saúde pública de nossos munícipes.

É importante ressaltar que na sessão ordinária do dia 05 de agosto, houve a indicação dos vereadores para que sejam organizadas tendas para propiciar um maior bem estar daqueles que ali aguardam, tornando o espaço do laboratório ainda mais agradável.

Aproveitando a visita, o vereador indicou a secretária de saúde algumas sugestões para tornar o espaço ainda melhor, como: organização de senhas, visando auxiliar na organização e cronograma dos que esperam, uso do amplo espaço do local para melhor conforto e inclusão de tendas para as pessoas que aguardam para a realização de exames.

Consta no relatório de produção que foram realizados: Janeiro 10.093, fevereiro 15.739, março 18.805, abril 14.208, maio 13.689, junho 21.152 e julho 18.031, totalizando 111.717 exames.

Fonte: Assessoria

Barra News – A sua fonte diária de informação – Barra do Bugres – MT

Comentários Facebook
Veja Também:  Incêndio de grandes proporções na comunidade São José mobiliza bombeiros de Tangará da Serra
Propaganda

Barra do Bugres

Pacientes celebram a cura do câncer com ‘sino da superação’ após anos de tratamento em hospital de MT entre eles pacientes de Barra do Bugres

Publicados

em

Por Léo Zamignani, TV Centro América

Uma cerimônia foi realizada nessa terça-feira (22), em Cuiabá, para comemorar a vitória de crianças e adultos contra o câncer no Hospital do Câncer de Mato Grosso. Ao todo, 13 pessoas comemoraram com amigos e familiares a alta médica e a cura da doença.

A Ingrid, de 22 anos, é uma das pacientes. Aos 15 anos, ela foi diagnosticada com leucemia, um tipo de câncer do sangue. Depois de sete anos de tratamento, dias difíceis e muita força da família, a tão esperada alta médica chegou.

Rosa Maria Leite, mãe da Ingrid, conta que é muito gratificante tocar o ‘sino da superação’, um sino colocado no hospital para marcar essa alta médica.

“Hoje é a confirmação de que esse câncer tem cura”, diz.

Outro exemplo de superação é a Ana Clara, de apenas 10 anos. Ela passou por sete anos de tratamento contra o câncer. Agora recebeu alta, tocou o sino junto com a mãe, e vai poder voltar para a casa em Barra do Bugres, a 169 km de Cuiabá.

A mãe de Ana Clara, Débora Belgo, fala sobre o tratamento.

“Eu fiquei um ano e oito meses morando aqui com ela, para fazer o tratamento, voltamos para nossa cidade, mas vínhamos toda semana para Cuiabá para fazer a quimioterapia no hospital. Agradecemos por ver ela assim saudável”, diz.

O evento contou com a animação da banda da Polícia Militar e das famílias dos pacientes, que foram registrar o momento.

A gerente administrativa do Hospital de Câncer, Renata Gomes de Oliveira, conta que tem alguns pacientes que já terminaram o tratamento há algum tempo e não tiveram a oportunidade de vir tocar o sino e que por isso, o evento foi realizado para que quem quisesse comemorar pudesse participar.

O Hospital de Câncer realiza, em média, 100 mil atendimentos por ano.

Muitos precisam ficar internados e passam por tratamentos intensivos, que duram anos. Por isso, o ato simbólico de tocar o sino anunciando a cura definitiva para essa doença é tão importante para essas pessoas.

Comentários Facebook
Veja Também:  Cinco kg de drogas são aprendidos e uma suspeita presa em Barra do Bugres
Continue lendo

Barra do Bugres

Produção de lavoura experimental de nova variedade de banana da terra desperta interesse

Publicados

em

Na visita técnica foi mostrado o plantio de 4 mil mudas da variedade que em brevemente será lançada pela Embrapa

Equipe da Secretaria de Cultura de Barra do Bugres em atenção as explicações das características da nova variedade de banana – Foto por: Empaer

Maricelle Lima Vieira | Empaer-MT

Técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa e Extensão Rural (Empaer) da regional de Cáceres (a 225 km de Cuiabá) atenderam, nesta quinta-feira (23.09), uma equipe da Secretaria de Agricultura de Barra do Bugres interessada em informações sobre a produção da banana da terra anã.

A lavoura experimental de 1.5 hectares é gerida pelo Centro Regional de Pesquisa e Transferência de Tecnologia da Empaer e, há oito meses, foi realizado o plantio de 4.000 mudas no sistema irrigado por aspersores subcopa.

Durante a apresentação, a secretária de Agricultura de Barra do Bugres, Maria Aparecida Garcia destacou que o objetivo da visita técnica foi conhecer o projeto e pretende futuramente junto a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) viabilizar a aquisição de mudas para os pequenos produtores da cidade.

O coordenador do Centro Regional de Pesquisa e Transferência de Tecnologia, Eliebe Francisco Moreira, destacou o interesse de outros municípios e de produtores locais na cultura. Junto com o técnico Marcel do Nascimento, explicaram que a variedade segue em estudo com perspectiva de ser lançada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) o ano que vem.

Marcel do Nascimento, engenheiro agrônomo, e Ciro Cercino dos Santos, agente técnico, há 30 anos na Empaer, disseram que a propagação das futuras mudas serão através de Unidade de Referência Tecnológica (URT) para os municípios interessados.  

Comentários Facebook
Veja Também:  Quase 50 novos casos de HIV são diagnosticados em Tangará da Serra em 2019
Continue lendo

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

EM SEU PONTO DE VISTA ATÉ O MOMENTO A GESTÃO DR. DIVINO PREFEITO DE BARRA DO BUGRES ESTÁ?

Barra do Bugres e Região

Mato Grosso

Agronegócio

Mais Lidas da Semana