O VW Fox não foi bem nos testes mais rigorosos do Latin NCAP, órgão que avalia segurança veicular na América Latina
O último relatório de segurança do Latin NCAP, órgão que valida a segurança veicular na América Latina, reavaliou os modelos Fox e SpaceFox sob as novas diretrizes estabelecidas em 2015. Os modelos (que anteriormente haviam recebido quatro estrelas para adultos e duas para crianças) foram avaliados para três estrelas para adultos e três para crianças.
Há quatro anos, os protocolos do Latin NCAP eram menos exigentes. É comum que alguns modelos mais longevos, como a família VW Fox
, sejam rebaixados. De acordo com o órgão, os modelos apresentaram alta intrusão no impacto lateral, sendo que as leituras no peito dos manequins alcançaram a pontuação necessária para obter apenas três estrelas na segurança de adultos.
Os modelos possuem ancoragens ISOFIX para cadeirinhas de crianças pequenas como equipamento de série, mas o NCAP diz que a sinalização não atende aos requisitos para uma nota máxima. Além disso, nenhum dos modelos possui controle eletrônico de estabilidade.
O secretário geral do Latin NCAP, Alejandro Furas, afirma ser inaceitável que veículos novos ainda não ofereçam controle de estabilidade, cintos de três pontos para todos os ocupantes e barras de proteção lateral em 2019. “A Volkswagen testou sua sólida política de cinco estrelas para novos modelos (como Polo
e Virtus), que incentivamos a expandir o mais rápido possível para todo o leque de veículos”, diz o executivo.
Vale lembrar que a SpaceFox já parou de ser produzida na Argentina, mas algumas unidades remanescentes ainda podem ser encontradas nas lojas da VW.
Antes do VW Fox…
Divulgação
Chevrolet Cruze mostra bom nível de proteção para os ocupantes, de acordo com os testes do Latin NCAP
O último relatório do Latin NCAP foi divulgado em novembro do ano passado, onde Chevrolet Cruze recebeu quatro das cinco estrelas possíveis para a segurança de passageiros adultos e crianças.
O Chevrolet Cruze
passou por testes de impacto frontal e lateral. Mas os que simulam uma batida de lado em um poste não foram realizados, uma vez que o veículo não oferece airbags de proteção lateral da cabeça padrão. De acordo com o relatório divulgado pelo Latin NCAP, no caso de uma colisão frontal, o Cruze oferece boa proteção para cabeça e pescoço do motorista e passageiro da frente, assim como para os joelhos e pés dos ocupantes dos bancos da frente.
No que diz respeito à segurança de crianças, a proteção no impacto frontal foi avaliada entre limitada e boa e no impacto lateral, boa. Diferentemente do VW Fox
, a melhoria na sinalização das ancoragens ISOFIX, aponta o Latin NCAP, poderia contribuir para o Cruze obter um resultado melhor em estrelas para as crianças.
DeLorean Alpha5 em exibição no concurso de Pebble Beach, nos Estados Unidos
O tão aguardado DeLorean Alpha 5 foi finalmente mostrado para o público, cumprindo a promessa da fabricante de levar um modelo para o tradicional Concurso de Elegância de Pebble Beach, na Califórnia (EUA).
O carro mostrado no evento é um protótipo , mas revela todos os detalhes do Alpha5 , que será vendido a partir de 2024. Apesar de o lançamento estar longe, o protótipo é funcional, e segundo fontes, foi visto rodando pelo evento.
A pintura parece ser a mesma coloração vermelha de lançamento, porém, com o efeito do sol, parece mudar para um tom mais alaranjado.
O interior do novo DeLorean é no estilo 2+2 e conta com quatro bancos no estilo concha, com acabamento escurecido e detalhes vermelhos, acompanhando a cor externa do carro, na mesma configuração das imagens reveladas em maio.
O Alpha5 tem o visual assinado pelo estúdio ItalDesign e trás elementos como as portas no estilo asa de gaivota, as lanternas em três elementos e um aplique no vidro traseiro, como forma de lembrança ao icônico DeLorean DMC-12 .
Apesar dos elementos de tributo, o Alpha5 é completamente diferente do DMC-12, começando pela motorização elétrica , passando pela carroceria maior e mais arredondada, e pela capacidade para quatro passageiros.
Reprodução/DeLorean
Apesar de protótipo, design deve ser bem próximo do modelo de produção, esperado para 2024
O novo DeLorean é maior que um Porsche Taycan , e mede 4,995 mm de comprimento, 2,044 mm de largura, e bem baixo, com altura de 1,370mm, inclusive, nos vídeos do evento, é possível ouvir o assoalho do carro raspando na estrutura montada pela DeLorean.
Segundo a fabricante, o Alpha5 terá tração integral, mas não foi revelado o tipo de arquitetura nem configuração para os motores. O que se sabe é que a aceleração de 0 a 100 km/h é em 3 segundos, e a autonomia é de 483 km.
Além disso, o modelo que é classificado com um Gran Turismo , terá suspensão adaptativa “multi-modos”, apesar de na haver mais detalhes, deverá ser a possibilidade de escolher modos de suspensão, visando mais esportividade ou conforto, o que já é tradicional em carros dessa categoria.
O Alpha5 não será o único modelo da DeLorean no evento, a marca promete mostrar mais três conceitos, já pensando na expansão de sua linha no futuro, incluindo até um SUV.
Quem não regularizar o documento no prazo correto pode ser punido com sete pontos e multa de R$ 293,47
Sábado, dia 20 de agosto ocorre um mutirão no Poupatempo para quem estiver com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), vencida nos meses de julho e agosto de 2021 e ainda não renovaram o documento.
De acordo com o Detran.SP, Foram abertas 9,2 mil vagas em todas as suas unidades integradas ao Poupatempo. No estado de São Paulo, 154.645 condutores estão com o documento vencido e precisam regularizar a situação até o final deste mês.
Para a renovação do documento, é necessário obrigatoriamente fazer o agendamento pelos canais eletrônicos de forma gratuita – portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento.
Quanto à renovação, o serviço é feito de forma online pelos portais do Departamento Estadual de Trânsito ( www.detran.sp.gov.br ), ou ainda pelo próprio site do Poupatempo ( www.poupatempo.sp.gov.br ) ou pelo aplicativo do Poupatempo digital.
Vale lembrar que o condutor não pode ter nenhum bloqueio no prontuário como suspensão ou cassação da CNH. Se a pessoa optar por fazer o processo de forma presencial, deve ser feito agendamento no portal do Poupatempo no posto que deseja ser atendido.
A punição em caso de fiscalização de trânsito para quem não regularizar o documento no prazo correto é de sete pontos na carteira, além de multa no valor de R$ 293,47.