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Volvo inaugura novo ponto de recarga rápida no interior de São Paulo

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Novo eletroposto da Volvo é parte da estratégia de expansão da infraestrutura elétrica da marca sueca
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Novo eletroposto da Volvo é parte da estratégia de expansão da infraestrutura elétrica da marca sueca

Visando cumprir seu compromisso com a infraestrutura de eletrificação no Brasil, a Volvo inaugura mais um carregador elétrico, desta vez, a cidade de Avaré localizada a 270 km da capital paulista, foi a escolhida para receber o eletroposto.

“A Volvo entende que seu compromisso com a eletrificação vai muito além de apenas disponibilizar o veículo 100% elétrico. Há toda uma preocupação com infraestrutura em estradas até porque hoje somos líderes do segmento de elétricos e esse investimento é uma maneira de passar mais segurança e comodidade para todos os nossos clientes”, garante Luis Rezende, head da Volvo Car Latam Hub.

 O plano de expansão da estrutura de recarga da Volvo é composto de cinco etapas, e atualmente está na primeira etapa, que visa instalar 13 eletropostos de carga rápida em rodovias nos estados de São Paulo e Minas Gerais, e deverá ser finalizado ainda este ano, segundo a fabricante. O eletroposto de Avaré está localizado no km 247 da Rodovia Castello Branco e contará com carregadores fornecidos pela Enel e Weg , e irá beneficiar além de moradores da região, quem viaja para Presidente Prudente, Bauru, e outras cidades próximas.

Enquanto os carregadores rápidos são exclusivos para carros elétricos, a Volvo também instalou carregadores do tipo Wallbox, que podem ser utilizados tanto por carros elétricos e híbridos, mas no caso dos elétricos, realizam a recarga de forma mais lenta.

Segundo a Volvo , nessa primeira fase do projeto de corredores elétricos, serão investidos cerca de R$ 10 milhões, e os primeiros postos elétricos foram instalados em Caiati (SP), no km 500 da Rodovia Régis Bittencourt, entre São Paulo (SP) e Curitiba (PR) e o segundo em São Sebastião (SP) próximo à Marina, na Rod. Dr. Manoel Hipólito do Rêgo, ligando a capital ao Litoral Norte.

“Temos a ambição de conectar todo o Brasil por meio de corredores elétricos. Estamos sendo protagonistas da transformação porque acreditamos nos carros elétricos e esse investimento significativo que estamos fazendo vai de encontro a tudo aquilo que acreditamos.”, destaca Rafael Ugo, diretor de marketing da Volvo Car Brasil.

A recarga é gratuita, para proprietários de modelos Volvo ou de outras marcas. Visando evitar interrupções no funcionamento, o eletroposto é monitorado 24 horas através de câmeras e dados do carregador.

Para proporcionar uma experiência mais fácil ao usuário, todos os carregadores da Volvo estão disponíveis no Waze , com o nome: Eletroposto Carga Rápida Volvo.

O planejamento da Volvo é cobrir 3.250 km saído de São Paulo, conectando a cidade à Belo Horizonte e Uberlândia (MG), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Baixada Santista e Litoral Norte. Cada carregador tem capacidade para fornecer energia para dois veículos de forma simultânea.

“Estamos proporcionando aos proprietários de veículos elétricos a possibilidade de fazerem viagens interestaduais com seus veículos. Todos os carregadores serão instalados em locais de parada e conveniência, com segurança e comodidade para que as pessoas possam deixar seus carros carregando enquanto almoçam, jantam ou simplesmente fazem a parada para um cafezinho”, explica Rafael.

Os carregadores rápidos de 150 kWh são capazes de carregar um veículo como o XC40 Recharge Pure Electric em menos de 40 minutos.

As próximas rodovias que receberão os carregadores rápidos são:

– Cajati (SP) – Rod. Regis Bittencourt – Instalado

– São Sebastião (SP) – Rod. Dr. Manoel Hipólito do Rêgo – Instalado

– Avaré (SP) – Rod. Castello Branco – Instalado

– Botucatu (SP) – Rod. Marechal Rondon

– São Carlos (SP) – Rod. Washington Luiz

– Porto Ferreira (SP) – Rod. Anhanguera

– Uberlândia (MG) – BR-050

– Cambui (MG) – Rod. Fernão Dias

– Oliveira (MG) – Rod. Fernão Dias

– Itaipava (RJ) – Rod. Washington Luiz

– Cubatão (SP) – Rod. Dos Imigrantes

– Ubatuba (SP) – Rod. Oswaldo Cruz

– Jacareí (SP) – Rod. Presidente Dutra

Eletroposto Volvo Avaré (SP) Localização

Rod. Pres. Castello Branco, km 247 – S/N – Zona Rural, Avaré – SP, 18705-050

Fonte: IG CARROS

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Fomos à Serra Gaúcha conferir um Rally de motonetas clássicas

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Ainda bem cedo, os competidores se dirigem à largada. A temperatura esteve próxima do zero
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Ainda bem cedo, os competidores se dirigem à largada. A temperatura esteve próxima do zero

Neste último fim de semana fui até o Rio Grande do Sul acompanhar a terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade Histórica , promovido pela Federação Brasileira de Veículos Antigos – FBVA. A etapa chama-se Rally dos Vinhedos e é organizada pelo Veteran Car Club dos Vinhedos , sediado no município de Bento Gonçalves , na Serra Gaúcha.

Só o fato de estar em uma região tão bela, tão bem dotada pela natureza, já vale qualquer dificuldade em chegar, visto que fica no extremo sul do país, região que é bem conhecida pelas baixas temperaturas , especialmente no inverno. Mas é justamente isso que faz do lugar um destino tão desejado.

O Rally dos Vinhedos está comemorando sua décima edição, reunindo 129 veículos antigos e clássicos para um passeio cronometrado pelas estradas da região, passando por municípios como Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Pinto Bandeira e Santa Tereza. O mais interessante foi a participação de 13 intrépidos pilotos de motonetas clássicas , que enfrentaram a temperatura de quase zero grau no momento da largada.

E mais, diferentemente dos automóveis, que têm um piloto e um navegador, que além de lhe fornecer a velocidade ideal para cada trecho também indica o caminho a ser seguido, no scooter o piloto faz sozinho todos os trabalhos.

Claro, sendo um rally de veículos antigos , essas motonetas, que atualmente são conhecidas por scooters , são de época, de um tempo quando ainda não tinham esse apelido.

Dos 13 participantes, 11 deles pilotavam Vespa nacionais dos anos 80, que eram fabricadas em Manaus, AM, pela Piaggio . Os outros dois pilotavam Lambretta Li 150 , fabricadas nos anos 60. Vespa e Lambretta eram (e são) eternos rivais nesse segmento dos veículos de duas rodas.

Um rally de regularidade , que também pode ser chamado de passeio cronometrado, avalia a capacidade do piloto em manter as médias de velocidade pré-estabelecidas, que figuram na planilha com o roteiro. Quanto mais próximo o tempo de passagem pelos vários pontos de controle distribuídos pelo percurso, menos pontos o participante perde. No final, quem perder menos pontos, de acordo com um regulamento complexo, vence a prova.

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Entre as motonetas, o vencedor foi André Sain, de Bento Gonçalves, pilotando (e navegando) a Vespa PX 200 1986 de número 21. André teve 78 pontos perdidos nessa etapa.

O vencedor André Sain, com sua Vespa PX 200 1986
Divulgação

O vencedor André Sain, com sua Vespa PX 200 1986

Em segundo lugar chegou Daniel Orso, também de Bento Gonçalves, com a Vespa PX 200 Elestart 1987 de número 24, com 84 pontos perdidos. Em terceiro lugar ficou Rodrigo Nenini, de Garibaldi, com a Vespa PX 200 1986 de número 22, com 123 pontos perdidos.

Fonte: Carros

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Volkswagen Brasília 50 anos, confira exemplar em estado de zero km

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Brasília LS 1980 é um dos modelos históricos da Volkswagen no Brasil
Renato Bellote

Brasília LS 1980 é um dos modelos históricos da Volkswagen no Brasil

A Volkswagen tem uma história muito interessante. Como sabemos, ela começou na Alemanha da década de 30 produzindo aquele que seria um dos carros mais icônicos do planeta: o Fusca. Naquela época, Ferdinand Porsche criou a ideia de um motor boxer com refrigeração a óleo e manutenção muito simples.

Após o final da Segunda Guerra Mundial, a marca retomou a produção do besouro e, na década seguinte, percebeu que o seu público consumidor buscava algo diferente. Na metade dos anos 50, nasceu o Karmann-Ghia , o modelo com linhas clássicas e esportivas utilizando a mesma mecânica confiável.

Na década seguinte, a Volkswagen ampliou a sua gama de modelos com versões diferentes. No Brasil, a grande mudança ocorreu nos anos 70 quando a matriz deu liberdade para que as suas filiais criassem modelos diferentes de acordo com o público consumidor. O Brasil foi um deles e a genialidade e capacidade de nossos projetistas marcou a história.

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Nesse sentido, nasceu o Brasília, em 1973. O projeto da equipe de Márcio Piancastelli conseguiu sanar os problemas clássicos do Fusca e aprimorar a ideia desse projeto tão versátil. Nascia ali um modelo que agradou em cheio o consumidor, trazendo resistência e um estilo muito marcante para as famílias brasileiras.

O modelo comemorou 50 anos este ano com muita festa por parte da montadora. Algumas de suas versões chamaram atenção, trazendo mais acessórios e mais equipamentos. É o caso desse exemplar LS , de 1980, que pertence a Leandro Coelho , mecânico e que também possui um canal popular no YouTube .

O exemplar está extremamente bem conservado com todas as características originais da época. Os destaques vão para o lavador elétrico do vidro, frisos laterais e o interior monocromático. Os bancos com encosto de cabeça também fazem parte desse pacote juntamente com o motor de 1.584 cm³ cilindrada.

Dirigir o Brasília é uma grande satisfação. Realmente o acerto do projeto em relação ao Fusca é notável. Vale destacar a sua estabilidade, o conforto dos assentos e a mesma simplicidade mecânica que acompanhou toda essa história fantástica desses 70 anos da Volkswagen no Brasil .

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Fonte: Carros

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